quinta-feira, 11 de maio de 2023

Banhos Na Umbanda!

 Banhos Na Umbanda!


Nenhuma descrição de foto disponível.

Banho de limpeza - Guiné; Alecrim; Sal grosso.

Banho contra magia maléfica - Manjericão; Guiné; Aroeira; Alecrim; Funcho; Malva cheirosa (pode acrescentar mel e perfume à gosto).

Banho de descarrego para crianças até 14 anos - (usado também como calmante) sete balas de mel; Pétalas de rosas branca; Folha de tapete de Oxalá; Alevante; Melissa.

Banho para problemas de embriaguez - Alho macho; Salsão; Arruda; Guiné; Espada de são Jorge; Fumo em rolo desfiado; Quebra tudo.

Banho contra feitiço - Espada de são Jorge; Comigo ninguém pode; Quebra tudo; Alevante; Guiné; Arruda; Cambuí.

Banho de proteção - Espada de são Jorge; Espada de santa Bárbara; Folha de laranjeira; Folha de limoeiro; Folha ou casca de limão galego; Folha de cidreira; Folha de cidró; Rosas brancas (pode acrescentar mel e perfume à gosto).

Banho de descarga - Quebra tudo; Quebra pedra; Quebra inveja; Arruda; Guiné; Alevante; Comigo ninguém pode.

Banho para fortificar o espírito - Folha de eucalipto do mato; Folha de eucalipto cidró do mato; Folha de erva cidreira; Folha de cidró (pode acrescentar mel e perfume à gosto).

Banho para resgatar a energia vital - Folha de cacau; Folha de fumo; Alevante; Cominho em pó; Manjerona; Manjericão.

Banho para obter boa sorte – Cambuí; Arruda macho e fêmea; Erva de bicho; Folha de fortuna; Guiné; Alevante; Quebra tudo; Comigo ninguém pode; Funcho (pode acrescentar mel e perfume à gosto).

Banho para melhorar o clima dentro de casa - Melissa; Folha de laranjeira do céu ou da terra; Malva cheirosa; Manjericão; Funcho; Anis..

Banho de Preto Velho para atrair sorte – três rodelas de charuto; Arruda (macho ou fêmea); Guiné de guampa; Pétalas de rosas brancas; Trevo; Perfume de alfazema (pode acrescentar mel e perfume à gosto).

Banho de Exu (abre caminho) – Beladona; Arruda macho; Guiné de guampa; Erva pombinha; Folha de amoreira; Cambuí; Folha de marmelo.

Banho de Pomba-gira (abre caminho) - Guiné de guampa; Arruda fêmea; Cambuí; Anis; Pétalas de rosas vermelhas; Folha de aroeira; Alevante.

Banho de Exu (limpeza e descarrego) - Arnica; Amendoim (folha); Couve; Carqueja; Folha de batata inglesa.

Banho de Cosme e Damião - Laranjeira; Pétalas de rosas; Cravos; Alecrim; Tapete de Oxalá; Sete balas e mel (pode acrescentar mel e perfume à gosto).

Banho de Oxóssi - Samambaia; Barba de milho; Folha de butiá; Alecrim do campo; Folha de coqueiro; Folha ou casca da manga; Folha da fortuna (pode acrescentar mel e perfume à gosto).
Banho de Oxum - Jasmim; Lírio do campo ou jardim; Erva cidreira; Salsa da horta; Pétalas de rosas amarelas; Manjericão; Aguapé; Folha da fortuna (pode acrescentar mel e perfume à gosto).
Banho de Iemanjá - Alecrim; Manjericão; Hortênsias; Perfume de alfazema; Jasmim; Folha de laranjeira; Aguapé; Rosas brancas (pode acrescentar mel e perfume à gosto).
Banho de Oxalá - Copo de leite; Girassol; Cravos brancos; Tapete de Oxalá; Folha de trigo; Fortuna; Funcho; Malva cheirosa.—

