PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES
"Dizem que certa vez Buda fez um sermão sem dizer uma só palavra: simplesmente mostrou uma flor para a multidão. Assim foi seu famoso "Sermão da Flor", um sermão na língua dos padrões, no silencioso idioma das flores. Sobre o quê nos fala o padrão da flor? "
Dinergia nas Plantas - Capítulo 1 do livro "O poder dos Limites", de György Doczi.
Dinergia nas Plantas - Capítulo 1 do livro "O poder dos Limites", de György Doczi.
O que é Flor?
Flor é o órgão de reprodução das plantas, é a parte de onde sairá a semente ou o fruto.
A flor é símbolo da beleza feminina. Pelo fato de murcharem depressa, também podem simbolizar a inconstância e efemeridade da vida.
Pelo seu perfume, beleza e variedade de cores, as flores são cultivadas para ornamentar, presentear e, com uso menos frequente, na culinária.
As flores estão repletas de simbologia. No mundo elas podem simbolizar jovialidade, energia, nova vida e vitória sobre a morte. As flores são também usadas na decoração de grandes eventos para transmitir algum significado específico. Por exemplo, nos casamentos, as flores levadas pelas damas de honra são uma alusão à feminilidade e fertilidade. Como as flores dependem do sol, elas também estão associadas a ele. Muitas pessoas acreditam que as flores expressam a felicidade de Deus quando elas brotam na Primavera.
A seguir veremos algumas flores, pois não teriamos como listar a infinita variedade que existe.
AÇUCENA
Açucena é uma planta que pode corresponder ao gênero Amaryllis, Hippeastrum,Worsleya e Zephyranthes, da família das amarilidáceas. A flor desta planta originária da América do Sul também é conhecida como amarílis, flor-de-lis do Japão e flor-de-lis de São Tiago.
São conhecidas cerca de 50 espécies de açucenas e são muito populares, porque são fáceis de cultivar, e têm uma adaptação muito fácil, mesmo em espaços pequenos.
Essas flores têm coloração que vai do vermelho ao salmão e do rosa ao branco e são muito usadas para decoração. Muitas pessoas conhecem esta flor - que muitas vezes cresce nas margens dos rios e riachos - como "Bella Donna".
A Açucena pode simbolizar a angústia ou tristeza causada pela perda de uma pessoa amada. Também pode significar altivez, elegância, graça. A açucena branca também pode estar associada à pureza.
Um vaso com três açucenas é muitas vezes uma alusão à Santíssima Trindade. No Brasil, a açucena é muitas vezes oferecida no Dia das Mães e também usada nas decorações de Natal. Na mitologia grega esta flor estava associada ao deus Apolo, que era muito conhecido pelo seu orgulho.
ALECRIM
Alecrim, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis, é um arbusto encontrado facilmente na zona do Mediterrâneo e que prolifera em terrenos de origem calcária. As suas flores são azuis e exalam um aroma muito agradável. Os romanos chamavam essa planta de rosmarinus, cuja tradução para português é "orvalho do mar".
O nome Alecrim é muitas vezes usado para descrever outras plantas, como é o caso do rosmaninho, que possui características semelhantes. Apesar disso, estas duas plantas pertencem a gêneros diferentes, rosmarinus (no caso do alecrim) e lavândula (rosmaninho) e apresentam diferenças a nível da flor.
O Alecrim é muitas vezes usado para decorar caminhos e é cultivado por pessoas que estão dando os seus primeiros passos no mundo da jardinagem, pois é um arbusto que é muito resistente a pragas e não requer muita manutenção.
O Alecrim é muitas vezes usado para decorar caminhos e é cultivado por pessoas que estão dando os seus primeiros passos no mundo da jardinagem, pois é um arbusto que é muito resistente a pragas e não requer muita manutenção.
A flor do Alecrim está associada à coragem e fidelidade. De igual forma, significa bom ânimo, confiança e espiritualidade. As suas flores transmitem um sentido de bem-estar e por esse motivo estão muitas vezes presente em reuniões familiares.
De acordo com algumas crenças populares, o Alecrim afasta a inveja, e quando colocado debaixo do travesseiro, afasta os sonhos maus. Também há quem acredite que se alguém toca a pessoa que ama com Alecrim, o amor dessa pessoa por quem a tocou vai ser eterno.
Segundo uma lenda de origem cigana, o Alecrim tem uma característica divina, porque terá aparecido pela primeira vez perto do estábulo onde nasceu Jesus, no preciso local onde Maria jogou a água do banho de Jesus.
Na culinária, o Alecrim é muitas vezes usado para preparar aves, caça, linguiças, carne de porco, salsichas e batatas assadas. Algumas pessoas também usam o Alecrim em sopas e molhos. Em pratos comuns no mediterrâneo, na Itália, por exemplo, o Alecrim é acrescentado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Durante a preparação de um churrasco, muitas pessoas juntam alecrim ao carvão em brasa, para que a carne fique com o aroma especial dessa planta.
Também são conhecidos alguns fins medicinais do Alecrim, que já foi usado para combater a febre tifoide Infusões desta planta são usadas para acalmar a tosse e dores de estômago. O alecrim é também um relaxante muscular, fortalece os músculos do coração e tem a função de ativar a memória. Por esse motivo, alguns estudiosos acreditam que pendurar ramos de alecrim em locais onde crianças desenvolvem tarefas escolares pode contribuir para melhorar as suas memórias.
AZALEIA
A Azaleia é um arbusto do gênero Rhododendron de origem chinesa e japonesa e que apresenta folhas verde-escuras e floração muito abundante.
O termo Azaleia é muito comum no Brasil, apesar de ser menos correto. Azaleia deriva de azálea (termo correto no Brasil), o termo em Azaleia latim dado por Lineu em 1735. A palavra azálea tem origem no grego e significa "seco" ou "árido". Talvez esse nome tenha sido dado porque antes de florescer a azálea é apenas um arbusto com ramos secos.
Algumas espécies nativas foram transportadas para a Bélgica e Holanda, e lá foram alteradas geneticamente. Por esse motivo, a azaleia apresenta uma grande variedade de cores, podendo ser vermelha, rosa, branca ou uma mistura destas três cores. Esta planta deve ser cultivada em exposição total ao sol, se adapta bem ao frio e aprecia solos ácidos.
No Brasil a espécie mais popular é a Rhododendron Indicum, que apesar de naturalmente apresentar flores roxas, rosas e brancas, pode ser encontrada em várias outras tonalidade graças à manipulação genética.
A Azaleia, planta da família das Ericáceas, normalmente significa "alegria de amar" e perseverança. Contudo, cores diferentes têm significados diferentes. A Azaleia cor de rosa representa o amor à natureza; a Azaleia branca é uma indicação de romance e a azaleia vermelha , quando oferecida a alguém, significa que você ama essa pessoa há muito tempo. Os arranjos florais compostos por Azaleias estão relacionados com elegância e felicidade.
A Azaleia está associada a uma lenda chinesa. Esta lenda conta a história de um imperador destemido que alcançava vitórias fantásticas em guerras. Apesar disso, ele não era feliz. Isto porque ele não tinha o amor de uma mulher que só conseguia vislumbrar nos seus sonhos. Um certo dia, quando estava regressando de mais uma batalha, um vendedor lhe ofereceu uma bela planta com flores maravilhosas. Deslumbrado pela beleza das flores, o Imperador não demorou a plantá-las no seu jardim. Pouco tempo depois disso, o Imperador finalmente encontrou a mulher que via nos seus sonhos. Lembrando da indicação do vendedor, o imperador e a sua amada bebiam todos os dias um chá feito com as pétalas dessa flor. E a cada dia eles ficavam mais apaixonados e viveram felizes para sempre.
BEGÔNIAS
Begônias são plantas maioritariamente pertencentes ao gênero Begônia e à família Begoniaceae. A Begônia é muito conhecida por ser uma planta ornamental, tendo em conta que possui belas flores e folhas que ficam muito bem a nível de decoração.
A flor da Begônia significa felicidade, delicadeza e cordialidade, e é também indicada para namorados apaixonados, já que estão associadas à inocência e à lealdade do verdadeiro amor.
