quinta-feira, 29 de setembro de 2022

5 personagens bíblicos que foram bem sucedidos após um fracasso miserável

 

5 personagens bíblicos que foram bem sucedidos após um fracasso miserável

Quando pensamos no cristianismo, muitos tentam se esforçar para ser perfeitos para Deus. Eles querem apresentar a melhor versão de si mesmos ao Senhor. No entanto, isso nem sempre é necessário. Deus entende que nem todo mundo é perfeito, mas isso não significa que você ainda não pode ter sucesso. Há muitos personagens na Bíblia que nem sempre corresponderam às expectativas do Senhor, mas isso não os impediu de se tornarem cristãos incríveis. Confira esses 5 personagens bíblicos que enfrentaram muitos fracassos, mas mesmo assim saíram bem sucedidos ao lado de Jesus.

Joseph

Joseph tinha 17 anos a primeira vez que teve seus sonhos de governar sua família. Podemos ler na Bíblia que o sonho não era sobre ser seu rei ou chefe, como seus irmãos o interpretaram mal. Não, curvar-se diante de José, no sonho, não significava que ele seria o rei de Israel ou o líder da família. Os sonhos significavam que José seria divinamente colocado em uma posição com poder e influência para salvar Israel, não apenas como uma família, mas como uma nação futura.

border-box; vertical-align: inherit;">No entanto, a má interpretação dos sonhos de Josephs causou raiva e inveja em seus irmãos. Eles perderam por causa de um sonho e tentaram matá-lo e depois o venderam como escravo. Depois de ser comprado e “exportado” para o Egito, ele encontrou um bom emprego, mas ser um jovem trabalhador, sábio e bonito lhe causou mais problemas do que ele jamais imaginou. Uma senhora ambiciosa pôs os olhos nele. Depois de recusar seus “pedidos de amizade”, ele foi “processado” por assédio sexual e, como o marido da senhora não era apenas o parceiro ofendido, mas também o chefe, juiz e governante de Joseph, o pobre Joe acabou recebendo punição imerecida na prisão.

Mas Joseph falhou? Este artigo é sobre fracassos, mas a Bíblia não nos diz que José cometeu algum erro ou pecado. Ele era humano e em algum momento ele se sentiu um fracasso. Ele provavelmente pensou que ele era "Azar Joe". Sua mãe fez um bom trabalho ensinando-lhe as escrituras e a soberania de Deus. Surgido de suas próprias dúvidas e questionamentos humanos, ele colocou sua lealdade e fé em Deus acima de tudo.

Ei, a maioria dos cristãos quase adora heróis bíblicos. Eles pensam que as pessoas da Bíblia nunca tiveram nenhum pensamento ruim ou cometeram qualquer erro. Eles amam Davi que teve muitas esposas e concubinas, assassinou um homem inocente e cometeu adultério com a esposa do homem e a engravidou. Então, se nosso amado Davi era realmente um pecador, por que José não poderia ser tão humano quanto todos nós e ter pensamentos ruins, ou momentos de dúvidas? Tenho certeza que ele tinha alguns. Jesus teve Seu momento no Getsêmani, não teve?

Todos nós lemos sobre o caminho de José para o centro de detenção do Egito, mas vamos ler sobre a vitória que Deus lhe deu depois que José mostrou mordomia de seu dom espiritual, lealdade e integridade e muitas outras coisas:

Gênesis 41: 39-42 Então Faraó disse a José: “Visto que Deus te fez saber tudo isso, não há ninguém tão perspicaz e sábio como você. Você será responsável pelo meu palácio, e todo o meu povo deve se submeter às suas ordens. Somente em relação ao trono serei maior do que você.”

Então o Faraó disse a José: “Por este meio te coloco encarregado de toda a terra do Egito”. Então Faraó tirou o anel de sinete do dedo e o colocou no dedo de José. Ele o vestiu com roupas de linho fino e colocou uma corrente de ouro em seu pescoço.

