Conhecendo mais sobre os óleos essenciais
Seu aroma é bonito e muito forte. Graças aos óleos essenciais, as plantas têm odores característicos – os óleos essenciais os protegem e desempenham um papel no processo de polinização.
Além de suas propriedades naturais e excelente aroma, os óleos essenciais podem ser úteis na culinária, em procedimentos cosméticos e médicos.
Mas o que é uma “substância aromática volátil”?
Em resumo: essas substâncias são pequenas moléculas orgânicas que mudam rapidamente dos estados sólido para líquido e gasoso à temperatura ambiente, razão pela qual são chamadas de “voláteis”.
Quando você abre um frasco de óleo essencial pela primeira vez, você sente imediatamente um aroma forte, mesmo a uma certa distância.As características físicas e químicas das substâncias aromáticas voláteis que compõem os óleos essenciais lhes permitem viajar rapidamente através do ar para o nosso olfato.
Devido às suas propriedades únicas, os óleos essenciais são ideais para aplicação em aromaterapia, na qual substâncias vegetais são usadas para manter a saúde do corpo e da mente, bem como para uso em outras áreas.
10px; text-align: justify;">
Tipo de substâncias aromáticas voláteis contidas no óleo essencial
Até o momento, foram identificados mais de 3.000 tipos de substâncias aromáticas voláteis. As propriedades do óleo essencial dependem da planta, família botânica, espécie.
Uma proporção sutil dos componentes aromáticos de cada óleo essencial é a chave para sua singularidade e propriedades.
Mesmo em óleos essenciais puros, podem variar de composição dependendo da hora do dia, estação do ano, localização geográfica, método e duração da destilação, ano e clima, razão pela qual cada estágio do processo de produção desempenha um papel crítico na qualidade final do óleo essencial.
Os óleos essenciais podem ser usados em vários procedimentos para manter a saúde física e emocional.
Eles podem ser usados separadamente ou como parte de uma mistura de óleos essenciais, dependendo da experiência do usuário e do resultado desejado.
Os tipos de óleos essenciais
Existem: óleos essenciais básicos, óleos essenciais infundidos e óleos puramente essenciais.
O óleo básico é obtido de matérias-primas através de prensagem a frio, enquanto na preparação de óleos infundidos, o óleo vegetal é despejado em matérias-primas vegetais. Já os óleos puramente essenciais são extraídos diretamente da própria planta, sem acrescentar nada.
Produção
Existem quatro metodos mais conhecidos de produzir óleos essenciais são eles:
Destilação:
Jarros de vidro esmaltados ou resistentes ao calor são divididos em duas partes por uma grelha. Água fria da torneira é derramada na parte inferior. Então uma gaze é colocada na grade, e as matérias-primas vegetais moídas contendo óleo essencial são colocadas nela. A jarra é fechada hermeticamente com uma tampa com um orifício no centro onde um tubo é inserido (de borracha, vidro ou combinado).
O tubo (de vidro) passa por uma geladeira com água corrente fria e sua extremidade é colocada em um recipiente de vidro. A água é aquecida até ferver, o vapor resultante passa pelo material vegetal, se combina com o óleo essencial, depois é resfriado na geladeira e coletado em um recipiente de vidro já em forma de água, na superfície da qual o óleo essencial se acumula. Este óleo é coletado em uma garrafa de vidro e selado.
Maceração:
Este método se dá pela obtenção de óleo essencial por extração. As matérias-primas vegetais são infundidas em um óleo com odor neutro, deixadas por alguns dias e levemente aquecidas para aumentar o rendimento do produto final.
- Desfloramento:
Uma camada de cera de abelha ou gordura animal é colocada em uma base lisa e uniforme (vidro). Flores ou pétalas são colocadas em fileiras e cobertas com outra placa de vidro, também coberta com uma camada de cera ou gordura. Dessa forma, é possível colocar múltiplas camadas. A gordura (cera) absorve o óleo essencial e a pressão criada pelas placas acelera o processo.