Relativamente ao Feng Shui,a Begônia é um símbolo de fertilidade.
Existem mais de mil espécies de Begônias, e são muito apreciadas pelas suas folhas que são muito características, apresentando belas cores e sendo colocadas em canteiros na sombra. A begônia rex, por exemplo, apresenta folhas de grande tamanho e com uma cor especial, que costuma ser rosa ou marrom brilhante.
Apesar das folhas assumirem muito protagonismo nas Begônias, algumas espécies são conhecidas pelas suas flores, como é o caso das espécies Begônia Elatior, Begônia Cucullata e Begônia Tuberosa.
As flores destas espécies atingem tonalidades do branco ao vermelho. As flores da Begônia são belas, dobradas e compactas, podendo também apresentar cor amarela e salmão. A variedade mais conhecida da Begônia talvez seja a "Begônia sempre-florida" que tem a característica de florescer durante todo o ano.
A Begônia teve origem na América tropical e por esse motivo prefere um clima tropical. O clima brasileiro favorece o seu desenvolvimento e a Begônia floresce com facilidade principalmente no sul, onde o clima é mais ameno.
Na Alemanha existe uma variedade da Begônia chamada Merry Christmas (Feliz Natal), e como o próprio nome indica, é normalmente oferecida como presente de Natal.
CAMÉLIA
A Camélia é uma planta cujo nome científico é Camellia L. que pertence à família Theaceae. Esta planta apresenta uma bela flor que é muito usada em termos decorativos.
Relativamente ao significado da Camélia, há diferenças dependendo da cor das flores:
Relativamente ao significado da Camélia, há diferenças dependendo da cor das flores:
- As Camélias cor de rosa significam grandeza de alma;
- As Camélias brancas são uma alusão à beleza perfeita;
- As Camélias vermelhas são um sinal de reconhecimento.
O gênero Camélia conta com mais ou menos 80 espécies originárias do Sudeste Asiático, florestas da Índia, Japão e China. As suas belas flores podem ser brancas, vermelhas e rosadas. Algumas podem ser amarelas, mas esses casos são raros. Algumas flores podem atingir o tamanho da palma da mão de um adulto, enquanto que outras podem ser pequenas como uma moeda.
Algumas espécies de Camélias possuem um suave e agradável aroma. Espécies como a C. japonica, C. sasanqua, C. reticulata, e C. chrysantha são muito populares por serem plantas que apresentam folhagem escura e densa e também grandes e bonitas flores. O cruzamento entre diferentes espécies possibilita a criação de híbridos que apresentam as melhores características de cada espécie, sendo este o caso das camélias amarelas, obtidas através do processo de hibridização.
Os líderes mundiais no cultivo e criação de novas variedades de camélias são a Coreia, a China e o Japão. Na Europa, a partir do século XIX, a Itália assumiu um papel de destaque, criando variedades diferentes e se estabelecendo como um dos maiores produtores ocidentais. Só a espécie Camellia Japonica apresenta mais de 3000 variedades.
A Camélia aprecia solos férteis, ácidos e com alta umidade. Em termos de luminosidade, ela pode estar localizada à meia-sombra ou sob sol pleno. A Camélia não se adapta a temperaturas muito altas, mas pode aguentar geadas e climas com neve.
GIRASSOL
A flor de Girassol significa felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. No entanto, o Girassol também pode representar altivez.
O Girassol é uma planta cujo caule pode atingir os 3 metros de altura e tem diversas utilidades, principalmente as suas sementes que são usadas para a produção de óleo de cozinha, biodiesel ou para alimentação de pássaros.
Pela sua beleza e exuberância, a flor do Girassol é muito procurada para ornamentação. Acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.
Em um arranjo, plantada na terra ou em um vaso, a flor de Girassol se destaca em qualquer jardim ou na decoração de interiores. Está fortemente associada à fama, ao sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um Girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para essa pessoa.
Segundo uma crença popular, a semente do Girassol, quando deixada ao sol, pode curar a infertilidade. Na Hungria, acreditam que se na casa onde mora mulher grávida forem colocadas sementes de Girassol na janela, a criança que nascer será homem. Na Espanha, quem tem 11 Girassóis tem a sorte do seu lado.
Na pintura, destaca-se a série de quadros “Os Girassóis” do pintor holandês Vincent van Gogh, produzidos durante a sua permanência na cidade de Arles, no sul da França.
O nome científico do Girassol é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol.
CRISÂNTEMO
O Crisântemo, nome vulgar dado ao Chrysanthemum, é uma planta que pertence à família Asteraceae, também conhecida como Compositae. Na Ásia esta planta é muito cultivada e estimada.
São conhecidas mais de 100 espécies e cerca de 800 variedades. Originalmente os Crisântemos são de cor amarela, e por isso em grego o seu nome - dado por Carolus Crisântemo Linnaeus - significa "flor de ouro". Estando ligada ao Sol, na China a flor muitas vezes está ligada à nobreza. Acredita-se que o Crisântemo foi levado para o Japão pelos budistas e é mesmo um dos símbolos do país do sol nascente, sendo que o próprio trono do Imperador era conhecido como o "Trono do Crisântemo".
Essa planta foi levada para a Europa no século XVII, onde graças a alterações genéticas e ao trabalho de botânicos e cultivadores, surgiram diferentes variedades e cores. Hoje em dia é possível encontrar Crisântemos roxos, vermelhos, brancos, cor de rosa e cor de laranja.
O Crisântemo gosta de clima quente e úmido, e apesar de precisar de muita luminosidade, não pode estar exposto diretamente ao sol.
São conhecidas mais de 100 espécies e cerca de 800 variedades. Originalmente os Crisântemos são de cor amarela, e por isso em grego o seu nome - dado por Carolus Crisântemo Linnaeus - significa "flor de ouro". Estando ligada ao Sol, na China a flor muitas vezes está ligada à nobreza. Acredita-se que o Crisântemo foi levado para o Japão pelos budistas e é mesmo um dos símbolos do país do sol nascente, sendo que o próprio trono do Imperador era conhecido como o "Trono do Crisântemo".
Essa planta foi levada para a Europa no século XVII, onde graças a alterações genéticas e ao trabalho de botânicos e cultivadores, surgiram diferentes variedades e cores. Hoje em dia é possível encontrar Crisântemos roxos, vermelhos, brancos, cor de rosa e cor de laranja.
O Crisântemo gosta de clima quente e úmido, e apesar de precisar de muita luminosidade, não pode estar exposto diretamente ao sol.
O Crisântemo tem vários significados diferentes.
Na Ásia, por exemplo, esta flor significa felicidade e é sinônimo de uma vida cheia e completa. No caso concreto do Crisântemo branco, existe a crença que ele simboliza verdade e sinceridade. De acordo com o Taoismo, o Crisântemo é um símbolo de simplicidade e perfeição. Como é uma flor típica do Outono, também significa tranquilidade e é visto como um mediador entre o céu e a terra, a vida e a morte.
Considerada também como uma planta medicinal, na China o Crisântemo era usado como um remédio para a dor de cabeça. As pétalas também podem ser usadas em saladas e as folhas para fazer uma bebida. Uma lenda afirma que juntar pétalas de crisântemo numa taça de vinho aumenta a longevidade e vitalidade de uma pessoa.
Na Ásia, por exemplo, esta flor significa felicidade e é sinônimo de uma vida cheia e completa. No caso concreto do Crisântemo branco, existe a crença que ele simboliza verdade e sinceridade. De acordo com o Taoismo, o Crisântemo é um símbolo de simplicidade e perfeição. Como é uma flor típica do Outono, também significa tranquilidade e é visto como um mediador entre o céu e a terra, a vida e a morte.
Considerada também como uma planta medicinal, na China o Crisântemo era usado como um remédio para a dor de cabeça. As pétalas também podem ser usadas em saladas e as folhas para fazer uma bebida. Uma lenda afirma que juntar pétalas de crisântemo numa taça de vinho aumenta a longevidade e vitalidade de uma pessoa.
