domingo, 8 de outubro de 2023

É possível uma pessoa trocar de Entidade? A resposta para essa pergunta é sim quando as próprias entidades percebem que isso é necessário

 É possível uma pessoa
trocar de Entidade?
A resposta para essa pergunta
é sim quando as próprias entidades
percebem que isso é necessário


Nenhuma descrição de foto disponível.
É possível uma pessoa
trocar de Entidade?
A resposta para essa pergunta
é sim quando as próprias entidades
percebem que isso é necessário.

👄💋👑💄💍👸🏼💎💄👑👠👄
Minha mãe era a filha
mais velha da minha avó,
a mais velha das quatro filhas
e sempre a mais desprezada.
O que acontece é que
minha avó se casou três vezes,
o primeiro casamento foi arranjado
na época em que as famílias
ainda tinham esse hábito,
e o primeiro marido
costumava bater muito em vovó.
Ela sempre dizia que foi
uma dádiva dos céus
aquele homem ter morrido cedo,
mas foi com ele que ela teve
a primeira filha,
que no caso era minha mãe Elizabeth.
Os outros dois casamentos
que Vovó teve foram por amor
Então as outras filhas
ela tratava com muito carinho
mas a minha mãe ela
sempre tratava com frieza
Pois minha mãe era Idêntica
ao pai em questões físicas,
o mesmo cabelo escuro
como o petróleo,
o mesmo rosto redondo
com bochechas bem marcadas.
Mamãe contava que durante
toda a infância era assim,
quando vovó comprava roupas
eram três pares de roupas caras
para as três meninas mais novas
e o que sobrasse ela dava
em dinheiro para minha mãe
ir ao brechó escolher alguma coisa.
Chamavam ela de "Bete bate pó"
Pois as roupas dela vinham muito
Empoeiradas das araras do brechó.
Quando foram crescendo
as pessoas do bairro nem sequer
sabiam que minha mãe era da família
pois achavam que ela era
a empregada da casa,
isso porque a família em si
tinha dinheiro mas os maus tratos
eram tantos que mamãe sempre
parecia muito pobre.
Quando ela fez dezessete anos
vovó chegou e disse que
já era hora de ir embora
e do nada simplesmente fez a
s malas dela e ela colocou para fora.
Minha mãe acabou indo para
a casa de um namorado e teve
que se casar com ele pois
afinal de contas ou era isso
ou era a rua.
Esse primeiro namorado de mamãe
foi meu pai,
que era na verdade
um homem muito bom,
ele já é falecido mas minha mãe
sempre disse que por mais
que nunca o tivesse amado,
sempre teve muita gratidão
por ele pois de fato ele
ajudou muito.
Mas o que aconteceu é que
devido a tanto trabalho e a
tanto desmazelo quando
mamãe tinha trinta anos ela
já parecia ter cinquenta,
lhe faltava muitos dentes na boca,
o rosto era cheio de rugas
e o cabelo já estava com
boa parte branca
mesmo sendo muito jovem.
As pessoas dizem que o fato
de mamãe ter murchado
e envelhecido tão rápido
não era nem devido ao fato
de ela ter que trabalhar como gari
limpando a cidade,
até porque outras mulheres
que trabalhavam na mesma situação
se conservam muito bonitas,n
Mas o que acontecia com mamãe
era o fato de que a criação que
ela teve a levou a acreditar que
ela era inferior as outras pessoas
e isso sempre fez com que
ela externasse esse sentimento por fora.
O mais engraçado é que
por mais que ela se menosprezasse,
quando criou a mim e as minhas
duas irmãs ela sempre
nos tratou como se fossemos
verdadeiras princesas,
e sempre fazia de tudo para
elevar a nossa autoestima.
Talvez ela não quisesse nos ver
Trilhar o mesmo caminho que ela.
Quando eu era criança tinha lá
por volta dos meus sete anos
e as minhas duas irmãs
eram ainda muito pequenininhas
mamãe passou por
um período de profunda depressão,
isso poucos meses após meu pai
ter falecido ela se apaixonou por
Um homem, mas ele um dia chegou
E disse que se ela quisesse algo
Com ele teria que ser em sigilo
Pois ele sentia vergonha so de
Imaginar alguem sabendo que
Ele está com alguem como ela.
Mamãe ficou muito mal
E uma amiga do trabalho vendo aquilo
a convidou para ir a umbanda,
e realmente ter ido para
essa religião fez muito bem
pois minha mãe agora t
inha vida social.
A umbanda não oferece
apenas espiritualidade,
ela oferece também convívio
com as pessoas e oferece
chance de fazer amigos,
E era isso que ela precisava
naquela época.
Por ter muitos dons espirituais
rapidamente ela começou
a trabalhar incorporando uma
entidade que segundo ela própria
era de família,
Exu Tiriri era a herança familiar.
Por dez anos ela trabalhou
com ele e eu já estava bem mocinha
No Dia Em que Exu Tiriri na Gira
nos chamou para conversar.
Ele estava lá incorporado
em minha mãe vestido com
uma capa vermelha e
uma cartola na cabeça,
então pediu que eu e
as minhas irmãs junto
com o pai de santo da casa
o acompanhassem até
um quartinho que tinha
nos fundos onde ficava
o lugar onde o pessoal
trocava de roupa.
Ali naquele quartinho
Tiriri sorriu para nós com
aquela boca totalmente banguela
de mamãe e nos disse
algo que nos pegou de surpresa:

😈— Essa é a última vez que que eu me faço presente no corpo dela.

Todos nós ficamos muito confusos
e começamos a perguntar
o que ela tinha feito de mal
para ele estar querendo ir embora,
mas Tiriri apenas Balançou
a cabeça e nos explicou
de um modo muito gentil:

😈— Cada um de nós que somos espíritos sabemos fazer coisas diferentes, e eu sei fazer grandes coisas, e quando eu estou no corpo dessa moça eu ajudo muita gente através dela, mas em todos esses anos eu nunca consegui ajudar ela. Cada um de nós que é Espírito é como se fosse um remédio, mas você precisa do remédio certo para curar a doença certa. Enquanto eu ficar ocupando a cabeça dela... ela irá ajudar e curar a vida de muitas pessoas mas ela mesma fica sempre para trás, ela fica sempre esquecida. Eu trabalho no corpo de muitas pessoas, e conheço o coração de cada uma delas, com isso eu posso te dizer que essa mulher aqui que é a sua mãe tem um coração muito bom, mas é um coração muito judiado e muito machucado, e o remédio que ela precisa eu não sei dar. Mas eu eu tenho a minha comadre, que ela sabe fazer as coisas que essa mulher aqui precisa. Muitas vezes eu conversei com a minha comadre, e nós que somos espíritos sempre fazemos favores uns aos outros. Uns tempos atrás eu fiz um grande favor a minha comadre e ela vai me pagar esse favor cuidando dessa moça aqui. Você diga a ela, diga a sua mãe que da próxima vez que ela vier era esse terreiro não traga mais a capa a cartola e a Bengala, mande ela vir sem nada porque aqui ela vai achar o que ela precisa.

Assim que Tiriri foi embora
nós contamos para mamãe na
Hora que ela acordou tudo o que
ele tinha dito,
ela se mostrou tão surpresa
quanto nós e até chorou achando
que o Exu não gostava mais dela.
Mas como ela sempre
o respeitou muito,
fez da forma que ele mandou,
passado uma semana nós fomos
para o terreiro na quarta-feira seguinte
que era dia de trabalhar
com as entidades da esquerda,
e mamãe não levou nem
a capa nem a cartola.
No meio da gira quando cantaram
para Exu Tiriri,
mamãe talvez até por costume
já se levantou e se preparou
Para incorporar com sua entidade,
mas depois de mais de dez
cantigas sobre ele
ela não sentiu arrepio algum.
Ficou com uma cara
bem murcha sabe?
Aquela expressão de quem
mais uma vez foi desprezada.
Mas então no meio da gira
a Maria Padilha incorporada
no pai de santo olhou
para mamãe e cantou
bem alto enquanto apontava
o dedo para o rosto dela

❤— Ela é Tata, ela Tata Mironguê! Ela é Tata na Macumba, ela é Pombogirê! Tata Mulambo Mereceu ganhar... ganhar aquilo que ganhou...

Minha mãe a princípio
achou que Padilha apontava
o dedo para ela querendo
que ela cantasse também,
mas assim que ela abriu
a boca para cantar
o corpo dela tremeu e foi
com espasmos entortando
para o lado,
dali a pouco ela girou
com grande velocidade
colocando as mãos na cintura
e dando uma gargalhada.
Aquela que chegava
na minha mãe pela primeira vez
era a Pombagira Tata Mulambo.

A coisa Ali era muito diferente,
quando minha mãe incorporava
com Tiriri ela ficava meio encurvada
e com a voz muito grossa,
mas naquele momento ela
estava com a coluna ereta
e com uma voz fina
e muito delicada,
e quando nos cumprimentou
ela não fez aquele gesto estranho
que ele fazia de bater as costas
das mãos em nós,
ela chegou e encostou a
bochecha dela na nossa
como nós víamos aquelas da atrizes
fazer nas novelas da tv,
e mamãe mesmo nitidamente
Sendo uma mulher feia
ficou muito bonita naquela hora.