Se José vivesse em nosso tempo, todos provavelmente o considerariam um perdedor, mas Deus conhecia o coração dele, assim como conhece o seu. Se você permanecer leal, fiel a Deus e continuar exercendo aquele dom ou talento que ele lhe deu, chegará um dia em que a vitória virá. Você se levantará, não para ser rei, rico ou famoso, mas para estar em uma posição de influência onde Deus o usará de maneira poderosa – não para sua glória, mas para a glória Dele. foto de selfie usual para o Facebook, quando você chega naquele lugar…ok?

Trabalho

18px; margin: 0px 0px 12.5px;">Havia um homem que tinha tudo que um rapper moderno (ou qualquer outra pessoa) pode desejar: dinheiro, dinheiro, dinheiro, um bom nome, saúde e uma família linda. Mas então, o Sr. Satanás, o acusador, foi a Deus e pediu permissão para mexer com a vida de Jó. A tragédia aconteceu e Jó perdeu sua riqueza. Em seguida, uma tempestade tirou a vida de todos os seus filhos. Então, uma doença debilitante que deixou todo o seu corpo coberto de furúnculos dolorosos veio para finalmente matá-lo (ou foi o que o diabo pensou primeiro).

Jó teve um mau momento e se considerou um fracasso? Ah, sim, mas não apenas isso, sua própria esposa lhe disse que ele era um perdedor e, de acordo com algumas versões da Bíblia, ela até sugeriu que ele amaldiçoasse a Deus (e perdesse seu relacionamento com ele para sempre) e morresse. Se ela fosse uma esposa moderna, ela provavelmente teria pedido o divórcio e pedido pensão alimentícia, perda de renda etc. cuidar dele.

Jó 3: Depois disso, Jó abriu a boca e amaldiçoou o dia de seu nascimento. Ele disse: “Pereça o dia do meu nascimento, e a noite que disse: 'Um menino foi concebido!' Naquele dia - que ele se transforme em escuridão; que Deus acima não se importe com isso; que nenhuma luz brilhe sobre ela.

No entanto, Jó, como José, permaneceu leal à vontade e soberania de Deus. Parece que todo mundo queria que ele desistisse e morresse. “Ei, perdedor, desista e morra, e liberte-nos do fardo de vigiar sua dor, porque, número um, não queremos ser lembrados de que isso pode acontecer com qualquer um de nós, a qualquer momento e número dois, porque nós realmente não queremos sair e cuidar de um perdedor.” Afinal, quantas pessoas gostam de tirar selfies com um perdedor? "Aqui, para o Instagram, deixe-me tirar uma foto minha beijando suas feridas dolorosas" "Ei Facebook, hoje é dia de cuidar de Job the loser, use a hashtag #ilose ou marque seus amigos e deseje a Job uma morte rápida e fácil então todos nós podemos ficar livres disso, e todos perdedores." Fotos como essas nunca se tornarão virais.

border-box; vertical-align: inherit;">Mas a resposta de Deus à lealdade de Jó se tornou tão viral que acabou na Bíblia como um exemplo vivo de como Deus recompensa a fidelidade e a verdadeira fé. Jó não o nomeou e reivindicou. Ele não repreendeu sua doença em nome de... Deus... Ele apenas olhou com paciência para nosso Deus Soberano e esperou por sua libertação e, além disso, confiou cegamente em Deus, mesmo que sua libertação fosse a morte em público. humilhação (assim como alguém que morreu em humilhação pública, você se lembra do nome dele? quer uma dica? Começa com J.)

Lemos em Jó 42:10-12 “…. o Senhor restaurou sua fortuna e lhe deu o dobro do que tinha antes. (E então, tempo de selfie!) Todos os seus irmãos e irmãs e todos que o conheciam antes vieram e comeram com ele em sua casa. Consolaram-no e consolaram-no de toda a angústia que o Senhor lhe havia causado, e cada um lhe deu uma moeda de prata e um anel de ouro. (Bling!!! Eu sabia!!)

