đ¶đ đžđđđđđ đœđđđđđ đłđđđđđđ :leaves:
Os Quatro Ventos estĂĄ ligado a cada uma das DireçÔes, cada um deles tem um EspĂrito GuardiĂŁo, um Totem Animal, estĂŁo associado a um Elemento, a uma estação e guarda uma sĂ©rie de liçÔes de poder que ensina a caminharmos com beleza sobre a MĂŁe Terra.
••
Os EspĂritos GuardiĂŁos sĂŁo os Seres responsĂĄveis para nos ensinar o poder da sua respectiva direção.
•
O GuardiĂŁo do Vento Leste Ă© Wabun, aquele que nos traz o vento morno do Leste, a promessa da primavera, a abertura para a busca da iluminação ao nascer do sol. Ă a direção da visĂŁo, da criatividade e da expansĂŁo da consciĂȘncia. EstĂĄ ligado ao nascimento e a energia masculina. ApĂłs o inverno Ă© tempo de despertar, onde as sementes brotam com toda sua pureza e energia que recebeu do Pai-Sol. A Ăguia, aquela que voa mais alto e mais longe enxerga, Ă© o totem animal de Wabun. O fogo Ă© o seu elemento, e ao construirmos um altar xamĂąnico do CĂrculo da Vida ela, essa direção Ă© representada por uma vela. Sua cor Ă© o amarelo. A direção leste Ă© o caminho do visionĂĄrio, da onde vem o poder da luz, um portal para o espĂrito. Procure se sentar ao Leste e conecte-se com o Sol ou o fogo, pedindo clareza, criatividade, força, maior espiritualização e definir um novo projeto ou ciclo de vida.
•
O GuardiĂŁo do Vento Sul Ă© Shawnodese, aquele que nos traz do Sul o vento quente do verĂŁo, que promove o crescimento e a fruticação. Ă a direção do caminho da cura da criança interior e do amor. Ă um local de inocĂȘncia, humildade, fĂ© e confiança. Seu animal totem Ă© o Coiote que nos prega peças para nos ensinar, quando esquecemos a nossa criança interior e de nossa inocĂȘncia. EstĂĄ ligado ao sol do meio-dia. Seu elemento Ă© a Ăgua, e em nosso altar a representamos com um copo de ĂĄgua. Sua cor Ă© o vermelho. A direção sul Ă© o caminho do curador, um portal para as emoçÔes. Procuremos sentar ao Sul perto de um riacho ou ao lado de uma fonte d’ĂĄgua, percebendo suas emoçÔes, identificando suas feridas e procurando conectar-se com sua criança interior, deixe fluir seus sentimentos, avaliando suas açÔes e procurando uma maneira de evitar ser pego numa armadilha. Lembre-se de ter confiança e fĂ© em si e no mundo.
•
O GuardiĂŁo do Vento Oeste Ă© Mudjekeewis, aquele que nos traz do Oeste o vento fresco do outono, que favorece a instrospecção e a contemplação da colheita. Ă a direção que indica o caminho da cura fĂsica, o poder da transformação e introspecção. Seu animal totem Ă© o Urso que nos convida a entrarmos na escuridĂŁo da caverna, onde enfrentaremos nossos medos. Seu elemento Ă© a Terra, e representamos essa direção em nosso altar com uma pedra, cristal ou um pote com terra. Sua cor Ă© o preto. A direção oeste Ă© o caminho do guerreiro, o portal para o corpo. Essa direção esta representada pelo por do Sol. Sente-se ao oeste vendo o sol se por e sinta a escuridĂŁo o cercando e transformando-se numa grande caverna escura, procure meditar profundamente envolto em total silĂȘncio. Lute contra si mesmo, enfrente os desafios que se apresentam, sinta-se morrer e renascer, dentro da MĂŁe Terra que nos curou e nos regenerou atravĂ©s de sua força feminina.
•
O GuardiĂŁo do Vento Norte Ă© Waboose, que nos traz o vento frio do inverno, que purifica a terra e obriga os homens ao isolamento da renovação. Ă a direção que nos indica o caminho que devemos seguir, aonde o guerreiro irĂĄ aprender com os conhecimentos dos mestres ancestrais. Seu totem animal Ă© o BĂșfalo Branco que nos ensina a agradecer humildemente as dĂĄdivas recebidas. Seu elemento Ă© o Ar, que representamos como um incenso em nosso altar. Sua cor Ă© o branco que simboliza a pureza da neve. A direção norte Ă© o caminho do Mestre, o portal para a mente, onde aprendemos a sabedoria dos ancestrais. Procure sentar-se voltado para o norte numa alta montanha no meio da noite, buscando conectar-se com os ancestrais que com sua sabedoria irĂŁo abrir nossas mentes, libertando-nos de antigos padrĂ”es que ainda tenhamos, fazendo-nos pensar, sentir e agir no novo horizonte que se abre a nossa frente.