AMOR PERFEITO
A flor Amor-Perfeito significa amor romântico e duradouro. As combinações de três cores que surge nas delicadas flores é a razão para também ser designada por "Erva-da-trindade", uma referência à Santíssima Trindade.
É uma delicada flor de origem europeia que atinge no máximo 15 cm de altura.
O Amor-Perfeito é símbolo da glorificação do trabalho. Na mitologia grega é dedicada a Atena (Minerva), deusa da estratégia militar, da sabedoria e das artes.
Em francês, o nome da flor é "Pensée", termo que significa "pensamento" e os amantes davam estar flor como presente antes de se ausentarem durante tempo indefinido, como garantia de que o seu amor nunca cairia no esquecimento. As aveludadas flores estão associadas à reflexão, ao pensamento e às recordações amorosas.
Em muitas ocasiões é oferecida por aqueles que pretendem transmitir a mensagem de um amor que nunca será esquecido. Um amor poderoso, cujas lembranças permanecerão no pensamento.
O Amor-Perfeito está associado ao amor de mãe. Para o Dia das Mães é a mensagem simbólica de um amor que não se acaba. É infinito.
As variadas cores tornam essas flores especiais. As singulares combinações de cores variam entre amarelo, branco, laranja, marrom, vermelho e outros tons diversos que vão do azul ao roxo muito escuro.
De origem europeia e de nome botânico "Viola tricolor", o Amor-perfeito é uma planta rasteira e selvagem que tem preferência por climas mais frios. Na época mais quente do ano, as flores perdem o vigor.
CRAVO
O Cravo é a flor do Craveiro, cujo nome científico é Dianthus Caryophyllus, que pertence ao gênero Dianthus e à família Caryophyllaceae. Esta planta pode atingir até um metro de altura e existem por volta de 300 espécies de craveiros, sendo que muitas espécies surgiram graças à manipulação genética.
Esta flor é de fácil cultivo e tem um suave aroma, que muitas vezes é usado para fazer perfumes.
O Cravo é uma flor originária do sul da Europa e pode ser cor de rosa, roxa, vermelha, branca ou amarela. Relativamente ao cultivo, os Cravos precisam de terra rica em argila, misturada com um pouco de estrume, adubo vegetal e areia.
É comum ver um Cravo na lapela dos noivos e dos padrinhos nos casamentos tradicionais.
Na Grécia Antiga, coroas de Cravos eram usadas em cerimônias. Na altura do Renascimento, os Cravos era um sinônimo de fidelidade matrimonial.
Na Grécia Antiga, coroas de Cravos eram usadas em cerimônias. Na altura do Renascimento, os Cravos era um sinônimo de fidelidade matrimonial.
As diferentes cores dos Cravos podem ter significados diferentes:
- Cravos brancos: associados ao amor puro, talento, boa sorte, inocência.
- Cravos brancos: associados ao amor puro, talento, boa sorte, inocência.
- Cravos vermelhos: significa respeito, amor e paixão. É oferecido como demonstração de admiração.
- Cravos cor de rosa: remete para felicidade e gratidão. Quando é oferecido a alguém, significa que você sempre lembra dessa pessoa.
- Cravos roxos: significa solidão, inconstância, ausência de capricho.
- Cravos amarelos: apesar de significarem rejeição e desdém, quando integrados em um arranjo de muitas cores vivas, significa alegria e vivacidade.
Esta flor, cultivada desde os tempos da Antiguidade, tem grande valor simbólico e histórico. Em Portugal, o Cravo-vermelho é o símbolo da Revolução dos Cravos, que aconteceu em 25 de Abril de 1974, uma data celebrada todos os anos e conhecida como Dia da Liberdade. De acordo com Anna Jarvis, fundadora do Dia das Mães nos Estados Unidos, um Cravo rosa é o símbolo das mães em vida e o Cravo branco o símbolo das mães que já partiram.
FLOR-DE-LIS
Flor-de-lis é a representação de um lírio utilizado antigamente nos brasões e escudos da realeza francesa, associada em especial ao rei Luis VIII, quem a utilizou primeiramente em um sinete.
A Flor-de-Lis é símbolo de poder, soberania, honra e lealdade, assim como de pureza de corpo e alma. É um símbolo usado no Escotismo, na Maçonaria, na Alquimia e em algumas religiões.
A palavra "lis" é de origem francesa e significa lírio ou íris. Em Heráldica (ciência dos brasões) representa uma das quatro figuras mais populares, juntamente com a águia, a cruz e o leão.
A Flor-de-Lis é o símbolo do movimento escoteiro, escolhida pelo fundador do movimento, Robert Baden-Powell. No escotismo, as três pétalas representam os três pilares da promessa escoteira e o Norte apontado por uma das pétalas, orienta a direção a ser tomada pelo jovem, sempre para cima.
Alguns estudiosos afirmam que a Flor-de-Lis teve sua origem na flor-de-lótus do Egito, outros defendem que foi inspirada na alabarda - um ferro de três pontas usado pelos soldados e que também se colocava fincado nos fossos ou covas para espetar quem ali caísse. Outra possível origem é a de que seja uma cópia do desenho estampado em antigas moedas assírias e muçulmanas.
É uma figura muito procurada para ser usada em tatuagens corporais por todo o simbolismo associado.
FLOR DE LÓTUS
Flor de Lótus: No oriente, a Flor de Lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.
No simbolismo budista, o significado mais importante da Flor de Lótus é pureza do corpo e alma. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.
É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Diz a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, Flores de Lótus desabrocharam.
Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma Flor de Lótus durante o ato de meditação.
Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a Flor de Lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais.
A Flor de Lótus representa um mistério para a ciência, que não consegue explicar a característica própria que possui de repelir microorganismos e partículas de pó.
É uma flor muito usada em tatuagens com diferentes significados associados a cada cor da flor. No Japão esta flor é muitas vezes tatuada em conjunto com o peixe koi, significando individualidade e força.
Na Yoga, a posição de Lótus (Padmásana) é a postura tradicional de meditação, em que a pessoa sentada entrelaça as pernas e pousa as mãos sobre os joelhos.
No simbolismo budista, o significado mais importante da Flor de Lótus é pureza do corpo e alma. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.
É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Diz a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, Flores de Lótus desabrocharam.
Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma Flor de Lótus durante o ato de meditação.
Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a Flor de Lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais.
A Flor de Lótus representa um mistério para a ciência, que não consegue explicar a característica própria que possui de repelir microorganismos e partículas de pó.
É uma flor muito usada em tatuagens com diferentes significados associados a cada cor da flor. No Japão esta flor é muitas vezes tatuada em conjunto com o peixe koi, significando individualidade e força.
Na Yoga, a posição de Lótus (Padmásana) é a postura tradicional de meditação, em que a pessoa sentada entrelaça as pernas e pousa as mãos sobre os joelhos.
* Para saber mais sobre a Flor de Lótus clique no link abaixo:
FLOR DE MARACUJÁ
A Flor de Maracujá significa a Paixão de Cristo, por isso, é também conhecida como “Flor da Paixão”.
Quando os missionários europeus chegaram à América, se encantaram com a exuberância da flor e associaram de imediato alguns dos seus elementos ao calvário de Cristo. Por esse motivo a flor de maracujá também significa "Coração Ferido".
A simbologia da Flor de Maracujá foi relacionada da seguinte forma: os três estigmas correspondiam aos três cravos que prenderam Cristo na cruz; as cinco anteras representavam as cinco chagas; as gavinhas eram os açoites usados para o martirizar; por fim, no formato da flor era visível a imagem da coroa de espinhos levada por Cristo para o ato de crucificação.
Os tons de roxo que colorem a flor simbolizam o sangue derramado por Jesus Cristo. Aliás, a cor roxa é usada nos rituais cristãos durante a Semana Santa. A história conta que no século XVII o Papa Paulo V ficou maravilhado quando recebeu flores de maracujá de presente e que ordenou que fossem cultivadas em Roma. As flores que tinham vindo da América do Sul, foram um sinal para o Papa que o Evangelho era também para ser espalhado no "Novo Mundo".
No simbolismo religioso, o formato redondo do fruto maracujá corresponde ao mundo de pecado que Cristo deu a sua vida para o salvar.
