OS SETE SÍMBOLOS CIGANOS - Parte I
Os símbolos são fundamentados em varias religiões e Filosofias, são Chaves de aberturas de Portais para outras realidades Multidimensionais que existem em nosso infinito Plano espiritual. Como em todas as tradições existem suas Crenças e seus símbolos aqui falaremos sobre os Símbolos Sagrados no Povo Cigano.
A Magia Através dos símbolos possui um mistério infinito que cada um passa a trabalhar em um grau e faixa vibratória de cada pessoa, atingindo infinitas realidades espirituais que possam estar ligadas a cada pessoa.
Muito se vê em vários locais sobre a negativação de símbolos, muito se promete com a ativação de seus Mistérios e muito se recebe também com suas atuações. Prometem Riquezas, mas tudo o que esses seres dão por outro lado tiram, nunca esqueçam que até os símbolos que são julgados negativos tem um Guardião Celestial Multidimensional e Multivibracional para vigiar cada ativação e não demora muito para ser cobrado pelos atos insanos que provem de pensamentos de Pessoas que são conduzidas a fazerem o mal aqui na terra e depois quando desencarnarem essas pessoas serão chamadas a prestar contas também pelos seus maus hábitos carnais, terão também que responder por difamarem um Mistério Divino.
Símbolos são algo que devemos carregar em nossa vida como uma fonte de Luz e nos alimentar com essa luz e como possuímos as Chaves dos Mistérios Sagrados então é nosso dever e Missão conduzir o maior numero de Pessoas e Almas para a Luz Divina, segundo os merecimentos e necessidades de cada uma.
Aqui falaremos sobre os Símbolos segundo nossa cultura e logo depois sobre os Sete Símbolos Ciganos na Tradição Guardiã da Lei Divina.
SÍMBOLOS CIGANOS
Na cultura cigana, além da Bandeira e do Hino, existem outros 7 (sete) símbolos. Por uma questão de importância mostraremos a seguir a Bandeira e o Hino e ao final os outros símbolos.
BANDEIRA CIGANA
A Bandeira como símbolo de um grupo, têm seu significado “encantado”!
Esta bandeira foi instituída como símbolo internacional de todos os Ciganos do mundo no ano de 1971, pela Internacional Gypsy Committee Organized no ” First World Romani Congress ” – Primeiro Congresso Mundial Cigano – realizado em Londres.
A roda vermelha no centro da bandeira simboliza a vida, representa o caminho a percorrer e o já percorrido. A tradição, como continuísmo eterno, se sobrepõe ao azul e ao verde, com seus aros representando a força do fogo, da transformação e do movimento.
O azul representa os valores espirituais, a paz, a ligação do consciente com os mundos superiores, significando libertação e liberdade.
O verde representa a Mãe Natureza, a terra, o mundo orgânico, a força da luz do crescimento vinculado com as matas, com os caminhos desbravados e abertos pelos Ciganos. Representa o sentimento de gratidão e respeito pela terra, de preservação da natureza pelo que ela nos oferece, proporcionando a sobrevivência do homem e a obrigação de ser respeitada pelo homem, que dela retira seus suprimentos, devendo mantê-la e defendê-la.
A CORUJA
Simboliza segurança. É usada para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, financeiro, e para se livrar de perdas materiais.
A CHAVE
Simboliza as soluções. É usado para atrair boas soluções de problemas. O símbolo da chave quando trabalhado no fogo costuma atrair sucesso e riquezas.
A ESTRELA DE 5 PONTAS
Simboliza evolução. É usado para proteção, além de estar associada à intuição, sorte e êxito. A estrela representa o domínio dos cincos sentidos. Também conhecida como o Pentagrama.
A ESTRELA DE 6 PONTAS
Simboliza proteção. É usada como talismã de proteção contra inimigos visíveis e invisíveis. Também conhecida como Estrela Cigana e Estrela de David. A Estrela Cigana é o símbolo dos grandes chefes ciganos. Possui seis pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está a cima e o que está a baixo. Representa sucesso e evolução interior.
A FERRADURA
Simboliza energia e sorte. É usada para atrair energia positiva e boa sorte. A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta a má sorte.
A LUA
Simboliza a magia e os mistérios. Usada geralmente pelas ciganas, para atrair percepção, o poder feminino, a cura e o exorcismo atentando sempre as fases: nova, crescente, cheia e minguante. A lua cheia é o maior elo de ligação com o sagrado, sendo chamada de madrinha. As grandes festas sempre acontecem nas noites de lua cheia.
A MOEDA
Simboliza proteção e prosperidade. Usada contra energias negativas e para atrair dinheiro. A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada à riqueza material e espiritual, que é representada pela cara e coroa. Para os ciganos, cara é o ouro físico, e coroa, o espiritual.
O PUNHAL
Simboliza a força, o poder, vitória e superação. É muito usado nos rituais de magia, tem o poder de transmutar energias. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, um dos grande símbolos de superação e pioneirismo, além da roda. O punhal também é usado na cerimônia cigana de noivado e casamento, onde é feito um corte nos pulsos dos noivos, em seguida o pulsos são amarrados em um lenço vermelho, representando a união de duas vidas em uma só.
A RODA
Simboliza a Samsara (Roda de Samsara), representando o ir e vir, o circular, o passar por diversos estados, o ciclo da vida, morte e renascimento, e é usada para atrair a grande consciência, a evolução, o equilíbrio. A roda é o grande símbolo cigano, que é representado pela roda dos vurdón que gira. Devem ser respeitados pois são detentores das tradições. É o maior tesouro do cigano, ao contrário da cultura dos gadjes onde o idoso é menos respeitado porque não contribui economicamente.
A TAÇA
Simboliza união e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa valor e comunhão eterna.
O TREVO
É o símbolo mais tradicional de boa sorte. Trevo de quatro folhas: traz felicidade e fortuna. Quando se encontra um trevo de quatro folhas na natureza, pode-se esperar sempre boas notícias.
OBS: Continua ...