quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

TARÔ: uma visão esotérica

 

TARÔ: uma visão esotérica

arcano 1 O MAGOArcano 1 – O MAGO

Olá amigos leitores, o intuito do presente estudo é levantar alguns véus acerca do estudo profundo do Tarô. O intuito é incentivar o amigo leitor e estudioso a buscar mais profundamente os ensinamentos velados nessas cartas…

 Todos sabemos que o Tarô é composto por um conjunto de 78 cartas. É aceito, pela maioria dos estudiosos que este conjunto de cartas se dividem em Arcanos Maiores e Arcanos Menores da seguinte forma: 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores…

No entanto, de acordo com nossos estudos entendemos que esta divisão se trata de um equívoco, pois os Arcanos Maiores não são 22, mas sim os Arcanos Principais do Tarô…

Estas 78 cartas são divididas da seguinte forma: 21 Arcanos Maiores e 57 Arcanos Menores. Vejamos:

78 = 7+8 = 15 = 1+ 5 = 6

21 = 2 + 1 = 3

57 = 5 + 7 = 12 = 1 + 2 = 3

Ou seja, a soma dos Arcanos Maiores é igual a 3 (o triângulo para cima) e a soma dos Arcanos Menores também é 3 (o triângulo para baixo) que, juntos formam a estrela de seis pontas (a soma do número 78 = 7+8 = 15 = 1+ 5 = 6 que é o total de cartas).

Ademais temos 21 Maiores e 57 Menores (57 = 5 + 7 = 12), ou seja, temos 21 e 12.

21 e 12 somados é 33 (a idade do Cristo Jesus, quando foi crucificado, nota-se então que estes arcanos encerram um mistério muito profundo acerca da vida, da criação, da transformação…)

Bom, leitor amigo… De acordo com todo o exposto acima, pode-se perceber que, com relação ao Tarô, ficou claro quarcano 2 A PAPISAe ele possui 21 Arcanos Maiores e 57 Arcanos Menores. Nosso intuito, aqui, é apenas trazer estas informações à título de elucidação, eis que o assunto foi pesquisado e estudado exaustivamente por diversos autores…

Agora, passemos à outra parte deste estudo preliminar.

Quando se trata de magia, estamos falando em elementos, em pontos cardeais, em entradas e saídas de energia, ou seja, tudo aquilo que implica a manipulação e movimentação das forças da natureza através da Vontade do Magista e da Providência do Astral.

 

Lembre-se: “A Vontade aliada a Providência pode mudar o Destino”. Isto fica claro no livro “A História Filosófica do Gênero Humano de Antoine Fabre d’Olivet.

Como, aqui, o intuito é trazer estudos sobre o Tarô, vamos começar a pontuar os tópicos que acreditamos necessários para chegar ao objetivo final do presente estudo.

1º. O estudioso do Tarô deve entender que existem vários graus de interpretação que se pode conseguir através do estudo das cartas. Assim temos:

  • O Aspecto Androgônico: que diz respeito ao Homem;
  • O Aspecto Cosmogônico: Que trata do Cósmos;
  • O Aspecto Teogônico: Que trata das Leis Divinas.
  • arcano 5 O SUMO SACERDOTE 

    2º Pode-se pegar os Arcanos maiores do tarô e estuda-los em 2 sentidos, quais sejam:

