Triskle: significado e uso desse símbolo espiritual
Confira, neste artigo, o que é um triskle, qual é a sua origem, o que ele significa, o simbolismo dele e como usar esse símbolo!
O que é o triskle
16px; margin: 0px 0px 30px; outline: 0px; overflow-wrap: break-word; padding: 0px; vertical-align: baseline;">Em suma, o triskle é um símbolo oriundo da cultura celta, um povo que vivia principalmente no território que hoje é ocupado pela Irlanda. O triskle é uma junção de três círculos que partem de um mesmo ponto central; esses círculos têm a ponta curvada, num movimento parecido com o desenho de uma onda.
O triskle não deve ser confundido com outros símbolos celtas que têm a ideia de trindade ou de três pontas, como a triquestra, ou o símbolo grego tríscele. Enfim, o triskle é um símbolo de sabedoria que tem um importante significado ligado à feminilidade, e você pode conferir nos tópicos a seguir.
Origem do triskle
A origem do triskle remonta à antiga civilização celta, que residiu em vários lugares da Europa, mas, principalmente, no território onde hoje fica a Irlanda. O triskle foi encontrado por arqueólogos em artefatos construídos e usados durante a era Neolítica, que começou em 7.000 a.C. Por isso é considerado um símbolo antiquíssimo.
O mais curioso é que os gregos também tinham um símbolo muitíssimo parecido com o triskle, conhecido como tríscele (ou triskelion), ainda que não se tenha registro de que as duas civilizações tenham interagido entre si no período Neolítico. Há quem chame de coincidência, há quem veja como indício de conexão espiritual.
O que significa triskle
“Triskle” vem da palavra grega “triskelion”, que significa literalmente “três pernas”. Por serem bastante parecidos, tanto o símbolo grego como o celta receberam nomenclaturas bastante parecidas.
O significado do triskle é poderoso, partindo do princípio de que o número 3 era o número mais sagrado para os celtas. Nascimento, vida e morte; corpo, mente e espírito; primavera, verão e inverno (eles acreditam em somente 3 estações), entre outros conceitos, mostram que eles criam em tríades.
Simbolismo do triskle
A simbologia do triskle começa na escolha do movimento das linhas desse símbolo, que seguem uma fluidez, uma movimentação harmoniosa e contínua. Isso, por si só, já representa a necessidade de equilíbrio dentro de nós, bem como a ideia de que tudo, por mais diferente que seja e por mais que siga direções diferentes, parte de um mesmo ponto inicial.
16px; margin: 0px 0px 30px; outline: 0px; overflow-wrap: break-word; padding: 0px; vertical-align: baseline;">Outro detalhe que escapa aos olhos de muitos é que o movimento das espirais celtas não segue o sentido horário, mas o sentido anti-horário. Isso mostra que o simbolismo do triskle era bastante espiritual, porque o movimento inverso diz respeito à manipulação do que é natural, portanto, à magia e outros conceitos.
Outras simbologias do triskle são os conceitos de estar sempre em ação, em movimento, em progresso e em evolução, que ficam evidenciados nos traços das pontas, que são fluidas e harmônicas.
Enfim, como explicado no primeiro tópico, há uma relação também com o conceito de três pilares da cultura celta, como primavera, verão e inverno; passado, presente e futuro; nascimento, vida e morte, e por aí vai.
Como usar o triskle
Assim como outros símbolos de proteção e que prometem nos influenciar positivamente, você pode escolher como aderir a eles. Há quem prefira tatuar esses símbolos para sempre receber a proteção ou a influência deles. Outros preferem usar colares, brincos, pulseiras e outros acessórios.
Como não há uma descrição da maneira exata como ele deve ser utilizado, reflita a respeito dos muitos significados dele, entenda o que faz sentido para você após essa reflexão e, a partir disso, pense a respeito de qual é a melhor maneira para utilizá-lo na sua vida, aquela que faz mais sentido.
Porque, considerando que é um objeto que mexe com a nossa espiritualidade, importa muito mais aquilo que você acredita que ele pode fazer pela sua vida. Então, se você tiver fé, isso é mais importante do que uma suposta maneira correta de utilizá-lo.