Teodata jamais imaginou que os seus filhos mais velhos teriam a vida que tiveram, que seriam tão relevantes
Teodata jamais imaginou que os seus filhos mais velhos teriam a vida que tiveram, que seriam tão relevantes.
A bondade dos rapazes era seu único consolo pois há pouco tempo havia sepultado o marido, morto por ordem do Imperador.
Diocleciano, o grande Senhor Imperador de Roma, já havia taxado a lei de que qualquer um que ousasse professar fé no cristianismo deveria pagar com a própria vida, e foi essa lei que ceifou a vida do homem que ela tanto amou.
Mas naquele dia em casa quando o soldados bateram violentamente contra sua porta e entraram na casa quebrando tudo ela soube que finalmente a situação tinha chegado a um momento crítico.
Ela sempre foi uma mulher temente a Deus, mãe de cinco filhos que tentou dar a todos uma vida digna, principalmente se dedicou aos mais velhos que eram os gêmeos Cosme e Damião.
Estes dois receberam ensinamento de medicina e se tornaram grandes curandeiros, porém o grande problema era a fé que professavam. Cosme e Damião curavam os pobres com técnicas de medicina muito avançadas para a época, porém o ponto forte não eram as técnicas e sim a fé.
Com a fé os dois conseguiam realizar verdadeiros Milagres curando pessoas e também ajudando os animais.
De tão habilidosos a fama dos gêmeos se espalhou por toda região de Egéia, e o governante da região, um homem Soturno e orgulhoso chamado Lísias já havia notificado a família mais de uma vez sobre a tal crença incômoda deles.
Diocleciano era César e todo César na crença antiga era entronado Imperador pelos poderes do próprio Deus Júpiter, o Deus maior de Roma, e quando mero cidadãos comuns realizavam prodígios maiores do que o sacerdotes dos deuses antigos em nome de um Deus novo... isso desagradava demais toda a ordem do império. Como poderia dois rapazes comuns realizarem milagres que nenhum outro sacerdote poderia realizar? Isso não era apenas fé, o trabalho de Cosme e Damião desafiava a ordem política no império e por isso precisava ser parado.
Ali dentro da casa simples o soldados impiedosamente agrediram os três rapazes e a mãe e os amarraram pelas mãos sem dizer coisa alguma, ou jogaram com agressividade em cima de uma carruagem engradada e assim eles foram levados até o Palácio do Governo.
Assim que entraram, sem surpresa alguma encontraram ajoelhados com sinais de espancamento os dois membros da família que faltavam, Cosme e Damião estavam ali olhando assustados para mãe e para os irmãos que chegavam escoltados pelos soldados.
Lísias veio caminhando entre eles pelo saguão exibindo sua bela túnica branca e sua coroa de louros, sorriu quando viu a família inteira reunida, então continuou a falar como se já estivesse no meio de um discurso e apenas continuasse, se dirigindo a Cosme e Damião ele disse:
— Eis aqui a senhora Teodata com seus três filhos mais novos... então, queridos Cosme Damião, esta é tua mãe e esses são os seus irmãos. E agora olhando para eles eu lhes pergunto mais uma vez... com o poder de quem vocês realizaram os tais milagres? Foi com o poder de Júpiter?
Cosme Damião apenas olhavam para baixo sem dizer nada, tinham muito medo da perversidade daquele que os aprisionava.
— preste bem atenção pois quem cala consente e a firma, se não disserem nada é porque estão confirmando que foi em nome de Júpiter que os poderes foram executados para curar aqueles pobres.
Então os dois gêmeos em um níssono falaram baixinho:
— foi em nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Lísias sorriu mais uma vez com ar de deboche e apontou para um dos três jovens quer haviam chego com Teodata, então os soldados agarraram e o levaram diante do governante, e um deles com uma lança transpassou o rapaz pelas costas ceifando-lhe a vida imediatamente.
Mesmo os fortes soldados tiveram dificuldade de segurar Teodata que berrava em agonia a ver o seu filho caçula morto diante de si, e Cosme e Damião encarando o corpo do irmão com os olhos arregalados sem acreditar no que estavam vendo.
Então Cosme, que era o mais decidido, perguntou:
— Nós nunca fizemos mal a ninguém, nunca prejudicamos ou ferimos qualquer pessoa! Por que está fazendo isso conosco?
