domingo, 27 de novembro de 2022

Exu Cigano: o Rei da Magia e da Sedução.

 

Exu Cigano: o Rei da Magia e da Sedução.


"Eu trabalho na energia das duas bandas: A Banda da Direita e a Banda da Esquerda. Eu tenho obrigação de atuar na Esquerda como Exu, como primeira energia. Mas, em meus trabalhos, complemento minha ação com a energia da Direita. Isso quer dizer que em meu trabalho como Exu Cigano, eu posso atuar em todas as Linhas da Direita ou da Esquerda simultaneamente.
Por exemplo, se realizo um trabalho de cura, utilizo a vibração de Exu e de Oxóssi; se realizo um trabalho de limpeza, minha vibração exigirá a atuação das Mães d'Água; se realizo um resgate no Plano Espiritual, pedirei auxílio à Obaluaiê... Dessa forma, nunca estarei sozinho ou desamparado.
Agora que expliquei como desenvolvo meu trabalho, contarei a história de minha penúltima encarnação. Eu sei que, normalmente, relatamos nossa última existência... Mas, minha última vida foi uma vida comum de alguém que viveu para quitar uma dívida Khámica. Quitei a dívida e pude trabalhar nesse lado de cá como Exu Cigano.
Em minha penúltima existência terrena, nasci na Itália do século XVII, junto ao Povo Calon. Para quem não sabe, os Calon representam uma das Raças Ciganas, junto ao Povo RomSinti e outros... Nós também somos chamados de Kalé. Eu nasci na Época da Inquisição Europeia e de uma forte perseguição aos Povos Ciganos. Por conta disso, estávamos sempre nos mudando e viajando por territórios desconhecidos. Meus pais eram negociantes de peças de couro curtido, de várias origens.
Desde muito cedo eu aprendi a manejar facas, adagas e punhais com muita maestria. Eu era um exímio atirador à distância. Por isso, me chamavam de Zumavipe, que quer dizer desafiar... Eles acreditavam que bastava me desafiar para eu ganhar. E era verdade. Quanto mais desafiado eu era, mais eu me superava.
Os anos passaram e nós conseguimos nos esconder da Inquisição. Eu tornei-me um homem e herdei os negócios de meu pai, me casei e tive dois filhos (um casal). Eu tinha muito orgulho de minha gente e de minha família. Um dia, porém, tudo mudou... Estávamos acampados numa região onde, hoje, se localiza a Bélgica. Na época essa região era chamada apenas de Países Baixos, por agrupar diversos territórios.
Nesse local, fomos delatados e aprisionados. Durante a luta, eu sozinho com meus punhais, consegui matar setenta homens. Mas, eles eram mais de quatrocentos e em pouco tempo fui rendido... Nós fomos levados à sede da Inquisição, na Espanha. Fomos julgados e condenados ao cadafalso. Morremos todos juntos, inclusive meus filhos - tão pequeninos e inocentes...
Ciganos, piratas, feiticeiros, rebeldes ou todos aqueles que se opusessem à Coroa e à Igreja (qualquer Igreja) eram condenados. Forca para traição. Fogueira para bruxaria. Decapitação para os blasfemadores. Esquartejamento para os líderes de rebeliões. E tantas outras formas de condenação. Eles eram bastante criativos quando se tratava de condenar...
Na minha última existência nasci e morri como escravo em terras brasileiras. Agora vocês entendem porque sou um Exu e entendem porque sou um Cigano."