quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Por que apenas alguns budistas comemoram o Ano Novo Theravada?

 

Por que apenas alguns budistas comemoram o Ano Novo Theravada?

Buddha in Sunlight
Como a maioria das religiões, o budismo não é um monólito.  Existem muitas escolas e tradições diferentes no budismo, mas a grande maioria das tradições budistas se enquadram em uma das duas principais escolas: Budismo Theravada ou Mahayana. Ambas as escolas compartilham as mesmas crenças subjacentes, como reencarnação, dharma, karma, nirvana, as Quatro Nobres Verdades e o Caminho Óctuplo. Os detalhes, no entanto, variam entre as duas escolas. 

O Budismo Theravada é às vezes chamado de Budismo Hinayana pelos budistas Mahayana. Hinayana significa “pequeno veículo” e é um nome condescendente para a tradição. Theravada, por outro lado, significa “os ensinamentos dos anciãos”. Esta forma de budismo é mais prevalente nos países do Sudeste Asiático, como Sri Lanka, Camboja, Laos, Birmânia, Tailândia e Índia. Além de ser mais proeminente nas áreas mais próximas ao local de nascimento real do Buda, o budismo Theravada é mais antigo que o budismo Mahayana e é visto por alguns como mais próximo dos ensinamentos originais do Buda. 

Theravada enfatiza o conceito de vibhajjavadaou “o ensino da análise”. Este conceito convida os budistas a obter insights sobre o mundo mais amplo por meio de suas próprias experiências e conhecimentos pessoais. Estes são então examinados através do pensamento e raciocínio críticos e pesados ​​contra o que é declarado nas escrituras e por monges sábios.

Os budistas da tradição Theravada acreditam que todos os fenômenos mundanos têm três propriedades: são impermanentes e transitórios;  insatisfatório; e não há nada neles que seja substancial, permanente ou intrinsecamente, exclusivamente deles. Tudo também pode ser dividido em dois elementos, partes materiais e não materiais. O elemento não material pode então ser dividido em quatro partes constituintes: sensação, percepção, formadores mentais e consciência. 

Quando uma pessoa passa a entender e aceitar essas ideias, descobre que tudo está “vazio”. Como tal, não há sentido para os desejos egoístas que causam sofrimento, e um indivíduo acaba com seu sofrimento seguindo o Caminho Óctuplo. Isso faz com que eles alcancem o nirvana e se tornem um arhat , uma pessoa que não renascerá depois que esta vida terminar, mas que seguirá em frente para a paz eterna.

O Budismo Mahayana concorda com alguns dos elementos básicos do Budismo Theravada, mas é visivelmente diferente da outra escola.  Mahayana significa “grande veículo” e tem várias tradições menores dentro dele, como a escola Tantra que forma a base de vários tipos de yoga, a tradição da Terra Pura que sustenta que a salvação só pode ser encontrada através da confiança absoluta em Amitabha e no tradição meditativa do Zen Budismo. 

De acordo com o Budismo Mahayana, a única maneira de alcançar a iluminação é olhar para dentro. Os budistas Mahayana enfatizam a intuição sobre a lógica. Como tal, os budistas Mahayana são mais conhecidos por suas práticas de meditação do que os budistas Theravada, embora o budismo Theravada também envolva meditação. O Budismo Mahayana também coloca mais ênfase no bodhisattvacaminho e afirma que as pessoas devem aspirar não apenas a se iluminar, mas a iluminar todos os seres.  Ao contrário do Budismo Theravada, que se concentra na lógica e no insight para alcançar o nirvana, a compaixão extrema é o veículo pelo qual os budistas Mahayana alcançam a iluminação. Os budistas Mahayana visam tratar todos os seres “como [sua] mãe que os criou”. Os budistas Mahayana também usam textos e escrituras diferentes dos budistas Theravada. O Budismo Theravada enfatiza o Cânone Pali em sua língua original. O Budismo Mahayana, por outro lado, concentra-se em sutras mais jovens que o Cânone Pali e favorece o sânscrito. Muitos dos sutras mais conhecidos por não-budistas, como o Sutra de Lótus e o Sutra de Diamante, são sutras Mahayana.



Dadas as diferenças entre os budistas Mahayana e Theravada, não é surpresa que as duas escolas celebrem feriados diferentes. Embora haja alguma sobreposição, cada escola tem festivais exclusivos para essa escola. Uma dessas celebrações é o Ano Novo Theravada. Como o nome indica, este festival é amplamente celebrado pelos budistas Theravada. O Ano Novo Theravada cai no meio do final da primavera, enquanto o Ano Novo Mahayana tende a cair na virada do ano para o calendário gregoriano. Alguns budistas, no entanto, não celebram o Ano Novo Theravada ou Mahayana, mas reconhecem o Ano Novo Chinês.

O Ano Novo Theravada é uma celebração de três dias em torno da lua cheia. As celebrações e tradições variam de região para região, mas muitos budistas usam rituais que envolvem água e areia. Os adeptos podem construir colinas de areia para simbolizar o Monte Meru, a montanha no centro do cosmos e lar dos deuses. As estátuas de Buda são distribuídas aos monges e, na Tailândia e no Laos, as pessoas derramam água umas sobre as outras e estátuas de Buda em igual medida. As pessoas costumavam jogar corantes, pastas, farinhas e tapioca, além de água, mas nos últimos anos as pessoas foram desencorajadas a despejar qualquer coisa além de água ou água perfumada em seus vizinhos. Algumas comunidades fazem procissões coloridas ou constroem esculturas de areia nas margens dos rios. Cada grão de areia representa um erro, e quando a areia é levada pelo rio, 

Vários países do Sudeste Asiático também comemoram o Ano Novo Theravada comprando peixes e pássaros capturados. Esses animais são então soltos na natureza para mostrar compaixão a todos os seres vivos e construir um bom carma. Os devotos também devem passar os dias do festival em pensamentos profundos e concentrados sobre o nascimento, iluminação e morte do Buda.

O budismo é uma grande religião mundial e tanto os budistas Mahayana quanto os Theravada vivem em todos os continentes que os humanos se estabeleceram. O Budismo Theravada tem um número menor de adeptos do que o Budismo Mahayana, mas ainda existem mais de 100 milhões de budistas Theravada no mundo. Muitos deles celebram o Ano Novo Theravada na primavera e participam da infinidade de tradições que cercam o feriado. As tradições variam de lugar para lugar, mas há sempre um tema subjacente de um novo começo, uma chance de limpar a lousa ou fazer melhor este ano para fazer melhor na próxima vida.