terça-feira, 4 de outubro de 2022

6 fatos incríveis sobre a mãe do Messias

 

6 fatos incríveis sobre a mãe do Messias

Maria, Mãe de Jesus

Maria, a mãe de Jesus, é uma das figuras mais admiradas das Escrituras. Ela era uma serva voluntária que confiou em Deus e obedeceu ao Seu chamado.  Embora sua vida tenha sido uma grande honra, seu chamado também exigiu grande sofrimento. Embora houvesse alegria na maternidade, havia grande dor no privilégio de ser a mãe do Messias. Apesar dessas coisas, ela respondeu a Deus com grande obediência e submissão à Sua Vontade. Sua vida nunca roubou a glória de Jesus porque sua missão era testemunhar a glória do Filho de Deus. Aqui estão seis fatos incríveis sobre Maria, mãe de Jesus.

Aprendemos sobre Maria antes do Novo Testamento

A vida e o papel de Maria na história da salvação são prefigurados no Antigo Testamento e os eventos de sua vida são registrados no Novo Testamento.  A profecia de Isaías 7:14 fala da virgem mãe de Emanuel, um nome que tem um significado bíblico especial: “Portanto, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o seu nome será Emanuel”. Mais tarde, em Isaías, Emmanuel é referido como o futuro Salvador de Seu povo. O profeta prenuncia um sinal futuro extraordinário: que uma virgem, sem a cooperação de um homem, daria à luz um filho que será “Deus conosco”. Essa criança remediaria as grandes provações de divisão que o povo de Israel enfrentava. A profecia de Isaías prediz a Virgem de Nazaré e o nascimento de Jesus.

Ela era uma mulher comum

Maria amava a Deus e queria servi-lo de todo o coração. Mas ela era apenas uma menina pobre em uma cidade insignificante, de uma família humilde, com poucas expectativas de que sua vida fosse diferente da maioria. Quando o anjo Gabriel veio a Maria para dizer-lhe que ela foi escolhida e favorecida por Deus para ser a mãe de Seu filho, apesar de seu próprio medo, ela demonstrou grande coragem e caráter: “Eu sou a serva do Senhor... cumprida” (Lucas 1:38). Ela também demonstrou grande coragem e caráter durante a vida e ministério terreno de Jesus.  Ela pressionou Jesus para fornecer vinho quando o vinho escasseou nas bodas de Caná, ela se aproximou de Jesus quando Ele foi deixado para trás no templo, ela foi de Nazaré a Cafarnaum quando soube o que estava sendo relatado sobre Jesus, e ela tenta proteger Jesus em algumas das situações mais difíceis.

Ela seguiu Jesus

Há indicações em toda a Bíblia que mostram que Maria, como mãe, estava interessada no que seu filho estava fazendo. No momento da crucificação de Jesus, ela estava entre o grupo de discípulos que O seguiam. O que ela estava pensando ao ver seu filho morrer de uma maneira tão dolorosa? Ela se lembrava da predição de Simeão logo após o nascimento de Jesus? Simeão disse: “Este menino está destinado para queda e levantamento de muitos em Israel, e para ser um sinal de oposição, para que os pensamentos íntimos de muitos sejam revelados – e uma espada traspassará a sua própria alma também”. Lucas 2:34-35). Enquanto Jesus estava pendurado na cruz, Suas mãos e pés traspassados, sua alma estava sendo trespassada pela espada da dor. Suas palavras significavam que Deus sabia que Jesus seria crucificado e tinha um plano para usar o sofrimento de Jesus. Mesmo que ela não entendesse completamente o Seu chamado,

Ela desempenhou um grande papel no ministério de Jesus

O primeiro milagre registrado de Jesus foi realizado em um casamento em Caná. Em João 2:1-2, lemos: “Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: 'Eles não têm vinho'. E Jesus lhe disse: 'Mulher, o que isso tem a ver comigo? Minha hora ainda não chegou. Sua mãe disse aos servos. 'Faça o que ele mandar.'” Maria foi fundamental para chamar a atenção de Jesus para a necessidade e esses versículos nos lembram do verdadeiro propósito de Jesus. Ela também esteve presente na crucificação em Jerusalém. Lá, ela foi entregue aos cuidados de João, o Apóstolo. Ela também esteve presente com os discípulos nos dias anteriores ao Pentecostes.

Ela permaneceu ao lado de Jesus, mesmo na cruz

Maria permaneceu ao lado de Jesus desde Seu primeiro suspiro até o último, sua lealdade a Jesus foi inabalável. Como acontece com Jesus, não sabemos nada da aparência física ou comportamento de Maria. No entanto, as fontes históricas nos dão uma imagem bastante detalhada do caráter de Maria. Mary parece ser uma mulher judia comum cuja vida era indistinguível de muitas outras. Ela cozinhava, costurava e limpava. Ela orou, conversou e serviu às necessidades de sua família. No entanto, o que vemos em suas histórias bíblicas do nascimento de Jesus mostra que a vida de Maria foi extraordinária. Isso não estava em si mesma; foi um presente divino. Pela livre escolha de Deus Pai, ela foi predestinada a ser a mãe do Redentor. Por Sua misericórdia, Deus encheu sua alma com Sua graça e Sua presença.

Ela é considerada uma santa por alguns

Maria, muitas vezes chamada de Mãe Santíssima, é considerada por muitos a maior de todas as santas porque foi escolhida e preparada por Deus para ser a mãe de Seu Filho. Ela também é considerada uma grande santa porque livremente escolheu cooperar plenamente nas graças que lhe foram dadas e na vocação que recebeu. No Magnificat, também chamado de Cântico de Louvor de Maria, ela diz: “Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humilde condição de seu servo. Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada; porque aquele que é poderoso fez grandes coisas por mim, e santo é o seu nome” (Lucas 1:46-49).

Maria não apenas desempenhou papéis vitais na encarnação e nascimento de Jesus, mas também no primeiro milagre, paixão e morte de Jesus. Ela é um dos personagens bíblicos mais profundos que foram uma grande honra, mas também um grande dever – a mãe do Messias e o Salvador da humanidade. É difícil não admirar sua vida e seu papel na vida de Jesus. Podemos aprender muitas lições com ela.