sábado, 27 de maio de 2023

Yemanja sessu Há controvérsias a respeito da qualidade do orixá yemanja iyasesse , alguns dizem que ela é velha , outros nova.

 Yemanja sessu
Há controvérsias a respeito da qualidade do orixá yemanja iyasesse , alguns dizem que ela é velha , outros nova.


Nenhuma descrição de foto disponível.
Yemanja sessu
Há controvérsias a respeito da qualidade do orixá yemanja iyasesse , alguns dizem que ela é velha , outros nova.
Yemanja sessu não é velha e sim jovem e desmemoriada, que tem predileção por pata e vive a conta suas penas, porém toda vez que perde a conta volta a reconta- lá , por isso é muito lenta para atender os pedidos de seus filhos. Essa iyabas mora no mar e é uma das filhas predileta de olokum seniade, por ser sua mensageira. Ela junto com mailelwo tingiram os oceanos de azul.
A essa qualidade de yemanja, pertence os cisnes, gansos, marreco, pata, e todos os animais da mesma espécie. Possui um temperamento instável, ora esta calma, ora esta agitada e é severa com seus fiéis , é tida como uma das yemanja que encabeçam o culto das águas.
É ligada a exu por ser mensageira de olokum e também a ode que foi seu esposo. Vive na pororoca e no mar junto com olokum seniade.
Além do assentamento, não tem que se assentar oxum, e Obaluaê, no seu assentamento leva 8 conchas branca, veste branco e verde. Outros rumores também dão conta de que ela puxa de uma perna.
Voluntariosa e responsável, ligada a babá olokum,vive nas águas agitadas da costa e come inhame , suas contas são verde translúcido. É mensageira do deus do mar . Vive nas águas sujas( sujas no entendimento dos yoruba está ligado as águas escuras e não na sujeira de lixo que se vê hoje) do mar e é muito esquecida e lenta . Dizem ser um orixá antigo.
Ela assume a maternidade de xangô é ranzinza e respeitável. Yemanja sessum é uma qualidade muito voluntariosa, tem uma grande ligação com nanã sim , não só com ela , mas também com todas as outras yabas velhas.
Sua ligação com omulu está também ligada a outra qualidade, ou fase, de yemanja, mais precisamente soba onde aparece alternadamente as fases de criação daquele orixá . É ela quem aparece em todos os itan colocando os xaoros em Obaluaê
Seu igba é na cor verde água , consta de uma bacia de louça, pratos
Suas vestes são azul claro, branco, colares de búzios, bracelete, ade essa yemanja sai somente com um abebe com o desenho de uma estrela