quinta-feira, 29 de setembro de 2022

O que podemos aprender com Maria Madalena?

 

O que podemos aprender com Maria Madalena?

maria madalena

18px; margin: 0px 0px 12.5px;">“Ora, quando Ele (Jesus) ressuscitou de madrugada no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios”. (Marcos 16:9) Este deve ter sido o momento mais fantástico da vida de Maria: ser a primeira a ver Jesus depois de ressuscitar dos mortos. Ela inicialmente não tinha certeza se isso era real e pensou que talvez estivesse sonhando. Mas depois dessa primeira hesitação, ela estava confiante de que estava vendo Seu Senhor, Mestre, Messias. Tudo na Bíblia é intencional e específico; portanto, deve ficar claro que Jesus escolheu Maria Madalena para ser a primeira a vê-lo. Ele poderia ter se mostrado a qualquer um de Seus discípulos. Eles estavam lá minutos antes de Ele aparecer a Maria. Ele poderia ter se revelado a todo o grupo para ter mais testemunhas de Sua primeira aparição,

Ela deve ter sido uma pessoa especial a ser escolhida para a ocasião importante de Sua aparição pela primeira vez após Sua ressurreição. Deve ter havido algo sobre ela que ela era a pessoa certa para aquele momento. Maria Madalena tem sido um mistério para a maioria de nós. Nós a vemos como uma seguidora genuína de Jesus que parecia estar no cenário de alguns dos momentos mais críticos do ministério de Jesus. Mas o que torna sua história ainda mais misteriosa é que as Escrituras nos dizem que ela foi curada de sete espíritos malignos e outras enfermidades (João 8:2). Este é o nosso primeiro vislumbre dessa mulher. No entanto, em todos os evangelhos, vemos que ela é compassiva, atenciosa, leal e sincera em sua fé, uma transformação completa ao dedicar sua vida a apoiar Seu ministério de todas as maneiras possíveis.

16px;">Ela era uma amiga leal.

Maria Madalena é encontrada várias vezes com Maria, a mãe de Jesus, quando ela precisou de apoio. Maria Madalena acompanhou Sua mãe enquanto a multidão seguia Jesus carregando Sua cruz até o local de Sua crucificação. Ela também estava com Sua mãe ao pé de Sua cruz enquanto esperavam o fim em João 19:25. Ela também estava lá quando Seu corpo foi colocado no túmulo, e a pedra foi rolada sobre a abertura. Esses deviam ser os momentos mais excruciantes da vida de uma mãe, e Maria Madalena estava ali não só porque era uma discípula, mas porque estava ali para apoiar uma amiga. Ela mostrou compaixão e carinho em suas ações, emprestando sua presença pacífica em um momento de agonia horrenda.

18px; margin: 0px 0px 12.5px;">Devemos considerar isso como formas de apoiar nossos amigos e familiares quando a devastação atinge as pessoas que conhecemos. Nossa presença é necessária mais do que palavras. Estar lá para alguém enquanto ele está passando por algo é a coisa mais importante que podemos fazer, e nos comprometemos com o tempo e o espaço que essa pessoa precisa. Devemos nos alegrar com aqueles que se alegram, mas também diz para chorar com aqueles que choram (João 12:15). Ter empatia quando alguém está passando por uma circunstância perturbadora é uma maneira compassiva e carinhosa de mostrar o amor de Deus aos outros. Esses momentos não são para palavras, mas para apoio pacífico. Aprenda a ficar quieto e quieto na presença deles. Eles não querem ouvir clichês; eles não querem chavões. Eles querem um amigo que estará fisicamente lá.

Provérbios 17:17 diz: “O amigo ama em todos os momentos, e o irmão nasce para a adversidade”. Um verdadeiro amigo ficará ao lado quando alguém se machucar, mesmo que a dor seja de suas próprias más escolhas. Devemos amar as pessoas onde elas estão e dar-lhes a confiança de que são amadas. O problema não é o momento de ir embora, mas o momento de seguir em frente e mostrar o amor de Deus quando é difícil. Se amamos quando é fácil, não fizemos nada de extraordinário. Deus nos dá o Seu amor, que nos permite amar extraordinariamente.

Ela era uma discípula leal.

