terça-feira, 4 de outubro de 2022

6 pecados dos quais você não sabia que era culpado

 

6 pecados dos quais você não sabia que era culpado

estrada do homem da neblina

Como cristãos, devemos evitar o pecado – mas como podemos evitar o pecado se não compreendemos completamente o que é? Uma maneira fácil de pensar no pecado é o conceito de errar o alvo. Se um jogador esportivo mirar um gol e errar, ele não recebe nenhum ponto. Eles erraram o gol e erraram a marca que ele ou ela estava mirando. O pecado está indo em uma direção, mas desviando-se para o lado e não continuando na direção que pretendíamos seguir, com o resultado de não atingirmos o objetivo que pretendíamos. Quando se trata de pecado pessoal, às vezes os grandes pecados, aqueles que tentamos evitar ao máximo, não são a maior ameaça à nossa alegria pessoal. Pode ser o pecado que está logo abaixo da superfície, aqueles que consideramos aceitáveis, que estão nos sabotando. Eles geralmente passam despercebidos, mas têm um impacto maior sobre nós do que imaginamos.

Temer

Esta é uma das armas mais populares que o inimigo usa contra nós. Preocupação, ansiedade e medo podem nos sobrecarregar com uma sombra espessa de escuridão, controlando todos os nossos movimentos e decisões. A Bíblia nos diz: “Portanto, não temas, porque estou contigo; não se assuste, pois eu sou o seu Deus. Eu te fortalecerei e te ajudarei; Eu te sustento com a minha destra justa”. (Isaías 41:10).  Embora existam inúmeros versículos que nos lembram que com Deus não temos que temer, nós cristãos tendemos a ter muito medo. Estamos constantemente com medo de tomar decisões ou de entrar em situações perigosas porque temos medo do resultado. Não é isso que Deus planejou para a igreja. O amor de Deus e nossa fé em Deus devem lançar fora todo o medo.

Conforto

Adoramos o conforto. Gostamos que as coisas fiquem do jeito que gostamos. Quem realmente quer ser forçado a sair de sua zona de conforto? Mas não podemos discipular os outros quando estamos viciados em estar confortáveis. Muitas pessoas na igreja transformam o conforto em um ídolo. Quando isso acontece, é tão fácil que pequenas diferenças de opinião sobre assuntos insignificantes façam com que as pessoas briguem e as coisas desmoronem.

Preocupar

Como cristãos, somos preocupados crônicos. Muitas vezes estamos convencidos de que podemos lidar com tudo sozinhos, o que nos dá uma falsa sensação de que estamos no controle, quando somente Deus está no controle. A Bíblia nos diz: “Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele tem cuidado de vocês” (1 Pedro 5:7). Nosso Pai Celestial não nos chama para carregar esse fardo pesado. Deus cuida de nós.

Ao falar com Seus discípulos, Jesus nos deu duas razões pelas quais não devemos nos preocupar. Primeiro, Ele diz que não devemos nos preocupar por causa de quem somos. “Olhe para os pássaros do ar; eles não semeiam, colhem ou armazenam em celeiros, e ainda assim Seu Pai Celestial os alimenta. Você não é muito mais valioso que eles?" (Mateus 6:26). Se Ele cuida dos pássaros, não cuidará de nós? Em última análise, Jesus está nos dizendo que quando nos preocupamos, diminuímos nosso valor. Em seguida, não devemos nos preocupar porque isso não nos leva a lugar nenhum. “Quem de vocês, preocupado, pode acrescentar uma única hora à sua vida?” (Mateus 6:27). Preocupar-se é como pisar no freio e pisar no acelerador ao mesmo tempo quando a realidade é, pode diminuir isso.

Gula

Muitas vezes associamos a gula ao peso e a comida é muito maior do que apenas isso. A gula é verdadeiramente uma condição do coração. Quando somos gulosos, tentamos encontrar tudo o que podemos para preencher o vazio que Deus deveria preencher. Isso tira nosso foco de Jesus, Aquele de quem realmente precisamos.

Apatia

Nós, cristãos, muitas vezes caímos na armadilha de não dar valor ao amor de Deus. Como resultado disso, perdemos a paixão que tínhamos em relação ao nosso relacionamento com Deus e começamos a dar valor ao Seu amor. Apatia espiritual, frieza ou indiferença podem afetar até o cristão mais sincero. Às vezes, esses sentimentos podem substituir o fervor que uma vez sentimos pelas coisas de Deus. Se nos falta essa paixão quando se trata de nosso próprio relacionamento pessoal com Deus, como podemos esperar que outros tenham um relacionamento com Deus? Uma das principais causas da apatia espiritual é o pecado na vida do crente. Quando Davi pecou, ​​ele se sentiu desconectado de Deus (Salmo 51:11). Ao confessar seu pecado a Deus, Davi orou para que Deus “renovasse um espírito inabalável” dentro dele e pediu: “Restitui-me a alegria da tua salvação e concede-me um espírito disposto para me sustentar” (Salmo 51:12). Um crente que se sente espiritualmente apático deve confessar qualquer pecado conhecido e pedir a purificação e renovação de Deus.

Deitado

Muitas vezes pensamos que mentir é aceitável, desde que ninguém saiba que cometemos a mentira.

Quanto mais mentimos, menos peso achamos que essas mentiras têm. Mas Deus deseja mais de nós porque Ele cuida de nós. Mentir não é bom, mesmo que pensemos que não seremos pegos. Como cristãos, somos separados por nosso amor e compromisso com Cristo. Somos chamados a viver de acordo com um padrão mais elevado.

O que torna esses seis pecados tão prejudiciais é o fato de que muitos de nós nem percebem que os estamos cometendo ou acreditam que esses pecados não carregam o mesmo poder de outros pecados. No entanto, isso não poderia estar mais longe da verdade. Esses pecados sabotam nossa capacidade de discipular outros. As definições de pecado na Bíblia não são simplesmente arbitrárias. Em vez disso, eles nos mostram os princípios espirituais pelos quais Deus vive, o mesmo padrão de conduta pelo qual Ele espera que vivamos. Os ensinamentos de Cristo nos ajudam a entender por que é pecado não fazer o que sabemos que devemos fazer. Realmente se resume a qual vontade é mais importante na vida daqueles na igreja: é a nossa vontade, fazer o que queremos fazer ou é a vontade de Deus, fazer o que Ele acha que é mais importante? A Vontade de Deus deve sempre vir em primeiro lugar.