Lísias sorridente como sempre respondeu:
— Porque feiticeiros não são bem-vindos no sagrado Império. E não adianta dizer que não são feiticeiros, os únicos podem fazer milagres são aqueles que servem os deuses antigos do Panteão sagrado de Roma, e esse tal Cristo Rei dos Judeus que vocês tanto falam não está no panteão, ele não é um dos nossos Deuses portanto qualquer um que afirme fazer prodígios e milagres em nome dele comete o crime de feitiçaria e merece morrer por isso.
E Lísias perguntou mais uma vez se os gêmeos fizeram Milagres em nome de Júpiter e mais uma vez Cosme e Damião de mãos dadas e tremendo muito com medo da Crueldade daqueles perversos negaram e disseram que haviam curado os doentes com a força de Jesus Cristo.
Os dois outros irmãos foram agarrados pelos soldados e bárbaramente trucidados diante dos gêmeos e da mãe.
Por fim agarraram Teodata pelos cabelos e jogaram diante de Cosme e Damião, e o soldado já com espada na mão fez a mesma pergunta que Lísias repetiu por todo o tempo.
Os gêmeos olharam para a mãe e tentaram alcançar ela com as mãos mas o soldado chutou Teodata para longe para que eles não pudessem tocá-la. A mãe apenas olhou para os seus filhos, para os três já mortos ali diante dela e para os dois gêmeos que olhavam aterrorizados e disse:
— que Deus abençoe meus meninos...
E Cosme Damião fecharam os olhos para não ver quando a espada desceu sobre aquela senhora que os havia criado com tanto amor.
Lísias não satisfeito chamou testemunhas para ver os gêmeos sendo torturados.
E aí que de fato coisas muito estranhas aconteceram.
As testemunhas entraram no saguão e viram os dois gêmeos encolhidos agarrados um ao outro tremendo, então um dos Soldados se aproximava trazendo na mão uma tenaz vermelha, mas quando encostava o ferro quente nos braços e rosto dos gêmeos, por mais que a tenaz fizesse o chiado do ferro queimando a carne, quando se removia ela e observava o corpo dos dois não se via marca de queimadura alguma. Após muitas tentativas de queimá-los o governante ordenou que fossem colocados dentro de um tanque de água para que sofressem morte por afogamento, mas por incrível que pareça quando ambos foram lançados dentro do tanque permaneceram lá embaixo olhando para cima para todas as testemunhas que contemplavam o sofrimento e ficaram olhando por longos minutos com os seus peitos subindo e descendo como se respirassem sob a água.
Lísias mandou então que os gêmeos fossem colocados em pé juntos em um paredão e chamou seus arqueiros para atingi-los com setas, e os melhores arqueiros do esquadrão Romano se colocaram diante deles e atiraram, e as setas pareciam desviar com o vento e se cravam na parede logo ao lado dos corpos dos dois.
Aquela situação estava por desmoralizar demais o governante, ele sentia a humilhação corar a propria face pois ele havia chamado ali as testemunhas para provar que os dois feiticeiros não tinham poderes de verdade.
Imbuído de ódio mandou que os dois fossem colocados a seus pés e assim Cosme Damião foram forçados a se ajoelhar, e o governante ordenou que seu soldado mais forte a desembainhar a espada e que desse em cada um deles um golpe certeiro na nuca.
Foi somente assim que as duas cabeças caíram e Cosme Damião de fato deixaram de viver, foram embora deste mundo porém sem nunca ter negado a fé que acreditavam.
Os corpos dos dois foram renegados a covas de criminosos, e seriam sepultados em covas diferentes, Porém quando o coveiro estava pronto para jogar os corpos dentro dos buracos, aproximou-se dele um camelo e o animal falou com voz humana:
"Deixe os irmãos juntos".
O coveiro muito assustado acabou por obedecer aquilo, e Cosme e Damião foram enterrados em uma única Cova na cidade de Egéia na Ásia menor.
Mais tarde naquela mesma noite quando o soldados já estavam distraídos com suas farras ao longe, foi nesse momento que o povo se aproximou da Cova de Cosme e Damião, Teodata e seus outros irmãos, e ali na calada da noite prestaram homenagens aqueles gêmeos que muitos haviam ajudado. Um grupo grande de pessoas saudáveis caminhou até a cova e chorou muito, tristemente lembrando que eles mesmos um dia haviam sido doentes mas que agora tinha corpos sãos graças a intervenção de Cosme e Damião.
E foi feita ali entre o povo a promessa de jamais esquececê-los.
