sábado, 10 de setembro de 2022

As Sete Orações Misteriosas

 

As Sete Orações Misteriosas


DOMINGO

Pater noster, etc. Livra-me, ó Senhor, eu te suplico, eu mesmo, tua criatura, N., de todos os males Passados, presentes e futuros, sejam de corpo ou alma; concede-me paz e saúde em Tua bondade; inclina-te favoravelmente a mim, tua criatura, pela intercessão da bem-aventurada Virgem Maria e dos teus santos apóstolos, Pedro, Paulo, André e de todos os santos. Concede paz à Tua criatura, e saúde durante toda a minha vida, para que, fortalecido pelo esteio da Tua misericórdia, eu nunca seja escravo do pecado, nem tenha medo de qualquer problema, pelo mesmo Jesus Cristo Teu Filho, nosso Salvador, que, sendo verdadeiramente Deus, vive e reina na unidade do Espírito Santo para todo o sempre, Amém. Que a paz do Senhor esteja sempre comigo, amém. Que a paz, ó Senhor, que deixaste aos teus discípulos permaneça sempre com poder em meu coração, sempre entre mim e meus inimigos, visíveis e invisíveis, amém. Que a Paz do Senhor, Seu semblante, Seu corpo, Seu sangue, assista, console e proteja-me, Tua criatura, N., em minha alma e meu corpo, Amém. Cordeiro de Deus, que te dignou nascer da Virgem Maria, que purificou o mundo dos seus pecados na cruz, tem piedade da minha alma e do meu corpo. Ó Cristo, Cordeiro de Deus, imolado para a salvação do mundo, tem piedade da minha alma e do meu corpo. Cordeiro de Deus, por quem todos os fiéis são salvos, dá-me a tua paz, para que permaneça comigo para sempre, tanto nesta vida como na futura, amém. Quem te dignou a nascer da Virgem Maria, que purificou o mundo dos seus pecados na cruz, tem piedade da minha alma e do meu corpo. Ó Cristo, Cordeiro de Deus, imolado para a salvação do mundo, tem piedade da minha alma e do meu corpo. Cordeiro de Deus, por quem todos os fiéis são salvos, dá-me a tua paz, para que permaneça comigo para sempre, tanto nesta vida como na futura, amém. Quem te dignou a nascer da Virgem Maria, que purificou o mundo dos seus pecados na cruz, tem piedade da minha alma e do meu corpo. Ó Cristo, Cordeiro de Deus, imolado para a salvação do mundo, tem piedade da minha alma e do meu corpo. Cordeiro de Deus, por quem todos os fiéis são salvos, dá-me a tua paz, para que permaneça comigo para sempre, tanto nesta vida como na futura, amém.

SEGUNDA-FEIRA

Ó grande Deus, por quem todas as coisas foram libertadas, livra-me também de todo mal. Ó grande Deus, que concedeste a tua

pág. 47

consolação a todos os seres, conceda-a também a mim. Ó grande Deus, que socorreste e ajudaste todas as coisas, ajuda-me também; socorre-me em todas as minhas necessidades e misérias, meus empreendimentos e perigos; livra-me de todos os obstáculos e armadilhas de meus inimigos, visíveis e invisíveis, em nome do Pai que criou o mundo inteiro ✠ , em nome do Filho que o redimiu ✠ , em nome do Espírito Santo que cumpriu toda a lei em sua Perfeição. Eu me lanço totalmente em Teus braços, e me coloco sem reservas sob Tua santa proteção, Amém. Que a bênção de Deus Pai Todo-Poderoso, do Filho e do Espírito Santo, esteja sempre comigo ✠, Um homem. Que a bênção de Deus Pai, que por Sua única Palavra fez todas as coisas, esteja comigo para sempre ✠ , Amém. Que a bênção de nosso Senhor Jesus Cristo, Filho do grande Deus vivo, esteja comigo para sempre ✠ , Amém. Que a bênção e os Sete Dons do Espírito Santo estejam comigo para sempre ✠ , Amém. Que a bênção da Virgem Maria e de seu Filho esteja comigo para sempre, Amém.