Conceitos de Banhos

Os banhos ritualísticos de uma maneira geral, são rituais, onde utilizamos determinados elementos da natureza, de maneira ordenada e com conhecimento de causa, com o intuito de troca energética entre o indivíduo e a natureza, afim de fornecer-lhe equilíbrio energético e mental.
Estes banhos prestam-se para limpar as energias negativas, livrar as pessoas de influências negativas, reequilibrar a pessoa, aumentar a capacidade receptiva do aparelho mediúnico, já que os chacras serão desobstruídos, enfim, tem grande importância na manutenção dos corpos.
Embora o banho utiliza-se de elementos materiais, que serão jogados sobre o corpo físico, a contraparte etérica será depositada sobre os chacras, corpo astral e aura que receberão diretamente o Prana ou éter vital, bem como a parte astral dos elementos densos.
Não somente os médiuns ativos na Umbanda devem tomar determinados banhos, mas todos nós, em geral, podemos usá-los.
Temos algumas categorias de banhos :
a) Banhos de Descarrego; b) Banhos de Defesa; c) Banhos de Energização; d) Banhos de Fixação.

a) Banhos de Descarrego:

Esta categoria de banho, conhecido também como banho de descarga ou desimpregnação energética é o mais comum e mais conhecido.
Estes banhos servem para livrar o indivíduo de cargas energéticas negativas. Conforme vivemos, vamos passando por vários ambientes, trocamos impressões com todo o tipo de indivíduo e como estamos num planeta atrasado em evolução espiritual, a predominância do mal e de energias negativas são abundantes. Todo este egrégora formado por pensamentos, ações, vão criando larvas astrais, miasmas e todo a sorte de vírus espirituais que vão se aderindo ao aura das pessoas. Por mais que nos vigiemos, ora ou outra caímos com o nosso nível vibratório e imediatamente estamos entrando neste egrégora. Se não nos cuidarmos, vamos adquirindo doenças, distúrbios e podemos até sermos obsediados.
Há dois tipos de banhos de descarrego :

1) Banho de Sal Grosso;
2) Banho de Descarrego com Ervas.

1) Banho de Sal Grosso:

Este é o banho mais comumente utilizado, devido à sua simplicidade e eficiência. O elemento principal que é o sal grosso, é excelente condutor elétrico e “absorve” muito bem os átomos eletricamente carregados de carga negativa, que chamamos de íons. Como, em tudo há a sua contraparte etérica, a função do sal é também tirar energias negativas aderidas no aura de uma pessoa. Então este banho é eficiente neste aspecto, já que a água em união como o sal, “lava” todo o aura, desmagnetizando-o negativamente.

O preparo deste banho é bem simples, basta, após um banho normal, banhar-se de uma mistura de um punhado de sal grosso, em água morna ou fria. Este banho é feito do pescoço para baixo, não lavando os dois chacras superiores (coronal e frontal).
O porquê de não poder lavar os chacras superiores, está ligado ao fato de serem estes chacras ligados à coroa da pessoa, tendo que ser muito bem cuidada, já que é o elo de ligação, através da mediunidade, entre a pessoa e o plano astral superior.
Após o banho, manter-se molhado por alguns minutos (uns 3 minutos) e enxugar-se sem esfregar a toalha sobre o corpo, apenas secando o excesso de umidade. O melhor é não se enxugar, mas vai de cada um.

Algumas pessoas, neste banho, pisam sobre carvão vegetal ou mineral, já que eles absorverão a carga negativa.
Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos, isto é, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um outro banho ritualístico, já que além das energias negativas, também descarregou-se as energias positivas, ficando a pessoa desenergizada, que só é conseguido com outro tipo de banho.
Este banho, não deve ser realizado de maneira intensiva (do tipo todos os dias ou uma vez por semana), pois ele realmente tira a energia do aura, deixando-o muito vulnerável.
Existem pessoas que usam a água do mar, no lugar da água e sal grosso.