Muito tempo se passou e a promessa não foi quebrada, e muitas pessoas iam rezar em nome de Cosme e Damião pedindo interferência deles diante de Deus para terem saúde e paz.
E milagres continuam ocorrendo.
A situação se tornou tão popular que muito tempo depois após a morte do Imperador Diocleciano, um outro Imperador chamado Justiniano I foi acometido de grave doença e com a intercessão de seus parentes e amigos que rezaram para Cosme Damião ele milagrosamente foi curado.
Justiniano entendendo que a alma dos gêmeos era apenas composta de bondade e devoção decidiu então como ato de agradecimento remover os restos mortais do local original e levou o que havia sobrado dos corpos de Cosme Damião para uma grande igreja em Constantinopla.
Foi assim que se tornaram Santos.
Aqui no Brasil quando aconteceu um dos maiores crimes contra a humanidade, o horror chamado escravidão negra, o povo escravizado era proibido de ter sua fé, porém um dos seus Ídolos mais venerados eram um par de gêmeos chamados de Ibeji.
O povo escravizado tomou a decisão de sincretizar o culto de Ibeji por trás do culto de Cosme e Damião, por isso até hoje as pessoas de terreiro cultuam sob o nome dos Santos gêmeos também é bondade dos orixás gêmeos.
Porém é necessário se lembrar que Cosme Damião eram dois homens adultos que nasceram cresceram e morreram na região da Síria. Já os Ibeji foram duas divindades africanas de aparência infantil que surgiram numa região entre Nigéria e Benin.
Hoje 27 de setembro é dia de São Cosme e São Damião, mas também é dia Ibeji para aqueles que tem fé.
Sem contar que é também de se lembrar dos Erês, as crianças da fé.
Bendita seja a bondade de São Cosme e São Damião!
Arte e texto por Felipe Caprini
Espero que tenham gostado!
Não copie o texto ou reposte a arte sem dar os créditos! Seja Honesto!
Quer saber sobre os mistérios da vida? Sobre sobre os seus caminhos?
Ou descobrir quem são suas entidades?
Venha jogar Tarô comigo!
O jogo simples custa 35,00 e dá direito a 5 perguntas em até uma hora.
O jogo completo (tradicional) custa 60,00.
Me chame no whatsapp
11944833724
Ou simplesmente clique no link:
https://wa.me/message/3AXPJWLXRT4QM1
A bondade dos rapazes era seu único consolo pois há pouco tempo havia sepultado o marido, morto por ordem do Imperador.
Diocleciano, o grande Senhor Imperador de Roma, já havia taxado a lei de que qualquer um que ousasse professar fé no cristianismo deveria pagar com a própria vida, e foi essa lei que ceifou a vida do homem que ela tanto amou.
Mas naquele dia em casa quando o soldados bateram violentamente contra sua porta e entraram na casa quebrando tudo ela soube que finalmente a situação tinha chegado a um momento crítico.
Ela sempre foi uma mulher temente a Deus, mãe de cinco filhos que tentou dar a todos uma vida digna, principalmente se dedicou aos mais velhos que eram os gêmeos Cosme e Damião.
Estes dois receberam ensinamento de medicina e se tornaram grandes curandeiros, porém o grande problema era a fé que professavam. Cosme e Damião curavam os pobres com técnicas de medicina muito avançadas para a época, porém o ponto forte não eram as técnicas e sim a fé.
Com a fé os dois conseguiam realizar verdadeiros Milagres curando pessoas e também ajudando os animais.
De tão habilidosos a fama dos gêmeos se espalhou por toda região de Egéia, e o governante da região, um homem Soturno e orgulhoso chamado Lísias já havia notificado a família mais de uma vez sobre a tal crença incômoda deles.
Diocleciano era César e todo César na crença antiga era entronado Imperador pelos poderes do próprio Deus Júpiter, o Deus maior de Roma, e quando mero cidadãos comuns realizavam prodígios maiores do que o sacerdotes dos deuses antigos em nome de um Deus novo... isso desagradava demais toda a ordem do império. Como poderia dois rapazes comuns realizarem milagres que nenhum outro sacerdote poderia realizar? Isso não era apenas fé, o trabalho de Cosme e Damião desafiava a ordem política no império e por isso precisava ser parado.
Ali dentro da casa simples o soldados impiedosamente agrediram os três rapazes e a mãe e os amarraram pelas mãos sem dizer coisa alguma, ou jogaram com agressividade em cima de uma carruagem engradada e assim eles foram levados até o Palácio do Governo.
