O Pai-Nosso esotérico e o Pai-Nosso em hebraico
O Simbolismo Esotérico do Natal
O Simbolismo da Árvore de Natal
A Magia Prática do Natal
O Pai-Nosso Esotérico – Pai Nosso em Hebraico
Esta sagrada e belíssima oração gnóstica, relatada no Evangelho de Mateus (6:9 a 13), é muito conhecida e dispensa mais apresentações. No relato, Jesus a trouxe à multidão que acompanhara sua pregação no Monte das Oliveiras.
Essa oração sagrada, ensinada por Nosso Senhor Jesus o Cristo, o Logos, é poderosa porque beneficia a alma e o corpo de todos aqueles que o praticam. O Pai-Nosso é dividido em 7 petições, as quais conectam nossa pessoa humana a nosso Real e Verdadeiro Ser.
Sabemos que temos 7 corpos e também 7 chacras principais. Cada uma das petições, bem trabalhada e com profunda devoção, unindo Concentração e Imaginação Positivas, equilibra, cura e “alinha” cada um desses chacras e corpos.
As 7 petições do Pai-Nosso dividem-se em 3 partes:
Invocação, Súplica/Entrega e, finalmente, Agradecimento
O interessante é que podemos fazer analogias entre o Pai-Nosso cristão e a oração da Abertura, do Alcorão islâmico. Esta oração islâmica (Surat al-Fátiha, ou Surata da Abertura), compõe-se de 7 partes e é uma invocação das graças do Todo-Poderoso, e também uma total entrega de nossos destinos a Ele. Outra analogia é que essas duas orações, na sua língua original, começam com a letra “B”, a qual corresponde cabalisticamente ao número 2.
Ou seja, para o Cabalista, só se pode atrair a atenção de Deus para que Ele opere milagres dentro de nós quando compreendemos o Mistério do Arcano 2, a Sacerdotisa, o Cristo Cósmico. Tanto uma oração quanto a outra nos conectam com o Cristo Íntimo.
Em seguida, entregaremos uma análise esotérica sobre as 7 petições do Pai-Nosso, recordando que sempre devemos orar com a Consciência e com o coração. Assim, devotadamente, nos conectaremos mais e mais com nossa Divina Presença, o “Eu Sou Cristo”, o nosso Cristo Interior, aquela Centelha Divina que é um fragmento glorioso do Exército da Voz, do Cristo Cósmico e Infinito.
PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS
Introdução à Oração Sagrada. O Pai aqui é nosso Ser Interno, que é, que existe, em nossos Mundos Superiores de Consciência. Esses Céus são nossos estados de supraconsciência. É a primeira parte da Invocação, onde se Conjura o nome sagrado de Deus.
1. SANTIFICADO SEJA VOSSO NOME
O nome de Deus aqui está sendo usado de forma pura e devota. Devemos aqui aprofundar nossa entrega a Ele. Nesse momento a Graça de Deus começa a descer sobre nós, depois de invocado o Nome do Pai-Mãe. Essa Graça, essa Energia Cósmica, começa a iluminar nosso corpo espiritual, Atman, e nosso chacra que está começando a ser ativado é o coronário, no topo da cabeça, Sahasrara. A cor, violeta.
2. VENHA A NÓS O VOSSO REINO
Aqui devemos pedir que toda a sua Presença e Poderes trabalhem sobre nós, para que sejamos Transformados. Corresponde ao corpo da Consciência (nosso verdadeiro Lar é nossa Consciência), ou corpo búdico, e o chacra é o frontal, Ajna. As cores são o azul e o rosa.
3. SEJA FEITA A VOSSA VONTADE
Imploramos que a Vontade d’Ele se faça, e que conheçamos essa Vontade para que a obedeçamos conscientemente. O Conhecimento (Gnose) nos ajuda a ter a verdadeira Fé, porém Consciente. Corresponde ao corpo Causal, Manas ou, ainda, corpo da Vontade. E o chacra é o laríngeo, Vishuddha, o vórtice da Vontade. Cor azul-anil.
4. ASSIM NA TERRA COMO NOS CÉUS
Devemos implorar ao Pai que harmonizemos nossa vida material com a espiritual, “viver no mundo mas não pertencer a ele”, porém cumprirmos com nossos deveres sociais, como diziam os cátaros. Os céus são representados por um triângulo que desce e a terra por um triângulo que sobe. Essa harmonia forma a Estrela de Seis Pontas, a qual representa o chacra cardíaco, Anahat ou Cárdias. Cor verde-amarelado. Corresponde também ao corpo mental. A mente é o intermediário que une o físico ao espiritual. Ou a mente está a favor do espírito ou a favor da matéria.
5. O PÃO NOSSO DE CADA DIA DAI-NOS HOJE
Esse Pão é a energia curativa da Divindade, que abastece nossa bateria principal, que se localiza no chacra solar, Manipura (onde se acumulam nossos átomos solares, ou Prana). Corresponde também ao corpo astral.
