Valorizando o copo meio cheio. Lições de gratidão, fracasso e mais!
Considerações sobre o copo meio cheio e como valorizá-lo
A maneira como encaramos as situações que a vida apresenta, variam de acordo com a nossa perspectiva. O seu ponto de vista pode ser diferente do ponto de vista do outro. O fato é que, não existe uma resposta errada para a pergunta: você enxerga o copo meio vazio ou meio cheio? Tudo depende do momento em que você está e quão otimista ou não é a sua análise de algo.
Valorizar o copo meio cheio é uma questão de prática. Se você vê o copo meio vazio, que tal mudar esta visão? Não é algo fácil e não acontece do dia para a noite, mas se começar aos poucos poderá olhar o mundo com mais positividade. Continue lendo e conheça mais sobre a prática da gratidão e como ela pode contribuir para que você veja sempre o copo meio cheio. Confira!
Significado do copo meio cheio, sua valorização e lições sobre fracasso
A metáfora “o seu copo está meio cheio ou meio vazio” se tornou popular por estar diretamente relacionada com a maneira como as pessoas enxergam a vida. Se, a visão é de que o copo está meio cheio, a positividade e a crença de que tudo vai dar certo predominam. Mas, se a análise é de que o copo está meio vazio, a visão negativa sobressai.
Novamente, tudo é uma questão de perspectiva. Cada pessoa tem a sua e pode entender de maneira particular as situações, transformando-as, mesmo aquelas mais desafiadoras, em lições a partir do fracasso. Sempre haverá mais de uma visão para a mesma história. Valorizar o copo cheio pode fazer a diferença em suas atitudes e ações.
■Copo meio cheio ou meio vazio, uma questão de perspectiva
A subjetividade, ou seja, a interpretação individual faz parte do ser humano. É ela que faz com que cada pessoa tenha uma visão diferenciada e baseada em valores e conceitos próprios. Com isso, sabemos que nossa visão não é neutra, nossa percepção do mundo está, definitivamente, atrelada a versões otimistas e pessimistas das situações da vida.
Ainda, como seres humanos, temos a capacidade de nos tornar mais flexíveis e de escolher por qual perspectiva queremos seguir, desde que tenhamos esta consciência. Enxergar o copo meio cheio em algumas situações e meio vazio em outras pode se tornar natural e fazer com que você aprenda com ambas perspectivas.
■A valorização do copo meio cheio
Começar a buscar o lado positivo das situações é o primeiro passo para iniciar a valorização da visão do copo meio cheio. Sabemos que a personalidade de uma pessoa é construída por aspectos estáveis, ou seja, criada a partir de experiências vividas e que contribuíram para a formação de seus valores. É por isso que, cada um defende a sua própria verdade. No entanto, quando você se dispõe a questionar os pontos de vista negativos, buscando o lado positivo em tudo, mudanças podem acontecer.
Existe espaço em sua mente para enxergar de outras maneiras. Pratique a positividade, mesmo diante das situações que pareçam não ter como. Com a prática, chegará o momento em que você será mais tolerante, menos exigente e conseguirá enxergar que falta pouco para completar o copo, que já está meio cheio.
■Aprendendo a lidar com o fracasso
A ideia não é que ninguém ignore ou deixe de encarar os fatos com realidade, mas sim que deixe de enxergar apenas o lado feio e negativo em tudo. É preciso lembrar que, mesmo diante de situações desafiadoras ou negativas, e por que não dizer, de fracassos, haverá aspectos que o impulsionam para o bem. Coisas boas e positivas estão contidas nas negativas. E o contrário também é verdadeiro.
A forma de pensar e de lidar com o fracasso pode ser diferente. São ajustes na perspectiva que fazem com que você analise por outro lado e perceba o que antes não via. No final, isso é que faz a grande diferença. Aprender que a visão do “copo”, pode ser mais ampla, é o grande desafio.
Prática de gratidão e exercícios de positividade
Exercitar a positividade e praticar a gratidão diariamente não é fácil. Passamos por dias em que, mesmo sem querer, as reclamações vêm à mente. É comum imaginar como seria a vida se tivéssemos um carro diferente, um salário maior, um emprego melhor, entre outros. Tantas suposições não deixam espaço para a gratidão.
Lembre-se que tudo é exercício e prática. Para viver os efeitos da gratidão e da positividade, esteja disposto e consciente da importância de se sentir bem para, realmente, conquistar tudo o que deseja. Siga lendo e aprenda mais sobre gratidão, positividade e ações positivas!
