quarta-feira, 10 de maio de 2023

Ogum Yara, quando era menino, em seu cavalo branco ele foi guerrear, ele guerreou , lá na sua banda e nossa banda ele venceu demanda.

 Ogum Yara, quando era menino, em seu cavalo branco ele foi guerrear, ele guerreou , lá na sua banda e nossa banda ele venceu demanda.


Nenhuma descrição de foto disponível.

Ogum Yara

Ogum Yara, quando era menino, em seu cavalo branco ele foi guerrear, ele guerreou , lá na sua banda e nossa banda ele venceu demanda.

Mas quem é Ogum Yara?

Muitos se fala de Ogum como grande guerreiro, mas às vezes nos esquecemos de que ele também é ligado às irradiações femininas , como no caso de ogum Yara , que trabalha com a radiação da deusa Oxum. Ele une suas forças , com as de Oxum e ainda segundo alguns mais velhos nos preceitos da Umbanda, seria ele, o guardião das cachoeiras de Oxum , juntamente Ogum das Sete cachoeira
Assim sendo esse ogum trabalha com o poder de purificação e transformação do Fogo, e com o encantamento das águas doces, que são capazes de nos livrar de todos os males.
Ogum Yara ainda é associado para alguns à Yemanjá , por ser ela, nas crendices africanas uma sereia , mais vale, a pena lembrar que Yara é a sereia encantada de nossos índios , aquela que em noites de luar , vive a cantar nas margens dos rios e onde mora . Também é conhecida como mãe d'agua pelos nossos índios
Conta sua que antes de ser transformada em sereia , Yara era uma índia guerreira, a melhor que já tinham visto naquelas tribos . Porém , ela era invejada por seus irmãos , pois seu pai vivia cobrindo-a de elogios , tanto por sua beleza como por sua valentia .
Certo dia, cansados de tanto ouvirem elogios à sua irmã e desejando tomarem seu lugar, planejaram matá-la e logo puseram seu macabro plano em ação.
Certa noite adentraram em sua tenda logo após ela dormi para darem cabo de sua vida , mas não fosse tirada , teve que matar seus irmãos , fato consumado, ela fugiu com medo de seu pai que era um valente pajé.
Tão logo soube da sua morte de seus outros filhos e do desaparecimento de sua filha , ligou os fatos e decretou uma caçada impiedosa a Yara.
Após sua captura , ela foi condenada , a morrer afogada e foi jogada no local onde os rios Negro e Solimões se encontram para que ali morresse. Mas, os peixes penalizados com sua situação , a trouxeram de volta para a Margem poupando assim sua vida. Eis que era uma noite de lua cheia, e ao seu clarão , ela foi transformada sereia
Por ser guerreira , ela passou a caminhar juntamente com Ogum e assim este passou a ser conhecido como Ogum Yara . Como Ogum opera a força viva do Fogo , a Yara comanda as forças do rio, passaram a juntos formarem essa qualidade de Ogum
Vale a pena lembrar de que Ogum e Yara são seres distintos , não se fundindo como um só
Tão somente por ele caminhar junto dela, passou a ser chamado Ogum Yara, ou a união do Fogo com a água.
Também é esse Ogum ,que , juntamente com Ogum das Sete cachoeira, guardam as águas de oxum , garantindo assim, que seu reino não sucumba perante a invasão de forças malignas.
Salve Ogum Yara!