Dona Tata Mulambo
não atendeu ninguém,
ela simplesmente dançou
e brincou com as outras pombagiras,
e antes que a noite acabasse ela
veio até nós e nos informou
que ela era a comadre que
Tiriri havia falado,
e que era ela agora que iria
cuidar de minha mãe.
Foi uma coisa muito estranha,
Tata Mulambo e uma mulher
muito dura às vezes mas ela sabe
ser carinhosa quando é preciso.
Então ela prometeu que iria
ajudar a minha mãe do jeito
que ela precisava ser ajudada.
Muitas vezes incorporada nos
Momentos de gira ela dizia:

👄— Toda casa, por mais bem construída que seja, só tem valor de mercado se a pintura está em dia.

Passado mais ou menos
Três meses dona Tata Mulambo
disse a nós que minha mãe
devia ir trabalhar no dia seguinte
sem tomar banho e sem fazer
nenhum tipo de higiene,
principalmente sem escovar os dentes.
Achamos aquilo muito bizarro
mas se ela mandou dizer
E nós obviamente repassamos
O recado e mamãe obedeceu
Pois era uma mulher de muita fé.
A empresa de limpeza urbana
naquele dia havia ganhado
um novo contrato,
iriam fazer a limpeza e jardinagem
de toda aquela região da cidade
onde fica a Faculdade de Medicina,
inclusive limpar dentro
do parque diante dela.
E mamãe foi trabalhar daquele jeito,
e quando ela chegou lá pediram
que ela fosse para esse setor novo.
Ela foi e durante todo o dia
ficou muito sem graça Pois
nitidamente não estava
cheirando bem e ainda por cima
havia um homem que ficava
olhando para ela através
de uma das janelas do prédio.
O dia inteiro ele vinha e olhava.
No final do dia quando
o caminhão veio buscar todas
as trabalhadoras,
aquele homem desceu do prédio
e veio falar com mamãe,
disse que eles iriam começar
no dia seguinte o curso de protéticos,
falou que os alunos precisavam
de pessoas com perda de dentes
para que aprendessem a fazer
as próteses dentárias
já numa questão prática,
fazer uma prótese para alguém
que fosse usar de verdade
e que no caso de mamãe
como ele estava vendo que ela
era uma pessoa precária
ele também ofereceria para ela
um tratamento nos demais dentes
Que ainda tinham
pois na faculdade também havia
uma parte de odontologia
que estava precisando de voluntários.
Mamãe olhou para ele
totalmente surpresa
e perguntou o quanto
ela tinha que pagar,
e ele disse que na verdade
ela não ia pagar nada
e sim receber pois ela teria
que ir lá muitos dias e que eles faziam
um contrato de participação
onde ela receberia uma
ajuda de custo para pagar
a alimentação e a condução
dos dias que ela tivesse que ir
e que iria receber o
tratamento gratuito junto
com uma prótese nova nos dentes
totalmente de graça
E que se ela aceitasse deixar filmar
Todo o processo para os vídeos
Serem usados em aula
Ele conseguia para ela um contrato
De manutenção da prótese por
Dez anos.

Quando chegou em casa
mamãe ficou muito feliz e
entendeu o porque que Tata Mulambo
tinha pedido para ela
ir tão desmazelada,
ela precisava causar dó
naquele professor de medicina
e isso deu certo.
Ao mesmo tempo ela
começou a pagar para mim
um curso de cabeleireiro,
eu sempre quis trabalhar com
cabelo e maquiagem,
então nós da escola sempre
precisávamos muito de pessoas
para fazer as experiências.
Rapidamente eu coloquei o
nome de mamãe na lista
das mulheres que iriam
lá receber os tratamentos das alunas,
e como eram muitas alunas
ela não iria receber apenas
um tratamento rápido
e sim muitos e muitos cuidados
no cabelo que viriam de várias delas.
Minha irmã mais nova
arranjou um emprego
numa loja de roupas que tinha
descontos para funcionários,
e a minha outra irmã, a caçula,
arranjou um emprego bem do lado
da loja que essa minha irmã
mais nova trabalhava
e ali era uma loja de sapatos
e também oferecia
os mesmos descontos.

