Ossaim – Tudo sobre o Orixá que é o senhor absoluto das folhas
O conto da folhas de Ossaim
Filho de Nanã e irmão de Ewá e Obaluaê, Ossaim era o senhor absoluto das folhas. Utilizava seus segredos medicinais com plantas e ervas para fazer chás, banhos, pomadas e outros métodos para tratar e curar a saúde física, psicológica e espiritual.
Um certo dia, Xangô, que é um Orixá de caráter forte e guerreiro, achou que todos deveriam conhecer os segredos das ervas e também deter todo o conhecimento de Ossain em relação às folhas.
Mas como Ossaim optou por não compartilhar seus conhecimentos, seus segredos e suas folhas, Xangô teve uma ideia: mandou Iansã, sua esposa, fazer o vento trazer as folhas para o palácio para serem divididas entre os Orixás.
A tempestade de vento funcionou, mas por sua vez Ossaim ordenou novamente que as folhas voltassem mais uma vez para a mata e foi exatamente isso que aconteceu. Por sua vez, as folhas que restaram no palácio também perderam a força, a vida e consequentemente o axé.
Foi aí que Xangô admitiu sua derrota e reconheceu que as folhas deveriam ficar aos cuidados de Ossaim. Depois do ocorrido, Ossaim para cada Orixá uma folha com seus segredos e encantamentos, mas não revelou para ninguém os seus maiores segredos.
Informações práticas sobre Ossaim
- Dia de Ossaim: 05 de Outubro
- Dia da semana de Ossaim: quinta-feira
- Símbolo de Ossaim: Haste ladeada por sete lanças com um pássaro no topo (árvore estilizada).
- Elementos: Floresta e Plantas selvagens (Terra/ Matas).
- Animais: Passáros
- Domínios: Medicina e Liturgia através das folhas.
- Saudação de Ossaim: “Ewé Ó”, que significa “Salve as folhas!”. Existem ainda outras variações dessa saudação como Ewê ewê asá, ou Asá ô, ou Eruejé.
- Cores de Ossaim: suas principais cores são o verde e branco.
Os filhos de Ossaim
Os filhos de Ossaim preservam a característica do Orixá, são pessoas mais caladas, reservadas e até um pouco misteriosas. Muito inteligentes, sabem que definitivamente a primeira impressão não é a que fica.
Por isso, não julgam nada nem ninguém em um primeiro momento. Preferem observar com paciência e reunir todas as informações necessárias de uma pessoa ou situação antes de tirar qualquer conclusão.
Curiosidade é outra característica muito forte nos filhos de Ossaim, que não vão aceitar qualquer afirmação assim tão facilmente. Ao invés disso, vão estudar (e muito) todos os caminhos e variáveis, investigar as melhores possibilidades, para somente assim confiar em qualquer informação.
Além de serem muito reservados, são muito sinceros e com grande senso de justiça, e por isso, na maioria das vezes preferem trabalhar sozinhos e mesmo sem muita ajuda, conseguem produzir e realizar muitas coisas.
Num primeiro momento os filhos de Ossaim parecem frios e indiferente aos relacionamento pessoais, mas a verdade é eles só precisam de um pouco mais de tempo para se apegar às pessoas e demonstrar todo o carinho e afeto que têm por dentro. Também possuem um gosto exagerado pela religiosidade.
Sincretismo de Ossaim com o Catolicismo
No catolicismo o Ossaim é associado ao São Benedito, santo conhecido por ser o protetor dos escravos e afrodescendentes. Por isso, o dia de São Benedito, assim como de Ossaim também é celebrado em 05 de outubro.
São Benedito nasceu em 1526, na ilha da Sicília, Itália. Seus pais eram Cristovão Manasceri e de Diana Larcan, um casal de escravos vindos da Etiópia que não queriam ter filhos para não gerar mais escravos. Sabendo disso, o senhor do casal prometeu a eles a liberdade caso tivessem um filho. Assim, eles tiveram Benedito e como prometido, a família foi libertada.
Educado pela fé cristã pelos pais, São Benedito teve uma vida exemplar, trabalho e oração, e ainda no mosteiro passou a se destacar como líder, mesmo sendo analfabeto. Tanto que muitos teólogos enfrentavam longas distâncias somente para encontrar, conversar e aprender um pouco mais com São Benedito.
Muito milagres são atribuídos a São Benedito, entre eles a ressurreição de dois meninos, a cura de cegos e surdos e a multiplicação de pães e peixes. Hoje, São Benedito é um dos santos mais populares do Brasil, e inúmeras igrejas e paróquias seguem seu modelo de caridade e humildade.
3 Orações poderosas de Ossaim
1 – Oração de Ossaim para acolhimento e sabedoria
“Ossain, senhor da cura e do axé das folhas! Que os obstáculos e entraves sejam afastados dos meus caminhos; Que as encruzilhadas da vida sejam livres e abençoadas; Senhor das folhas! Que no outono as folhas protejam meus caminhos; Que na primavera as folhas enfeitem meu destino; Que no inverno as folhas aqueçam minha jornada; Que no verão as folhas alegrem minha vida. Amém!”
2 – Oração a Ossaim para abençoar o dia
“O “Senhor das Ervas” venho louvar no começo deste dia
Peço nessa Oração a Ossaim que seu axé inspire minhas ações
Sem o “Orixá das Folhas” nenhum orixá é cultuado, sendo assim; pela sua força e poder eu peço:
Que suas bênçãos derramem sobre meu espírito, minha mente e meu corpo trazendo paz e harmonia a minha vida.
Com as folhas frescas traga a fartura, a saúde, a alegria e o amor a minha jornada diária, Ewê ô!
Com as folhas secas leve para longe aqueles que obstruem meus caminhos, Ewê ô!
Saravá Ossaim, traga sua proteção a meus caminhos! Ewê Asá! Ewê ô!”
3 – Oração da cura de Ossain
“Ossain, Senhor da cura e do axé das folhas!
Ó Senhor das Ervas, venho te louvar neste momento!
Peço nessa Oração que seu axé inspire minhas ações.
Sem o “Orixá das Folhas”, nenhum orixá é cultuado,
sendo assim; pela sua força e poder eu peço:
Que suas bênçãos derramem sobre meu espírito, minha mente e meu corpo,
trazendo cura, paz e harmonia a minha vida,
Com as folhas frescas, traga a fartura, a saúde, a alegria, e o amor a minha jornada diária,
Ewê o!
Com as folhas secas, leve para longe aqueles que obstruem meus caminhos,
Ewê o!
Saravá Ossain, traga sua proteção a meus caminhos!
Ewê Asá!
Ewê o!
Meu Pai, Meu mestre, Meu Senhor do Desconhecido!
Que as encruzilhadas das dúvidas sejam afastadas de minha vida.
Que o seu pássaro voe
À chegada de meu espírito!
Meu Pai, Meu Mestre e Senhor das Folhas,
Que as folhas do outono possam alegrar a minha alma!
Que as folhas da primavera possam enfeitar meu destino!
Que as folhas do inverno cubram-me com sua proteção!
Que as folhas do verão tragam-me sabedoria e esperança!!
Meu Pai, Meu Mestre, e Senhor das Curas!
Que seu pássaro cante 3 vezes para levar a minha saudade;
Que seu pássaro cante 7 vezes para levar a minha dor;
Que seu pássaro cante eternamente para receber o seu amor!
Saravá Ossain, traga sua proteção a meus caminhos!
Ewê Asá!
Ewê o!”.