quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Os versículos da Bíblia mais incompreendidos

 

Os versículos da Bíblia mais incompreendidos


A Bíblia está cheia de sabedoria, mas muitas vezes é mal interpretada e mal compreendida. Leitores e portadores da mensagem muitas vezes ouvem versículos e passagens particulares de maneiras que não deveriam ser ouvidas. Embora a Bíblia seja frequentemente citada, também é frequentemente citada erroneamente. O problema surge quando as pessoas transformam a palavra de Deus em uma coleção de citações e frases de efeito sem prestar atenção ao contexto do versículo ou à história por trás do texto. Não há nada de errado em se conectar com uma linha específica das Escrituras, mas é importante que você saiba o que o versículo realmente significa, principalmente se estiver vivendo pela Palavra e professando-a aos outros. Aqui estão quatro dos versículos bíblicos mais comumente incompreendidos e o que eles realmente significam:

Mateus 7:1: Não julgueis, para que não sejais julgados.

Este versículo do Livro de Mateus é um dos versículos mais frequentemente mal utilizados na Bíblia e muitas vezes é erroneamente declarado como “Não julgueis”. As pessoas muitas vezes interpretam esse versículo como significando que Jesus diz para não julgar. Isso geralmente ocorre no contexto de alguém cometendo algum delito e a pessoa respondendo com “Quem sou eu para julgar?” Somos todos pecadores e Deus nos chama para não julgar, certo? Não exatamente. Este versículo é frequentemente usado para defender contra apontar o erro de uma pessoa, uma proibição contra declarar qualquer ato como pecaminoso ou errado, já que então estaríamos julgando. Mas o problema não é o julgamento, é a hipocrisia. O que as pessoas não percebem é que quando interoperam com este versículo dessa maneira, estão declarando um julgamento sobre a pessoa que alegam estar sendo julgadora. Se você mergulhar mais fundo na passagem, Mateus não está proibindo o julgamento, mas a hipocrisia. Por isso o contexto é tão importante. Você tem que ler o texto ao redor para entender o versículo. Mateus 7:1-6 diz: “Não julgue, ou você também será julgado. Pois da mesma forma que você julga os outros, você será julgado, e com a medida que você usar, será medido a você”. “Por que você olha para o cisco no olho do seu irmão e não presta atenção na trave que está no seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando o tempo todo há uma trave em seu próprio olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão”. “Não dê aos cães o que é sagrado; não jogue suas pérolas aos porcos. Se você fizer isso, eles podem pisá-los sob seus pés, e se virarem e te despedaçarem"  Você tem que ler o texto ao redor para entender o versículo. Mateus 7:1-6 diz: “Não julgue, ou você também será julgado. Pois da mesma forma que você julga os outros, você será julgado, e com a medida que você usar, será medido a você”. “Por que você olha para o cisco no olho do seu irmão e não presta atenção na trave que está no seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando o tempo todo há uma trave em seu próprio olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão”. “Não dê aos cães o que é sagrado; não jogue suas pérolas aos porcos. Se você fizer isso, eles podem pisá-los sob seus pés, e se virarem e te despedaçarem" Você tem que ler o texto ao redor para entender o versículo. Mateus 7:1-6 diz: “Não julgue, ou você também será julgado. Pois da mesma forma que você julga os outros, você será julgado, e com a medida que você usar, será medido a você”. “Por que você olha para o cisco no olho do seu irmão e não presta atenção na trave que está no seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando o tempo todo há uma trave em seu próprio olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão”. “Não dê aos cães o que é sagrado; não jogue suas pérolas aos porcos. Se você fizer isso, eles podem pisá-los sob seus pés, e se virarem e te despedaçarem" ou você também será julgado. Pois da mesma forma que você julga os outros, você será julgado, e com a medida que você usar, será medido a você”. “Por que você olha para o cisco no olho do seu irmão e não presta atenção na trave que está no seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando o tempo todo há uma trave em seu próprio olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão”. “Não dê aos cães o que é sagrado; não jogue suas pérolas aos porcos.  Se você fizer isso, eles podem pisá-los sob seus pés, e se virarem e te despedaçarem" ou você também será julgado. Pois da mesma forma que você julga os outros, você será julgado, e com a medida que você usar, será medido a você”. “Por que você olha para o cisco no olho do seu irmão e não presta atenção na trave que está no seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando o tempo todo há uma trave em seu próprio olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão”. “Não dê aos cães o que é sagrado; não jogue suas pérolas aos porcos. Se você fizer isso, eles podem pisá-los sob seus pés, e se virarem e te despedaçarem" ” “Por que você olha para o cisco no olho do seu irmão e não presta atenção na trave que está no seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando o tempo todo há uma trave em seu próprio olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão”. “Não dê aos cães o que é sagrado; não jogue suas pérolas aos porcos. Se você fizer isso, eles podem pisá-los sob seus pés, e se virarem e te despedaçarem" ” “Por que você olha para o cisco no olho do seu irmão e não presta atenção na trave que está no seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando o tempo todo há uma trave em seu próprio olho?  Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão”. “Não dê aos cães o que é sagrado; não jogue suas pérolas aos porcos. Se você fizer isso, eles podem pisá-los sob seus pés, e se virarem e te despedaçarem" ” “Não dê aos cães o que é sagrado; não jogue suas pérolas aos porcos. Se você fizer isso, eles podem pisá-los sob seus pés, e se virarem e te despedaçarem" ” “Não dê aos cães o que é sagrado; não jogue suas pérolas aos porcos. Se você fizer isso, eles podem pisá-los sob seus pés, e se virarem e te despedaçarem"