O Senhor abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira”. Bem, espero que Deus tenha perdoado a esposa de Jó e ela tenha desfrutado das últimas bênçãos com ele. Parece que essa história da Bíblia se concentra demais na riqueza material e alguns até a usam como base doutrinária para todas as suas bobagens de “fique rico rápido, oh cristão”… leia com atenção, o assunto principal do livro é sobre como você deve manter sua própria identidade como filho de Deus, e não deixe que nenhuma tempestade externa mude sua fé e lealdade a Deus. Podemos sofrer neste mundo, mas Jesus estará sempre conosco, mesmo que pareçamos perdedores para o mundo. Eu posso ter um amem?

Moisés

De acordo com a escola moderna do ministério, Moisés era um perdedor inseguro. De acordo com nosso sistema político, Moisés era um perdedor exilado total. De acordo com ele mesmo, em um ponto de sua vida, Moisés foi um perdedor covarde, sem merecimento e sem vontade de cooperar. Desculpe se estou sendo muito duro com o pobre “Moshe”, mas ele deu a Deus todas as desculpas nos livros egípcios para não obedecer e não fazer o que Deus estava pedindo para ele fazer. Leia isso e pergunte a si mesmo se isso soa como você.

18px; margin: 0px 0px 12.5px;">Deus, eu não posso fazer o que você quer que eu faça porque, eu tenho um passado terrível, horrível, eu pequei, eu matei, eu menti, eu fugi, eu traí a confiança da minha família, eu abandonei meus talentos espirituais , Estou cheio de ódio, e sofro de medo do palco!! E essas foram apenas algumas das desculpas de Moisés…

Por favor, leia todo o livro Êxodo. Você verá como Moisés teve seus próprios problemas de identidade, precisou de algumas aulas de controle de raiva, começou sua carreira política com o pé errado (matando seu adversário) e depois fugiu para se esconder de todos, incluindo Deus. Certamente havia um chamado específico em Moisés. Ele sentiu isso, ele sabia disso, no entanto, as escolas dominicais egípcias realmente não ensinavam sobre um Deus soberano que tem seu próprio tempo e lugar para tudo, incluindo nosso chamado e sonhos e para quando todos eles acontecerão e se tornarão realidade.

O jovem Moisés sabia que havia um Deus vivo, mais ou menos. Ele estava em desacordo com o establishment e queria uma vida melhor para seu povo, mas sua confiança estava em suas habilidades humanas, que foram brutalmente abaladas depois que ele não conseguiu se promover como líder em potencial de um novo partido político. Não me interpretem mal aqui. Isso era tudo sobre poder e política nesta fase da vida do jovem Moisés.

Chegou o dia de enfrentar Deus todo-poderoso, mas mesmo depois de toda a dor e luta que ele passou por 80 anos, posso sentir por suas respostas a Deus que ele ainda não estava muito convencido sobre essa “coisa do chamado divino”.

Eu posso ver que ele era um intelectual, ciência em primeiro lugar, uma espécie de crente. Deus teve que lhe dar verdadeiros sinais sobrenaturais para impressionar o faraó e não apenas truques dos livros egípcios de magia que também poderiam ser replicados pelos feiticeiros do Egito. Ele também passou a questionar o como e o porquê de Deus em quase todos os passos para a Terra Prometida. Parece ou soa como você e eu...? Bem, talvez Moisés e eu sejamos os únicos que questionam os planos de Deus todos os dias.

Foi no exílio, solitário e podemos dizer pobre, humilhado, trabalhando no pior emprego de sempre para alguém que costumava usar aqueles chapéus de faraó chiques e costumava andar como um egípcio (canta!) comia os melhores espetinhos e costumava lavar o cabelo com urina de vaca real. (Eles fizeram, ficou o cabelo alaranjado).

Foi aqui, trabalhando como um humilde pastor no pior lugar de todos os tempos, sem saber quem ele era mais e com a sensação de estar longe de sua vocação (como um perdedor) quando ele finalmente conheceu face a face o poder e a presença de o verdadeiro Deus.

