domingo, 27 de novembro de 2022

Cigano Pablo Juan de Castañeda

 

Cigano Pablo Juan de Castañeda

Meu pai trabalhava com o comércio da madeira do castanheiro e, por isso, seu sobrenome passou a ser Castañeda. Quando minha família se mudou para a Europa eu era um adolescente e passei a auxiliar meu pai em seu ofício. Também comercializávamos jóias e outros artefatos. Viajávamos constantemente para evitar perseguições, porque assim evitaríamos qualquer elo com as pessoas locais. E isso impedia que elas soubessem sobre nós ou nossas vidas.
Cresci entre muitos países, conheci muitas culturas mas, nenhuma tão profunda e vasta quanto a nossa. Durante uma dessas viagens conheci uma bela jovem chamada Cláudia Soares. E com ela me casei anos mais tarde. Apesar de não ter nascido cigana, ela foi adotada pelo meu povo após a morte de seus pais. Nossa vida foi muito boa, mesmo enfrentando dificuldades e perseguições.
Em outra hora contarei sobre minha vida conjugal e o final de minha existência como "gitano". Hasta brevedad!