sábado, 26 de novembro de 2022

E a Estrela de Davi se move sobre nós...

 

E a Estrela de Davi se move sobre nós...



Felizes aqueles que adquiriram sabedoria e a usaram com parcimônia! O Senhor Yaweh deu a Davi o dom da guerra quando ele nem sabia guerrear; deu a ele o dom do comando, quando ele não sabia comandar; deu a ele o dom de reinar, quando reinos ele não tinha. Deus pode dar e Deus pode tirar. E Deus deu a Davi o que era de seu merecimento.
Davi nos ensina a mansidão, a misericórdia e a coragem. Com ele aprendemos que tudo é possível! Ou seja, no arquétipo de Davi enfrentando o gigante Golias, Deus nos ensina que é possível enfrentarmos nossos maiores "gigantes": medo, angústia, tristeza, insatisfação, inveja, cobiça, revolta, mágoa, etc. Portanto, ao jogarmos a pedra e atingirmos a cabeça daquilo que nos parece gigante, estaremos atingindo o ápice dos problemas e derrubando-os por terra!Davi representa o princípio primordial da Cultura Judaico-cristã. Ele é o início da descendência de Jesus. Davi é o primeiro Rei a acreditar no Deus Único e a professar a sua fé nesse Deus. Davi foi o pai de uma grande Linhagem! E dela nasceu também Salomão. Na Umbanda Sagrada Davi representa a proteção de Xangô e o comando das Falanges Orientais Ancestrais. Muitos trabalhadores espirituais atuam sob a égide de Davi e de Salomão.
Inúmeros  personagens Bíblicos servem como referência para nossas vidas. Eles são exemplos de fé, coragem, obediência, paciência, entre outros atributos. Porém, somente um deles foi considerado pelo próprio Deus como "O homem segundo o meu coração" (1 Sm 13,14).

Imagem relacionada

Diferente de muitos santos ou profetas, Davi era semelhante a qualquer um de nós. Ele era um jovem comum à sua época, pois não possuía uma aparência exuberante (1 Sm 16, 12); sabia, apenas, pastorear as ovelhas de seu pai (1 Sm 16,11); vivia num pequeno povoado de Belém (1 Sm 16,1); era um excelente músico (1 Sm 16,18); entre muitas outras qualidades de simplicidade...
Por isso, muitos questionavam: "Por que tanta honra a um homem que, apesar de notável, teve sua vida pontuada por graves pecados, como adoração e adultério?" Porque ele conhecia suas limitações (Sl 131), mas sempre atribuía suas vitórias à Deus (1 Sm 17;37 e Sl 34; 4-7). Davi também continuou com suas tarefas de pastor, mesmo sendo um ungido do Senhor (1 Sm 16;19) e isso demonstra o quanto ele era humilde!


Ele trabalhou como músico do Rei Saul (1 Sm 16; 17-18 e3 1 Sm 16; 20), pois este era atormentado por maus espíritos; mas, quando Davi dedilhava a harpa eles se afastavam... Portanto, Davi usava seu dom de cura espiritual através da música. E assim, Davi aprendeu que a melhor maneira de alcançar o coração de Deus é o caminho da humildade, da sinceridade e do arrependimento.
Como qualquer homem, Davi enfrentou momentos de crises e sentimentos de ódio, raiva e desejo de vingança. Davi teve a chance de matar Saul, após ter sido traído por ele, mas soube lidar com seus sentimentos negativos (1 Sm 24; 1-22) e superar sua mágoa.


A Estrela de Davi

Muitas "Ordens" ou Sociedades Ocultas utilizam a Estrela de Seis Pontas ou Hexagrama como símbolo majoritário. Elas atribuem o início do conhecimento a Davi. A Estrela de Davi é conhecida como ESCUDO SUPREMO de Davi ("Magen David" em hebraico) ou Selo de Salomão. As seis pontas simbolizam o governo de Deus sobre o Universo em todas as seis direções.
Alguns dizem que a Estrela de Davi é uma figura complicada entrelaçada que não tem seis (hexograma), mas sim 12 lados (dodecagrama). Também podemos considerá-la como composta de dois triângulos sobrepostos ou sendo de seis triângulos menores emergindo de um hexagrama central. Como o povo judeu, a estrela tem doze lados, representando as doze tribos de Israel. No Hinduísmo cada ângulo representa um "deus" da Trindade: Brahma, Vishnu e Shiva - o Criador, Preservador e Destruidor, respectivamente.
  

A estrela de seis pontas (hexagrama), feita de dois triângulos entrelaçados, pode ser encontrada em muitos objetos sacros, filosóficos e exotéricos. A bandeira de Israel tem uma Estrela de David azul centralizada. A área central da estrela de seis pontas representa a dimensão espiritual, rodeada pelas seis direções universais. O Shabat (sétimo dia) dá equilíbrio e perspectiva de vida aos demais dias da semana.
Os dois triângulos também podem representar o relacionamento recíproco entre o Povo Judeu e Deus. O triângulo apontando "para cima" simboliza nossas boas ações que sobem ao céu e que ativam um fluxo de boa vontade que retorna à terra, simbolizado pelo triângulo apontando para baixo. Na Cabala, os dois triângulos representam as forças inversas que controlam o homem: o bem e o mal; ou seja, o espírito e o físico; ou o angelical e o terreno... e assim por diante.


O Hexagrama também foi utilizado para fins destrutivos. Os judeus foram obrigados a usar crachás especiais durante a Idade Média, tanto pelas autoridades muçulmanas, quanto pelas autoridades cristãs; e depois em Israel durante o Império Otomano. A Estrela também foi um triste símbolo durante o Holocausto, quando os nazistas forçaram os judeus a usarem uma estrela amarela como identificação.
O "Magen Davi" reconhece que nosso herói militar não venceu pela própria força, mas pelo apoio do Todo Poderoso. Isso também é mencionado na terceira bênção após a leitura da Haftará no Shabat: "Bendito sejas Deus, o Escudo de Davi!" Portanto, não importa se é uma estrela azul ondulando orgulhosamente numa bandeira ou uma estrela de ouro adornando a entrada de uma Sinagoga... A Estrela de David se destaca como um lembrete e um questionamento: "Nós confiamos plenamente em Deus, assim como confiou Davi?"

Imagem relacionadaImagem relacionada

Os Salmos de Davi

Os Salmos ou "Saltério" representam uma coleção de 15 cânticos (orações) do Povo de Israel. A palavra Salmo em grego significa "Cântico Sacro". Os Salmos surgiram em épocas diferentes, mas a maioria foram escritos por Davi e por seu filho Salomão. Davi enfrentou uma vida de turbulências e um reinado de provações; por isso, sempre buscava fortalecimento nas orações do Torah.
O Torah é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh e que constituem o texto central do Judaísmo. Ele contém os relatos sobre a criação do mundo, a origem da humanidade, o selo de Deus e Abraão, a libertação do Povo Judeu do Egito. O Torah foi escrito por Moisés e significa "instrução, apontamento, lei".


Davi começou a escrever os Salmos, como forma de manter contato íntimo com Deus. Em hebraico existem duas palavras que designam "Salmo": Tehellim e Mizmor - elas significam "Hino" ou "Louvor". Cada Salmo ou Hino indica uma adoração, aclamação ou súplica a Deus. Por isso, cada Saltério possui um significado próprio, expressando algum tipo de sentimento, como: súplica, alegria, dor, cansaço, etc. Por exemplo, Davi compôs o Salmo 6 quando estava muito doente. O Salmo 23 foi composto durante o período mais difícil da vida de seu autor. E existem inúmeros Salmos que citam a vinda do Messias...