domingo, 27 de novembro de 2022

Pombagirinha de Oxum

 

Pombagirinha de Oxum

Ela nasceu entre os excluídos, nas ruas de Londres. Era o ano de 1623. Sua mãe a colocou na Roda dos Enjeitados, para que ela fosse criada por uma família de bem e tivesse um destino diferente do seu... Mas, quis o destino que sua vida seguisse o mesmo caminho e quem a adotou nada tinha de bom em seu coração.
Desde o começo sofreu maus tratos e recebeu castigos diversos. Apanhou muito daqueles a quem mais amou e considerou. Quando completou oito anos, seu pai adotivo a violentou... Mesmo assim, em seu coração uma canção sempre tocava, talvez aquela que ouviu no útero, enquanto sua mãe a aguardava. Nos momentos de angústia, tristeza e solidão, lembrava de ter ouvido falar de uma mãe muito amorosa chamada Maria. Então, clamava por proteção a essa mãe que nem conhecia...
Sempre imaginou que tudo poderia mudar; então, inventou um outro mundo, onde ela poderia ser feliz. Nesse mundo imaginário, não havia dor ou sofrimento; as pessoas eram amorosas e respeitavam umas às outras. No seu mundo ela seria alguém capaz de ajudar os outros e receberia gratidão em troca.
Ela tinha um nome que pouco era pronunciado, porque lhe diziam outros nomes pouco apreciáveis. Mas, ela gostava de seu nome e quando podia dizia-o para si mesma para não esquecê-lo. Então, repetia: Melissa, eu sou Melissa.
Uma vez ela viu a planta que lhe deu o nome e sentiu seu aroma. E pensou: um dia eu serei cheirosa como essa flor. E assim viveu nossa pequena flor de coração entristecido até o dia em que adoeceu gravemente e foi abandonada para morrer...
Quando ela partiu para outra vida, com seus oito anos, apenas, partiu sorrindo porque ia encontrar a Mãezinha Amorosa que ela tanto amou sem conhecer... Em sua nova vida, no outro mundo, recebeu carinho, conforto e atenção de pessoas estranhas. Descobriu que não era mais uma pessoa, era um espírito, agora.
Não entendia nada de espíritos, porque só tinha ouvido falar das almas penadas. E pensou: Será que sou uma alma penada? A moça que lhe cuidava sorriu e respondeu: Meu anjo, almas penadas são espíritos sofredores e você não está sofrendo... Seu coração é puro, minha flor. E Melissa refletiu: Eu sou uma flor. E sorriu...
No lugar onde estava tudo era muito diferente daquilo que imaginou... e muito melhor! Ela fez amigos e estudou - ela nunca tinha estudado! Achou ótimo estudar! Aprendeu um monte de coisas. A moça que sempre conversava com ela, falou que se chamava Maria e ela pensou: Será que é a Maria que eu amo tanto? A moça sorriu e respondeu: Não, meu anjo, eu trabalho pra essa Maria que você tanto ama. E contou a história dela e de Jesus. Depois falou: Mamãe Maria é nossa Protetora. Em nosso Reino existem muitos trabalhadores e uma hierarquia muito grande. Cada Reino possui um responsável, que cuida e protege a todos. Esse Protetor é chamado Orixá. Ele comanda muitos trabalhadores, que trabalham ajudando as pessoas na Terra. Melissa pensou e falou: Isso, é isso que quero fazer, ajudar... Maria sorriu e falou: Então, vou preparar você para ajudar os outros e você será um Espírito Guia. Melissa pensou: Gostei de ser chamada de Espírito GuiaMelhor que ser Alma Penada. E riu dela mesma... Maria riu também das suas considerações.
Melissa foi preparada, instruída e orientada. Recebeu o nome de sua Falange: Pombagirinha Maria das Dores. Pombagirinha, porque ela guardava o mistério da dor. Maria das Dores para representar sua falange e a Orixá que lhe comandava. Soube depois que seria Oxum e que ela representava a água. Isso era bom... Melissa amava a água. Foi dessa forma que surgiu a Pombagirinha Maria das Dores, trabalhadora amorosa do Reino de Mamãe Oxum.

Imagem relacionada