domingo, 27 de novembro de 2022

Baba Yaga

 

Baba Yaga


Vasilisa | Fairytale art, Fairytale illustration, Fairy tales

Baba Yaga ou Yadviga é uma Entidade considerada por muitos como um ser sobrenatural que vive no meio das Florestas. Alguns a chamam de Bruxa, outros lhe chamam de Feiticeira... Nas Nações Africanas elas são chamadas de Iya Mi Oxorungá.
Existem inúmeras lendas sobre essas Entidades, que passaram de geração em geração e cresceram... Cada lenda possui características próprias de sua região e de seu povo. Mas, em todas elas temos um ponto em comum: as crianças.
As Bruxas (Baba Yaga ou Iya Mi Oxorungá) foram consideradas, durante séculos, como seres devoradores de crianças. Na maioria das histórias, elas capturavam e matavam os pequeninos. Em algumas dessas histórias, elas até se alimentavam do sangue ou do coração de suas vítimas.
Baseados em todas essas crenças, muitas pessoas perseguiam e matavam mulheres que agiam de forma diferente dos padrões da Sociedade. A grande maioria eram benzedeiras, que se isolavam no meio das Florestas para viverem em paz.
Naquela época, os crimes contra a inocência ocorriam de forma velada nos lares de muitas famílias. Pais abusadores escondiam-se na pele de pessoas de bem. Quando as crianças conseguiam fugir, pediam socorro e eram atendidas pela piedade dessas mulheres... Então, sentiam-se confortáveis em sua presença e evitavam voltar para casa. Por que retornariam aos lares de seus agressores?
As autoridades locais conheciam a verdade e encobriam os fatos com histórias distorcidas da realidade. Enquanto pessoas inocentes eram levadas à fogueira, os verdadeiros culpados mantinham-se impunes.
As mães que denunciavam seus maridos, as benzedeiras que tratavam das feridas e as parteiras que tiravam os fetos incestuosos... Essas mulheres foram perseguidas de todas as maneiras! Torturadas, massacradas e condenadas, simplesmente, por saberem demais.
Não pensem vocês que as coisas mudaram... Se as Baba Yaga nos acompanham até hoje, cobrando um preço pela justiça perdida, é porque ainda existem os violentadores dentro de diversos lares, dentro de inúmeras Igrejas, dentro da Política e da Polícia.
Os violentadores são silenciosos e ardilosos. Os verdadeiros violentadores falam bonito, vestem-se bem e vivem em nossa Sociedade como pessoas de bem. Eles podem ser qualquer um... Por isso, tenha cuidado!
As Baba Yaga temem por nossas crianças! Elas querem proteger os pequeninos... Mas, elas são apenas Seres Sobrenaturais que necessitam de seus médiuns para defender a pureza infantil.
Afinal, elas são as Grandes Mães Ancestrais, as Defensoras da Vida e da Morte. Elas representam nossa Ancestralidade.

Resultado de imagem para cendrillon gravures