quinta-feira, 13 de outubro de 2022

O verdadeiro significado do lava-pés para os cristãos

 

O verdadeiro significado do lava-pés para os cristãos

Muitos cristãos participaram de algum tipo de cerimônia de lava-pés, e é mais conhecido por ser realizado como uma característica do serviço da Quinta-feira Santa. Existe em todas as principais igrejas, praticando em igrejas ortodoxas orientais, igrejas anglicanas, igrejas católicas romanas e todas as principais denominações protestantes. É um ritual de humildade que ajuda a purificar os cristãos que são afetados por viver em um mundo de pecado.

De onde veio?

No evangelho de João, há uma história de Jesus lavando os pés de cada discípulo na Última Ceia. João 13:1–17 menciona Jesus realizando esse ato. Especificamente, nos versículos 13:14-17, Ele os instrui:

14 “Se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós também deveis lavar os pés uns aos outros. 15 Pois eu vos dei o exemplo, para que façais como vos fiz. 16 Em verdade vos digo que o servo não é maior do que o seu senhor; nem aquele que é enviado é maior do que aquele que o enviou. 17 Se você sabe essas coisas, bem-aventurado será se as fizer”.

Seguindo os costumes da época, não era necessário que Jesus limpasse os pés do discípulo porque eles já teriam sido lavados por um servo ao entrar no Cenáculo. A escolha de Jesus de lavar os pés foi para enfatizar o serviço humilde para com os outros.

Este foi um momento estranho para os discípulos porque eles estavam discutindo sobre quem era o maior entre eles enquanto esperavam a chegada de Jesus. Em vez de cuidar um do outro, eles estavam comparando e competindo. Quando Jesus entrou para lavar os pés deles, todos os discípulos ficaram atordoados e em silêncio. Pedro era profundamente contra o Senhor lavar seus pés, ao que Jesus respondeu “se eu não lavar você, você não tem parte comigo” (João 13:8). Isso permitiu que Pedro aceitasse a humildade e o amor de Jesus.

Como é uma cerimônia?

Todas as igrejas realizam este ritual de forma diferente, mas o propósito ainda é o mesmo. Enquanto a maioria realiza o culto na Quinta-feira Santa, outros podem realizar o culto uma vez por mês ou até mais. Dê uma olhada em sua igreja e veja que tipos de rituais e cerimônias eles oferecem em torno da lavagem de alimentos.

Um pastor encherá uma jarra grande com água morna e a colocará junto com uma tigela grande e uma toalha na cabeceira da sala.  Um culto normal de adoração geralmente é realizado até o início da Comunhão. Aqueles que estão lavando os pés se apresentarão durante a cerimônia. Durante esse período, alguém pode ler as escrituras, como João 13:1-11, ou fazer uma oração. A comunhão segue a cerimônia.

Na Última Ceia, Jesus lavou os pés dos discípulos, porém os discípulos não lavaram os pés uns dos outros nem ninguém lavou os pés de Jesus. Por causa disso, muitos pastores optam por lavar os pés dos membros da congregação, mas não têm os pés lavados.

No entanto, também existem algumas congregações que têm a tradição de um serviço de lava-pés em que todos lavam os pés de todos os outros. Com esta tradição, homens e mulheres são normalmente separados em duas grandes salas separadas da capela-mor.

Alguns casamentos até realizam um serviço de lava-pés para a noiva e o noivo para mostrar honra e humildade um ao outro. Os cristãos não precisam esperar até a Quinta-feira Santa para encontrar um lugar para realizar o ritual. Esses rituais podem ser incorporados em quase todas as ocasiões.

Temos que lavar os pés dos outros?

Não! Muitos cristãos gostam de mostrar sua humildade e amor de outras maneiras que não exigem o lava-pés literal. Algumas igrejas promoverão isso para ajudar a fortalecer o vínculo dentro de sua congregação. Outras maneiras pelas quais você pode simbolicamente lavar os pés daqueles que você deseja que sejam úteis incluem:

  • Envolva-se em um ato aleatório de bondade
  • Deixe flores na porta de um amigo
  • Ligue para alguém apenas para verificar como eles estão indo
  • Compartilhe palavras de amor e apreço
  • Faça as pazes por algo que você fez que pode ter sido doloroso
  • Defenda aqueles que são incapazes de fazê-lo por si mesmos
  • Apoie alguém, apesar de você concordar com suas escolhas
  • Dê ouvidos a alguém que está passando por momentos difíceis
  • Traga uma nova pessoa para sua igreja
  • Use seus dons dados por Deus de novas maneiras

O objetivo principal do lava-pés é cuidar dos outros, purificar-nos em um mundo amaldiçoado pelo pecado e imitar Jesus em tudo o que fazemos. Enquanto houver emoções genuínas por trás do ato, o serviço aos outros trará sentimentos de humildade e empatia. É um ato benéfico para ambas as partes.

Como recebo atendimento?

Pare um momento e pense... você permitirá que os outros também sejam um serviço para você? Esse componente para muitos pode ser mais desafiador do que cuidar dos outros. No entanto, é um lembrete da outra pessoa sobre o quanto ela ama e cuida de você também.

A bíblia nos lembra que somos amados incondicionalmente e merecemos estar vivos. Às vezes, podemos sentir o completo oposto e nos impedir de receber gentilezas e cuidados. No entanto, é um grande momento para ambas as partes serem lembradas da despretensão e do amor.

Para muitos cuidadores, pode ser difícil lembrar de se concentrar em sua própria saúde e bem-estar. Se você conhece alguém assim, ou se é cuidador, esses pequenos atos de amor e bondade podem beneficiá-lo.

Você já esteve envolvido em uma cerimônia de lava-pés? Em caso afirmativo, reserve alguns momentos para refletir sobre esse momento e como você se sentiu depois. Compartilhe esses sentimentos com um amigo de confiança e se esforce mais para servir aos outros em sua vida diária. Viver e agir como Jesus fez não apenas encherá seu espírito, mas também o ajudará a ser grato.