Dependendo do tipo de flores ou pétalas, elas são trocadas diariamente ou mantidas por vários dias. Em seguida, a gordura (cera) é usada diretamente ou usada para a produção de óleos essenciais por destilação.
Prensagem:
Processo usado para se obter óleos essenciais a partir da casca de frutas, caroços e sementes.
10px; margin-top: 20px; text-align: center;">Propriedades
Conheça a seguir algumas das propriedades dos óleos essenciais mais populares:
- O óleo essencial de bergamota tem um efeito tônico, calmante, antisséptico e refrescante. Normaliza a secreção das glândulas sebáceas e sudoríparas, fecha os poros.
- O óleo essencial de Manjericão, por sua vez, tonifica e suaviza a pele. Tem um efeito de fortalecimento, elimina espasmos dos vasos sanguíneos; é um remédio ideal para relaxamento.
- O óleo essencial de Cravo, estimula a atenção, melhora a memória, tem um efeito de aquecimento e ajuda a restaurar a força após estresse nervoso e físico.
- A Toranja e seu óleo essencial melhoram a imunidade e o humor, clareiam e embranquecem a pele, limpam os poros, normalizam a secreção das glândulas sebáceas e possuem propriedades tônicas e refrescantes.
- O óleo essencial de Ylang-ylang possui propriedades antissépticas, tônicas, melhora o humor, rejuvenesce e suaviza a pele e ajuda a retardar o processo de envelhecimento.
- Quanto ao óleo essencial de Gengibre, ele elimina fadiga, letargia e apatia. Aumenta a força masculina e dá autoconfiança.
- O tal do óleo essencial de Hissopo estimula o cérebro e promove cicatrização de feridas e a eliminação de hematomas.
- O óleo essencial de Cedro possui uma poderosa atividade antiviral e efeito antisséptico, e conta com efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e sedativos. Rejuvenesce e melhora a pele.
- O óleo essencial de Cardamomo tonifica, refresca e revigora.
- O óleo essencial de Canela é um poderoso estimulante que melhora o metabolismo e ajuda a combater o excesso de peso.
- Enquanto que o óleo essencial de Lavanda combate problemas como a ansiedade e a insônia. Ele também possui propriedades analgésica, sedativa, diurética e diaforética e é conhecido por eliminar parasitas e espantar insetos.
- O óleo essencial de Olíbano elimina insônia e medos noturnos, além de rejuvenescer, renovar e melhorar a elasticidade da pele. Elimina também a perda de cabelo e caspa.
- O óleo essencial de Limão possui propriedades bactericidas e antissépticas e tem um efeito anti-helmíntico. Estimula o trabalho do coração, fortalece o sistema imunológico.
- O óleo essencial da Melissa elimina insônias e combate a irritabilidade. Fortalece a memória.
- O óleo essencial de Mirra conta com efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos, curativos, regeneradores, estimulantes e tônicos.
- O óleo essencial de Zimbro tonifica e fortalece o sistema nervoso e tem fortes propriedades bactericidas. Ele fortalece o poder masculino.
- Quanto ao óleo essencial de Hortelã, possui propriedades estimulantes, tônicas, diuréticas e analgésicas. Destrói parasitas e repele mosquitos.
- O óleo essencial de Neroli relaxa e alivia dores musculares e rigidez, reduz a frequência cardíaca, melhora a elasticidade da pele, elimina insônia e condições neuróticas e é considerado um dos mais poderosos estimulantes sexuais.
- O óleo essencial de Patchouli desperta entusiasmo e sensualidade, aumenta a força masculina e a sensibilidade das zonas erógenas.
- O óleo essencial de Abeto conta com uma alta atividade antimicrobiana, sendo usado com sucesso em resfriados, gripes, tosse, bronquites, pneumonias e amigdalites. Alivia a dor de dente e auxilia no tratamento de doenças periodontais.
- O óleo essencial de Absinto alivia a irritabilidade, a tensão nervosa e muscular e melhora o sono.