    • Observação: Ao realizarmos o estudo do Tarô da premissa de 21 Arcanos Maiores e 57 Arcanos Menores, é imprescindível dizer que a carta de número 21 é O LOUCO e a carta O MUNDO é a próxima carta ou a carta 22 (está relacionada com Exu). Feito este esclarecimento, prossigamos:
    • Diante da observação acima temos que: partindo da carta 22 – O MUNDO (que está relacionada com Exu) seguindo uma ordem decrescente até chegarmos ao Arcano 1 – O MAGO – é feito o estudo das origens do Mundo Material, de tudo o que existe até se chegar ao Homem (Ser Humano). Daí se entende a origem do Universo e de todas as coisas… Partimos do “ovo”, da célula (a carta – O MUNDO) até chegar na carta O MAGO (Ser Humano). Trata-se de todo o processo de criação e organização da matéria…
    • O estudo de forma inversa, ou seja, iniciando no Arcano 1 – O MAGO – seguindo até a carta 22 – O MUNDO – fazemos o contrário, ou seja, é feito um Estudo do Homem (Ser Humano) caminhando de volta à sua essência espiritual (se livrando dos grilhões da matéria). Claro que estes são estudos extremamente profundos que, aqueles que buscam e merecem conquistam…
    • É importante, também, entender que o Tarô é vivo, nada nele é estático. Assim, a pessoa que está abrindo o Tarô deve saber como manusear e lidar com tudo isso para que se atinja o objetivo esperado. Vamos tentar explicar melhor tudo isso.

     Sabemos que:

    Temos 04 elementos, quais sejam: AR, FOGO, ÁGUA e TERRA.

    Temos também 04 pontos cardeais principais, quais sejam: LESTE, SUL, OESTE e NORTE.

    Temos 04 Naipes, quais sejam: PAUS, OUROS, COPAS e ESPADAS

    Temos 12 signos zodiacais: Libra, Aquário, Gêmeos, Sagitário, Áries, Leão, Escorpião, Peixes, Câncer, Capricórnio, Touro e Virgem.

  • Vamos, agora, organizar estas informações em tabela para que o amigo leitor possa visualizar melhor:

    TABELA DOS ORIXÁS, ASTRO REGENTE, DIA DA SEMANA, NÚMERO SAGRADO…

    ORIXÁ

    SIGNO ZODIACALASTRO REGENTEDIA DA SEMANANÚMERO SAGRADONOTA MUSICALESSÊNCIAS
    OxalaLeãoSolDomingo1MiSândalo, flor de laranjeira, heliotrópio
    OgumEscorpiãoÁriesMarte3ª Feira7Tuberosa, cravo
    OxossiTouroLibraVênus6ª Feira6Violeta, jasmim
    XangoSagitárioPeixesJúpiter5ª Feira4SolMirra, Heliotrópio
    YorimaCapricórnioAquárioSaturnoSábado5Eucalipto, Erva-cidreira
    YoriGêmeosVirgemMercúrio4ª Feira3Alfazema, Benjoim
    YemanjaCâncerLua2ª Feira2SiVerbena

     

    Vejamos agora as Triplicidades do AR, FOGO, ÁGUA e TERRA: Orixás/Signos e Orixás/Exus.

    AR ( O2)

    Oxossi (Libra)

    Yorima (Aquário)

    Yori (Gêmeos)

    FOGO ( N2)

     Xangô (Sagitário)

    Ogum (Áries)

    Oxalá (Leão)

    ÁGUA ( H2)

    Ogum (Escorpião)

    Xangô (Peixes)

    Yemanja (Câncer)

    TERRA (C)

    Yorima (Capricórnio)

    Oxossi (Touro)

    Yori (Virgem)

 


AR ( O2)

Oxossi (Marabô)

Yorima (Pinga Fogo)

Yori (Tiriri)

FOGO ( N2)

 Xango (Gira Mundo)

Ogum (Tranca Ruas)

Oxala (7 Encruzilhada)

ÁGUA ( H2)

 Ogum (Tranca Ruas)

Xango (Gira Mundo)

Yemanja (Pomba Gira)

TERRA (C)

 Yorima (Pinga Fogo)

Oxossi (Marabô)

Yori (Tiriri)

 

DIAGRAMA DA ENTRADA E SAÍDA DA FORÇA SUTIL

entrada saida forca sutil

YORIMÁ — NORTE — SENHOR PRIMAZ DA FORÇA TELÚRICA

XANGÔ — SUL — SENHOR PRIMAZ DA FORÇA ÍGNEA

OXOSSI — LESTE — SENHOR PRIMAZ DA FORÇA EÓLICA

OGUM — OESTE — SENHOR PRIMAZ DA FORÇA HÍDRICA

YORI — CENTRO— SENHOR PRIMAZ DA ENERGIA ETÉRICA

YEMANJÁ  — SUDOESTE — SENHORA PRIMAZ DA ENERGIA MENTAL

ORIXALÁ — SUDESTE — SENHOR PRIMAZ DA ENERGIA ESPIRITUAL

 