TERÇA

Que a bênção e a consagração do pão e do vinho que nosso Senhor Jesus Cristo fez quando os deu aos seus discípulos e lhes disse: Tomai e comei tudo isto, porque isto é o meu corpo que será entregue por vós , em memória de Mim e para a remissão de todos os pecados - esteja comigo para sempre ✠ Que a bênção dos Santos Anjos, Arcanjos, Virtudes, Poderes, Tronos, Dominações, Querubins e Serafins, esteja comigo para sempre ✠ , Amém. Que a bênção dos Patriarcas e profetas, apóstolos, mártires, confessores, virgens e de todos os santos de Deus esteja comigo para sempre ✠ , Amém. Que a bênção de todos os céus de Deus esteja comigo para sempre ✠, Um homem. Que a majestade de Deus Onipotente me sustente e me proteja; que Sua bondade eterna me conduza; que Sua caridade sem limites

pág. 48

inflama-me; que Sua suprema Divindade me dirija; Que o Poder do Pai me preserve; que a sabedoria do Filho me vivifique; que a virtude do Espírito Santo esteja sempre entre mim e meus inimigos, visíveis e invisíveis. Poder do Pai, fortalece-me; sabedoria do Filho, ilumina-me; consolação do Espírito Santo, consola-me. O Pai é paz, o Filho é vida, o Espírito Santo é o remédio consolador e salvador, Amém. Que a Divindade de Deus me abençoe, Amém. Que Sua Piedade me aqueça; que Seu amor me preserve. Ó Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, tende piedade de mim, pobre pecador.

QUARTA-FEIRA

Ó Emanuel, defende-me contra o inimigo maligno e contra todos os meus inimigos, visíveis e invisíveis, e livra-me de todo mal. Jesus Cristo, o Rei, veio em paz, Deus feito homem, que sofreu pacientemente por nós. Que Jesus Cristo, o gentil Rei, esteja sempre em minha defesa entre mim e meus inimigos, amém. Jesus Cristo triunfa, Jesus Cristo reina, Jesus Cristo ordena. Que Jesus Cristo me livre de todos os males para sempre, A homens. Que Jesus Cristo me conceda graça para triunfar sobre todos os meus adversários, amém. Eis a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Voem, portanto, ó meus inimigos, ao vê-lo; o Leão da Tribo de Judá e da Raça de Davi venceu. Aleluia, Aleluia, Aleluia. Salvador do mundo, salva-me e socorre-me. Tu que me compraste por Tua Cruz e Teu Sangue, socorre-me, eu te conjuro, meu Deus. Ó Agios, ó Theos, Agios, Ischyros, Agios, Athanatos, Elieson, Himas, Deus Santo, Deus Forte, Deus Misericordioso e Imortal, tenha piedade de mim Tua criatura, N. Sustenta-me, ó Senhor; não me abandone, não rejeite minhas orações, ó Tu, o Deus da minha salvação. Ajuda-me sempre, ó Deus da minha salvação.

pág. 49

 


Clique para ver as

FIGURAS MÍSTICAS DO ENCHIRIDION

 

pág. 50

QUINTA-FEIRA

Ilumine os meus olhos com luz verdadeira, para que nunca se fechem no sono eterno, para que meu inimigo não diga: Eu venci sobre ele. Enquanto o Senhor estiver comigo, não temerei a malícia dos meus inimigos. Ó dulcíssimo Jesus, preserva-me, ajuda-me, salva-me; ao Nome de Jesus que todo joelho se dobre, no céu, na terra e no inferno, e que toda língua confesse abertamente que Jesus Cristo está na glória de Seu Pai, Amém. Sei, sem sombra de dúvida, que em qualquer dia em que invocar o Senhor, na mesma hora serei salvo. Ó dulcíssimo Senhor Jesus Cristo, Filho do grande Deus vivo, Tu realizaste os milagres mais poderosos pelo único poder do Teu preciosíssimo Nome, e enriqueceste os pobres mais abundantemente, de modo que pela força deles fogem os demônios, os cegos vê, os surdos ouvem, os coxos andam eretos, os mudos falam, os leprosos são purificados, os doentes curados, os mortos ressuscitados; pois onde quer que o nome mais doce de Jesus seja pronunciado, o ouvido é arrebatado e a boca se enche de sabor agradável; com essa palavra, repito, os demônios fogem, todo joelho se dobra, todas as tentações, mesmo as piores, são dispersas, todas as enfermidades são curadas, todas as disputas e conflitos entre o mundo, a carne e o diabo terminam, e a alma está cheia de todos os deleites celestiais; pois quem invocar ou invocar este Santo Nome de Deus é e será salvo - mesmo por este Santo Nome, pronunciado pelo anjo mesmo antes de Sua concepção no ventre da Santa Virgem. Repito, os demônios fogem, todo joelho se dobra, todas as tentações, mesmo as piores, são dispersas, todas as enfermidades são curadas, todas as disputas e conflitos entre o mundo, a carne e o diabo terminam, e a alma se enche de todo deleite celestial; pois quem invocar ou invocar este Santo Nome de Deus é e será salvo - mesmo por este Santo Nome, pronunciado pelo anjo mesmo antes de Sua concepção no ventre da Santa Virgem. Repito, os demônios fogem, todo joelho se dobra, todas as tentações, mesmo as piores, são dispersas, todas as enfermidades são curadas, todas as disputas e conflitos entre o mundo, a carne e o diabo terminam, e a alma se enche de todo deleite celestial; pois quem invocar ou invocar este Santo Nome de Deus é e será salvo - mesmo por este Santo Nome, pronunciado pelo anjo mesmo antes de Sua concepção no ventre da Santa Virgem.

