quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Tenho que ser batizado para ir para o céu? Os batismos são importantes; no entanto, eles não são um pré-requisito para ir para o céu.

 

Tenho que ser batizado para ir para o céu?

Os batismos são importantes; no entanto, eles não são um pré-requisito para ir para o céu.

batismo do bebê

18px; margin: 0px 0px 12.5px;">O batismo é obrigatório para os cristãos? Eu tenho que ser batizado para ser salvo? Irei para o inferno se nunca for batizado?

Cristãos novos e antigos se perguntam essas perguntas e às vezes têm medo de perguntar. Existem diferentes pontos de vista sobre se é necessário para a salvação em alguns círculos cristãos, mas as Escrituras são bastante claras sobre o assunto.

Em suma, um batismo não é necessário para alguém entrar no céu. Aqui está o que a Bíblia diz que precisamos, e a história de como os batismos aconteceram.

A história do batismo.

O batismo cristão tem sua raiz em uma tradição muito mais antiga. As pessoas que se convertiam ao judaísmo eram batizadas em um banho ritual chamado micvê. O ritual, onde a pessoa era imersa na água, era uma declaração pública de que eles queriam se juntar a uma comunidade de fé. Eles escolheram acreditar na religião e vivê-la na vida cotidiana. Quando Jesus foi batizado, Ele estava começando Sua vida de ministério. Aqueles que o fizeram depois dele estavam fazendo uma declaração pública de sua crença em Jesus como o Messias e sua decisão de pertencer à comunidade cristã. Na época do ministério de João Batista, ele convocou o povo judeu a se arrepender em preparação para a chegada do Messias.

16px;">Jesus é a nossa salvação.

O batismo é um símbolo de identificação e não de salvação. O batismo não é um requisito para entrar no céu, porque é apenas uma profissão pública de fé. Várias escrituras apontam que não é o que realmente salva uma pessoa. O que salva uma pessoa é a aceitação de Jesus em nossas vidas, a confissão de nossos pecados a Ele e a crença de que o Senhor o ressuscitou dos mortos (Efésios 1:7; Hebreus 9:22; Apocalipse 1:5; Romanos 10:9 -10). É em Jesus que se uma pessoa crê, pode receber o perdão dos seus pecados e a vida eterna.

Algumas pessoas acreditam que Atos 2:38 está afirmando que o batismo nas águas está ligado à salvação. Ele afirma: “Você deve se arrepender de seus pecados e se voltar para Deus, e ser batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão de seus pecados. Então você receberá o dom do Espírito Santo”. À primeira vista, parece ser assim. No entanto, quando olhamos para o contexto da escritura, vemos que há mais na declaração. O apóstolo Pedro estava pregando um sermão sobre tópicos incrivelmente intensos – incluindo morte, salvação e ressurreição de Jesus. Atos 2:41 diz que aqueles que Paulo estava pregando também que “receberam Sua Palavra” foram batizados, e 3.000 almas foram adicionadas à Igreja naquele dia. Foi crendo na Palavra de Deus que fez as pessoas nascerem de novo, não o batismo nas águas.

João distingue entre seu batismo, que foi feito com água, e o batismo feito por Jesus Cristo que é feito “com o Espírito Santo e com fogo…” O batismo pela água é um ato que um crente nascido de novo escolhe fazer como um sinal externo. de sua salvação para o público. Simboliza sua “morte para si mesmo” e renascimento em Jesus Cristo. O batismo pelo Espírito Santo é o que acontece no coração quando alguém é salvo e é um aspecto crítico da salvação.

Os batismos ainda podem desempenhar um papel muito importante na vida de um crente. As águas batismais representam um cemitério, onde estamos nos livrando de nossa velha vida porque estamos escolhendo aceitar Jesus Cristo em nossos corações. Quando uma pessoa é imersa na água durante o batismo, ela deve ver sua velha natureza como morta, enterrada e desaparecida. Quando ele é levantado da água, ele deve se ver levantado como uma nova criação, com uma nova vida. Em outras palavras, o batismo é o sinal externo de que ele agora está morto para o pecado e vivo para Deus (Romanos 6:11-13).

Embora os batismos sejam ótimos por muitas razões, eles não são um pré-requisito para entrar no céu. Se escolhermos aceitar Jesus como nosso verdadeiro Salvador, podemos alcançar a vida eterna com o Senhor. Os batismos são apenas uma ótima opção para os novos na fé anunciarem publicamente que estão aceitando o Senhor e mudando essa identidade.