18px; margin: 0px 0px 12.5px;">Ele tinha suas desculpas, é claro, mas Deus também é o criador da perseverança. O próprio Deus insistiu em que Moisés o chamasse e assegurou-lhe que, se ele mantivesse sua fé e cresse, ele, Moisés, tiraria o povo de Israel da escravidão. Como tarefa de casa, leia Êxodo.

Gideão

Gideão, um jovem cujo único pensamento era juntar comida e se esconder dos midianitas. Vimos como Moisés até questionou os motivos de Deus, o quê e o porquê de sua missão e chamado, agora lemos sobre Gideão. Você vê um padrão? Você vê homens e mulheres de Deus debatendo com o Todo-Poderoso por que foram chamados e qual é o verdadeiro propósito de sua missão? Parece que a maioria deles fez. Até mesmo Jesus teve seu momento de verdade (ou dúvida) no Getsêmani. Você sabe por que homens e mulheres de Deus têm suas dúvidas e querem pedir explicações e sinais a Deus? Porque Deus realmente chama pessoas inteligentes; pessoas inteligentes e sábias com seu próprio ponto de vista da situação que Deus está tentando mudar. Dúvidas e perguntas não são ruins; Deus sabe que você tem algo que está tentando pedir a ele há muito tempo. O fracasso está em ceder às dúvidas e ser derrotado pela nossa falta de informação privilegiada (divina). Você deve perseverar mesmo que não entenda e é assim que realmente aprendemos a sabedoria. Você deve saber a informação que precisa, mas perseverar vai te ensinar como e quando aplicá-la e isso, meu amigo, se chama sabedoria.

Deus vê em você algo além de sua própria compreensão de suas habilidades, características e talentos. Ele está procurando sabedoria divina, não um GPA perfeito. A propósito, conheço pessoas muito bem-sucedidas com um GPA abaixo da média, e muitos de seus funcionários têm um GPA perfeito. Eu poderia ir mais longe explicando o porquê, mas vamos deixar isso para outra hora.

Vamos ler sobre Isaías 6:18 (aqui estou, envie-me) antítese. Leia abaixo a resposta de Gideão a Deus, porque soa assim: “Aqui não estou, você pode enviar outra pessoa?

Juízes 6:11-18

1 O anjo do Senhor veio e sentou-se debaixo do carvalho em Oprah (Ofra!!!) que pertencia a Joás, o abiezrita, onde seu filho Gideão estava debulhando trigo em um lagar para mantê-lo longe dos midianitas. 12 Quando o anjo do Senhor apareceu a Gideão, ele disse: “O Senhor está com você, valente guerreiro”.

13 “Perdoe-me, meu senhor”, respondeu Gideão, “mas se o Senhor está conosco, por que tudo isso aconteceu conosco? Onde estão todas as maravilhas que nossos antepassados ​​nos contaram quando disseram: 'O Senhor não nos tirou do Egito?' Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã”.

14 O Senhor se voltou para ele e disse: “Vá com a força que você tem e salve Israel das mãos de Midiã. Eu não estou te enviando?”

15 “Perdoe-me, meu senhor”, respondeu Gideão, “mas como posso salvar Israel? Meu clã é o mais fraco em Manassés, e eu sou o menor da minha família”.

16 O Senhor respondeu: “Eu estarei com você, e você ferirá todos os midianitas, sem deixar nenhum vivo”.

17 Gideão respondeu: “Se agora achei graça aos seus olhos, dê-me um sinal de que é realmente você que está falando comigo. 18 Por favor, não vá embora até que eu volte e traga minha oferta e a coloque diante de você”.

E o Senhor disse: “Vou esperar até que você volte”.