2) Banho de Descarrego com Ervas:
Este banho é mais complexo e menos conhecido do que o de sal grosso. A função deste banho é a mesma que a do sal grosso, só que tem efeito mais duradouro e conseqüências maiores. Quando uma pessoa está ligada à uma obsessão e larvas astrais estão ligadas a ela, faz-se necessário um tratamento mais eficaz. Determinadas ervas, são naturalmente descarregadoras e sacodem energeticamente o aura de uma pessoa, eliminando grande parte das larvas astrais e miasmas. Algumas ervas que são muito boas para este banho : arruda, guiné, espada de São Jorge, aroeira, folhas de fumo, etc.

b) Banho de Defesa:
Este banho serve de manutenção energética dos chacras, impedindo que eles se impregnem de energias nocivas em determinados rituais. Por exemplo, quando vamos realizar alguma oferenda numa cachoeira, é importante que nos “fechemos” para determinadas vibrações que podem estar abundantes num sítio energético, já que além de nós, todo o tipo de pessoa vai até estes lugares para pedidos escusos, com entregas “pesadas”.
Usamos, também, quando vamos conhecer um outro terreiro e não sabemos se ele é ou não idôneo, pois, infelizmente, ainda existem aqueles que usam o nome da Umbanda para comercializar a fé alheia.

Quando vamos num sítio energético para determinados rituais com ou sem incorporação, enfim, “fechamos” os nossos chacras.
Até mesmo para nos prevenirmos para os trabalhos com os Exús Guardiões, já que todo o tipo de problemas e situações estarão presentes na assistência.

As ervas para estes banhos, podem ser aquelas relacionadas ao próprio Orixá regente da pessoa, ou aquelas que uma entidade receitar.

c) Banho de Energização:
Após tomarmos um banho de descarrego, é importante que restabelecemos o equilíbrio energético, através de um banho de energização. Este banho reativa os centros energéticos e refaz o teor positivo do aura. É um banho que devemos usar quando vamos trabalhar normalmente em giras de direita, ou mesmo, após uma gira em que o ambiente ficou carregado.
Também, podemos usá-lo regularmente, independente se somosa ou não médiuns.
Um bom e simples banho : pétalas de rosas brancas ou amarelas, alfazema e alecrim.

d) Banho de Fixação:
Este banho é usado para trabalhos ritualísticos e fechados ao público, onde se prestará a trabalhos de magia, iniciação ou consagração. Este banho é realizado apenas por quem é médium e irá realizar um trabalho aprofundado, onde tomará contato mais direto com as entidades elevadas. Este banho “abre” todos os chacras e a percepção mediúnica fica aguçadíssima.
As ervas utilizadas para este tipo de banho estão diretamente relacionadas ao Orixá regente do médium e à entidade atuante. São assim receitados apenas por um verdadeiro chefe de terreiro ou médium-magista ou pela própria entidade.

SIGNIFICADO DAS ERVAS (As mais conhecidas popularmente)

ABRE CAMINHO: Abre o caminho atraindo bons fluidos dando força e liderança.
ALECRIM DO CAMPO: Defesa dos males, tira inveja e olho gordo, protege de magias.
ALFAZEMA: Atrativo feminino, deixa o lar mais suave e da o entendimento entre casais.
ANIS ESTRELADO: Atrativo -Chama dinheiro
ARRUDA: Descarrego e defesa dos males, proteção e remove o efeito de feitiços.
BELADONA: Limpeza de ambientes
BENJOIM: Limpa o ambiente e destrói larvas astrais negativas.
CARDO SANTO: Defesa, quebra olho gordo
CRAVO DA ÍNDIA: Atrativo e chama dinheiro e dá força á defumação.
CIPÓ CABOCLO: Elimina todas as larvas astrais do ambiente
INCENSO: Tanto a erva como a resina (pedra) são bons para limpeza em geral.
GUINÉ: Atua como um poderoso escudo mágico contra malefícios.
LEVANTE: Abre os caminhos do ambiente
LOURO: Abre caminho e chama dinheiro e dá energia ao ambiente
MADRESSILVA: Desenvolve a intuição e a criatividade, favorece também a prosperidade.
MANJERICÃO: Chama dinheiro
MIRRA: Descarrego forte, afasta maus espíritos
ROSA BRANCA: Paz e harmonia
SÂNDALO: Atrativo do sexo oposto e também ajuda a conectar com a essência Divina.

