Orixá Ogum Xoroquê: história, oração, dia, filhos, oferendas e mais!
Quem é o orixá Ogum Xoroquê?
O orixá Ogum Xoroquê é uma entidade poderosa, que tem uma forma de dualidade, ou seja, é metade Ogum e metade Xoroquê. Com isso, é muito poderoso e tem muito intuito de ajudar, porém, também requer que o respeitemos por conta de sua força e poder.
Esse orixá é muito poderoso e pode conceder muitas coisas que lhe são pedidas, desde que a pessoa tenha o correto preparo para que não peça em vão ou que não saiba referenciar de forma correta. Isso é muito importante de se ter em mente, para que tudo ocorra bem.
Vamos hoje saber mais a respeito desse assunto e conhecer sobre Ogum Xoroquê, e ainda dar mais informações a respeito de sua história, lendas, filhos, oferendas e como se relacionar com eles.
Conhecendo mais sobre Ogum Xoroquê
Se você se interessa por esse orixá, é muito importante conhecer mais a respeito dele, sua história, sua relação com outros orixás e algumas das lendas que giram ao seu redor. Por ser uma entidade muito conhecida e poderosa, muitos querem saber mais ao seu respeito e sobre como funciona.
A seguir, vamos conversar mais a respeito desse tema para procurar entender tudo sobre a origem desse poderoso orixá e ver como ele se originou, de onde veio e o que ele representa. Tudo isso é algo de suma importância para aqueles que desejam saber mais sobre o assunto. Acompanhe agora com detalhes!
■Origem e história
Para entender mais sobre Ogum Xoroquê, é importante que você saiba mais sobre sua origem e história. Portanto, é bom conhecer ao menos um pouco a respeito sobre esse assunto. Com isso, vamos agora ver mais sobre esse tema.
Ogum é filho de Yemanjá e Oxalá e tem um irmão mais velho, Exú, com quem trava uma grande amizade. Por conta desse laço que mantêm, os dois sempre andam juntos buscando aventuras e desbravando locais. Exú é aquele que toma conta das encruzilhadas e Ogum, sempre tomando conta das retas dos caminhos, o que tornava os dois com habilidades semelhantes, porém ao mesmo tempo com objetivos diversos.
Esse orixá, Ogum Xoroquê ou Xogum, é um guerreiro que reúne as forças dos dois e se transforma numa motriz que tem a vontade e a gana de resolver os problemas daqueles que os invocam. Ele tem tanta ferocidade que se assemelha também a um Exú.
■Arquétipo e características visuais
Agora, é hora de saber mais a respeito do arquétipo e características visuais desse orixá. Ele tem um arquétipo que é relacionado justamente com as batalhas, guerras e lutas. Porque ele realmente é um guerreiro, seu grande objetivo é guerrear e é muito feroz.
Além disso, ele se assemelha, visualmente, aos seres humanos, sendo um dos orixás mais parecidos com as pessoas. Ele tem também muita semelhança com os militares, com toda essa imagem do militarismo e das forças armadas.
Com isso, tem características visuais fortes e muito destacadas, que acabam por chamar atenção de todos os que veem sua imagem. Ele é o protetor daqueles que guerreiam, tem a força emanando do seu físico e da sua imagem.
■Ogum Xoroquê: uma entidade dual
Ogum Xoroquê é uma entidade dual, o que significa que ele comporta, num mesmo ser, dois orixás diferentes: Ogum e Exú. Com isso, ele se torna um ser muito poderoso, que muito pode ajudar e agregar, mas que também sabe cobrar muito bem por tudo aquilo o que proporciona.
Ele ao mesmo tempo que abre caminhos e ajuda, também tem como marca o seu lado guerreiro, seu lado feroz e muito severo quando a pessoa que o procurou não vem a devolver tudo aquilo que prometeu a ele.
Se a pessoa não sabe lidar com esse orixá, mas mesmo assim insiste em fazer algum tipo de pedido ou de pacto com ele, saiba que é preciso saber devolver o que prometeu, pois ele se enfurece. É recomendado que se tenha muita cautela ao lidar com ele, por conta do seu grande poder.
■Relação de Ogum Xoroquê com outros orixás
Ogum Xoroquê não aceita ordens de nenhum outro orixá, apesar de não ter problemas com nenhum em específico. Ogúm Soroke (Xoroquê) significa soro = falar + ke = mais alto, aquele que fala mais alto.
