sexta-feira, 25 de março de 2022

“NO CLARÃO DA LUA, EXU CHEGOU CAMINHANDO NA RUA"

 “NO CLARÃO DA LUA, EXU CHEGOU CAMINHANDO NA RUA"


Nenhuma descrição de foto disponível.A Lua é a representante de nossas emoções, nossa vida interior, a consciência e o inconsciente. O seu movimento no Céu, a transição de uma fase para outra, o seus intermináveis ciclos simbolizam o dinamismo de nossa subjetividade. Ali há luz e sombra, sentimentos e pensamentos diversos, memórias de dor, desejos reprimidos, traumas, vícios, anseios e esperanças. Aquele que ousar mergulhar nas profundezas de seu Ser, depara-se com as trevas que ali habitam.

Exu é o senhor dos caminhos. Ele tem acesso à intimidade de nossa alma. Seu axé expõe a verdade de nós mesmos. Aquilo que está escondido, por meio de seu poder, é manifestado. Desta maneira, torna-se possível a cura das feridas do espírito. Sua caminhada pelas ruas de nosso coração é acompanhado pela luz que transmuta tudo o que encontra.

No seu movimento, a Lua permite que um aspecto de nós se ilumine. Ela não possui luz própria, mas recebe-a do Sol. O astro rei encarna nossa essência divina, cujo calor dá vida a nós. Sua ação é expansiva, imanente. Seus raios irradiam por todas as direções, mas pode ser bloqueado pelos obstáculos do ego. Este cria sombras em nossa personalidade, os quais, quando livres para agir, resultam nos mais diversos desequilíbrios.

O satélite de nosso planeta não revela a sua face escura, a qual não recebemos informações diretamente. Da mesma forma, nos labirintos de nosso inconsciente, reside monstros e heróis imperceptíveis aos nossos sentidos da consciência. Muitos entram em crise existencial quando alguma dessas criaturas mostra suas garras.

É quando Exu, guardião de todos os portais, precisa intervir. Ele possui a chave de entrada de cada aspecto que constitui o que nós somos. Ele atua nas trevas, tem domínio sobre ela, porém, está a serviço do Pai Maior. Exu é capaz de dar forma ao que escapa nossa consciência, mas que, de alguma forma, exerce poder em nossos caminhos.

O movimento da Lua entre as estrelas marca os seus diferentes ciclos. A nossa vida interior também apresenta suas fases. As oscilações de humor e disposição, convocação e incerteza, fé e insegurança, estabelecem uma ausência de constância em nossas ações. Esta atitude nos distanciam de nossas aspirações e objetivos. É necessário, em meio ao fluxo e refluxo das emoções, desenhar uma linha reta em direção ao nosso alvo.

É Exu quem constrói o caminho entre os clarões da Lua. Ele permite que nossas trevas estejam sob controle, até que chegue o momento de lidar com elas. É um trabalhador da luz e não poupa esforços conduzir cada um a seu destino. Ela dá caminhos para aquele que se mostra merecedor de suas bênçãos. Nas encruzilhadas do mundo, é Exu quem zela por nós.

Laroye Exu!

Saravá a todos!

Você pode acompanhar nosso conteúdo pelo Instagram também. Siga-nos em @umbandacomsimplicidade