A ENCRUZILHADA DE EXU
Exu é o senhor dos caminhos e a encruzilhada é o seu domínio natural. Mais do que um ponto de força, tradicionalmente local de culto a esta poderosa linha de trabalho, é também uma representação simbólica dos recorrentes impasses que somos defrontados durante a vida. São os duros momentos em que somos obrigado a optar por um direção, sob risco de ficarmos presos num ciclo já esgotado.
Nem sempre é fácil tomar uma decisão. Para algumas pessoas, esta tarefa exige ainda mais. Isto por que, quando escolhemos sair da encruzilhada, e seguir um de seus rumos, ao mesmo tempo abrimos mão de todos os outros. Escolhemos alguns, eliminamos várias possibilidades. E se não soubermos vivermos no presente, aquilo que poderia ter sido nos assombrará mais do que aquilo que se apresenta na vida concreta.
Exu age entre os caminhos. Ele transita entre os mundos possíveis, e nos oferece o que há de melhor para nós. Cabe-nos, entretanto, agarrar as oportunidades com força quando elas surgirem, ainda que tomemos algumas decisões difíceis. Como me ensinou seu 7 Caveiras há muito tempo: “alguns remédios são amargos". A inércia, ao contrário, leva ao esvaziamento de nosso ser, até que as voltas do mundo nos imponha a transformação.
É preciso coragem. Toda escolha traz seus perigos, não há garantias de sucesso e felicidade absoluta, você nunca sabe o que há para além da encruzilhada. Não conhece o que te espera no fim da estrada, somente a fé de que o resultado será positivo. Como se vivesse numa gigantesca escada, onde é capaz de visualizar apenas o degrau atual, o próximo, e todos os anteriores.
Entretanto, é justamente quando estamos no centro da encruzilhada que acumulamos maior influência sobre nosso destino. Ali, os determinismo da vida estão enfraquecidos e em nossas mãos encontramos a capacidade de moldar nossa caminhada. Este é, afinal, um dos atributos do axé de Exu. Infelizmente, não podemos permanecer ali eternamente, e exercer este poder é ao mesmo tempo renunciar a ele. Que a sabedoria oriente nossas escolhas!
Laroye Exu!
Saravá a todos!
Você pode acompanhar nosso conteúdo pelo Instagram também. Siga-nos em @umbandacomsimplicidade