Para encurtar a história, Deus deu a Gideão os sinais que ele estava pedindo. Gideão finalmente decide ir contra os midianitas, mas Deus teve que treiná-lo e ensiná-lo um pouco de organização e logística ao longo do caminho e este foi provavelmente o momento em que os israelitas criaram o Krav-Maga. (Você deveria ver uma luta de Krav-Maga, tenho certeza que você apoiará minha teoria da língua na bochecha).

Depois de ler sobre Gideão, ele definitivamente não me parece o típico herói israelita, mas, ei, quem pode debater com Deus e vencer? Adivinha quem... você e eu podemos. Gideon foi um herói, um guerreiro no coração de Deus, assim como você. Você pode debater com Deus sobre por que você acredita que Ele está errado e Ele pode até conceder alguns de seus pedidos e mudanças no chamado, mas você ainda é um herói e seu tempo de vitória chegará se você acreditar nele. Eu não disse, se você acredita nele. Eu disse, se você acredita nele. Há uma diferença entre esses 2 “acreditar”.

Peter

Quando os pregadores descrevem o apóstolo Pedro, eles falam dele como se fosse um homem das cavernas. O homem das cavernas do anúncio do seguro parece mais esperto do que Pedro para alguns pregadores, antes da unção do Espírito Santo, é claro. Mas, acredito que posso provar que Peter era realmente um homem de negócios muito inteligente e experiente.

A percepção de que os discípulos eram pessoas sem educação formal não vinha de Deus, mas de pessoas que pensavam conhecê-los. Eles não os conheciam tão bem quanto Jesus os conhecia e lemos antes que Ele não chama as pessoas de burras.

Você pode não ter um diploma universitário ou um diploma de ministério, mas isso não o impede de ter outros dons. Tenho certeza de que os dons estão lá., mas não tenho certeza se você acredita e sabe que seus talentos e dons estão lá.

Pedro era pescador e conheço muitos pescadores. Eles parecem humildes e rudes por fora, mas são algumas das pessoas mais sábias que já conheci. Sempre trabalhando duro, eles não temem assumir uma tarefa grande e perigosa. Eles estão prontos para enfrentar praticamente qualquer tipo de ameaça ou inimigo e têm suas próprias habilidades de luta e sobrevivência. Eles, e mesmo os mais humildes, sabem manejar um barco de médio porte, sabem todos os truques para guardar e conservar seus peixes e os alimentos que precisam para longas pescarias. Bem, quem não gosta? Barcos modernos têm tudo certo? Não, eu estava falando de pescadores dos anos 70. Tanto quanto me lembro, quase não havia vantagens eletrônicas ou digitais em seus barcos. Apenas um rádio antigo movido a bateria. Sem celulares, sem telefones via satélite, sem sinal de tv, videogames, freezers chiques, nada... Sim, houve um tempo em que os celulares não existiam,

Os pescadores sabem administrar pessoas e principalmente estar com uns caras mal educados por semanas no mesmo barco, aprendem a ser compreensivos, perdoadores, sempre alegres e prontos para animar os outros que sentem saudades… Essas são apenas algumas habilidades que vi em meus amigos pescadores.

Então, quando li sobre Pedro ser um homem burro, rude, estúpido e sem instrução e como Jesus de repente o transformou em um pregador inteligente, acho que essa percepção está longe da verdade. Sim, ele negou Jesus, que foi um de seus maiores fracassos. Sim, ele era um pouco desbocado. Ele também era um hipócrita, como Paulo o chamou mais tarde, mas Jesus não escolheu um cara usando algum tipo de jogo "Eeny, meeny, miny, moe". Ele conhecia Pedro muito bem e porque o conhecia, Ele o escolheu. Deus não escolhe você e eu apenas por sorte. Ele nos conhece, podemos ter algumas falhas em nossos registros, mas podemos aprender com José, Jó, Moisés, Gideão e Pedro que, apesar da fraqueza e do fracasso, podemos ser usados ​​poderosamente por nosso Deus todo-poderoso, porque Ele nos conhece e Ele está disposto a discutir e debater conosco Seus planos e Suas razões para nos chamar.