Ser discípulo não é tarefa fácil. Só porque alguém nasce de novo não significa necessariamente que ele se torne imediatamente um discípulo. Seguir o ensinamento, filosofia ou estilo de vida de alguém não faz de alguém um discípulo. Tornar-se um discípulo é comprometer-se a crescer em conhecimento e depois aplicar esse conhecimento em aplicações da vida. Maria Madalena era uma discípula devota. João 8:1-3 nos diz duas coisas importantes sobre ela. Este é o primeiro lugar onde somos informados de seu passado de ser possuída por demônios, mas libertada, e segundo, aprendemos que ela era uma apoiadora do ministério de Jesus.

A Escritura lista ela e outras duas com os doze discípulos; ela viajava constantemente com eles, ouvindo e aprendendo. Também diz que essas três mulheres os sustentam com sua “substância”, traduzida como “posses”. Essas mulheres estavam doando monetariamente ao ministério e, muito provavelmente, suas provisões, como alimentos de suas famílias.

Maria Madalena foi encontrada por perto tantas vezes, o que nos dá a impressão de que ela queria estar perto dele o máximo possível, mesmo em sua morte. Ela estava lá para testemunhar a morte horrível de seu professor e Messias. Ela ainda permaneceu, chorando e lamentando, depois que os outros discípulos partiram quando acreditaram que Seu corpo havia sido roubado. Esse compromisso pode ser uma das razões pelas quais Jesus a escolheu para ser a primeira a vê-lo depois que Ele ressuscitou dos mortos.

18px; margin: 0px 0px 12.5px;">Nosso compromisso de estar perto Dele e ser encontrado fiel em Sua presença, aprendendo e aplicando a Palavra em nossas vidas não deve ser menos que o compromisso de Maria com Jesus. Ela é um excelente exemplo de como podemos estar perto Dele, apoiando-O em substância e estando em Sua presença. Em nossa vida de oração, adoração e vida diária, nosso compromisso deve ser evidente com Jesus e outros ao nosso redor como um testemunho de nossa lealdade, fidelidade e discipulado.

Ela foi uma testemunha leal.

Depois que Maria Madalena, junto com Sua mãe, testemunhou a morte e o sepultamento de Seu Senhor e Messias, ela continuou a ficar perto. Ela fazia parte do grupo de senhoras que gastavam seu próprio dinheiro para comprar os temperos necessários para ungi-Lo (Marcos 16:1). Nesse momento, essas senhoras viram que a pedra foi removida. O anjo disse a eles que Ele havia ressuscitado e para contar aos outros. Eles imediatamente correram para contar a eles.

Logo depois disso, Jesus apareceu a Maria Madalena pela primeira vez. Ela estava mais uma vez perto da tumba, refletindo sobre essas coisas, chorando e tentando entender tudo isso. Então, primeiro pensando que Ele era um jardineiro, ela perguntou sobre Jesus. Ele reconheceu a ela quem Ele era. (João 20:15.) Que momento surpreendente deve ter sido para ela.

Então Ele deu a ela uma mensagem para compartilhar com os discípulos. “…vai ter com meus irmãos e dizei-lhes: 'Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus'. (João 20:17b) Ela foi imediatamente dar a mensagem de Jesus aos discípulos. Ela não hesitou, mas correu o mais rápido que pôde para compartilhar a notícia de que Jesus havia ressuscitado. Ela foi a primeira testemunha a compartilhar o evangelho. Uma mulher que tinha sete demônios nela, expulsou-os dela, tornou-se uma apoiadora e discípula de Jesus, e foi a primeira pessoa a ver Jesus vivo após Sua crucificação. E ela foi uma testemunha leal para compartilhar essa notícia o mais rápido possível.

Maria Madalena nos lembra que não importa o nosso passado, somos justos aos Seus olhos uma vez que O recebemos como Salvador. Não importa o que fizemos, quão profundo achamos que nosso pecado foi, ou quão indignos podemos pensar que somos; uma vez que recebemos Jesus como nosso Salvador, Ele nos vê como herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Foi para isso que Ele morreu, para ter comunhão com Ele.

Ela é um exemplo perfeito de uma transformação completa que resultou de se tornar uma discípula, passar tempo em Sua presença, apoiá-Lo, aumentar seu conhecimento e aplicá-lo em sua vida. Ela deve nos inspirar a ser um discípulo que anseia por Sua companhia e é diligente em crescer estando na Palavra e em Sua presença. E ao fazer isso, podemos compartilhar nossas histórias e mostrar o amor de Deus em nós.