QUEM É O ANJO DA GUARDA?
Ele é um espírito adiantado que nos acompanha durante nossa vida. Possui a função de nos amparar, aconselhar e auxiliar a cumprir nossa missão. Ao lado do Exu guardião, o anjo de guarda é nossa primeira proteção espiritual.
Ao contrário de como é retratado no imaginário popular, ele não é um ser à parte da criação, dotado de asas e uma espada de fogo. Antes, é uma alma humana como todo nós, cuja elevada evolução e conexão conosco o outorgou o papel de protetor e orientador.
O anjo da guarda é o intermediário de nossa contato com os diferentes planos do mundo espiritual. E, também, assegura que nosso programa de vida se concretize conforme planejado. Por conseguinte, o exercício equilibrado e sadio de nossa mediunidade dependem de uma relação firme e próximo com ele.
COMO FORTALECER A CONEXÃO COM O ANJO DE GUARDA?
Na Umbanda, a forma tradicional e amplamente utilizada para fortalecer esta conexão é a firmeza do anjo da guarda. Trata-se de um ritual simples, com algumas variações de terreiro para terreiro, mas cujos elementos básicos são um copo de água e uma vela branca (palito ou de 7 dias).
Diariamente, você oferece a água, firma a vela e faz uma prece. Agradece, pede proteção, sabedoria, bons pensamentos, caminhos abertos e o que mais tocar seu coração. Caso esteja se usando da vela de 7 dias, apenas renove as orações e troque água a cada dia, enquanto ela permanecer acesa.
Esta pequena prática será eficaz para estreitar suas relações com a espiritualidade. Cada vela acesa e cada oração te aproxima de seus guias e protetores. É importante, contudo, que este ato não seja realizado mecanicamente, mas que deposite nele o seu sentimento, fé e amor.
Nenhuma firmeza será suficiente, entretanto, se não for acompanhada de uma busca sincera pela reforma íntima. Não basta que o anjo de guarda venha até nós; busquemos nos elevar até ele. Bons pensamentos e sentimentos, palavras elevadas, atitudes corretas, caráter integro fortalecem nossa vibração.
Saravá a todos!
Escrito por @umbandacomsimplicidade/ Diego Paiva Pimentel