- O óleo essencial de Alecrim elimina a insegurança e equilibra emoções. Trata cicatrizes e elimina a caspa, estimulando o crescimento do cabelo.
- O óleo essencial de Camomila atua como um meio anestésico, antialérgico, anti-inflamatório, bactericida, colerético e antifúngico. Acalma os nervos, melhora a função do estômago.
- O óleo essencial de Sândalo possui um efeito benéfico sobre o sistema nervoso, alivia a ansiedade e a tensão, elimina medos, depressão, traz paz e sossego a uma alma cansada, cria um clima de alegria.
- O óleo essencial de Eucalipto elimina fadiga, ativa as reservas do corpo e elimina lesões pustulosas e acne.
20px; text-align: center;">Óleo essencial de semente de uva
O óleo essencial de semente de uva é um líquido amarelo claro com um tom esverdeado. Este óleo sem cheiro tem um leve sabor de nozes e é rapidamente absorvido, o que o torna adequado para qualquer tipo de pele.
Este óleo contém uma composição única de ácidos graxos, vitaminas e minerais, o que faz com que ele seja amplamente utilizado na culinária, na cosmetologia e na medicina.
As máscaras com óleo de uva contribuem para a rápida regeneração dos tecidos, suavizando as rugas e dando à pele uma aparência mais saudável.
O óleo essencial de semente de uva é amplamente utilizado no tratamento de doenças cardiovasculares e do sistema digestivo, fortalece o sistema imunológico e promove a longevidade. Ele também ajuda a manter a boa saúde, bem como a prolongar a juventude e a vida.
Óleo essencial de árvore-do-chá
O óleo essencial de árvore de chá é obtido a partir das folhas de uma árvore que nada tem a ver com chá. Este óleo possui propriedades antifúngicas e bactericidas.
Quando aplicado na pele, penetra profundamente na camada subcutânea e tem efeito terapêutico. Este óleo não apresenta reações adversas e não irrita a pele. O óleo essencial de árvore de chá é amplamente utilizado em lâmpadas de aroma, em banhos aromáticos, em escalda-pés, durante massagens, em compressas, inalações e saunas, sendo que sua ingestão é possível apenas com uma prescrição médica.
O óleo essencial de árvore-do-chá é bom para tratar resfriados, dores de garganta, sangramento nas gengivas, artrite, varizes, hemorroidas, queimaduras, bronquite e muitas outras doenças.
10px; text-align: justify;">
Óleo essencial de espinheiro marítimo
O óleo essencial de espinheiro marítimo é obtido a partir de frutas que são um verdadeiro depósito de vitaminas, minerais e substâncias biologicamente ativas. O óleo possui propriedades analgésica, cicatrizante e anti-inflamatória.
Ele também remove sais de metais pesados do corpo, normaliza o metabolismo das gorduras e proteínas, melhora a visão e tem muitas outras propriedades benéficas.
O óleo essencial de espinheiro marítimo é uma excelente maneira de cuidar da pele seca, oleosa e envelhecida, uma vez que é eficaz contra rugas, sardas e manchas de idade.
É usado também no tratamento de úlceras pépticas do estômago e duodeno, em casos de gastrite, doença cardíaca coronária, amigdalite, coriza, sinusite e muitas outras doenças.
O óleo de espinheiro marítimo pode ser ingerido como agente terapêutico restaurador na dosagem de 0,8 gramas por dia.
Óleo essencial de noz
O óleo essencial de noz é obtido por prensagem a frio. Tem uma cor âmbar e um aroma de nozes.
Este óleo contém um grande número de nutrientes, vitaminas e minerais que fazem presentes propriedades únicas, devido às quais é amplamente utilizado na culinária, cosmetologia, massagem e no tratamento de várias doenças. Seu uso constante tem um efeito antienvelhecimento e curativo no corpo.
O óleo de noz melhora a vitalidade e promove a boa saúde.
