sábado, 26 de novembro de 2022

Ogun Malê

 

Ogun Malê

Alguns pronunciam seu nome como Ogun "Malei", devido a confusão entre o nome desse Ogun e a expressão "maleime" utilizada nas Casas de Culto.
Malê é uma palavra proveniente do yorubá imale, que significa: muçulmano. Na época em que os "imales" foram trazidos ao Brasil, muitas outras tribos, com diferentes etnias e costumes próprios, também foram escravizados.
Os Malês são os Povos Africanos provenientes da região onde hoje se localiza a República de Mali. Os habitantes dessa região possuem uma Cultura bastante diversa das demais... Essa diversidade ocasionava confusão, até mesmo entre os escravos, pois cada etnia comunicava-se em seu dialeto específico.
Devido a língua Yorubá ser bastante distinta de uma região a outra na África, as grafias e pronúncias eram mescladas. Isso causava discordâncias no vocabulário, pois cada etnia representava uma tribo e uma  Nação em particular.
Ogun Malê é considerado um Orixá de Nação, com culto nas Casas de Candomblé, onde é venerado como uma das qualidades de Ogun.
Quando a Umbanda apresentou-se em solo brasileiro, algumas Entidades mantiveram seu nome ligado ao Orixá que representam... Por isso, Ogun Malê no Candomblé é um Orixá, enquanto na Umbanda é o nome de uma Entidade que atua na Linha de Ogun.
Como Entidade, esse Ogun possui inúmeras histórias para contar e todas elas cheias de muitos acontecimentos! Mas, a seu pedido, aqui vamos relatar apenas uma delas.
As Entidades procuram se preservar e, para isso, não contam tudo sobre suas passagens terrenas. Em alguns casos, é possível conhecer várias vidas de uma Entidade, quando ela assim desejar...
Sobre o Senhor Ogun Malê, vamos ressaltar que ele escolheu narrar a vida em que viveu na Grécia, no século II a.C.. Nessa vida, em especial, ele era conhecido como Helano.
Em sua infância, cresceu ouvindo as histórias de conquistas de seu povo, como a "Guerra do Cavalo de Troia" e "Alexandre - o Grande", entre tantas outras... Ele também gostava de ouvir os mitos de seus deuses.
A Grécia era um Reino populoso e distinto nessa época, onde proliferavam as Artes, as Ciências e as Filosofias. Os gregos eram considerados pessoas cultas e de fino trato.
A Civilização Helênica (como também era conhecida) já havia ocupado grande parte da Europa, entre outros reinos... Porém, em 167 a.C. o sul da Grécia ficou sob os domínios da Macedônia e depois, em 146 a.C., a Península Grega foi anexada à Roma.
Helano era apenas uma criança, quando Roma assumiu o território grego... Nesse período, algumas regiões da Grécia ainda lutavam para manter a sua independência. No entanto, o avanço das tropas romanas era cada vez maior e mais destrutivo.
Helano cresceu sendo treinado para tornar-se um soldado na luta pela libertação de seu povo... Ele amava servir à Grécia e pertencer a essa Civilização era um privilégio!
Durante as batalhas, ele foi aos poucos subindo de cargo, até tornar-se um General. Era ele quem preparava suas tropas para a conquista de novos territórios.
Porém, por mais que lutasse, não conseguiu evitar que a guerra dominasse a Grécia. Com a invasão, a história da Grécia começou a ser modificada...
Toda Guerra possui um preço a ser pago: pela perda da vida de seus combatentes ou pela perda dos valores de sua Cultura. De qualquer forma, todos saem perdendo: uns mais, outros menos.
E Helano perdeu sua vida no ano de 99 a.C., quando os Romanos tomaram definitivamente a Grécia. Perdeu família, filhos e amigos. Muitos morreram na luta por seus valores e por seus ideais; inclusive, mulheres, crianças e idosos.
Essa foi uma vida que Helano demorou para superar e esquecer, pois a dor de ter perdido toda a sua gente era muito grande! Ele não entendia porque os deuses permitiram que tudo acontecesse! Então, seu espírito fechou-se em si mesmo...
Foi somente um século depois, quando renasceu em território judeu, que ele compreendeu o propósito maior de tudo aquilo. Mas, essa é uma outra história...

*Em escritos antigos de documentos da Umbanda, o nome Malê aparece escrito "Mallet".