Em outras línguas, o maracujá é conhecido como o “fruto da paixão”: passion fruit (em Inglês), fruit de la passion (em Francês), fruta de la pasión (em Espanhol)...
O maracujá pertence ao gênero de plantas Passiflora. Em tupi-guarani, o termo “maracujá” significa “alimento dentro da cuia”. O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá-amarelo, porque aqui esta planta encontra condições ideais para crescer, o que explica o fato de existirem no Brasil mais de 150 espécies conhecidas.
O perfume Hypnôse da Lancôme, bastante popular no mercado, apresenta o aroma de frutas cítricas, flor de maracujá, vetiver e baunilha.
DENTE-DE-LEÃO
A flor Dente-de-leão possui o significado de liberdade, otimismo, esperança e luz espiritual.
Para os cristãos da Idade Média, a flor Dente-de-leão estava associada a Cristo e à Virgem Maria, possivelmente pelo formato da flor e pela cor amarelo-brilhante que lembra os raios de sol.
O nome pelo qual a planta Dente-de-leão é popularmente conhecida parece ter origem na aparência da planta: as suas folhas são muito dentadas e as suas flores amarelas parecem com a juba de um leão.
Em determinada fase, quando a flor é soprada ela se desfaz com facilidade. As sementes são levadas pelo vento, se espalham e, no período certo, florescem novamente.
Devido a essa característica é também conhecida pelo nome "esperança". A frase "abre as janelas e deixa a esperança entrar na tua casa trazida pelo vento da tarde" é uma referência ao Dente-de-leão.
Há quem diga que ao soprar uma pétala da flor deve-se fazer um pedido sobre o amor ambicionado. Se o vento trouxer de volta a pétala é sinal de que o desejo será brevemente realizado.
A planta Dente-de-leão pode ser encontrada com mais facilidade em locais úmidos e é apreciada popularmente pelos seus efeitos medicinais. O chá favorece a digestão e alivia a prisão-de-ventre. É utilizado para purificar o sangue, estimular o apetite e no tratamento de problemas de fígado e vesícula.
O Dente-de-leão pertence ao gênero de plantas "Taraxacum" palavra que deriva do árabe,"tarakshaqum", que significa erva amarga. O nome "dente-de-leão" é de origem francesa e foi atribuído pelo povo Normando. Em Francês, "dent-de-lion" tem pronúncia semelhante a "dandelion", nome pelo qual é designada em Inglês.
Outros nomes pelos quais é conhecida são: Amargosa, Amor-de-homem, Chicória Silvestre, Taraxaco
O Dente-de-leão também pode ser utilizado como alimento. As suas folhas tenras têm forte valor nutritivo e por isso combinam muito bem com saladas. Os botões das flores são comestíveis e podem ser cozinhados de forma semelhante à alcaparra.
Quando as plantas têm 2 ou 3 anos, as suas raízes depois de secas, moídas e tostadas substituem o café, uma característica também verificada na chicória.
Esta bebida beneficia o fígado e vesícula, aumenta a vitalidade e melhora a concentração mental. As flores são muitas vezes usadas na produção de vinho e de outras bebidas alcoólicas fortes.
MARGARIDA
A Margarida, flor cujo nome científico é Chrysanthemum leucanthemum,é uma flor que também é conhecida como malmequer, crisântemo, bem-me-quer, bonina, margarita, margarita-maior, malmequer-maior, malmequer-bravo, e olho-de-boi.
O nome desta flor vem do latim Margarita, que significa “Pérola”. Já em inglês, esta flor tem o nome de "Daisy", uma aparente alteração da expressão "day's eye" que significa "olho do dia", o que parece ser uma alusão ao fato desta flor se fechar durante a noite e abrir outra vez quando o sol nasce. Apesar de ser uma flor tão frágil, ela se adapta a várias tipos de solo e segundo consta, existe há mais de mil anos.
As pétalas das margaridas são alargadas e delgadas, rodeando botão central que é dourado ou amarelo. As suas folhas são ovais e seus caules compridos e delgados, podendo chegar a um metro de altura. Existem várias classes de margaridas e este nome não é dado para uma só flor, porque há uma grande variedade de "Chrysanthemum". Muitas flores que são parecidas receberam o mesmo nome, mas as mais populares entre elas são as margaridas brancas e as margaridas amarelas.
Antigamente, a Margarida era considerada a flor das donzelas, e ainda hoje simboliza a juventude, virgindade, o amor inocente e a sensibilidade. Esta delicada flor também representa a pureza, a paz, a bondade e afeto.
As pétalas das margaridas são alargadas e delgadas, rodeando botão central que é dourado ou amarelo. As suas folhas são ovais e seus caules compridos e delgados, podendo chegar a um metro de altura. Existem várias classes de margaridas e este nome não é dado para uma só flor, porque há uma grande variedade de "Chrysanthemum". Muitas flores que são parecidas receberam o mesmo nome, mas as mais populares entre elas são as margaridas brancas e as margaridas amarelas.
Antigamente, a Margarida era considerada a flor das donzelas, e ainda hoje simboliza a juventude, virgindade, o amor inocente e a sensibilidade. Esta delicada flor também representa a pureza, a paz, a bondade e afeto.
É uma flor que combina muito bem com outras, e por isso é comum vê-la juntamente com outras em arranjos florais, transmitindo uma sensação de jovialidade.
A Margarida faz parte da infância de muitas pessoas, já que a brincadeira "bem-me-quer, mal-me-quer" é feita com esta flor.
A Margarida faz parte da infância de muitas pessoas, já que a brincadeira "bem-me-quer, mal-me-quer" é feita com esta flor.
Em tempos antigos, acreditava-se que remédios à base da margarida poderiam curar doenças nos olhos. Na Inglaterra, era usada como remédio, mas só era realmente eficiente se algumas palavras mágicas fossem ditas, ou se fosse adicionada água benta ao remédio. Os Assírios acreditavam que uma loção feita com margaridas esmagadas tinha o poder de devolver a cor aos cabelos brancos. Por volta do século XIII, a margarida era utilizada para limpar ferimentos, e para tratar a febre e gota.
MIOSÓTIS
Flor Miosótis significa recordação, fidelidade e amor verdadeiro. É também conhecida como “Não-me-esqueças”. A flor Miosótis pode apresentar mais de 50 variedades e por algumas pessoas também é conhecida como Verônica.
Esta é uma planta rasteira que tem origem na Rússia, e na fase de florescimento, pode chegar aos 25 ou 30 cm de altura. Deve ser cultivada ao sol ou à meia-sombra e tendo em conta que é uma flor que gosta de baixas temperaturas, é comum encontrá-la em lugares de grande altitude, como nos Andes.
Segundo a lenda europeia, o jovem apaixonado era um cavaleiro que ao tentar apanhar a flor Miosótis para oferecer à sua amada, caiu no rio e se afogou devido ao peso da armadura que usava. Desde então, a flor simboliza o amor sincero e desesperado.
Esta é uma planta rasteira que tem origem na Rússia, e na fase de florescimento, pode chegar aos 25 ou 30 cm de altura. Deve ser cultivada ao sol ou à meia-sombra e tendo em conta que é uma flor que gosta de baixas temperaturas, é comum encontrá-la em lugares de grande altitude, como nos Andes.
Segundo a lenda europeia, o jovem apaixonado era um cavaleiro que ao tentar apanhar a flor Miosótis para oferecer à sua amada, caiu no rio e se afogou devido ao peso da armadura que usava. Desde então, a flor simboliza o amor sincero e desesperado.
A explicação do nome "não-me-esqueças" da flor pode ser explicada por algumas lendas. Uma delas diz que num belo dia de Primavera, dois jovens apaixonados se encontravam à margem de um rio. Nas águas turbulentas, a jovem avistou um ramo de Miosótis flutuando e ficou maravilhada pela beleza da flor. O seu amado, mergulhou então para apanhar as flores e oferecê-las à sua namorada. No entanto, quando tentou voltar para a margem, foi arrastado pela forte correnteza. Esta lenda conta que pouco antes de desaparecer ele gritou para a sua amada: "Não me esqueça, me ame para sempre!". A partir desse dia a flor Miosótis passou a crescer nas margens dos rios, para que mais ninguém tivesse que morrer por sua causa.