Forte e destemido, para ele a justiça vem em primeiro lugar. Só atende a pedidos feitos para Yemanjá ou Xapanan, entretanto, quando uma entidade requisita seus serviços ele toma o mesmo como causa pessoal e resolve por conta própria e não como um mensageiro de orixás.
■Lendas sobre Ogum Xoroquê
Existem diversos tipos de lendas a respeito de Ogum Xoroquê que refletem a sua origem e a sua aparição. Uma dessas lendas diz que um dia Ogum voltou à casa e não encontrou o vinho que gostava. Saiu furioso, transtornado e começou uma jornada por conquista.
Ao chegar em determinado reino, as pessoas que ali habitavam lhe ofereceram vinho, carne além do respeito que ele por si só demandava. Quem não o fez, sofreu as consequências e pagou com a própria vida.
Por conta disso, algumas pessoas acham que esse Ogum se transformou em um Exú, mas, na realidade, ele é a fusão dos dois, daí todo seu poder e seu modo de agir de forma poderosa e impulsiva. Ele dá, mas sabe tirar quando é necessário.
Crenças e Ogum Xoroquê
As crenças e Ogum Xoroquê podem se diferenciar a respeito da religião em que se encontram, portanto, é muito importante também saber mais sobre isso e entender melhor como funciona essa visão de acordo com a religião.
Vamos agora olhar com mais atenção neste ponto, para entender como cada uma dessas crenças vê esse orixá, como se relaciona com ele e como é a sua visão a esse respeito. Confira agora sobre Candomblé, Umbanda, Igreja Católica e outras culturas.
■Ogum Xoroquê no Candomblé
O Ogum Xoroquê no Candomblé é uma figura forte que representa muito essa questão da guerra, da luta e de tudo que permite trazer em troca certas oferendas que o agradam de forma profunda. É muito importante saber que esse Ogum, chamado Xogum, é muito importante na cultura como um todo.
Suas cores no Candomblé são o azul, branco e o verde, mas na realidade, apesar das diferenças sutis, são a mesma entidade com a mesma personalidade.
■Ogum Xoroquê na Umbanda
24px; margin: 0px 0px 10px;">Ogum Xoroquê na Umbanda carrega consigo a mesma imagem de guerreiro, de força e de coragem, além de todo esse poder de conquistar tudo o que precisa e lutar também as lutas dos que o seguem. É um orixá muito poderoso.
As cores do orixá mudam na Umbanda, sendo, portanto, o vermelho de sua espada que chama atenção nesse momento. Ele é o protetor dos caminhos e ajuda todos os que precisam na medida do que merecem.
■Ogum Xoroquê na Igreja Católica
Ogum, na igreja católica, é São Jorge. Já Exú, tem a correspondência com Santo Antônio. Na realidade, independente do nome, esses santos são os mesmos. Quando se dá Ogum Xoroquê, ou Xogum, temos a união desses dois santos da igreja católica.
Interessante observar que, apesar das religiões serem diversas, acabamos por sempre retornar ao mesmo ponto de partida. São a mesma entidade, representada de forma diversa culturalmente falando, mas que tem o mesmo sentido.
■Ogum Xoroquê em outras culturas
De forma geral, o Ogum Xoroquê é uma entidade que tem como foco cuidar dos caminhos e dos interesses dos que os seguem, é uma entidade poderosa e muito conquistadora, que saber abrir caminhos e conseguir tomar tudo o que precisa.
Com isso, seja qual for a cultura onde se encontra, consegue de forma fácil ter o apreço de seus seguidores. Mas sabemos bem que o que acontece na realidade, é que não muito recomendado lidar com essa entidade caso não se tenha o conhecimento necessário ou se for tratar com mentiras.
O Ogum Xoroquê não suporta mentiras e trapaças, e se trata de um orixá que demanda respeito. Caso não tenha, ele toma da forma como acha certo.
Como são os filhos de Ogum Xoroquê
Você também deve achar importante saber como são os filhos de Ogum Xoroquê, ou os chamados filhos de Xogum. Seu comportamento, modo de pensar e de agir é bem notório, bem como sua forma de ser e até mesmo a sua aparência.
Com isso, é muito importante conhecer também seus filhos. Vamos agora ver a respeito de suas principais características e entender melhor como identificá-los.
■Esteticamente magros
Os filhos de Ogum Xoroquê são esteticamente magros, porém não são aquele tipo de pessoa completamente esquelética ou que demonstra ser fraco e sem competência física. Pelo contrário, são bem definidos em termos de músculos.
Apesar de não terem em si uma massa muito visível, ou seja, não são corpulentos de nenhuma forma, sua real força se mostra nos seus músculos trincados e bem definidos, em que não há dúvidas de que tem a força necessária para enfrentar qualquer parada.