6. PERDOAI NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO
Com essa Graça poderemos ter energia suficiente para nossos karmas serem perdoados pelos Senhores da Justiça Divina. As ofensas verdadeiras correspondem, no mundo das energias, a nosso chacra prostático/uterino, Svadhisthana (cuja cor é o amarelo sol), pois a Fornicação, sendo uma ofensa ao Espírito Santo, deve ser paga de qualquer jeito. (“Todos os pecados serão perdoados, menos aqueles cometidos contra o Espírito Santo.”) Essas energias sexuais mal canalizadas nos desconectam de nosso Ser Interno. Corpo etérico, ou corpo da saúde.
7. MAS LIVRAI-NOS, SENHOR, DE TODA A ILUSÃO E DE TODO O MAL
Somente a Presença Divina pode anular toda a energia negativa que tende a nos levar à inconsciência. Esse mal, energeticamente falando, corresponde ao nosso chacra básico, Muládhara (cujas 4 pétalas vibram com as cores amarelo e alaranjado), o qual é assento não somente da sagrada Kundalini, mas também, em seu aspecto negativo, do Átomo do Inimigo Secreto. É a concentração das energias atômicas negativas, as quais invadem todo o corpo quando morremos, quando a consciência abandona o corpo. A oração implora que o Ser Divino purifique esse chakra desses Átomos Malignos.
AMÉM… AMÉM… AMÉM…
O Amém corresponde ao AOM oriental, e significa Eu Aceito, Faça-se, Cumpra-se, Realize-se. Ou, Que Assim Seja, Desejo que isso faça parte de mim…
Para finalizar, eis o que dizem os mestres Samael e Krum-Heller sobre esta sagrada oração: O PAI-NOSSO
A mais poderosa de todas as orações ritualísticas é o Pai-Nosso. Esta é uma oração mágica de imenso poder. Imaginação, Inspiração e Intuição são os três caminhos obrigatórios da Iniciação.
O Mestre Huiracotcha diz o seguinte: “Primeiro é preciso ver interiormente as coisas espirituais e depois tem-se de escutar o Verbo ou palavra divina para ter nosso organismo espiritual preparado para a Intuição”.
Esta trindade encontra-se nas três primeiras súplicas do Pai Nosso, a saber: “Santificado seja o Teu Nome”, isto é, o Verbo Divino, o nome magnífico de Deus, a Palavra Criadora.
“Venha a nós o Teu Reino”, isto é, com a pronunciação do Verbo, dos Mantras, vem a nós o Reino interno dos Santos Mestres. Nisto consiste a união com Deus, ficando tudo resolvido… Com estas três petições, diz Krumm-Heller, pedimos integralmente. E, se algum dia o conseguirmos, já seremos Deuses e, portanto, já não necessitaremos pedir.
A Igreja Gnóstica conserva toda a doutrina secreta do Adorável Salvador do mundo. A Igreja Gnóstica é a religião da alegria e da beleza. A Igreja Gnóstica é o tronco virginal de onde saíram o Romanismo e todas as demais seitas que adoram o Cristo.
A Igreja Gnóstica é a única igreja que conserva em segredo a doutrina que o Cristo ensinou de lábios a ouvido a seus discípulos.
Não somos contra nenhuma religião. Convidamos as pessoas de todas as santas religiões que adoram o Senhor a estudarem nossa Doutrina Secreta.
Não devemos esquecer que existem dois rituais: um de luz e outro de trevas. Nós possuímos os rituais secretos do Adorável Salvador do Mundo.
Não desdenhamos nem subestimamos nenhuma religião. Todas as religiões são pérolas preciosas, engastadas no fio de ouro da Divindade. Afirmamos unicamente que a Gnose é a chama de onde saem todas as religiões do universo. Isso é tudo. (texto retirado do livro Matrimônio Perfeito)
Surata da Abertura (Alcorão Sagrado)
1. Em nome de Deus
2. O Misericordioso, o Misericordiador.
3. Louvado seja Deus, o senhor do Universo.
4. O Clemente, O Misericordioso,
5. Soberano do Dia do Juízo.
6. Só a Ti adoramos, e só de Ti imploramos ajuda.
7. Guia-nos à senda reta, à senda dos quais agraciaste,
Não à dos abominados ou à dos extraviados.
Amém.
O Pai-Nosso em Hebraico
Texto em hebraico transliterado
B‘Avnu shebashamaim itkadash shemehá. Tavô malcutechá iassé retsonchá baárets caasher na’assá bashamaim.
Ten-lanu haiom lechem chuknu. Uslách-lanú et-ashmatenu caasher solchim anachnu laasher ashmu lanu.
Veal-tevienu lidei massá. Ki in-hatsilenu min-hará.
Amin.
Tradução
Pai nosso dos céus, santo é o teu nome, venha o teu reino, tua vontade se faz na terra como também nos céus.
Dá-nos hoje nossa parte de pão. Perdoa-nos as nossas culpas, quando nós perdoamos as culpas de nossos devedores.
Não nos deixes entregues à provação; porque assim nos resgatas do mal.
Amém (ou, que assim seja, que possa ocorrer assim).