terça-feira, 24 de outubro de 2023

A festa era na casa de Yemanjá, Uma mulher que era amada Por muita gente por ser Gentil com todos. Yemanjá sempre teve a casa Cheia de filhos

 A festa era na casa de Yemanjá,
Uma mulher que era amada
Por muita gente por ser
Gentil com todos.
Yemanjá sempre teve a casa
Cheia de filhos


Nenhuma descrição de foto disponível.
As vezes quando se fecha
Os olhos se torna possível
ver as coisas do outro mundo.
E um dia eu vi algo assim...
Ouço a voz calma da mulher
Cantar uma cantiga de ninar
De letra curta e bela, algo como:

"Flor de Laranjeira...
Brotando no verão...
Como as joias preciosas...
Da estação...
Pequeno menininho...
Brilha como o clarão...
Precioso menininho...
Mora em meu coração..."

A festa era na casa de Yemanjá,
Uma mulher que era amada
Por muita gente por ser
Gentil com todos.
Yemanjá sempre teve a casa
Cheia de filhos,
Eles eram as coisas mais belas
Que o mundo ja viu.
Ela observava a festa,
O povo dançava e cantava,
Gente cheia de beleza
E graça.
Então Yemanjá o viu,
Era seu filho caçula,
Um menininho,
Pequenino pela pouca idade.
Estava encolhido
Em um canto,
Usando sua roupa de palha
Para esconder o corpo.
Sempre que alguem
Se aproximava ele se encolhia,
Então o que povo via
Era nada além de um
Pequeno monte de palha,
Achavam que ali não
tinha ninguém.
Yemanjá se aproximou
E o menino se encolheu
Ainda mais,
Então ela o ignorou
Pois percebeu que
Era o que ele precisava
Naquele momento.
A festa acabou e depois
que todos foram embora
Yemanjá foi para a beira
Do rio se lavar.
Então pelo canto do olho
Vê aquela figura pequenina
a observando por de trás
Dos troncos das árvores.

🐋 — Venha cá Xapanã, venha se lavar.

O menininho sai
De trás das árvores
E vai ate ela.
Yemanjá com carinho
Abre uma fenda na roupa
De palha para que pudesse
ver aquele rostinho redondo,
Mas se surpreende ao se deparar
Com um par de olhos
Cheios de tristeza.

🐋 — Meu filho... porque você não dançou na festa?

Ele só balança os ombros
Daquele jeito que criança faz
Quando não quer falar.

🐋 — Você está meu filho? Conta pra mamãe, o que foi?
🌞 — Tenho vergonha.
🐋 — Vergonha? De quê?
🌞 —disso...

O menino espicha duas
Perninhas e dois bracinhos
Para fora da palha,
Yemanjá olha com atenção
E entende.
A criança exibia inumeras
Cicatrizes, marcas de antigas
feridas de varíola.

🌞 — Tenho vergonha porque sou... feio. Todos seus filhos de verdade são bonitos, e eu...
🐋 — Você também é meu filho de verdade, tal como todos.
🌞 — Mas não nasci da sua barriga...
🐋 — Amor não vem da barriga, vem do coração. Você é um menino cheio de beleza Xapanã, talvez não veja isso agora mas um dia vai entender o quão é maravilhoso.
🌞 — A senhora acha mesmo?
🐋 — Eu tenho certeza. Sabe, um dia você vai ser um homem forte e valente, então vai correr pelo mundo atrás de encontrar a sua felicidade.
🌞 — A senhora fez isso? Saiu pelo mundo e achou sua felicidade?
🐋 — Sim.
🌞 — O que era essa felicidade?
🐋 — É isso.

Yemanjá pega seu espelho
E mostra para o menino.
Ele a princípio pensa que
Ela está a falar daquele objeto
Tão caro e precioso,
Mas então olha com mais
Atenção e vê seu próprio rosto
refletido ali.

🐋 — Minha felicidade é você.

O menino abraça a mãe
E ela canta para ele a
Costumeira cantiga de ninar

"Flor de Laranjeira...
Brotando no verão...
Como as joias preciosas...
Da estação...
Pequeno menininho...
Brilha como o clarão...
Precioso menininho...
Mora em meu coração..."

🌞🐋🌞🐋🌞🐋🌞🐋🌞🐋🌞🐋
Relatos e Contos do Axé, Arte e texto por Felipe Caprini
🌞🐋🌞🐋🌞🐋🌞🐋🌞🐋🌞🐋
Espero que tenham gostado!
Não copie o texto ou reposte a arte sem dar os créditos! Seja Honesto!
🌞🐋🌞🐋🌞🐋🌞🐋🌞🐋🌞🐋
Quer saber sobre os mistérios da vida?
Ouvi descobrir quem são suas entidades?
Venha jogar Tarô comigo!
O jogo custa 35,00 e dá direito a 5 perguntas em até uma hora.
Me chame no whatsapp
11944833724
Ou simplesmente clique no link:
https://wa.me/message/3AXPJWLXRT4QM1