A flor Miosótis foi utilizada como emblema secreto da Maçonaria, para que os maçons pudessem se identificar durante as perseguições às lojas maçônicas na Alemanha.
É uma flor que simboliza a caridade e a fraternidade.
Dizem que as lágrimas derramadas nas pétalas pela Virgem Maria deram a cor azul à flor. Existem Miosótis também nas cores branca e rosada. São plantas rasteiras que se dão bem em baixas temperaturas e surgem na primavera.
GERÂNIO
Gerânio é um termo usado para qualificar plantas que pertencem aos gêneros Geranium e Pelargonium, que fazem parte da família das geraniáceas. Estes pequenos arbustos tiveram origem na África e Austrália.Gerânio
Existem cerca de 300 espécies de gerânios, sendo que muitas delas são originárias de climas tropicais. Originalmente o botânico Lineu catalogou todas as espécies no gênero Geranium, mas em 1789 o botânico Charles l'Héritier dividiu as espécies entre Geranium e Pelargonium.
Relativamente ao significado da flor do Gerânio, este pode variar dependendo das cores. No entanto, de um modo geral, esta flor está associada à superação pessoal perante difíceis obstáculos. Isto porque apesar de ser uma flor delicada, apresenta uma alta resistência a adversidades (como o frio, por exemplo).
Existem cerca de 300 espécies de gerânios, sendo que muitas delas são originárias de climas tropicais. Originalmente o botânico Lineu catalogou todas as espécies no gênero Geranium, mas em 1789 o botânico Charles l'Héritier dividiu as espécies entre Geranium e Pelargonium.
Relativamente ao significado da flor do Gerânio, este pode variar dependendo das cores. No entanto, de um modo geral, esta flor está associada à superação pessoal perante difíceis obstáculos. Isto porque apesar de ser uma flor delicada, apresenta uma alta resistência a adversidades (como o frio, por exemplo).
O Gerânio escuro significa tristeza, o Gerânio rosa indica preferência e o Gerânio vermelho representa consolo. O gerânio tem uma forte carga sentimental e as cores mais vivas também estão associadas ao romantismo e sensualidade.
Várias espécies são cultivadas com o propósito decorativo, enquanto que outras são cultivadas para extração de tinturas e tanino. Algumas variedades tiveram origem na Europa, como o Gerânio-rosa e o Gerânio-sanguíneo que são muito comuns em jardins e vasos pela beleza das suas flores.
Os Gerânios silvestres são também conhecidos como Gerânios brasileiros. Outra variedade muito conhecida é o Gerânio-pendente, cujo nome científico é Pelargonium peltatum. Esta planta é muitas vezes colocada em janelas, sacadas e cestas suspensas, graças ao belo efeito visual que provoca.
Várias espécies são cultivadas com o propósito decorativo, enquanto que outras são cultivadas para extração de tinturas e tanino. Algumas variedades tiveram origem na Europa, como o Gerânio-rosa e o Gerânio-sanguíneo que são muito comuns em jardins e vasos pela beleza das suas flores.
Os Gerânios silvestres são também conhecidos como Gerânios brasileiros. Outra variedade muito conhecida é o Gerânio-pendente, cujo nome científico é Pelargonium peltatum. Esta planta é muitas vezes colocada em janelas, sacadas e cestas suspensas, graças ao belo efeito visual que provoca.
As flores do gerânio podem apresentar várias cores diferentes e surgem na Primavera e Verão. Esta planta tem uma grande utilidade, principalmente na altura de maior calor, tendo em conta que a sua presença serve para afastar moscas e mosquitos. Uma crença popular afirma também que os Gerânios brancos afastam as cobras.
GARDÊNIA
Gardênia é uma planta ornamental originária da China, pertencente à família das rubiáceas e que apresenta grandes e belas flores brancas. Com o passar do tempo, as suas pétalas ganham uma tonalidade creme.
Relativamente à sua simbologia, a Gardênia é muito usada por pessoas que querem demonstrar os seus sentimentos. Ela pode significar pureza, sinceridade, doçura e também pode ser o símbolo de um amor secreto.
Acredita-se que o termo Gardênia - o nome atribuído a este gênero - foi uma homenagem ao botânico americano Alexander Garden. Existem cerca de 250 espécies de Gardênias, mas a mais conhecida é a Gardênia jasminoides, também conhecida como jasmim-do-cabo, que pode chegar até os dois metros de altura.
As folhas da Gardênia apresentam um tom escuro de verde e são brilhantes, tendo também a particularidade de não caírem no Inverno. Por esse motivo, são plantas muito apreciadas em termos de decoração em jardins.
Relativamente à sua simbologia, a Gardênia é muito usada por pessoas que querem demonstrar os seus sentimentos. Ela pode significar pureza, sinceridade, doçura e também pode ser o símbolo de um amor secreto.
Acredita-se que o termo Gardênia - o nome atribuído a este gênero - foi uma homenagem ao botânico americano Alexander Garden. Existem cerca de 250 espécies de Gardênias, mas a mais conhecida é a Gardênia jasminoides, também conhecida como jasmim-do-cabo, que pode chegar até os dois metros de altura.
As folhas da Gardênia apresentam um tom escuro de verde e são brilhantes, tendo também a particularidade de não caírem no Inverno. Por esse motivo, são plantas muito apreciadas em termos de decoração em jardins.
As suas flores brancas exalam um fantástico perfume que possui um efeito tranquilizante, e por isso é aconselhável que esta flor esteja colocada num local onde haja circulação de pessoas. O perfume da gardênia é tão especial que já inspirou a criação de obras musicais. Também é bastante comum ver estas flores assumirem um papel preponderante na decoração de recepções de casamentos.
A Gardênia está melhor adaptada a uma temperatura amena, e gosta de climas com bastante umidade, gostando então de climas subtropicais e tropicais. A polpa amarela dos frutos de algumas espécies são utilizados na indústria de corantes.
De acordo com uma lenda, Solimão o Magnífico (sultão do Império Otomano de 1520 a 1566) ordenava que sementes de Gardênia fossem distribuídas diariamente no seu harém para que houvesse paz no meio das suas mulheres.
A Gardênia está melhor adaptada a uma temperatura amena, e gosta de climas com bastante umidade, gostando então de climas subtropicais e tropicais. A polpa amarela dos frutos de algumas espécies são utilizados na indústria de corantes.
De acordo com uma lenda, Solimão o Magnífico (sultão do Império Otomano de 1520 a 1566) ordenava que sementes de Gardênia fossem distribuídas diariamente no seu harém para que houvesse paz no meio das suas mulheres.
ORQUÍDEAS
Orquídeas são plantas que pertencem à família Orchidaceae, uma das mais vastas famílias do reino vegetal. Esta planta apresenta uma bela flor, que tem muitas variedades e que estão presentes em todos os continentes, menos na Antártida. Existem espécies comuns e algumas bastante raras, que é o caso da Orquídea Negra.
Esta planta que prefere climas tropicais, muitas vezes cresce com a ajuda de árvores, pois se apoia nelas para ficar mais exposta ao sol. A sua flor é usada maioritariamente para decoração, apesar de algumas espécies serem usadas para produzir baunilha. No entanto, tendo em conta o alto custo da produção de baunilha através da orquídea, não é algo muito frequente, pois a produção através de um composto artificial é muito mais barata.
Esta planta que prefere climas tropicais, muitas vezes cresce com a ajuda de árvores, pois se apoia nelas para ficar mais exposta ao sol. A sua flor é usada maioritariamente para decoração, apesar de algumas espécies serem usadas para produzir baunilha. No entanto, tendo em conta o alto custo da produção de baunilha através da orquídea, não é algo muito frequente, pois a produção através de um composto artificial é muito mais barata.