Óleo essencial de jojoba
O arbusto de jojoba é nativo do sul dos EUA e do México. Os frutos são parecidos com bolotas. As tribos nativas usavam o óleo de jojoba para cuidar dos cabelos.
Ele é obtido por prensagem a frio, mas não é um óleo propriamente dito: trata-se, na verdade, de uma cera líquida.
Líquido e de cor amarela dourada, o óleo de jojoba hidrata a pele, penetrando rapidamente nas camadas mais profundas. Ele retarda o processo de envelhecimento da epiderme e suaviza as rugas.
O óleo é amplamente utilizado no tratamento de doenças de pele e é recomendado para peles de qualquer tipo. Além disso, é frequentemente usado em massagens.
Óleo essencial de laranja
- Como obtê-lo: pegue cascas frescas de laranja, enxágue, pique finamente, coloque em uma jarra de vidro e despeje um óleo vegetal inodoro, para que este último cubra a camada de cascas em cerca de um centímetro. Feche a tampa e coloque em um local escuro por três dias. Após esse período, coloque o óleo resultante em banho-maria por 30 minutos. Em seguida, deixe esfriar, coe e não se esqueça de torcer as cascas, pois elas geralmente ainda contêm muito óleo essencial. Ao vaporizar o óleo em banho-maria, a tampa não deve ser muito apertada, caso contrário, o frasco pode explodir.
- Propriedades: melhora a visão, elimina inflamações e sangramentos nas gengivas. É um agente colerético, normaliza o metabolismo do carboidrato e das gorduras, ajuda na redução de peso. O óleo de laranja tem ação anticelulite, aumenta a resistência do corpo a infecções, ajuda em casos de bronquite crônica, otimiza a atividade cardíaca, remove toxinas, estabiliza o humor, ajuda na insônia, revigora e fortalece os cabelos.
- Uso: lâmpadas aromáticas: 3 – 5 gotas; banhos: 4 gotas de óleo de laranja por uma banheira cheia com um emulsificante; massagem: 6 – 10 gotas por 10 gramas de óleo transportador; enxaguante bucal: 1 gota por copo de água morna.
- Contraindicações: intolerância individual a frutas cítricas.
Óleo essencial de rosa
- Como obtê-lo: encha metade de um frasco de vidro com azeite de oliva, pré-aquecido em banho-maria a 50-70 graus. Despeje as pétalas de rosa conforme necessário e certificando-se de que elas fiquem completamente cobertas com óleo. Feche bem o frasco e deixe de molho por dois dias em um local quente e escuro. Após dois dias, as pétalas devem ser removidas, espremidas e colocadas de volta no óleo. Repita o procedimento de 10 a 15 vezes. O óleo resultante pode ser armazenado em uma garrafa de vidro bem fechada em local escuro.
- Propriedades: o óleo essencial de rosas normaliza a pressão sanguínea e o funcionamento do trato digestivo, alivia dores de cabeça, normaliza o trabalho das glândulas endócrinas, ajuda com queimaduras, é um forte agente afrodisíaco, causa sensação de vitalidade, melhora o desempenho, rejuvenesce a pele e normaliza o funcionamento das glândulas sebáceas e sudoríparas.
- Uso: lâmpada aromática: use de 4 a 6 gotas de óleo essencial de rosas; banhos: 5-7 gotas com um emulsificante; massagem: 10 gotas por 10 gramas de óleo de transporte; medalhão de aroma: 2 – 3 gotas.
Óleos essenciais e signos de zodíaco
Os óleos essenciais de acordo com os nossos queridinhos signos do zodíaco:
-
14px; list-style-image: initial; list-style-position: initial; margin: 0px 0px 1.5em 3em; text-align: justify;">
- Capricórnio (22.12 – 20.01): eucalipto, sálvia, jasmim, hortelã, gerânio, abeto, cravo, coentro.
- Aquário (21.01 – 20.02): laranja, bergamota, jasmim, ylang-ylang, toranja, lavanda, limão, alecrim, eucalipto, sálvia, coentro.
