quinta-feira, 19 de maio de 2022

𝗔𝗦 𝗗𝗜𝗙𝗘𝗥𝗘𝗡Ç𝗔𝗦 𝗘𝗡𝗧𝗥𝗘 𝗔𝗦𝗦𝗘𝗡𝗧𝗔𝗥 , 𝗖𝗥𝗨𝗭𝗔𝗥 𝗘 𝗜𝗠𝗔𝗡𝗧𝗔𝗥 𝗨𝗠𝗔 𝗜𝗠𝗔𝗚𝗘𝗠 𝗡𝗔 𝗨𝗠𝗕𝗔𝗡𝗗𝗔

 𝗔𝗦 𝗗𝗜𝗙𝗘𝗥𝗘𝗡Ç𝗔𝗦 𝗘𝗡𝗧𝗥𝗘 𝗔𝗦𝗦𝗘𝗡𝗧𝗔𝗥 , 𝗖𝗥𝗨𝗭𝗔𝗥 𝗘 𝗜𝗠𝗔𝗡𝗧𝗔𝗥 𝗨𝗠𝗔 𝗜𝗠𝗔𝗚𝗘𝗠 𝗡𝗔 𝗨𝗠𝗕𝗔𝗡𝗗𝗔


Nenhuma descrição de foto disponível.𝗔𝗦 𝗗𝗜𝗙𝗘𝗥𝗘𝗡Ç𝗔𝗦 𝗘𝗡𝗧𝗥𝗘 𝗔𝗦𝗦𝗘𝗡𝗧𝗔𝗥 , 𝗖𝗥𝗨𝗭𝗔𝗥 𝗘 𝗜𝗠𝗔𝗡𝗧𝗔𝗥 𝗨𝗠𝗔 𝗜𝗠𝗔𝗚𝗘𝗠 𝗡𝗔 𝗨𝗠𝗕𝗔𝗡𝗗𝗔
Quais as diferenças entre assentar, cruzar e imantar uma imagem da Umbanda? Essas palavrinhas às vezes dão um nó para quem está iniciando na Umbanda ou mesmo para aqueles que frequentam o terreiro como assistência.
Falamos sempre às pessoas que a Umbanda tem seu linguajar próprio, e seu dicionário só tende a crescer, isso quando conhecemos outros terreiros de várias regiões e estados, acho magnífica essa expansão cultural dentro da Umbanda.
𝗟𝗲𝗺𝗯𝗿𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗾𝘂𝗲, 𝗱𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗼 𝘀𝗲𝘂 𝘁𝗲𝗿𝗿𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝘁𝗲𝗿 𝗼𝘂𝘁𝗿𝗼 𝗻𝗼𝗺𝗲 𝗲 𝘀𝗲𝗿𝗶𝗮 𝗹𝗲𝗴𝗮𝗹 𝗾𝘂𝗲 𝗽𝗼𝘀𝘁𝗮𝘀𝘀𝗲 𝗻𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁á𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗲𝘅𝗶𝘀𝘁𝗮 𝘂𝗺𝗮 𝘁𝗿𝗼𝗰𝗮 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼.
A Umbanda traz uma riqueza imensa em seus rituais, e é muito comum se deparar com imagens sendo cruzadas e outros elementos, dentro de um terreiro de Umbanda.
Uma pergunta que muitos irão fazer é: Qualquer um pode fazer esses rituais?
Não, o cruzamento e assentamento não podem ser realizados por qualquer pessoa, imantar, sim. Vamos ver abaixo o que isso significa.
Vamos começar como imantar uma imagem, na sequência trataremos dos demais rituais.
𝙊 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙞𝙜𝙣𝙞𝙛𝙞𝙘𝙖 𝙞𝙢𝙖𝙣𝙩𝙖𝙧 𝙪𝙢𝙖 𝙞𝙢𝙖𝙜𝙚𝙢?
O sinônimo de imantar é magnetizar, imanizar, assim sendo a imantação nada mais é do que um processo pelo qual uma imagem que não possui nenhuma energia ativa é magnetizada.
Essa imagem se torna um imã para retirar, quebrar energias negativas, trazer a prosperidade, saúde, paz, harmonia, enfim, dependendo do seu objetivo. Esses polos existem tanto no positivo como também no negativo, dependendo de sua intenção e índole para a imantação.
Neste caso qualquer pessoa pode faze-lo, mas, eu sempre recomendo que leve a imagem ou objeto para um terreiro, pois lá tem todas as energias adequadas, e com certeza o Pai/Mãe de Santo vão trabalhar com o maior carinho para você.
Dessa forma você precisa entender um pouco sobre as ervas, pois é com elas que irá imantar uma imagem, também recomendo usar imagens de gesso ou madeira, que tem uma absorção maior do que as fabricadas em resina