Orquídea deriva da palavra grega órkhis que significa "em forma de testículos". Esta denominação foi atribuída por Theophrastus, filósofo grego que verificou a semelhança das raízes de algumas orquídeas com testículos humanos. Por isso, na Idade Média acreditava-se que as orquídeas possuíam características afrodisíacas. Assim, os gregos acreditavam que a orquídea era um símbolo de virilidade. Na Grécia Antiga, se uma jovem se apresentava com orquídeas enfeitando a sua cabeça, isso significava que estava procurando o seu par ideal. Se o mesmo acontecia com uma mulher mais velha, na maioria das vezes isso era um sinal de ostentação, uma demonstração da sua riqueza e luxo em que vivia.
Relatos antigos descrevem crenças a respeito de propriedades medicinais e místicas das orquídeas. Para ter poder e vigor, os Astecas ingeriam uma mistura de orquídeas com chocolate. Na China, pessoas comiam as flores pois acreditavam que estas poderiam curar doenças respiratórias.
Hoje em dia a orquídea é uma flor que que está associada à sexualidade e beleza feminina. Por este motivo, as populares tatuagens de orquídeas são mais comuns em mulheres. A orquídea pode ter variadíssimos significados, amor, desejo, luxúria, perfeição, pureza espiritual, força, luxo, beleza, etc.
Hoje em dia a orquídea é uma flor que que está associada à sexualidade e beleza feminina. Por este motivo, as populares tatuagens de orquídeas são mais comuns em mulheres. A orquídea pode ter variadíssimos significados, amor, desejo, luxúria, perfeição, pureza espiritual, força, luxo, beleza, etc.
Cores diferentes têm significados diferentes, como podemos ver em seguida:
- Orquídea Rosa ou Lilás: Flor da sedução, ideal para conquistar seu interesse amoroso;
- Orquídea Rosa ou Lilás: Flor da sedução, ideal para conquistar seu interesse amoroso;
- Orquídea Vermelha: Significa desejo sexual;
- Orquídea Branca: Amor puro (bastante comum nos bouquets de noivas);
- Orquídea Amarela: Amor erótico;
- Orquídea Negra: símbolo de poder e autoridade absoluta, um sinal de algo pertencente à elite.
GIESTA
Giesta é um arbusto da família Fabaceae que pode atingir até três metros e que apresenta (na maior parte dos casos) flores amarelas.
Existem vários gênero de giestas, como o esparto, cujo nome científico é spartium junceum e é conhecido também como giesta-dos-jardins. Este gênero tem origem na zona mediterrânica e é usada não só como decoração, mas também para fabricar cordas. O termo spartium vem do grego e serve para descrever plantas cujas fibras têxteis eram usadas para produzir cordas.
Outra espécie de giesta bastante conhecida é a Cytisus striatus, que teve origem em Portugal e por ser muito abundante, é muitas vezes considerada como uma erva daninha. Os ramos desta giesta são usados para fazer vassouras. Ainda hoje em aldeias, há pessoas que fazem vassouras artesanais amarrando vários ramos de giesta.
Uma característica das espécies pertencentes à família Fabaceae é que são arbustos usados para restaurar a fertilidade de terrenos onde cereais são cultivados.
A Giesta-branca, além de ser conhecida na jardinagem, é também famosa pela qualidade das suas flores, muito usadas na produção de mel.
No norte de Portugal, no dia 1 de Maio é comum ver ramos de Giestas decorando as portas das casas. Segundo a crença popular, a Giesta tem a propriedade de afastar o diabo e o mau-olhado das casas.
Este gracioso arbusto está também envolvido em uma história relativa à vida de Jesus. De acordo com a história, depois de Jesus nascer o Rei Herodes mandou matar todos os recém-nascidos para eliminar Jesus. Segundo a lenda, um dos ajudantes do Rei Herodes, para evitar que muitas crianças fossem mortas, sugeriu que na porta da casa de Jesus se colocasse um ramo de giesta. Desta forma, os soldados de Herodes saberiam qual a casa onde Jesus estava. Contudo, no dia seguinte, quando os soldados procuraram a casa ficaram espantados, porque todas as casas estavam enfeitadas com giestas nas portas. Assim, a giesta está relacionada com a tentativa falhada de matar Jesus.
Esta linda e aromática flor significa preferência e renovação.
PAPOULA
A papoula é uma planta da família Papaveraceae. A espécie mais conhecida e mais cultivada é a Papaver somniferum L., também conhecida como papoula dormideira, que é usada para obter o ópio. A flor desta planta pode ser branca, rosa, arroxeada ou vermelha.Papoula
A flor papoula pode significar falsa paixão, sonho, extravagância, fertilidade e ressurreição.
A papoula está fortemente ligada ao ópio, já que este é o látex do fruto da papoula enquanto ainda não está maduro. Este látex é bastante semelhante ao da seringueira, no entanto possui propriedades diferentes, sendo que o extraído da papoula contém morfina, codeína, papaverina e outras substâncias.
Há muitos anos a papoula vem sendo usada para fins medicinais. Na Mesopotâmia, por exemplo, um chá feito com a papoula servia para tratar insônias e prisão de ventre. Algum tempo mais tarde os babilônios e assírios usavam a seiva da papoula para produzirem remédios. O pai da medicina, Hipócrates, foi dos primeiros a registrar os efeitos medicinais desta planta. Alguns autores acreditam que um médico grego usava o ópio nos gladiadores em Roma. Esta substância ganhou popularidade na Europa no princípio do séc XVI, mas a sua propagação foi controlada pela Igreja Católica. Por volta dessa altura, uma fórmula à base de suco de papoula foi criada pelo médico suíço Paracelso. A crença que este remédio - o láudano - curava várias doenças e até tinha o poder do rejuvenescimento, fez com que o ópio ficasse ainda mais famoso em todo o mundo.
Em 1803, Friedrich Sertürner inventou a morfina depois de pesquisar e observar os variados efeitos do ópio. Esse não foi apenas o primeiro alcaloide a ser extraído do ópio, foi o primeiro alcaloide a ser extraído de uma planta
ROSA DO DESERTO
A Rosa do Deserto, também conhecida como Flor do Deserto, é uma planta originária do Sul da África e da Península Arábica. O seu nome científico é Adenium obesum e faz parte da família Apocynaceae.
Esta plantas podem alcançar os 4 metros de altura e um metro e meio de largura. Apresentam flores deslumbrantes e como são plantas habituadas ao clima do deserto, também se adaptam e se desenvolvem bem em países tropicais.
Apresenta uma forma pouco usual, com um caule muito desenvolvido na base, porque para subsistir no deserto, tem que suportar fortes ventos e acumular água. As suas flores possuem cores muito variadas, podendo ter tonalidades do branco ao cor de vinho escuro e também lilás e vermelho. A nível de polinização, estas plantas requerem polinização manual, ou então é possível adquirir mudas. Podem ser cultivadas nos países com um inverno mais rigoroso, mas têm que ser cultivadas em estufas, visto que as rosas do deserto morrem se estiverem em temperaturas inferiores a 14 Cº.
A Rosa do Deserto possui amantes e colecionadores espalhados por todo o mundo. Tendo em conta que é uma planta que possibilita a enxertia, é possível conseguir diferentes modelagens, com flores de variedades diferentes na mesma planta. Isto significa que cada planta pode ser personalizada ao gosto do seu dono. Por este motivo, estas plantas são muito apreciadas e muitas atingem preços altíssimos no mercado mundial, sendo neste aspeto parecida com o bonsai.
TULIPAS
As Tulipas Negras são flores preciosas, símbolo de elegância e sofisticação. A Tulipa Negra é também conhecida como "Rainha da Noite". São flores muito apreciadas pelos amantes de tulipas em todo o mundo.
O preto não é uma cor produzida naturalmente pelos pigmentos usados pelas flores. A cor escura da Tulipa, assim como outros tons não naturais das flores, são conseguidos através de processos de manipulação. As técnicas utilizadas por cientistas vão desde os enxertos aos processos químicos, com recurso a corantes que alteram a coloração das pétalas. Tendo em conta que o preto (apesar de não ser exatamente essa a cor da Tulipa Negra) não é uma cor natural nas Tulipas, a sua manipulação para conseguir essa cor faz com que essas flores sejam ainda mais raras e consequentemente atinjam valores muitos altos no mercado.