- Peixes (21.02 – 20.03): laranja, bergamota, toranja, lavanda, limão, alecrim, sálvia, eucalipto, ilangue-ilangue, zimbro, hissopo.
- Áries (21.03 – 20.04): limão, rosa, alecrim, pinho, sândalo, sálvia, cipreste, coentro, abeto, hortelã.
- Touro (21.04 – 20.05): jasmim, cipreste, limão, louro, hortelã, alecrim, sálvia, erva-doce, tuia.
- Gêmeos (21.05 – 21.06): laranja, tangerina, lavanda, rosa, alecrim, sândalo, ilangue-ilangue, eucalipto, manjericão, coentro, gerânio, erva-doce.
- Câncer (22.06 – 22.07): laranja, bergamota, toranja, lavanda, limão, jasmim, alecrim, ilangue-ilangue, sândalo, pinho, sálvia.
- Leão (23.07 – 23.08): laranja, limão, tangerina, cipreste, rosa, alecrim, sálvia, sândalo, coentro, olíbano, erva-doce, thuja.
- Virgem (24.08 – 23.09): laranja, tangerina, rosa, ilangue-ilangue, sálvia, eucalipto, manjericão, olíbano, gerânio, tomilho.
- Libra (24.09 – 23.10): lavanda, ilangue-ilangue, rosa, sálvia, eucalipto, gerânio, olíbano, hortelã, coentro, tomilho.
- Escorpião (24.10 – 22.11): laranja, tangerina, limão, ilangue-ilangue, alecrim, sândalo, pinho, sálvia, manjericão, coentro, cravo, louro, abeto.
- Sagitário (23.11 – 21.12): rosas, alecrim, cipreste, sálvia, limão, manjericão, coentro, cravo, olíbano, louro, thuja.
Ao realizar aromaterapia, é aconselhável selecionar os óleos essenciais de acordo com o signo do zodíaco.
Como comprar e armazenar os óleos
Ao comprar óleos essenciais, você precisa saber do seguinte.
- Um óleo essencial de qualidade é transparente, uniforme, sem sedimentos e inclusões.
- Ao evaporar da superfície da folha de papel branco, o óleo essencial não deixa manchas oleosas, embora seja possível deixar uma leve coloração do papel.
- Pelos padrões internacionais, o frasco deve ser feito de vidro escuro com um dispensador. O produto deve ser selado.
- A embalagem ideal é de 10 ml ou 1 ml para óleos especialmente valiosos, embora algumas grandes empresas produzam frascos de 2, 5, 10 e 20 ml.
- Os rótulos devem conter a frase “100% óleo essencial”, bem como seus nomes em latim e no idioma local.
- Você pode verificar o certificado de conformidade com os padrões da ISO (Organização Internacional de Padrões) e da EOA (Associação Americana de Óleos Essenciais e da Farmacopeia do Reino Unido).
- Compre apenas os óleos da mais alta qualidade. Se eles não estiverem disponíveis, não compre óleos baratos.
- Um bom óleo não pode ter um cheiro muito forte ou repugnante. O que tem cheiro são os produtos de aromasíntese.
- As falsificações mais óbvias incluem óleos com cheiro doce, por exemplo, óleos de violetas, banana, morango, melão e alguns outros óleos que não existem na natureza e são obtidos a partir da adição de aromas artificiais ao óleo vegetal.
- Os óleos produzidos pela indústria de perfumes são inadequados para uso medicinal, pois são submetidos a tratamentos químicos que destroem suas principais propriedades úteis.
Armazene os óleos essenciais sempre na posição vertical, em um local fresco e escuro. Óleos essenciais de frutas cítricas podem até ser armazenados na geladeira. A tampa do frasco deve estar bem fechada. O prazo de validade dos óleos essenciais é limitado a 3 anos, mas os de frutas cítricas são melhores quando usados dentro de um ano. Os óleos essenciais são inflamáveis. Mantenha os óleos longe do fogo.