Assim que entraram, sem surpresa alguma encontraram ajoelhados com sinais de espancamento os dois membros da família que faltavam, Cosme e Damião estavam ali olhando assustados para mãe e para os irmãos que chegavam escoltados pelos soldados.
Lísias veio caminhando entre eles pelo saguão exibindo sua bela túnica branca e sua coroa de louros, sorriu quando viu a família inteira reunida, então continuou a falar como se já estivesse no meio de um discurso e apenas continuasse, se dirigindo a Cosme e Damião ele disse:
— Eis aqui a senhora Teodata com seus três filhos mais novos... então, queridos Cosme Damião, esta é tua mãe e esses são os seus irmãos. E agora olhando para eles eu lhes pergunto mais uma vez... com o poder de quem vocês realizaram os tais milagres? Foi com o poder de Júpiter?
Cosme Damião apenas olhavam para baixo sem dizer nada, tinham muito medo da perversidade daquele que os aprisionava.
— preste bem atenção pois quem cala consente e a firma, se não disserem nada é porque estão confirmando que foi em nome de Júpiter que os poderes foram executados para curar aqueles pobres.
Então os dois gêmeos em um níssono falaram baixinho:
— foi em nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Lísias sorriu mais uma vez com ar de deboche e apontou para um dos três jovens quer haviam chego com Teodata, então os soldados agarraram e o levaram diante do governante, e um deles com uma lança transpassou o rapaz pelas costas ceifando-lhe a vida imediatamente.
Mesmo os fortes soldados tiveram dificuldade de segurar Teodata que berrava em agonia a ver o seu filho caçula morto diante de si, e Cosme e Damião encarando o corpo do irmão com os olhos arregalados sem acreditar no que estavam vendo.
Então Cosme, que era o mais decidido, perguntou:
— Nós nunca fizemos mal a ninguém, nunca prejudicamos ou ferimos qualquer pessoa! Por que está fazendo isso conosco?
Lísias sorridente como sempre respondeu:
— Porque feiticeiros não são bem-vindos no sagrado Império. E não adianta dizer que não são feiticeiros, os únicos podem fazer milagres são aqueles que servem os deuses antigos do Panteão sagrado de Roma, e esse tal Cristo Rei dos Judeus que vocês tanto falam não está no panteão, ele não é um dos nossos Deuses portanto qualquer um que afirme fazer prodígios e milagres em nome dele comete o crime de feitiçaria e merece morrer por isso.
E Lísias perguntou mais uma vez se os gêmeos fizeram Milagres em nome de Júpiter e mais uma vez Cosme e Damião de mãos dadas e tremendo muito com medo da Crueldade daqueles perversos negaram e disseram que haviam curado os doentes com a força de Jesus Cristo.
Os dois outros irmãos foram agarrados pelos soldados e bárbaramente trucidados diante dos gêmeos e da mãe.
Por fim agarraram Teodata pelos cabelos e jogaram diante de Cosme e Damião, e o soldado já com espada na mão fez a mesma pergunta que Lísias repetiu por todo o tempo.
Os gêmeos olharam para a mãe e tentaram alcançar ela com as mãos mas o soldado chutou Teodata para longe para que eles não pudessem tocá-la. A mãe apenas olhou para os seus filhos, para os três já mortos ali diante dela e para os dois gêmeos que olhavam aterrorizados e disse:
— que Deus abençoe meus meninos...
E Cosme Damião fecharam os olhos para não ver quando a espada desceu sobre aquela senhora que os havia criado com tanto amor.
Lísias não satisfeito chamou testemunhas para ver os gêmeos sendo torturados.
E aí que de fato coisas muito estranhas aconteceram.
As testemunhas entraram no saguão e viram os dois gêmeos encolhidos agarrados um ao outro tremendo, então um dos Soldados se aproximava trazendo na mão uma tenaz vermelha, mas quando encostava o ferro quente nos braços e rosto dos gêmeos, por mais que a tenaz fizesse o chiado do ferro queimando a carne, quando se removia ela e observava o corpo dos dois não se via marca de queimadura alguma. Após muitas tentativas de queimá-los o governante ordenou que fossem colocados dentro de um tanque de água para que sofressem morte por afogamento, mas por incrível que pareça quando ambos foram lançados dentro do tanque permaneceram lá embaixo olhando para cima para todas as testemunhas que contemplavam o sofrimento e ficaram olhando por longos minutos com os seus peitos subindo e descendo como se respirassem sob a água.
