segunda-feira, 29 de maio de 2023

Quem é Maria Mulambo ou apenas Dona Mulambo?

 Quem é Maria Mulambo ou apenas Dona Mulambo?


Nenhuma descrição de foto disponível.

Maria Mulambo é Exu mulher, ou seja, uma divindade de Deus assim como o Orixá Exu, portanto a Pombo Gira Maria Mulambo nunca encarnou, já nasceu Orixá e divindade.

Dona Maria Mulambo é chefe de falange, ela não incorpora assim como todos os outros Orixás, o que incorporamos em terreiros, são os espíritos que trabalham em suas falanges.

Mas se navegarmos pela internet, vamos ler muitas histórias sobre Maria Mulambo, mas é a história de quem encarnou, desencarnou e foi se juntar a falange de Dona Maria Mulambo, assim como acontece com as outras Pombo Giras que encontramos nos terreiros.

Sendo assim, cada Maria Mulambo terá uma história diferente, acredito que a mais conhecida é a de que ela foi obrigada a se casar com 15 anos com um homem 25 anos mais velho do que ela.

Casou obrigada, mas nunca amou aquele homem, e não podia engravidar.

Como não gostava de ficar no castelo sem fazer nada, vivia nas vilas ajudando os que precisavam de sua ajuda, com comida, roupas e remédios.

Em um dia que estava na vila apaixonou-se por um homem, que foi amor à primeira vista para ambos, como não podiam viver este amor, fugiram.

O marido dela mandou seus homens atrás da traidora e trazê-la com vida, e assim foi, eles a encontraram e levaram até o castelo, onde o rei mandou aprisioná-la em uma das torres, suas roupas estavam um farrapo quando saiu da torre.

Mas assim que saiu seu marido mandou jogá-la no rio com uma pedra amarrada aos pés, e ela morreu afogada.

Dizem ainda que sete dias depois da morte de Maria, o homem que ela amava a encontrou pois no local onde ela morreu começou a nascer flores.

Esta é a história de uma mulher que depois que desencarnou foi trabalhar na falange de Maria Mulambo, mas existem muitas outras mulheres que também trabalham na falange, mas que não tem a mesma história de vida.

Mas uma coisa é comum a todas elas, são delicadas e sensuais.

Bebida: champanhe, vinho doce, licor, vai depender da qualidade da Pombo Gira
Fumo: cigarros e cigarrilhas
Cor: vermelho, preto e dourado, também vai depender da qualidade da Pombo Gira
Dia de comemoração: 8 de março para comemorar o dia das mulheres
Dia da semana: segunda-feira