quarta-feira, 10 de maio de 2023

Oya Tope Tope é aquela que caminha com exu , Xangô e Ogum .

 Oya Tope
Tope é aquela que caminha com exu , Xangô e Ogum . 


Nenhuma descrição de foto disponível.
Oya Tope

Tope é aquela que caminha com exu , Xangô e Ogum . Suas cores são, marrom e vermelho , carrega adaga de cobre enfeitada de pedras vermelhas.

Lenda:
Oya Tope e Exu Iná
Por onde Exu Iná passava , deixava um rastro de destruição , pois tudo pegava fogo , as pessoas tinham muito medo dele, e por isso ele exercia certo poder, contudo Iná queria dividir uma mesa , falar com as pessoas , sem que tivesse que atear Fogo nas coisas , sendo que Iná nasceu do encontro do trovão com a terra , ele foi pedir conselho a Xangô , sobre o que fazer , então foi aconselhado a procurar Ifá, que disse:
Iná enquanto houver ar, existirá fogo , vá a busca de quem controla o vento , ao norte existe, uma jovem feiticeira que tem o poder de mudar as correntes de ar, invocar os tufões e controla o fogo, o nome dele é Tope .
Mas como vou encontra-la ? Disse Iná
Após o grande lago, existe uma montanha de dois picos , sua até o momento onde elas sr dividem lá onde o vento faz a curva e o eco te engana . Só lembre-se de levar um pote com dendê para presentea-la .
Assim Exu foi a busca da tal moça de poderes miraculoso , andou , andou até que encontrou a tal montanha , como a terra era seca, seu fogo nda queimava apenas os bichos que dele fugia . Chegando onde Ifá disse, ele gritou Tope e seu eco por nove vezes se repetiu . Então surgiu ela, envolta de pele de búfalo e tecidos vermelho , da cor do Fogo . Iná tratou logo de se apresentar a pedir ajuda , ela então olhou bem para ele , e disse que o ajudaria , mas em troca ele teria que dá a ela o poder sobre a chama e assim fizeram um acordo.
Tope demorou meses para confeccionando algo que ela mantinha em segredo , até que um belo dia, ela acordou Iná com uma pele aos braços , enfeitada de búzio , negra e jogou em cima dele, no mesmo momento seu fogo se apagou , e ela repetindo o que Ifá disse , explicou que se abafasse seu corpo ele pararia de emana chamar feliz por poder controlar seu pode , ele cortou um pedaço da própria pele e jogou no pote que havia trazido com dendê, e no mesmo momento a chama e o vento desenhou um tufão de fogo.