CROMOTERAPIA A MAGIA DA CURA PELAS CORES - PARTE III
CROMOTERAPIA PRÁTICA
As cores podem ser utilizadas em diversas áreas, com resultados espantosos. Apenas recentemente seu poder começa a ser reconhecido por médicos, psiquiatras, o mundo da moda, marketing, etc. Isto por que as cores têm uma linguagem própria, que fala diretamente ao nosso íntimo e às nossas emoções podendo influenciar todos os ramos de nossa vida, tais como: sucesso nos negócios, na vida familiar, na vida sentimental, na saúde, no emprego, etc. Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais, etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar; o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.
A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, reestabiliza o equilíbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura. No tratamento Cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas como fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contato com a natureza, assim como a terapia dos sons coloridos e óculos coloridos, aura soma e outros. Aqui no Brasil, a Profª. Ondina Balzano desenvolveu um aparelho para facilitar a aplicação das cores nos tratamentos, chamado de Pyracromos, mas existem outras formas de aplicação como lanternas, lâmpadas coloridas, laser, etc. Como se vê há uma infinidade de aplicações das cores para fins de cura:
1) Luz do Espectro Solar
Para essa técnica utilizamos um copo, garrafa, ou recipiente de vidro transparente, e neste, colocamos água potável, envolvendo-o com papel colorido (na cor recomendada conforme tabela de tratamento). A exposição ao sol deverá ser de, no mínimo, 4 horas, para que a água possa ser energizada com a energia solar refletida pelo papel colorido.
Deverão ser tomados dois copos de água carregada ao dia, sendo um pela manhã em jejum e o outro à noite antes de dormir. A duração desta técnica de tratamento extende-se até a melhora do sintoma.
Deverão ser tomados dois copos de água carregada ao dia, sendo um pela manhã em jejum e o outro à noite antes de dormir. A duração desta técnica de tratamento extende-se até a melhora do sintoma.
Essa técnica também pode ser usada com óleo de amêndoas para massagens locais (apenas uso externo).
2) Luz de Lâmpadas Coloridas ou Banhos de Luz
São fáceis de realizar se possuirmos uma luminária com foco móvel e as lâmpadas da cor correspondente. É importante verificarmos se o calor da lâmpada é agradável. Faz-se necessário ter tempo e tranqüilidade, para que o corpo possa absorver os raios de maneira mais eficaz. Basicamente, devem-se fazer os banhos de luz com a freqüência e duração de tempo, de acordo com a sensação do nosso corpo. Ele nos transmite o que é melhor para ele e devemos confiar na sua linguagem.
3) Alimentação Natural
As cores desempenham um papel muito importante na alimentação. Quanto mais substâncias coloridas são introduzidas no organismo, tanto mais ele é provido de vitaminas, elementos menores e enzimas. Quando estamos em tratamento, é ideal escolher alimentos que têm sua cor relacionada com o seu tratamento Cromoterápico. Exemplo: se estiver tratando com a cor amarela, procurar ingerir mais alimentos com essa tonalidade.
4) Mentalização das Cores
Se você tiver certa facilidade em visualizar mentalmente às cores do espectro, poderá ser feita essa mentalização no respectivo local ou órgão pelo prazo de 30 segundos duas vezes ao dia. É possível também imaginar as cores durante a meditação, respiração, obtendo com isso benefícios efetivos, já que um processo de cura inicia sempre internamente, numa modificação das células do corpo.
5) Óculos Coloridos
Está cientificamente comprovado haver uma ligação entre o sistema neurovegetativo e os olhos, e como o sistema neurovegetativo tem ligação com todos os órgãos, é compreensível que o efeito das vibrações das cores dê-se através dos olhos. Baseados neste princípio foram inventados os óculos coloridos, que representam uma possibilidade excelente para a cromoterapia. Olhar quinze minutos através dos óculos coloridos é suficiente para conseguir um efeito de cura. Os óculos coloridos são um meio moderno e simples do uso da cromoterapia.
6) Terapia dos Sons Coloridos
A terapia de sons “coloridos” produz uma modificação das vibrações externas através do estímulo de estruturas sonoras do cérebro, o que provoca uma mudança de estado da consciência. Isso resulta no equilíbrio das funções cerebrais, que o ouvinte sente como muito prazeroso. O efeito é a redução de pressões psíquicas como medo, stress, etc., resultando em uma melhora ou até na eliminação de sintomas psicossomáticos. Tanto cores, como sons, são fenômenos vibratórios. Cada som irradia uma determinada cor (cores sonoras) e assume uma determinada forma. Esta forma produz um som e este som é o som fundamental, cada nota corresponde a uma cor:
- Vermelho=DÓ
-
Laranja=RÉ
- Amarelo=MI
- Verde=FÁ
- Azul=SOL
- Índigo=LÁ
- Violeta=SI
A música das cores é ainda relativamente desconhecida. Ela dá uma possibilidade de transmitir tranqüilidade ao nosso corpo e vai mais além, transforma e eleva as qualidades do corpo, mente e alma.
7) Terapia das Pedras e Cristais
Cada pedra preciosa, semi-preciosa ou cristal são um campo concentrado de energia que irradia vibrações constantes e quando se está aberto para elas, podem através de sua freqüência vibratória, tocar-nos intensamente. Nós seres humanos, somos muito receptivos as suas irradiações coloridas, somos formados por elementos muito sutis, que vibram em determinadas cores e, por isso, podemos, com as cores puras das pedras e/ou cristais nos fortalecer, purificar e energizar.
Existem determinadas pedras preciosas e/ou cristais e determinados centros de energia vibratória (chakras) no corpo humano, cujas freqüências são semelhantes e devido a isso age um sobre o outro. Isto significa que as pedras preciosas/cristais, através de suas freqüências vibratórias coloridas, possuem ação sobre os centros de força da pessoa com a frequência idêntica, o resultado é a harmonização dos chakras. Diamantes, rubis, esmeraldas e safiras têm uma qualidade vibratória muito elevada, mas sem dúvidas existem muitas alternativas mais baratas que podem ser usadas como fortes elementos de limpeza ou harmonização tipo: cristais, granada, lápis-lazúli, citrino, rodocrosita e malaquita, ametista, quartzo rosa, crisoprásio, sodalita, etc.
A seguir uma pequena idéia de como usar as pedras de acordo com as necessidades e cores:
- Para manutenção da vitalidade e saúde, usar: pedras preciosas ou cristais: vermelho, cor de laranja e cor de rosa;
- Para regeneração do corpo: pedras azuis ou verdes
- Para energia vital: as de cor amarela;
- Para desenvolvimento espiritual e inspiração: as de cor violeta e púrpura.
8) Contato com a Natureza
Como nosso corpo físico está estritamente ligado ao nosso campo mental, faz-se necessário que esvaziemos a mente do estresse diário para tanto, o contato com a natureza é uma fonte benéfica para a tranqüilização da mente e harmonização do corpo. Temos ao nosso redor todas as cores e matizes que a natureza pode nos oferecer, esta com certeza é a nossa maior terapia das cores e é grátis.
Continua...
Para ler a parte I - acesse o link abaixo:
Para ler a parte II - acesse o link abaixo:
http://ametistadeluz.blogspot.com.br/2013/11/cromoterapia-magia-da-cura-pelas-cores.html