segunda-feira, 22 de maio de 2023

O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DA MIRRA

 O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DA MIRRA


Nenhuma descrição de foto disponível.

Você conhece o significado da mirra? A mirra é algo raro, é uma resina extraída de uma árvore baixa chamada cammiphora típica da região semidesértica do Norte da África e Mar vermelho. Além de ter sido um dos primeiros presentes recebidos por Jesus pelos três reis magos na ocasião de seu nascimento, a mirra possui também um poderoso significado espiritual.

O que é a mirra?

A cammiphora, árvore de onde é extraída a resina, é símbolo da força e resistência do amor. “O amor é forte como a morte,” disse Salomão (Cantares 8.6). O verdadeiro amor precisa de força para resistir, agir e permanecer. E assim é a cammiphora, uma árvore que sobrevive em uma região seca, sem recursos, com a dura realidade e escassez de um deserto e que continua a gerar seu fruto.

A palavra mirra significa amargo em árabe, e ela é considerada como um remédio natural à feridas pois possui forte poder antisséptico e anti-inflamatórias. Na China, a mirra é utilizada como tratamento para ferimentos, hematomas e sangramentos há milhares de anos.

O significado espiritual da Mirra

A mirra é a essência feminina do Cosmos, ela representa a manifestação da alma pura, da compreensão plena. É a essência utilizada como desatadora de nós, que induz à purificação e proteção.

Podemos usufruir de todo o poder da mirra atualmente através de óleos e incensos com essa fragrância. Ela é utilizada em rituais que invocam a limpeza e proteção espiritual, a mirra age abençoando, protegendo e curando. Ao ser utilizada, ela desperta o sentimento de fraternidade, de autoconhecimento e de harmonia, sendo amplamente reconhecida pelo seu poder de renovação, de gerar calma e tranqüilidade com o seu aroma.

O significado religioso da Mirra

A mirra é uma das fragrâncias bíblicas mais importantes e está associada a eventos divinos e à força da fé. Além de ser um dos presentes dos 3 reis magos a Jesus, ela foi também a primeira essência escolhida por Deus para produzir o azeite da santa unção no Tabernáculo de Moisés, quando Deus disse: “Tu, pois, toma para ti das principais especiarias: da mais pura mirra”

Outra forte representação da mirra na Bíblia está em Ester, um dos ícones bíblicos de força e superação. A Bíblia conta que Ester passou por um tratamento de beleza de 12 meses, sendo que 6 deles foram à base de mirra.

Na morte de Jesus Cristo, a mirra também esteve presente, marcando o início e o fim da passagem dele na terra. Enquanto estava na cruz, foi-lhe oferecido vinho e mirra para aliviar as suas dores. Em seu sepultamento, o corpo de Jesus foi encoberto com um composto a base de mirra, um material de embalsamamento, usado em múmias egípcias.

OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE MIRRA

A mirra é uma substância extraída da casca de uma árvore de regiões semidesérticas do norte da África e do Oriente médio e possui poderosas propriedades terapêuticas. Ela é utilizada como um remédio natural desde a antiguidade, nossos antepassados mesmo sem qualquer prova científica já sabiam dos benefícios que ela pode trazer à nossa saúde e beleza.

Óleo de mirra – propriedades e benefícios da utilização

A mirra é uma substância com ação antisséptica, antibacteriana, anti-inflamatória e antifúngica, por isso ela é tão poderosa como um remédio natural. Além disso, ela também é utilizada como um descongestionante, adstringente, cura feridas e também estimula a menstruação. Veja abaixo os principais benefícios.

Revigorante – ela combate o desânimo, a fraqueza, a apatia.
Ajuda no tratamento de doenças pulmonares – a mirra ajuda na eliminação do excesso de muco dos pulmões, acelerando a cura dos sintomas produzidos pela gripe, bronquite, resfriados, tosse, etc.

Trata problemas gástricos – a mirra age como um tônico para o estômago, ela abre o apetite, combate a acidez de estômago, a flatulência, a diarreia e também a hemorróida.

Ajuda no tratamento de doenças da boca – acelera o processo de cura de doenças que envolvam a boca, gengiva, dentes e também o mau hálito.

Ajuda no tratamento de doenças de pele – usada para tratar furúnculos, ferimentos, escaras, úlceras cutâneas e pé de atleta. Ela também combate o envelhecimento precoce da pele e das unhas e evita a degeneração de tecidos internos e externos.

Ajuda no tratamento de problemas menstruais – a mirra estimula a menstruação para quem tem fluxo menstrual escasso, lecorreia, e também ajuda a tratar enfermidades causadas por fungos vaginais.

Como é feito o consumo de óleo de mirra?

O óleo de mirra deve ser consumido em natura para aproveitar todos os seus benefícios, ou então misturado com outros ingredientes para temperar saladas e outros pratos frios. Para a beleza, a indicação é misturar o óleo de mirra em hidratantes, máscaras capilares e base para unhas.

Contra indicações

O óleo de mirra é contra indicado para grávidas, lactantes, e para quem sofre de doenças que envolvem a tireóide. Ele não costuma provocar alergias, no entanto é sempre recomendado fazer um teste no pulso para saber se o corpo não tem rejeição à substância.