Lísias mandou então que os gêmeos fossem colocados em pé juntos em um paredão e chamou seus arqueiros para atingi-los com setas, e os melhores arqueiros do esquadrão Romano se colocaram diante deles e atiraram, e as setas pareciam desviar com o vento e se cravam na parede logo ao lado dos corpos dos dois.
Aquela situação estava por desmoralizar demais o governante, ele sentia a humilhação corar a propria face pois ele havia chamado ali as testemunhas para provar que os dois feiticeiros não tinham poderes de verdade.
Imbuído de ódio mandou que os dois fossem colocados a seus pés e assim Cosme Damião foram forçados a se ajoelhar, e o governante ordenou que seu soldado mais forte a desembainhar a espada e que desse em cada um deles um golpe certeiro na nuca.
Foi somente assim que as duas cabeças caíram e Cosme Damião de fato deixaram de viver, foram embora deste mundo porém sem nunca ter negado a fé que acreditavam.
Os corpos dos dois foram renegados a covas de criminosos, e seriam sepultados em covas diferentes, Porém quando o coveiro estava pronto para jogar os corpos dentro dos buracos, aproximou-se dele um camelo e o animal falou com voz humana:
"Deixe os irmãos juntos".
O coveiro muito assustado acabou por obedecer aquilo, e Cosme e Damião foram enterrados em uma única Cova na cidade de Egéia na Ásia menor.
Mais tarde naquela mesma noite quando o soldados já estavam distraídos com suas farras ao longe, foi nesse momento que o povo se aproximou da Cova de Cosme e Damião, Teodata e seus outros irmãos, e ali na calada da noite prestaram homenagens aqueles gêmeos que muitos haviam ajudado. Um grupo grande de pessoas saudáveis caminhou até a cova e chorou muito, tristemente lembrando que eles mesmos um dia haviam sido doentes mas que agora tinha corpos sãos graças a intervenção de Cosme e Damião.
E foi feita ali entre o povo a promessa de jamais esquececê-los.
Muito tempo se passou e a promessa não foi quebrada, e muitas pessoas iam rezar em nome de Cosme e Damião pedindo interferência deles diante de Deus para terem saúde e paz.
E milagres continuam ocorrendo.
A situação se tornou tão popular que muito tempo depois após a morte do Imperador Diocleciano, um outro Imperador chamado Justiniano I foi acometido de grave doença e com a intercessão de seus parentes e amigos que rezaram para Cosme Damião ele milagrosamente foi curado.
Justiniano entendendo que a alma dos gêmeos era apenas composta de bondade e devoção decidiu então como ato de agradecimento remover os restos mortais do local original e levou o que havia sobrado dos corpos de Cosme Damião para uma grande igreja em Constantinopla.
Foi assim que se tornaram Santos.
Aqui no Brasil quando aconteceu um dos maiores crimes contra a humanidade, o horror chamado escravidão negra, o povo escravizado era proibido de ter sua fé, porém um dos seus Ídolos mais venerados eram um par de gêmeos chamados de Ibeji.
O povo escravizado tomou a decisão de sincretizar o culto de Ibeji por trás do culto de Cosme e Damião, por isso até hoje as pessoas de terreiro cultuam sob o nome dos Santos gêmeos também é bondade dos orixás gêmeos.
Porém é necessário se lembrar que Cosme Damião eram dois homens adultos que nasceram cresceram e morreram na região da Síria. Já os Ibeji foram duas divindades africanas de aparência infantil que surgiram numa região entre Nigéria e Benin.
Hoje 27 de setembro é dia de São Cosme e São Damião, mas também é dia Ibeji para aqueles que tem fé.
Sem contar que é também de se lembrar dos Erês, as crianças da fé.
Bendita seja a bondade de São Cosme e São Damião!
Arte e texto por Felipe Caprini
Espero que tenham gostado!
Não copie o texto ou reposte a arte sem dar os créditos! Seja Honesto!
Quer saber sobre os mistérios da vida? Sobre sobre os seus caminhos?
Ou descobrir quem são suas entidades?
Venha jogar Tarô comigo!
O jogo simples custa 35,00 e dá direito a 5 perguntas em até uma hora.
O jogo completo (tradicional) custa 60,00.
Me chame no whatsapp
11944833724
Ou simplesmente clique no link:
https://wa.me/message/3AXPJWLXRT4QM1
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/