 HORÁRIO VIBRATÓRIO DOS ORIXÁS

 horario vibratorio

 

Quando tratamos do estudo do Tarô, através dos ensinamentos da Sagrada Correste Astral de Umbanda, devemos nos lembrar que temos basicamente três formas de apresentação das Entidades:

  1. Criança – Relacionado à Pureza – Som – Doutrina Mântrica;

  2. Caboclo – Relacionado à Fortaleza – Movimento – Doutrina Yântica e;

  3. Preto-Velho – Ralacionado à Sabedoria – Luz – Doutrina Tântrica.

Aí está representado o Mistério do Ciclo da Vida, ou seja, nós nascemos, crescemos, ficamos velhos e morremos. Exu arcano 11 A FORÇAGuardião é aquele que faz a ligação entre o que é velho e morreu e aquele que é novo e vai renascer…Estas formas de apresentação, encerram o Mistério da Santíssima Trindade, que não cabe no momento discorrermos sobre o assunto…

Tudo isso se relaciona nos estudos e, a destreza de quem lida com o Tarô está na profundidade dos conhecimentos que possui e no domínio dos mesmos… Caso contrário, não passam de embusteiros que abusam da boa-fé e necessidade das pessoas…

Os 04 naipes são associados aos 04 elementos. Faremos, agora, a associação mais básica e óbvia:

AR – PAUS

FOGO – OUROS

ÁGUA – COPAS

TERRA – ESPADAS

 No entanto, leitor amigo, lembre-se que os naipes acima se reagrupam, dependendo da movimentação. Na verdade, os elementos “andam” quando se trata de uma roda da vida tântrica. Eis o grande mistério para se compreender à fundo o Tarô e tantas outras coisas…

 Deste modo, se tomarmos como base A RODA DA VIDA – AR, FOGO, ÁGUA, TERRA. A relação entre naipes e elementos é a que expusemos acima.

 Entendamos que:

COROA DA ESCRITA CÓSMICA: DOUTRINA YÂNTRICA:

Movimentação dos Elementos:

Ar – Fogo – Água – Terra.

 A movimentação magística ocorre percorrendo uma roda ascendente, ou seja, do elemento mais sutil para o mais denso, sendo todas energias movimentadas pelos respectivos SENHORES PRIMAZ de cada elemento. Conforme tabela de triplicidades acima.COROA DA LUZ CRIADORA: DOUTRINA TÂNTRICA

Movimentação dos elementos:

AR – TERRA – FOGO – ÁGUA

 Movimentação do elemento mais sutil (AR) do LESTE/PRIMAZ para o mais denso (terra) pelo Senhor quaternário desta força (sul) e o segundo mais denso (água) pelo Senhor ternário desta energia para o segundo mais sutil (fogo) pelo Senhor secundário desta energia.

COROA DO VERBO: DOUTRINA MÂNTRICA

Movimentação dos elementos:

AR – TERRA – ÁGUA – FOGO

 Há uma movimentação da força sutil menos densa (ar) diretamente ao Mais denso (terra) pelos Senhores Primazes destas energias e o GIRO, o segundo mais denso (água) para o segundo mais sutil (fogo) impulsionados pelos Senhores secundários destas energias.

  Nota-se então que o todo pode ser reagrupado, de acordo com o objetivo que se espera alcançar…

 Estas informações não são utilizadas somente para o estudo do Tarô, mas para a movimentação das Forças Sutis dentro da Magia Profunda…

  Levantamos apenas uma ponta do véu da Senhora da Luz Velada para mostrar que Umbanda tem Fundamento, que tudo têm as suas relações e os seus porquês…

 Cabe ao leitor amigo e estudioso continuar se aprofundando nestes estudos.

Luz e Paz!

 

Araman