quinta-feira, 29 de setembro de 2022

O Significado de João 3:16 É o versículo mais conhecido no cristianismo.

 

O Significado de João 3:16

É o versículo mais conhecido no cristianismo.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". - João 3:16

Este versículo em João pode passar rapidamente por nossas mentes sem perceber, mas já pensamos sobre o que realmente significa? Já consideramos a profundidade das verdades neste versículo, mantidas por Deus ao longo das gerações? Mais significativamente, como vivemos na realidade de João 3:16, que Deus mostrou Seu amor por meio de Seu Filho unigênito, oferecendo salvação a toda a humanidade?

A perspectiva bíblica de João 3:16.

Primeiro, devemos olhar como o versículo é lido. Diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Há muito o que descarregar com essas palavras, mas primeiro devemos entender seu contexto histórico. João 3:16 é uma das apresentações mais precisas do evangelho, escondida em uma conversa entre um respeitado governante religioso e Jesus. Você deve conhecer essa história.

18px; margin: 0px 0px 12.5px;">Uma noite, enquanto seus colegas estavam em casa na cama, um fariseu chamado Nicodemos veio a Jesus. Ele disse: “Rabi, sabemos que você é um professor de Deus. Ninguém poderia realizar os sinais que você está fazendo se Deus não estivesse com ele.” Esta afirmação implica algumas coisas. A primeira é que Nicodemos conhecia Jesus, respeitava-o e via que Ele vinha de Deus, como diz João 3:16. Nicodemos sabia sobre os milagres que Jesus havia realizado e provavelmente ouviu sobre as verdades que Jesus falou, o que desencadeou uma pergunta: Quem é você? Talvez você mesmo tenha feito essa pergunta a Deus. Sob suas palavras de afirmação, Nicodemos está investigando a identidade de Jesus. Jesus respondeu: “Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo”.

A princípio, as palavras de Jesus parecem um redirecionamento , mas Ele estava sondando algo mais profundo. Devemos lembrar com quem Cristo estava falando, sua vida e como Nicodemos estava familiarizado com o relacionamento com Deus por meio de obras religiosas. A declaração de Jesus deve ter sido confusa para ele, não apenas com a analogia do renascimento, mas com a mensagem que ela revelou a este homem presumivelmente justo. Em essência, Jesus disse a Nicodemos que todos os seus anos avançando no judaísmo e o tempo que ele passava fazendo orações não importavam. Eles lançaram as bases para as verdades que Jesus apresentou, mas não foram fortes o suficiente para levar Nicodemos à salvação.

Jesus usou uma referência do Antigo Testamento para mostrar Seu ponto de vista.

Em João 3:14-18, lemos brevemente sobre o tempo de Moisés no deserto. Diz que, como Moisés levantando a serpente no deserto, Jesus deve ser levantado em um pedestal, e aqueles que crêem podem ter vida eterna nEle. Deus amou tanto o mundo que deu Seu único Filho, e quem nele crê não morrerá, mas terá a vida eterna. Deus não enviou Seu Filho à Terra para condená-la, mas para salvá-la por meio Dele. Aqueles que crêem nEle não estão condenados, mas aqueles que não crêem já estão condenados porque não creram no Filho único de Deus.

Para mostrar ainda mais esse ponto a Nicodemos, Jesus mencionou a cobra que Moisés levantou no deserto quando os israelitas vagavam pelo deserto, oscilando entre o arrependimento e a rebelião. Em Números, um livro que Nicodemos conhecia, os israelitas escolheram a rebelião. Sua punição veio através de picadas de cobras venenosas. Eles tiveram que olhar para uma cobra de bronze em um poste para serem curados. Olhar para a cobra era um ato de fé, e eles foram curados por Deus quando olharam. Os israelitas sabiam que olhar para a cobra era a única maneira de serem salvos da morte pelo veneno.

Para ver o escopo completo desta imagem, devemos nos lembrar do padrão de Israel quando eles fugiram do Egito. Eles agiriam , o julgamento do Senhor viria, Moisés interviria para eles, e o Senhor mostraria misericórdia. Enquanto Jesus andava na terra, os israelitas ainda estavam se rebelando, mas havia um mediador diferente. Em vez de conceder misericórdia a Si mesmo, o Senhor daria misericórdia por meio de Jesus. Ainda assim, essa misericórdia que vem por meio de Jesus é eterna. Quando Nicodemos soube da morte de Jesus, ele provavelmente se lembrou dessas palavras. Assim como os rebeldes israelitas no deserto, Nicodemos precisava de um mediador para ter a salvação e renascer. É uma foto que ficou com Nicodemos pelo resto de seus dias.

João 3:16 é uma visão de amor.

João 3:16 segue uma explicação biblicamente densa e rica da salvação e do pecado. Diz que Deus te ama tanto que Ele me enviou. Cristo nos mostra um amor intenso, sacrificial e incompreensível que faz as expressões humanas parecerem triviais em comparação. As palavras de Jesus não faziam muito sentido para Nicodemos do que Jesus discutindo o renascimento. Ele não sabia que Jesus estava planejando morrer por seus e nossos pecados. Ele não percebeu que Cristo seria literalmente erguido em um poste, como aquela cobra de bronze, e que a morte e ressurreição de Jesus trariam vida. No entanto, graças à Bíblia, temos esse conhecimento.

Considerando tudo o que Jesus passou , releia o início de João 3:16. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito”. Cristo mostrou como era o amor puro e imensurável por meio de Sua morte, mas Ele fez mais. Deus provou quão profundo foi o Seu amor através da cruz porque enquanto éramos pecadores, Cristo morreu por nós, conforme declarado em Romanos 5:8. Esse amor abnegado e apaixonado é aquele que nenhum de nós poderia entender. Não esperando nada em troca, Deus estendeu a mão e se esvaziou por aqueles que O desprezaram.

O significado de João 3:16 é que Deus ama Seus filhos. Ele enviou Cristo à terra por uma razão: aqueles que crêem nEle viverão para sempre. Obtemos o dom da vida eterna de Deus aceitando que Jesus é quem Ele diz que é. Jesus é o Filho de Deus sem pecado que pagou o preço final pelos pecados do mundo. Ele morreu pelo nosso lugar para nos permitir entrar na eternidade com Ele. No entanto, para obter esse presente, temos que dizer que precisamos dele.