ABAIXO ALGUMAS ERVA ESPECIFICAS PARA DIVERSOS TIPOS DE BANHOS:

Banho Energético: Nó de Cachorro, Mil Homens, Dandá, Canela,Bardana

Banho Felicidade:Eucalipto, Cidreira, louro, Macela

Banho hei de Vencer: Girassol, Dandá, Eucalipto, Canela e Cravo

Banho Limpeza:Folha de Café, Arruda, Dandá, palha de alho. Alpiste

Banho Relaxante: Malva, Camomila, Cidreira, Macela, Erva Doce

Banho da Riqueza: Girassol, Arroz, Canela, Macela e Calêndula

Banho Sete Chaves: Abre Caminho, Noz Moscada, Jasmim, casadeorixass, Calêndula, Alfazema.

Banho Sete Ervas: Guiné, Arruda, Alecrim, Manjericão, Alfazema, Levante e Abre Caminho

Banho da Paixão: Rosa Vermelha, Anis Estrelado e Erva Doce

Banho Sete Linhas: Malva, Eucalipto, Guiné, Levante, panaceia,Alfazema, negamína

Banho de Proteção: Alfazema, Arruda, Eucalipto, Alecrim e Jasmim

Banho Saúde: Bardana, Calêndula, malva, Arroz casca,Sucupira

Banho da Prosperidade :Camomila, Rosa Branca e Anis Estrelado

Banho Quebra Demanda:Fumo, Guiné, Alho, Aroeira e Alecrim Guiné, Alfazema, e Alecrim

Banho da Sorte: Dandá, Eucalipto, Canela, Cravo, Louro e Calêndula

Banho Vence Tudo: Eucalipto, Arruda, Guiné, palha de Alho, Sal Grosso

Banho da União: Amor do Campo, Macela e Calêndula

Banho de Exú:Aroeira, Pinhão roxo. Folha de manga

Banho de Ewa:Cana do Brejo, Cidreira, Arroz Casca,gergelim, Feijão Fradinho

Banho de Ossain:Panacéia, Folha de Pitanga, carobinha, Fumo

Banho de Oxaguian:Levante, Eucalipto, Girassol, Milho Branco

Banho de Logun - EDE:Malva, Macela, Douradinha, Girassol, Arroz, Casca. de milho Amarelo

Banho de Oxossi:Malva, Guino, Mil Folhas, Milho Amarelo

Banho Nana:Panacéia, Bardana, Feijão Fradinho

Banho de Xangô:Panacéia, Levante, louro. Arroz casca,Gergelim, Alpiste, Milho Amarelo e Branco

Banho de Yemanjá:Panacéia, Arruda, Rosas, Milho Branco,Algodoeiro

Banho de Yori (ERES):Abre Caminho, Alfazema, manjericão, Folha de Pitanga, Mel

Banho de Obá:Negam/na, Louro, Feijão Fradinho, Fava

Banho de Oxum:Malva, Macela, Douradinha, Canela, Feijão Fradinho

Banho Oxumaré; Douradinha, Guaco, Folha de café

Banho de Oya (lansã):Malva, Louro, Rosa Branca, Feijão Fradinho, Gergelim

Banho de Oxalá:Manjericão, Algodoeiro, Milho Canjica, Hortelã, Malva

Banho Axé:Malva, Negamína, Calêndula, Dandá, cipó Caboclo , Alfazema, Gergelim H

Banho de Obará (odu da riqueza):Milho Amarelo, Arroz Casca, Girassol, Louro,Calêndula, Gergelim