No caso da Tulipa Tegra, existe uma lenda associada à sua origem. É a estória de uma jovem de origem persa nutria um grande amor por um jovem da sua região. Porém, o seu amor não era correspondido e ao ser rejeitada, a jovem fugiu para o deserto e chorou muito. Segundo a lenda, em cada local onde uma lágrima sua tocava a areia do deserto, nascia uma Tulipa Negra.
Tulipas são flores resistentes cultivadas em diversas cores, e é uma flor considerada muito luxuosa, com grande charme e requinte, uma vez que o próprio nome significa turbante, ou “o rei das flores”. Apesar de se acreditar que as Tulipas são flores originárias da Constantinopla, atualmente Istambul, na Turquia, alguns afirmam que esta flor surgiu na China.
Esta flor é um dos símbolos da Holanda, onde a sua popularidade começou a aumentar no século XVII, e uma só flor tinha um alto valor monetário. A Tulipa é facilmente cultivada na Holanda e numa certa altura foi mesmo a sua quarta maior fonte de renda.
Tendo em conta que não se adapta a climas tropicais, a Tulipa não é cultivada naturalmente no Brasil. Apesar disso, é possível encontrá-las à venda no Brasil entre Março e Setembro, pois o seu cultivo é feito com a ajuda de estufas que produzem as baixas temperaturas que a Tulipa necessita. Existem aproximadamente cem espécies de Tulipas, e o seu manuseio requer cuidado, pois libertam uma substância que pode causar conjuntivites, rinites e ataques de asma.
Tulipa é uma flor que também marcou a história, na Idade média, as Tulipas vermelhas eram o símbolo da loucura, e os próprios médicos utilizavam a flor como símbolo de que a pessoa tinha sido curada, estava sã.
O preto não é uma cor produzida naturalmente pelos pigmentos usados pelas flores. A cor escura da Tulipa, assim como outros tons não naturais das flores, são conseguidos através de processos de manipulação. As técnicas utilizadas por cientistas vão desde os enxertos aos processos químicos, com recurso a corantes que alteram a coloração das pétalas. Tendo em conta que o preto (apesar de não ser exatamente essa a cor da Tulipa Negra) não é uma cor natural nas Tulipas, a sua manipulação para conseguir essa cor faz com que essas flores sejam ainda mais raras e consequentemente atinjam valores muitos altos no mercado.
No caso da Tulipa Tegra, existe uma lenda associada à sua origem. É a estória de uma jovem de origem persa nutria um grande amor por um jovem da sua região. Porém, o seu amor não era correspondido e ao ser rejeitada, a jovem fugiu para o deserto e chorou muito. Segundo a lenda, em cada local onde uma lágrima sua tocava a areia do deserto, nascia uma Tulipa Negra.
Tulipas são flores resistentes cultivadas em diversas cores, e é uma flor considerada muito luxuosa, com grande charme e requinte, uma vez que o próprio nome significa turbante, ou “o rei das flores”. Apesar de se acreditar que as Tulipas são flores originárias da Constantinopla, atualmente Istambul, na Turquia, alguns afirmam que esta flor surgiu na China.
Esta flor é um dos símbolos da Holanda, onde a sua popularidade começou a aumentar no século XVII, e uma só flor tinha um alto valor monetário. A Tulipa é facilmente cultivada na Holanda e numa certa altura foi mesmo a sua quarta maior fonte de renda.
Tendo em conta que não se adapta a climas tropicais, a Tulipa não é cultivada naturalmente no Brasil. Apesar disso, é possível encontrá-las à venda no Brasil entre Março e Setembro, pois o seu cultivo é feito com a ajuda de estufas que produzem as baixas temperaturas que a Tulipa necessita. Existem aproximadamente cem espécies de Tulipas, e o seu manuseio requer cuidado, pois libertam uma substância que pode causar conjuntivites, rinites e ataques de asma.
Tulipa é uma flor que também marcou a história, na Idade média, as Tulipas vermelhas eram o símbolo da loucura, e os próprios médicos utilizavam a flor como símbolo de que a pessoa tinha sido curada, estava sã.
Tulipas vermelhas significam amor eterno, amor perfeito, amor irresistível, e representam para quem as dá uma verdadeira declaração de amor, simbologia de um amor eterno, um amor verdadeiro e cuidadoso, aquele que não terá fim. Assim como acontece com a rosa vermelha, este forte simbolismo com o amor também caracteriza a tulipa vermelha.
Tulipa é uma flor considerada muito luxuosa, com um grande charme e requinte, uma vez que o próprio nome significa turbante, ou “o rei das flores”.
A Tulipa vermelha está associada ao 11º aniversário de casamento e é muitas vezes oferecida como presente nesta data, pois tem como simbolismo a renovação. Sabendo isto, ela representa então uma boa escolha para marcar a entrada na segunda década de união.
De acordo com o Feng Shui, as Tulipas vermelhas possuem a propriedade de trazer fama ou fazer com que um indivíduo conquiste a fama de forma rápida. Além de poder atrair amor, muitos acreditam que esta flor também é capaz de atrair riqueza.
Em geral, a tulipa vermelha significa o amante perfeito ou ideal, são apelos de amor, e são conhecidas por serem um ótimo presente após uma briga de casal, uma vez que transmitem um amor verdadeiro e que a pessoa está arrependida e cheia de amor.
A tulipa vermelha é a flor do escudo da Holanda e um dos símbolos do país.
Existe uma lenda turca que serve para explicar o significado por trás da tulipa vermelha. A lenda conta que Farhad, um príncipe, estava perdidamente apaixonado pela jovem Shirin. Um dia, Farhad foi informado que a sua amada tinha sido morta. Não aguentando a tristeza e a dor, o jovem príncipe decidiu terminar a sua vida, cavalgando para um precipício. Segundo a lenda, cada gota de sangue do príncipe fez nascer uma tulipa vermelha, simbolizando assim o amor perfeito.
A tulipa vermelha é a flor do escudo da Holanda e um dos símbolos do país.
Existe uma lenda turca que serve para explicar o significado por trás da tulipa vermelha. A lenda conta que Farhad, um príncipe, estava perdidamente apaixonado pela jovem Shirin. Um dia, Farhad foi informado que a sua amada tinha sido morta. Não aguentando a tristeza e a dor, o jovem príncipe decidiu terminar a sua vida, cavalgando para um precipício. Segundo a lenda, cada gota de sangue do príncipe fez nascer uma tulipa vermelha, simbolizando assim o amor perfeito.
COPO-DE-LEITE
Pela sua cor branca, a flor Copo-de-Leite significa pureza, paz, tranquilidade e calma. É uma flor bela e graciosa, que ilumina e enche de alegria qualquer ambiente. Em alguns casos esta flor também é usada para expressar indiferença.
O espádice amarelo que se destaca no interior da flor simboliza prosperidade, felicidade e iluminação espiritual.
As flores Copo-de-Leite são inspiração para artistas, que as fotografam ou pintam de diversas formas em telas que irão trazer acolhimento e harmonia ao local onde estarão expostas.
A flor aveludada tem um desenho natural que a torna muito elegante e sofisticada. É uma planta amplamente cultivada para ornamentação.
Nos casamentos, são usadas em arranjos decorativos ou mesmo nos buquês trazidos pelas noivas, que as escolhem por simbolizar a pureza e inocência associadas ao ato sagrado. Por ser uma flor muito apreciada em termos de decoração, há muitas pessoas que reproduzem a flor Copo-de-Leite artificialmente através de trabalhos manuais. Um material muito usado para recriar a flor em questão é o E.V.A. ou em Crochê.
A planta Copo-de-Leite, cujo nome científico Zantedeschia aethiopica, é originária do Sul da África e pertence à família das Aráceas. O nome do gênero desta planta foi atribuído pelo botânico alemão Kurt Sprengel em homenagem ao botânico italiano Giovanni Zantedeschi. A flor Copo-de-Leite também é conhecida como Lírio-do-Nilo, Calla-Branca ou Jarro (em Portugal).