■O que podemos fazer
Para colocar em prática os bons pensamentos, o primeiro passo é conhecer as diferenças entre gratidão, positividade e atitudes positivas. Leia a respeito e adquira conhecimento, assim você terá, cada vez mais consciência sobre o assunto e descobrirá atividades e ações que, na prática, contribuirão para a sua saúde mental e para fazer com que seus pensamentos sigam para o caminho do copo meio cheio.
■ A prática da gratidão
A palavra gratidão, segundo o dicionário, é a qualidade de quem é grato. Mas, também pode ser reconhecida como uma experiência de agradecimento que envolve perceber e apreciar elementos positivos da vida. Costumamos acreditar que a gratidão deve ser aplicada a coisas grandiosas e por isso, não notamos que temos a chance de incluir a prática da gratidão em nosso dia a dia. Para ser constante, a gratidão deve estar presente. Coloque-a em sua rotina.
■Aprendendo a enxergar o copo meio cheio
Você pode ser grato por pequenas coisas, que fazem seu dia se tornar mais feliz. Conhecer os detalhes que te completam e agradecer por eles faz com que você comece a enxergar o copo meio cheio. Experimente exercitar a gratidão diariamente. Pare por um momento suas atividades e pense em tudo o que aquece o seu coração, valorize os detalhes e os mentalize com gratidão.
■Exercitando o modo de enxergar o mundo
Tente começar o seu dia com afirmações positivas, como por exemplo “agradeço por mais um novo dia em minha vida” ou “sou grata por quem eu sou e por tudo o que tenho”. Pense no que te faz feliz. Se policie para não julgar alguém ou algo e a não falar mal de outras pessoas, isso irá ajudar.
Comece a elogiar mais sua família e amigos e sorria para a vida que ela vai sorrir para você também. A sua percepção do “copo” está relacionada com suas experiências. Ajustar sua perspectiva sobre tudo o que acontece, certamente fará com que você veja o mundo com outros olhos!
■Enxergando a vida por seu lado positivo
Ser positivo é muito mais do que estar de bem com a vida. É conseguir contornar as situações que parecem problemáticas e torná-las mais simples e enriquecedoras para o futuro. No final, enxergar o lado positivo da vida, sempre ensina alguma lição. Concentrar a atenção apenas nos problemas limita a criatividade e fecha os caminhos para novas soluções. Mantenha a mente aberta e acredite no lado positivo.
■A diferença entre positividade e atividades positivas
A positividade é a virtude de algo ou alguém positivo. Com isso, podemos conhecer pessoas positivas, mas não necessariamente, que realizem atividades positivas. Ou ainda, realizar atividades positivas mesmos não sendo uma pessoa totalmente otimista. O principal desafio é conseguir uma conexão entre os dois termos. A positividade deve estar presente para então, naturalmente, gerar ações e atividades positivas.
Mensagens de otimismo do budismo para exercitar a visão de mundo
O Budismo acredita que pessoas bem preparadas convertem o estresse em energia positiva, fazendo dele um combustível para vencer o próximo desafio. O caminho para isso é o exercício do otimismo de forma lúcida, com sinceridade e desejo real de que o cenário se converta.
Por isso, é comum encontrarmos nesta filosofia mensagens de otimismo para ajudar a exercitar a visão de mundo. As mensagens entregam a você, única e exclusivamente, a responsabilidade de agir e transformar a situação. Continue lendo e conheça algumas mensagens para praticar a sua percepção.
■A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional
O Budismo ensina que a dor sempre estará presente em nossa vida. Naturalmente seremos acometidos por doenças, perdas e decepções. Além de dor física, estaremos suscetíveis as dores sentimentais e psicológicas. E isto é fato. Não se pode controlar ou evitar. Mas, sofrer é sempre uma opção. O desafio é dar um passo atrás, retirar a carga emocional e ver as coisas por outra perspectiva. Limpar os pensamentos, entender a situação e evitar sofrimento desnecessário.
■Alegrai-vos porque em toda parte é aqui e agora
Todos os dias vivemos novas experiências. Assumir que a vida é dinâmica e constante e deixar o passado para trás, abre caminhos para que o hoje aconteça. O mesmo se aplica ao futuro. Preocupar-se demais com o que ainda não aconteceu faz com que você também estacione o hoje. Para o Budismo, o que temos é o aqui e o agora, o momento presente deve receber toda a atenção e todas as energias positivas possíveis, porque somente ele é real.