quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Estão Unicórnios e Dragões na Bíblia? Ambas as criaturas fantásticas são mencionadas em muitas passagens nas Escrituras.

 

Estão Unicórnios e Dragões na Bíblia?

Ambas as criaturas fantásticas são mencionadas em muitas passagens nas Escrituras.

Unicórnios

Pode parecer estranho, mas o Antigo Testamento contém passagens que mencionam unicórnios e dragões.  Sabemos que unicórnios e dragões são fictícios – nenhum deles está vivo hoje e nenhum cientista jamais encontrou um fóssil de um. No entanto, alguns dos versículos mais exclusivos do Antigo Testamento referem-se a unicórnios, enquanto o Antigo e o Novo Testamento mencionam dragões.

Os unicórnios são mencionados na versão King James da Bíblia nove vezes, em cinco livros diferentes de pelo menos cinco autores diferentes, incluindo Balaão, Moisés, Davi, Isaías e até o próprio Deus no livro de Jó. Os versos que mencionam unicórnios incluem:

Números 23:22 (KJV): “Deus os tirou do Egito; ele tem como se fosse a força de um unicórnio.”

Números 24:8 (KJV): “Deus o tirou do Egito; ele tem como que a força de um unicórnio; ele devorará as nações, seus inimigos, e quebrará seus ossos, e os traspassará com suas flechas”.

Jó 39:9 (KJV): “O unicórnio estará disposto a servir-te, ou permanecerá no berço?”

Jó 39:10 (KJV): “Você pode amarrar o unicórnio com sua faixa no sulco? Ou ele vai devastar os vales depois de ti?”

Salmos 29:6 (KJV): “Ele também os faz saltar como um bezerro; Líbano e Sirion como um jovem unicórnio.”

Salmos 92:10 (KJV): “Mas o meu chifre exaltarás como o chifre de um unicórnio; serei ungido com óleo fresco”.

Deuteronômio 33:17 (KJV): “A sua glória é como o primogênito do seu novilho, e seus chifres são como chifres de unicórnios; com eles ele empurrará o povo até os confins da terra; e eles são os dez milhares de Efraim, e são os milhares de Manassés”.

Salmos 22:21 (KJV): “Salva-me da boca do leão, porque tu me ouviste desde os chifres dos unicórnios.”

Isaías 34:7 (KJV): “E os unicórnios descerão com eles, e os novilhos com os touros; e a sua terra será encharcada de sangue, e o seu pó engordurado de gordura”.

É importante notar que os unicórnios não são mencionados em nenhuma das traduções modernas da Bíblia. Eles são mencionados apenas na versão King James. As traduções modernas dizem “boi selvagem”. Algumas traduções dizem “búfalo”.

Então, por que a Bíblia menciona unicórnios, você pode se perguntar? Muitos apologistas cristãos estão convencidos de que a versão King James da Bíblia é a mais precisa de todas as traduções em inglês. Os ateus usaram isso como um argumento para explicar por que a Bíblia é simplesmente um livro de mitos e contos de fadas. O que é importante lembrar é que a definição da palavra “unicórnio” evoluiu ao longo do tempo.

Na primeira edição do dicionário que Webster lançou (1828 Noah Webster's Dictionary), a definição de unicórnio era “um animal com um chifre; os Monóceros. Este nome é frequentemente aplicado ao rinoceronte.” A definição de 200 anos não faz menção a um cavalo com um chifre. O nome científico do rinoceronte asiático de um chifre é Rhinoceros unicornis . Há também uma espécie extinta de rinoceronte gigante de um chifre chamado Elasmotherium sibiricum . Os cientistas se referem a essa criatura como “O Unicórnio Gigante”. Alguns cientistas criacionistas acreditam que pode ser o unicórnio mencionado na Bíblia. É provável que unicórnio significasse simplesmente um animal de um chifre.

A Bíblia menciona dragões mais de 30 vezes no Antigo Testamento e no Novo Testamento. Um exemplo no Antigo Testamento, versão King James está no Salmo 148:7: "Louvai ao Senhor desde a terra, dragões e todos os abismos." Outro Salmo que menciona dragões é o Salmo 91:13 que diz: “Você pisará o leão e a víbora; o leão novo e o dragão você pisará sob os pés”. Jeremias 51:34 diz: “Ele me engoliu como um dragão…”, o que traz à mente a maneira como muitos répteis carnívoros comem suas presas inteiras. O profeta Jeremias predisse que Israel seria levado para o cativeiro e Jerusalém seria destruída e habitada. por dragões (9:11) Curiosamente, havia um nome peculiar dado a um poço em Neemias 2:13 na versão King James chamado “poço do dragão”.

Os capítulos 12, 13, 16 e 20 de Apocalipse também mencionam dragões diretamente. Apocalipse 20:2 diz: “Ele agarrou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, ou Satanás, e o amarrou por mil anos”. O que é importante notar aqui é que a Bíblia não está ensinando que os dragões existiram. A Bíblia está simplesmente comparando Satanás a um monstro que cospe fogo.

Outro ponto interessante é que toda grande cultura antiga tem lendas e mitos sobre répteis gigantes. Muitos se perguntam como isso pode acontecer quando os fósseis de dinossauros não foram descobertos até milhares de anos após o início dos mitos dos répteis gigantes. A Bíblia menciona duas criaturas que se assemelham aos dinossauros.

Essas duas criaturas eram o leviatã e o gigante, mencionados nos capítulos 40-41 de Jó. Os cientistas criacionistas acreditam que todos os mitos sobre dragões vieram do contato real entre seres humanos e dinossauros.

Unicórnios e dragões não são as únicas criaturas fantásticas mencionadas na Bíblia. Seres divinos como monstros marinhos, gigantes e heróis sobrenaturais também têm um lugar nas Escrituras. Você pode ter pensado que essas criaturas só tinham um lugar na mitologia e nos contos de fadas, mas elas estão bem ali na Bíblia. A maioria dos estudiosos concorda que os unicórnios e dragões em questão não eram unicórnios reais, mas outro animal mais familiar. Algumas dessas criaturas são simbólicas e poéticas por natureza, mas outras realmente andaram na terra em algum momento ou são baseadas em criaturas que o fizeram em algum momento. Tudo o que você precisa fazer é abrir a versão King James da Bíblia para encontrá-los.