É necessário cautela no manuseio por ser uma planta tóxica. No caso de haver contato nos lábios ou língua, é comum haver irritação, inchaço, salivação abundante, dificuldade de engolir e respirar. Esta flor cresce facilmente em ambientes com muita umidade, por isso é comum vê-las frondosas à beira de lagos, poços, etc.
FLOR DE CEREJEIRA
Flor de Cerejeira significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. É uma flor de origem asiática, conhecida como “Sakura”, a flor nacional do Japão, onde estão documentadas mais de 300 variedades de cerejeiras.
O início da floração das cerejeiras marca o fim do inverno e a chegada da primavera. São aguardadas com ansiedade pelos japoneses, que organizam em todo o país diversas festividades em torno do “Hanami” .
Uma lenda conta que a palavra "Sakura" surgiu com a princesa Konohana Sakuya Hime, que caiu do céu perto do Monte Fuji, tendo se transformado nessa bonita flor. Também existe uma crença que o cultivo de arroz poderá ter originado a palavra, tendo em conta que "Kura" era o depósito onde esse alimento (visto por muitos japoneses como uma oferta divina) era guardado.
Os samurais, os guerreiros japoneses, eram grandes apreciadores da Flor de Cerejeira. Desde aqueles tempos, passou a estar associada à efemeridade da existência humana e ao lema dos samurais: viver o presente sem medo. Assim, a flor de cerejeira está também associada ao código do samurai, o Bushido.
A Cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta.
A popular tatuagem da flor de cerejeira é uma alusão à fugacidade da vida e que por isso temos que apreciá-la e aproveitar cada momento ao máximo, lembrando que assim como a flor da cerejeira é levada pelo vento em pouco tempo, a nossa vida também pode terminar abruptamente. Esta forma de viver era muito característica dos samurais.
É uma flor muito desenhada no “Moku Hanga”, uma arte japonesa tradicional semelhante à xilogravura, em que a madeira serve de matriz para impressão de gravuras e estampas japonesas. A Flor de Cerejeira também é muito popular na arte tradicional japonesa do origami, que através de dobras específicas em papel, cria objetos e animais. Uma Flor de Cerejeira em origami representa uma junção de dois aspetos fundamentais da cultura japonesa.
O fruto da cerejeira, a cereja, é considerado o maior símbolo de sensualidade, erotismo e sexualidade, principalmente pela cor vermelha intensa.
GERBERA
Gérberas são plantas do gênero Gerbera, que fazem parte da família Asteraceae (também conhecida como Compostas). Por serem da mesma família que o Girassol e a Margarida, as suas flores apresentam algumas semelhanças.
O nome Gerbera correspondente ao gênero desta planta foi atribuído pelo naturalista holandês Jan Frederik Gronovius em 1737, em homenagem a Traugott Gerber, um médico e naturalista alemão.
Gérberas, muito apreciadas em arranjos florais, têm alto valor comercial, sendo a quinta flor de corte mais vendida no mundo, depois das rosas, cravos, crisântemos e tulipas. Podem ter cerca de vinte tonalidades diferentes, entre elas o branco, amarelo, laranja, vermelho, rosa e roxo. A gérbera possui uma haste longa que lhe confere sustentação.
Esta flor decorativa floresce naturalmente na Ásia tropical, América do Sul, África e Madagascar, porque se adapta bem a climas temperados. As suas cores vivas e brilhantes servem para encher um ambiente de energia positiva e jovialidade.
Estas populares flores podem ter quase tantos significados como cores que apresentam. A gérbera simboliza a pureza e inocência das crianças, e também a beleza da vida e energia positiva da natureza. Elas também podem significar sensibilidade, sensualidade, amor, nobreza, alegria e simplicidade. Em muitas ocasiões elas também estão relacionadas com o sucesso, sendo oferecidas para congratular alguém pelo seu recente sucesso.
ROSAS
Rosas são flores muito populares, no mundo todo, e possuem diversos significados, o que vai depender de sua cor. As rosas existem há milhões de anos, há registros delas inclusive em fósseis, e desde então tornou-se cada vez mais popular, em qualquer lugar.
As rosas são formadas por folhas e flores, além de espinho, uma vez que são arbustos ou trepadeiras. Normalmente, as rosas são flores solitárias, apresentam-se normalmente com cinco pétalas, e nas mais variadas cores, como vermelho, branco, roxo, rosa, e outras cores que foram transformadas em laboratório, como as rosas azuis.
Rosas são conhecidas por seu aroma, pois onde passam deixam um cheiro muito marcante. Por esse motivo, as rosas, normalmente vermelhas, e cor-de-rosa tornaram-se símbolos do amor e da paixão, e estão sempre presentes em casamentos e comemorações de casais.
Significados das Cores das Rosas:
- Rosas Vermelhas: paixão, amor ardente, respeito, coragem, admiração;
- Rosas Amarelas: amor platônico, ou amor entre amigos, felicidade;
- Rosas Brancas: simboliza a paz, inocência e pureza;
- Rosas Azuis: significa verdadeiro amor eterno, forte e raro, mistério, conquista daquilo que é impossível;
- Rosas Champanhe: admiração, simpatia, fidelidade entre o casal;
- Rosas Cor de Rosa: amor, carinho;
- Rosas Cor de Rosa Escuro: gratidão;
-Rosas Cor de Rosa Claro: admiração e simpatia;
- Rosas Chá: respeito e admiração;
- Rosas Cor de Laranja: deslumbramento e encanto;
- Rosas Coral: desejo e entusiasmo;
- Rosas Lilás: amor à primeira vista;
- Rosa Roxa: amor de mãe.
SIGNIFICADO DAS CORES NAS FLORES
As cores das flores, seu perfume e formas costumam despertar nas pessoas sentimentos dos mais variados. O significado mais importante das flores se refere ao motivo que leva as pessoas a comprar e a enviar como presente, para um amigo, a namorada, um cliente, demonstrando assim que o outro é importante e que tem por ele uma afeição.
As flores podem ser enviadas como arranjos, onde as floriculturas procuram combinar a simbologia e as cores de acordo com o evento especial e a situação. Porém já está convencionado a simbologia das flores bem como as cores das flores especificadas.
De acordo com o convencionado, temos:
Flores Brancas
As flores brancas significam o perdão, a paz, a inocência, a pureza, lealdade. Exemplos: cravos, orquídeas, rosas, lírios, tulipas entre outras.
Flores Vermelhas
O principal significado das flores vermelhas é o amor. Essa cor simboliza a paixão, atração, fidelidade e amor. Exemplos: gérberas, tulipas, rosas, crisântemos entre outras.
Flores Azuis
É a cor do céu e do mar, simboliza a confiança, harmonia, amizade, fidelidade, amor. Exemplos: íris, Hortência, violeta entre outras.
Flores Amarelas
É uma cor alegre, que estimula a memória. É considerada a cor do verão e do sol e simboliza a amizade, o sucesso. Também expressa satisfação e alegria. Exemplos: girassol, margarida, lírio, rosa, crisântemo, tulipa, gladíolo.
Flores Roxas ou Violetas
É a cor da dignidade, do mistério, da aristocracia, da ausência de tensão, porém pode lembrar a violência, a agressão. Exemplos: hortênsias, amor-perfeito, violetas. *PS: Ressalto que violeta é a cor da espiritualidade.
Flores Verdes
É a cor da esperança, simbolizam a prosperidade, a sorte, dinheiro, fertilidade, crescimento. Exemplos: plantas, folhagens, fícus, heras, peperômia, antúrio.
Flores Laranjas
É a cor do fogo, significa contentamento, festa, fascínio, e pode também revelar orgulho. Exemplos: gérberas, orquídeas, tulipas.
Flores Cor de Rosa
Simbolizam a delicadeza, beleza, juventude, o amor. Exemplos: rosas, lírios, orquídeas, gladíolos, cravos, boca-de-leão.
COMBINAÇÃO DE CORES
Assim como as cores têm um significado individualmente, arranjos florais com flores e cores diferentes combinadas também têm um significado.
- Vermelhas e amarelas – Felicidade.
- Combinação de tons claros – Amizade e solidariedade.
- Vermelhas e brancas – União e harmonia
- Diferentes tons de rosa e vermelho – Amor e felicidade.