Se você for fazer em casa, aconselho que prepare o local para este ritual, faça uma defumação ou acenda incensos de limpeza energética, faça um banho de descarrego, pois, lembre-se, tanto você como o ambiente devem estar limpos para fazer essa imantação.
𝙊 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙞𝙜𝙣𝙞𝙛𝙞𝙘𝙖 𝙘𝙧𝙪𝙯𝙖𝙧 𝙪𝙢𝙖 𝙞𝙢𝙖𝙜𝙚𝙢?
Na umbanda, o ato de cruzar uma imagem ou elemento é pegar algo que não é sagrado e torná-lo sagrado perante nossa religião. Esse ato quem faz é um Guia, usando seus elementos e magia necessária para qual for o objetivo.
Quando o Guia cruzar a imagem ou elemento, ele estará efetuando uma ligação das suas forças que são: embaixo, direita e esquerda, com a imagem ou objeto. No entanto, estará transmitindo sua magia e força para esse objeto, colocando e carregando com seu axé, sua força e sua magia.
Para este ritual eu aconselho levar sua imagem para o terreiro, e verificar como são os procedimentos para fazer esse cruzamento, as orientações que forem precisas serão passadas pelo Guia que estiver fazendo esse ritual.
𝙊 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙞𝙜𝙣𝙞𝙛𝙞𝙘𝙖 𝙖𝙨𝙨𝙚𝙣𝙩𝙖𝙧 𝙪𝙢𝙖 𝙄𝙢𝙖𝙜𝙚𝙢?
Assentamento significa, assentar as forças do Orixá ou Guia em um determinado objeto com seus elementos de força. Um assentamento requer conhecimento e somente que o tem, quem é feito, pode faze-lo, pois aquilo que não temos, não fazemos, traduzindo em nossa religião não vai ter axé.
Os assentamentos podem existir na Umbanda, tanto para direita como para a esquerda, cada terreiro tem seus princípios para fazê-los.
Quando você faz um assentamento dentro da UMBANDA você está firmando um trato com o Guia, e ele firmando um trato com você, pois de ali em diante esse assentamento vai se tornar um portal de força que vai ser carregado por vários elementos, dependendo da linha de cada Guia.
O assentamento terá uma grande influência em sua vida, pois ele vai te proteger de ataques energéticos, dando uma maior segurança e força para este médium.
Seus reforços devem ser feitos anualmente, ele pode tanto ficar dentro do terreiro ou na casa do médium, se este estiver um local apropriado para poder te-lo e cuidar. Alguns terreiros não permitem, isso cabe ao Pai/Mãe de Santo ou Guia chefe da casa todas essas decisões.
Aqui estamos tratando de Umbanda, e não de Umbanda cruzada, respeitando sempre as demais visões e raízes umbandistas.
Nesses vocabulários dentro da Umbanda, talvez podemos encontrar algumas divergências, mas o que vale é como estão sendo feitos esses rituais, e neste caso, explicando de como faço em nosso terreiro Cazuá do C.H.A.
Saravá Fraterno!
fonte Umbanda NEC texto PAI Márcio Paxá.