O que Jesus está fazendo aqui é julgar aqueles que julgam impropriamente. Sabemos de continuar lendo o versículo que todos seremos julgados pela mesma medida que usamos. Se não podemos aplicar esse padrão às nossas próprias vidas, não podemos aplicar esse padrão aos outros.

1 Timóteo 6:10: O dinheiro é a raiz de todos os males.

Correção. O que o versículo de 1 Timóteo realmente diz é “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males”. De acordo com a Bíblia, o pecado é a raiz de todo mal. O pecado é descrito na Bíblia como transgressão da lei de Deus e rebelião contra Deus.  Embora o amor ao dinheiro seja um sinal de carência e ganância, e possa nos separar de Deus, em nenhum lugar da Bíblia diz que o dinheiro é a raiz de todos os males. De fato, na Bíblia, Jesus chama Seus seguidores para serem bons administradores de dinheiro e usarem esse dom para promover Seu Reino.

Lucas 11:19: Peça e lhe será dado.

Este versículo de Lucas é frequentemente interpretado como significando que tudo o que você pedir a Deus, Ele lhe dará. Isso é o que a linha diz, certo? E por mais tentador que seja acreditar neste versículo significando que tudo o que pedimos de Deus – dinheiro, riqueza, um emprego melhor e uma vida amorosa incrível – esse versículo é realmente sobre o Reino. Ao olhar para o contexto completo, ou o que está acontecendo, Jesus está defendendo Maria sobre sua irmã Marta por escolher o que é mais importante – o discipulado. Quando Jesus é questionado por seus seguidores sobre como orar, ele lhes diz para pedir coisas como o perdão dos pecados, o pão de cada dia e a edificação do Seu reino. “Pedi e dar-se-vos-á”, fala a estas coisas. Não é “peça tudo o que quiser e receba”. Trata-se de pedir pelo Seu reino. Faça isso, e será dado a você.

Filipenses 4:13: Tudo posso naquele que me fortalece.

Outro dos versículos mais citados na Bíblia encontrados em tudo, desde ímãs de geladeira até fotos de capa do facebook, é este versículo de Filipenses. Esta linha é muitas vezes dita e acredita-se que significa que através de Jesus Cristo podemos superar todas as circunstâncias e ter sucesso em todas as coisas. É um versículo que muitas vezes é simplificado demais para significar ser confiante, viver com ousadia e acreditar em si mesmo. Mas o que o apóstolo Paulo está realmente dizendo aqui é que através do fortalecimento de Cristo podemos ter sucesso em todas as dificuldades, até mesmo na morte. O contexto aqui é muito importante. Quando Paulo escreveu esta carta, ele estava finalmente chegando ao seu destino desejado de Roma, mas somente depois da prisão, sendo naufragado e acorrentado a um soldado romano. Ele estava até enfrentando uma possível execução. Era uma grande possibilidade que ele não estivesse mais neste mundo. Quando lemos além de uma linha, podemos entender melhor este versículo: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de estar contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado ou faminto, seja vivendo na fartura ou na miséria. Posso fazer tudo isso naquele que me fortalece”. Por meio de Cristo, Paulo foi capaz de avançar, mesmo diante da morte. Sabemos disso que podemos encontrar apoio em Cristo para combater todas as adversidades, mesmo diante da morte. ” Por meio de Cristo, Paulo foi capaz de avançar, mesmo diante da morte. Sabemos disso que podemos encontrar apoio em Cristo para combater todas as adversidades, mesmo diante da morte. ” Por meio de Cristo, Paulo foi capaz de avançar, mesmo diante da morte. Sabemos disso que podemos encontrar apoio em Cristo para combater todas as adversidades, mesmo diante da morte.