Alguns meses se passaram
e um dia eu estava em casa
e tinha acabado de chegar
da faculdade quando
minha avó telefonou dizendo
que queria falar com a
minha mãe e queria passar em casa
pois precisava de alguém para
fazer faxina na casa dela,
e que como minha mãe
sempre fazia em troca
de um valor baixo
ela iria ali mais tarde já para
deixar o pagamento adiantado
e a chave da casa
Para que mamãe fosse lá
no dia seguinte que era dia de folga
dela, então deveria ir limpar.
Minha avó e uma de minhas tias
vieram e ficaram esperando
mamãe chegar do serviço.
Lá pelas sete horas da noite
ouvimos um claque claque claque
vindo pelo corredor,
então de repente apareceu
diante de nós mamãe
com sua coluna ereta,
com seu sorriso perfeito
de dentes brancos,
com batom vermelho na boca.
O uniforme de gari estava
dentro de sua bolsa pois
ela agora já não vinha mais
para casa com aquelas calças laranjas,
estava ali na frente de nós com
um vestido curto branco
mostrando as pernas bem torneadas
de uma mulher que trabalhou
a vida toda,
e nos pés sandálias de salto alto
que ela aprendeu a andar
com muita facilidade.
Aquela mulher diante de nós
era minha mãe mas não parecia
com a versão antiga dela,
Seu cabelo já não tinha
mechas grisalhas e na verdade
era de um preto intenso brilhoso
e tão bem tratado que quando
ela movia a cabeça o cabelo
também se movia caindo
de um lado para o outro
de modo a deixar ela
ainda mais bela.
Estava toda cheirosa
E quando perguntamos do cheiro
Ela disse que tinha ganhado
Um perfume caríssimo
de um rapaz que estava
querendo sair com ela.

Minha avó ficou com os olhos
arregalados e minha tia com
a boca aberta,
então eu disse para minha mãe
que elas estavam ali para
dar a ela cinquenta reias
para ela no dia da folga fazer faxina
na casa delas.
Mamãe sorriu novamente
e seus dentes tão retinhos a
faziam parecer uma princesa
de contos de fada.

👩🏻— Ah eu não vou poder fazer não, umas amigas do serviço ha algumas semanas se inscreveram para a prova de conclusão de curso e eu fiz a inscrição também, o meu encarregado falou que se eu fizer a prova finalmente tiver o diploma do ensino médio completo ele vai me promover e eu vou ser encarregada junto com ele, então amanhã eu vou fazer a prova, não posso ele vai ter faxina na casa de ninguém.

A minha avó e minha tia
foram embora mudas
sem dizer nada mas toda hora
se entre olhando pasmas com aquilo.
No dia seguinte mamãe
foi fazer a prova e
uma semana depois recebeu
o seu diploma do ensino médio.
No final do mês ela foi
promovida a encarregada e
depois de alguns anos
ela passou a ser gerente
de setor da mesma empresa
Quanhando quatro vezes mais.

Hoje quem trabalha com Tiriri sou eu,
e quando eu incorporo com ele
usando a capa e a cartola
ele vem todo contente e
dá um abraço naquela
Tata Mulambo vestida com
seu vestido de cores tão Nobres
e seu rosto é tão belo.
Tá tá Mulambo devolveu
a minha mãe o gosto de viver,
deu a ela orgulho e dignidade.
Hoje quando mamãe anda por ai
Faz o povo ate virar a cabeça pra
Ver ela passar,
E não que ela ficou a mulher mais
Linda do universo,
E sim porque tem uma coisa
Diferente dentro dela,
Um brilho que nenhum cosmético dá,
Um glamour que só a Tata
Consegue produzir.

Mamãe hoje em dia já está
beirando os seus cinquenta anos
mas ainda continua bela pois
Tata tamulando a mudou
não só por fora
mas também por dentro.
Sempre vou ser grata a Exu Tiriri
pela consideração e carinho
que ele mostrou em abrir mão
de uma de suas médiuns
para o próprio bem dela,
e sempre vou agradecer
a Tata Mulambo pois se hoje
minha mãe é feliz foi porque
foi ela que trouxe a felicidade
para nossa casa.

Saravá a Tata Mulambo!

👄💋👑💄💍👸🏼💎💄👑👠👄
Arte e texto por Felipe Caprini
👄💋👑💄💍👸🏼💎💄👑👠👄
Espero que tenham gostado!
Não copie o texto ou reposte a arte sem dar os créditos! Seja Honesto!
👄💋👑💄💍👸🏼💎💄👑👠👄
Quer saber sobre os mistérios da vida? Sobre sobre os seus caminhos?
Ou descobrir quem são suas entidades?
Venha jogar Tarô comigo!
O jogo custa 35,00 e dá direito a 5 perguntas em até uma hora.
Me chame no whatsapp
11944833724
Ou simplesmente clique no link:
https://wa.me/message/3AXPJWLXRT4QM1