sábado, 26 de novembro de 2022

Diferença entre ELEMENTAIS e ENCANTADOS.

 
Diferença entre ELEMENTAIS e ENCANTADOS.


Resultado de imagem para elementais

Muitos Umbandistas, Exoteristas, Espiritualistas, entre outros, confundem "Encantados" com "Elementais".
Devido ao mau uso da informação e a pedido de nossos Mentores, decidimos elucidar a diferença entre um SER ELEMENTAL e um SER ENCANTADO.
Devemos lembra que Umbanda não é Candomblé! A Umbanda trabalha com os antepassados, que são espíritos ancestrais ou Eguns de Luz (como dizem nossos irmãos Candomblecistas). E o Candomblé trabalha com os Orixás.
Um SER ENCANTADO teve uma vida encarnada, mas "encantou-se" e tornou-se parte integrante da Natureza. Eles passaram a viver numa dimensão a parte, podendo auxiliar de diversas maneiras seus "assistidos". Um Encantado, apesar de ser "espírito", pode deslocar-se em algumas dimensões, que lhe são permitidas.
Um SER ELEMENTAL jamais teve vida encarnada! Os Elementais passaram e passam de uma dimensão a outra livremente, atuando nos diversos Planos, com a permissão Divina.
Assim, os "Cramunhãozinhos", Capetinhas, Fadinhas, Sereias, Hamadríades, Salamandras, Elfos, Gnomos, Duendes e, tantos outros, são SERES ELEMENTAIS.
Os ENCANTADOS, ao contrário dos ELEMENTAIS, são espíritos que tiveram vida carnal e se encantaram, ou seja, transformaram-se. Todo falangeiro (Entidade) de Umbanda teve vida encarnada.
Todo ORIXÁ é um Ser que jamais se encantou e jamais foi um elemental. Orixás são Divindades ou Seres Divinos. Ou seja, eles são Seres de Pura Energia que habitam dimensões extra-humanas. Os Orixás são cultuados no Candomblé e necessitam de "feitura" e "obrigações" para serem recebidos.
No entanto, dentro de algumas Nações do Candomblé existe o trabalho com os Encantados. Por exemplo, na Nação Jeje e na Nação Tambor de Mina e, também, na Encantaria.
Como exemplo de um Ser Encantado, podemos citar o Negrinho do Pastoreio... Como exemplo de Elemental, podemos citar as Fadas.
Muito Axé a todos que trabalham na Lei e na Ordem! E muita luz a todos que servem aos seus Orixás ou às suas Entidades com verdadeira dedicação.

877 Best Fairy's images | Fairy art, Fairy angel, Faeries