quarta-feira, 5 de outubro de 2022

O que a Bíblia realmente diz sobre a poligamia A Bíblia endossa ou condena isso?

 

O que a Bíblia realmente diz sobre a poligamia

A Bíblia endossa ou condena isso?

Anéis na Bíblia

A poligamia é a prática de ter mais de um cônjuge ao mesmo tempo. É ilegal em todos os 50 estados. No entanto, existem milhares de homens, mulheres e crianças em famílias polígamas nos EUA e a maioria das famílias polígamas são guiadas por crenças religiosas. A verdade é que, embora muitas pessoas vejam a prática como imoral, não há lugar nas Escrituras que a condene explicitamente. No entanto, a Bíblia também não adota essa prática.

O primeiro exemplo de poligamia na Bíblia foi o de Lameque em Gênesis 4:19: “Lameque casou-se com duas mulheres.” Havia vários homens proeminentes no Antigo Testamento que eram polígamos. Isso incluiu Abraão, Jacó, Davi, Salomão, que teve várias esposas. De fato, de acordo com as Escrituras, Salomão teve 700 esposas e 300 concubinas (1 Reis 11:13). Isso leva muitas pessoas a se perguntarem por que a poligamia era uma prática no Antigo Testamento e como Deus a veria hoje?

Para entender por que vários patriarcas e reis do Antigo Testamento tinham várias esposas, você precisa observar a cultura e os costumes da época. Os israelitas provavelmente pegaram o costume da poligamia de seus vizinhos pagãos. Então, quando você estudar esses exemplos bíblicos de poligamia em detalhes, você descobrirá que nenhum deles é retratado de forma positiva. Em cada caso, a prática de não apenas ter, mas também manter várias esposas resulta em problemas para o rei ou patriarca em questão. Salomão, que foi o exemplo mais extremo do princípio, acabou se afastando do Senhor como resultado de suas muitas esposas. Por fim, isso o levou à idolatria e destruiu sua fé no Senhor.

Também é importante notar que a poligamia praticamente desapareceu em Israel na época de Cristo. Em Tito 1 e 1 Timóteo 2, vemos as instruções de Paulo especificando que os diáconos e presbíteros devem ser “marido de uma só mulher”. A Bíblia diz que a intenção original de Deus era que um homem se casasse com uma só mulher: “Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne” (Gênesis 2:24). ). Devemos prestar atenção ao uso consistente do singular aqui.

O conceito bíblico de casamento envolve unidade entre marido e mulher que reflete a unidade de Cristo com Sua igreja.  Isso não é estabelecido por meio de relacionamentos poligâmicos, mas por meio de relacionamentos monogâmicos. A Bíblia registra a criação do casamento no segundo capítulo de Gênesis: “Disse o homem: 'Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; ela será chamada 'mulher', porque ela foi tirada do homem.' Por esta razão, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne” (Gênesis 2:23-24). Deus criou o homem e depois fez a mulher para cumprimentá-lo. Sabemos pelas Escrituras que o casamento bíblico é a solução de Deus para o fato de que não é bom que o homem esteja sozinho (Gênesis 2:18).

O primeiro propósito de Deus ao criar o homem e a mulher e uni-los em casamento foi espelhar Sua imagem na terra. A palavra hebraica para “espelho” significa refletir Deus, magnificá-lo, exaltá-lo e glorificá-lo. A razão pela qual houve uma mudança da poligamia para a monogamia na Bíblia é porque Deus queria restaurar o casamento ao Seu plano original. Podemos voltar até Adão e Eva e ver que a poligamia não era a intenção original de Deus para o casamento. Na sociedade de hoje, não há necessidade de poligamia. Nas culturas de hoje, as mulheres são capazes de se sustentar e se proteger, o que é um dos únicos aspectos “positivos” da poligamia.

Em última análise, os casamentos devem nos apontar de volta ao Seu amor por nós. Podemos apreciar o que Deus projetou o casamento para fornecer: parceria, intimidade espiritual e a capacidade de buscar a Deus – juntos. Porque fomos criados à imagem de Deus, as pessoas que de outra forma não saberiam quem é Deus deveriam poder olhar para nós e ter um vislumbre. Além disso, a poligamia é proibida na maioria das nações modernas e as Escrituras nos chamam a obedecer às leis que o governo estabelece (Romanos 13: 1-7). E o único caso em que não há problema em desobedecer à lei permitida pelas Escrituras é se a lei contradiz os mandamentos de Deus. Como Deus não ordena a poligamia, uma lei que a proíba deve ser respeitada.

Como cristãos, é importante que nos guardemos e entendamos o projeto de Deus para o casamento, que nos dá um senso de direção e estabilidade. Deus tem um plano e um propósito importante para o seu casamento. Dois se tornam um significa que suas vidas estão unidas na Terra. Deus deseja que você tenha um parceiro para viajar pela vida. Nossos casamentos devem promover a Cristo em primeiro lugar.