terça-feira, 9 de maio de 2023

CABOCLO OGUM BEIRA-MAR

 CABOCLO OGUM BEIRA-MAR


Nenhuma descrição de foto disponível.

CABOCLO OGUM BEIRA-MAR

HISTÓRIA

A história de OGUM BEIRA-MAR, psicografada, transcreve suas palavras e conta que sua encarnação foi em 1268, em território Gaulês , hoje ocupado pela França, e se chamava Olave de Gusttave. Como emissário de São Jorge, dedicou sua vida a serviço da Igreja, sendo designado para servir a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, tornando-se um Templário.

Foi treinado desde os 7 anos de idade, fez voto de pobreza e castidade, era um Monge Guerreiro. Porém foi traído pela própria Igreja, acusado de heresia e de esconder tesouros no Convento da Ordem. Era um golpe militar para acabar com a Ordem dos Templários. Foi decapitado em 1303, tendo a Ordem dos Templários sido extinta pouco tempo depois.

Torno-se, então, Cavaleiro de SÃO JORGE, servindo a VIRGEM MARIA e a SÃO MIGUEL ARCANJO, recebendo a insígnia de CAVALEIRO DE OGUM, e passou a se chamar OGUM BEIRA-MAR, que pode se deslocar no tempo e no espaço, atuando em locais distantes e desconhecidos. Seu ideal é servir a CRISTO e à amada VIRGEM MARIA.

O CABOCLO OGUM BEIRA-MAR é o Senhor da Sétima Onda do Mar, defensor da Calunga Grande, senhor da guerra, indomável e imbatível defensor da lei e da ordem. Defende os fracos e os que estão em demanda, trabalha na linha do Mar e sua morada está na sétima onda do mar, onde recebe suas oferendas e despacha todo o mal na Calunga Grande.

O CABOCLO BEIRA-MAR é fiel guerreiro de YEMANJÁ, guardando nas ondas do mar como um soldado, o Reino da Mamãe YEMANJÁ. As pessoas devem pedir licença para YEMANJÁ quando vão entrar no seu reino, o mar, e os portões serão abertos por OGUM BEIRA-MAR.

OGUM BEIRA-MAR é da falange de OGUM, estando diretamente abaixo deste Orixá, e é a Entidade que faz a ligação entre OGUM e IEMANJÁ. É também conhecido como “SEU BEIRA-MAR”. Toma conta das praias , onde há a arrebentação das ondas, sendo onde trabalha e entrega os pedidos a OGUM-SETE-ONDAS, que é um subordinado seu de falange, e está encarregado de levar os pedidos a IEMANJÁ.

OGUM BEIRA-MAR é o escudo fiel dos bravos navegantes nos dias de tormentas, é o lado masculino da Calunga Grande, o lado da força nas demandas , cumpridor fiel da balança da justiça terrena, controla os ventos na praia soprados por IANSÃ e YEMANJÁ, dosando cada onda quando chega à praia.

Os búzios deixados em seu Reino, que vem da sétima onda do mar até à praia, são os adereços deixados por ele, que os recebe de YEMANJÁ e os deposita nas areias da praia, e são um presente à todos os filhos de Fé. Por tanto, quando for recolher as conchas do mar, a pessoa deve pedir permissão a OGUM BEIRA-MAR para retirá-los.

LENDA DE OGUM BEIRA-MAR

Diz a lenda que OGUM BEIRA-MAR quando chegou a uma aldeia ficou furioso porque falava com as pessoas e ninguém lhe dava atenção. Sempre que tentava falar com um morador da aldeia não tinha resposta e começou a achar que estavam zombando dele. Num ato de fúria matou todos os que pensou o estarem humilhando.

Depois disso, quando passou por outra aldeia, encontrou um ancião e lhe contou o ocorrido, ao que ouviu do senhor que era costume então nas aldeias por onde PAI OGUM passava, fazerem voto de silêncio por alguns dias.

OGUM BEIRA-MAR ao saber disso, entendeu o que havia se passado com ele e, enfurecido consigo mesmo, foi em direção ao mar, parou e fitou a sétima onda com seus olhos e ali jurou proteger os fracos e todos aqueles que tivessem sofrendo injustiças, discriminações e qualquer tipo de perseguição injusta. Após esse juramento de OGUM BEIRA-MAR, o mar começou a jogar conchas nas areias das praias.

As pessoas de OGUM BEIRA-MAR são determinadas e com espírito vigoroso de competição, são líderes natos e com muita coragem para enfrentar qualquer missão. São francos e muitas vezes rudes ao impor sua vontade e expor suas idéias. Arrependem-se quando se dão conta que erraram abrindo espaço para novas idéias e opiniões, desde que sejam coerentes e precisas. Não gostam de traição, dissimulação e injustiça com os mais fracos.

PRECE DE OGUM BEIRA-MAR

Salve OGUM , guerreiro de OXALÁ. ORIXÁ que abençoa seus filhos e os filhos de seus filhos. Pai destemido, Senhor da espada de fogo que corta todas as demandas E conduz os que ama aos caminhos da prosperidade. Que em meus caminhos, possa eu, filho seu, merecer as vossas Bênçãos:
A Espada que a mim encoraja; o Escudo que a mim defende e a Bandeira que me protege. Meu Pai OGUM, Não me deixe cair, Não me deixe tombar. PATACURI OGUM OGUM NHÊ.

SALVE OGUM BEIRA-MAR, SALVE SUA FORÇA E PROTEÇÃO!