Banho Atração Cigana:Rosa Vermelha, Rosa Amarela, Jasmim noz-moscada, Canela

Banho de Obaluayé: Cana do Brejo, Arroz casca, Milho de Pipoca,

Banho de Caboclos:Eucalipto, Samambaia, Levante, Girassol,Cipó Caboclo

Banho de Ogum:Eucalipto, Dandá, Folha de Manga, feijão-preto

Banho Cigana:Anis, Cravo, Dandá, Erva Doce, canela,

Banho Cigano:Manjericão, camomila, canela, Gergelim, A f pi s f e painço

Banho Dama da noite:Calêndula, Camomila, rosa Vermelha

Banho Linha de Baiano:Levante, Folha de Laranja, Jasmim, Gergelim, Coqueiro

Banho Linha do Oriente:Calêndula, Malva, Girassol, louro, Arroz casca, gergelim

Banho Pomba Gira:Mel, Rosa Vermelha, Calêndula

Banho de Preto Velho: Nega mina, Guiné, Capim Rosário, Feijão Preto

Banho Abre Caminho:Manjericão, Alecrim e Abre Caminho
Banho do Amor:Rosas, Canela, Jasmim, Calêndula

Banho Anjo da Guarda:Camomila, Erva Doce, Anis Estrelado, Jasmim

Banho da Atração:Malva, Rosa Vermelha e Calêndula

Banho Bons Negócios:Louro, Café, Cravo da índia e Canela

Banho Comigo Ninguém Pode:Eucalipto, Abre Caminho, Alecrim, Levante,Dandá

Banho Chama Dinheiro:Canela, Cravo, Erva Doce, Louro, Abre Caminho e Camomila

Banho Chama Freguês:Cana do Brejo, Noz moscada, Eucalipto,Macela, Girassol, Açúcar

Banho Chama Homem:Colônia, Macela, Cravo, Calêndula, Mel e Jasmim

Banho Chama Mulher:Arruda, Guiné, Alecrim, Fumo, Eucalipto

Banho Contra Inveja:Guiné, Alecrim, Eucalipto e Arruda

Banho Contra Olho Gordo:Abre Caminho, Cana do Brejo, Eucalipto,dandá, Macela

Banho Desenvolvimento:Manjericão, Rosa Branca, Jasmim

Banho de Defesa:Guiné, Arruda, Girassol, Casca de Alho

Banho Descarrego:Eucalipto, Arruda, casca de Alho, Sal Grosso

DESCARREGO (LIMPEZA FORTE)

Desfie um pedaço de fumo em corda coloque 7 folhas de picão roxo ferva-os(neste caso não faça por maceração ou infusão, ferva a erva e o fumo junto),
desligue o fogo, coe e acrescenta 1/2 copo de vinagre branco, e um punhado de sal grosso.
Tome o seu banho de higiene, de preferência com sabão da costa ou de coco, em seguida jogue o banho dos ombros para baixo, e novamente tome
banho com o sabão da costa. Ponha uma roupa clara e vai dormir, você Vera como vai se sentir bem melhor, pois este banho tira toda a negatividade, pelo
fator de ser um banho muito forte, aconselho tomar (banhar-se) somente uma vez por mês.

DESCARREGO (ELIMINA ERVAS ASTRAIS)
Ferva, Erva cipó Cruz, com Erva São João, após isto acrescente o banho de Abô e Amassi, tome seu banho de higiene, e jogue o chá dos ombros para
baixo, ponha uma roupa clara.

AMOR (BANHO DE OXUM)
Ferva poejo, Levante, Manjericão, Boldo, Pétalas de rosa branca e amarela, e 8 gotas de perfume de seu uso.Após o banho de higiene, jogue este chá da
cabeça aos pé, coloque uma roupa clara