SEXTA-FEIRA

Ó sagrado Nome, Nome que fortalece o coração do homem, Nome da vida, da salvação, da alegria, Nome precioso, Nome resplandecente, glorioso, agradável, que fortalece o pecador, Nome

pág. 52

que salva, conserva, conduz e governa tudo. Possa Te agradar, portanto, Preciosíssimo Jesus, pelo Poder deste mesmo (Nome de) Jesus, expulsar o demônio de mim; ilumina-me, Senhor, porque sou cego; remova minha surdez; põe-me de pé, que sou manso; dá-me o discurso, que sou mudo; limpa minha lepra; restaure-me a saúde, que estou doente; levanta-me, porque estou morto; dá-me mais uma vez a vida e enriquece-me em todas as minhas Partes, por dentro e por fora, para que, mobiliado e fortificado por Teu Santo Nome, eu possa permanecer sempre em Ti, Te louvando e honrando, porque tudo é devido a Ti, e Tu somente és digno de ser glorificado, o Senhor e Filho Eterno de Deus, em quem todas as coisas se regozijam e por quem todas são governadas. Louvor, honra e glória sejam dados a Ti para todo o sempre, Amém. Que Jesus esteja sempre no meu coração e no meu peito, Amém. Que nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre dentro de mim, que Ele me estabeleça para sempre, que Ele esteja ao meu redor e me preserve; que Ele esteja diante de mim e me guie; que Ele esteja atrás de mim e me guarde; que Ele esteja acima de mim e me abençoe; que Ele esteja dentro de mim e me dê vida; que Ele esteja perto de mim e me governe; que Ele esteja abaixo de mim e me fortifique; que Ele esteja sempre comigo e me livre de todas as dores da morte eterna, que vive e reina para todo o sempre, amém.

SÁBADO

Jesus, Filho de Maria, salvação do mundo, que o Senhor me olhe favoravelmente, com brandura e propiciação; que Ele me dê um espírito santo e disposto, para respeitar e honrar somente a Ele, que é o Libertador do Mundo. Sobre Ele ninguém podia pôr a mão, porque a Sua hora ainda não era chegada - Aquele que é, que era, que permanecerá, Deus e homem, o princípio e o fim. Que esta Oração que eu ofereço a Ele me livre eternamente de meus inimigos, Amém. Jesus de Nazaré, Rei

pág. 53

dos judeus, título honroso, Filho da Virgem Maria, tem piedade de mim, pobre pecador, e conduz-me, segundo a tua benignidade, pelo caminho da salvação eterna, amém. Ora, Jesus, sabendo o que devia acontecer a respeito dele, adiantou-se e disse-lhes: A quem buscais? Eles lhe responderam: Jesus de Nazaré. Mas Jesus lhes disse: Eu sou Ele. E Judas, que devia livrá-lo, estava com eles. Assim que Ele lhes disse: Eu sou Ele, eles caíram para trás sobre a terra. Então perguntou-lhes novamente: A quem buscais? E eles disseram: Jesus de Nazaré. Jesus respondeu: Eu te disse que eu sou Ele; se, pois, me buscais, deixe-os seguir seu caminho (falando de seus discípulos). A lança, os pregos, a cruz ✠, os espinhos, a morte que sofri, provam que apaguei e expiei os crimes dos infelizes. Preserva-me. Ó Senhor Jesus Cristo, de todas as aflições da pobreza e das ciladas dos meus inimigos. Que as cinco chagas de nosso Senhor sejam para mim um remédio eterno. Jesus é o Caminho ✠ , Jesus é a Vida ✠ , Jesus é a Verdade ✠ , Jesus sofreu ✠ , Jesus foi crucificado ✠ , Jesus, Filho do Deus vivo, tem piedade de mim ✠ Agora, Jesus passando pelo meio deles, e ninguém poderia colocar sua mão assassina sobre Jesus, porque a sua hora ainda não era chegada.

Embora essas orações sejam, em alguns aspectos, bastante curiosas e não possam ser chamadas de pura e simples por sua intenção, elas se comparam desfavoravelmente com a sublimidade e o bom senso que caracterizam as da liturgia romana; eles são inexatos em suas referências e confusos em seu método, e nenhuma pessoa que os considere seriamente sustentará a data inicial que é reivindicada para eles. Seu período é posterior ao Renascimento, e a ignorância das fórmulas litúrgicas que eles mostram, em comum com todos

pág. 54

falsificações semelhantes, torna duvidoso que sejam obra de um eclesiástico. Em todo caso, são imitações desajeitadas, produto de uma mão inábil.