■Estão sempre envolvidos em brigas
Os filhos de Ogum Xoroquê estão sempre envolvidos em brigas e isso indica claramente a sua semelhança com Exu, que tem essa veia de luta, de conquista e de glória pelo que pode facilmente conquistar da forma como se deve.
Vale também lembrar que eles são explosivos. Brigam por si, lutam suas próprias lutas e tem a vontade que precisam para chegar onde querem. Sendo assim, são perfeitos para lutar pelos seus ideais e pelo que acreditam.
Além disso, quando não estão envolvidos nesse tipo de luta, estão a defender os seus, sempre prontos a comprar brigas que nem sequer são suas. Eles têm essa necessidade de estarem sempre em embate, mas sempre na luta justa e buscando dar aos seus o que eles merecem.
26px; margin-bottom: 10px; margin-top: 20px; word-break: break-word;">■Esforçados e trabalhadores
Esforçados e trabalhadores, os filhos de Ogum Xoroquê não medem esforços para conquistarem tudo o que precisam e, com isso, não fogem do trabalho de nenhuma forma. Não medem esforços para que consigam chegar onde querem.
Eles não temem o trabalho pesado, portanto, são excelentes companheiros profissionais ou excelentes para qualquer tarefa que tomam para si. Inclusive, uma das características que acompanham isso é sua pontualidade.
São fãs da assiduidade no trabalho e gostam de chegar sempre antes da hora. Além disso, contam também com o comprometimento. Detestam ter um compromisso desmarcado.
■Autoritários
Uma das marcas dos filhos de Ogum Xoroquê é que são autoritários. Inclusive, isso também marca a sua boa força de liderança que têm perante aqueles que estão sob o seu controle. Gostam de ter tudo regido de acordo com o que desejam.
Sempre lidam com todos com um pulso firme e tem essa veia militar, de autoridade, força e de vontade suprema que deve prevalecer. Precisam lidar bem com isso para conviver normalmente com os outros. É uma qualidade que tem sim as suas vantagens, mas que também necessita de rédeas para que não ultrapasse alguns limites que são sempre importantes de se manter.
■Problemáticos
Os filhos de Ogum Xoroquê são pessoas problemáticas no que tange às suas emoções e na forma como lidam com elas no dia a dia. São sempre muito emotivos, quando estão com raiva não olham para nada, apenas tendem a ir atrás de solução do seu problema.
Com isso, passam por situações em que fica difícil lidar com eles. Suas emoções sempre estão à flor da pele. Sabemos bem o quanto pode ser difícil lidar com esse tipo de coisa, o que faz com que nem sempre se possa conviver bem com eles.
Porém, também são alegres e gostam de rir e estar entre amigos, além de serem contadores de histórias natos. Apenas precisa saber como lidar com eles para evitar embates poderosos com essas pessoas.
■Gostam de festas
Aqueles que são filhos de Ogum Xorequê são muito animados, gostam de festas e de muita fartura, sempre em ambientes cheios de animação e de tudo o que há de melhor. Quando estão felizes então, adoram compartilhar esse sentimento com todos os que estão à sua volta.
Em momentos de festividade, são excelentes companhias e adoram essas horas em que podem extravasar os sentimentos bons. Por estarem sempre com as emoções à flor da pele, nos momentos de festa deixam transparecer essa alegria com todos. Não perdem, portanto, nenhuma oportunidade de estarem perto de quem amam e sempre festejam, seja em casa ou na rua.
■Pouco egoístas
24px; margin: 0px 0px 10px;">Pouco egoístas, os filhos de Ogum Xorequê gostam de batalhar para conseguir tudo aquilo o que desejam. Isso é um fato, e eles não abrem mão de correr atrás de seus desejos e necessidades. Com isso, é muito importante que se enxergue que podem ser um pouco egoístas.
Tendem sempre a correr atrás das coisas, mas veem o lado deles primeiro, resolvendo de uma vez os seus problemas antes de finalmente decidir que deverão lidar com os problemas de uma outra pessoa. Têm força para conquistar seus desejos e não medem esforços para conquistar seus objetivos, mesmo que tiverem de deixar de lado alguma outra pessoa para que finalmente consigam obter o que desejam.
Como se relacionar com Ogum Xoroquê
É muito importante entender como se relacionar bem com Ogum Xoroquê, como se comunicar, saudar e entender seus símbolos, orações, cores e tudo o que se relaciona com esse orixá tão poderoso e que tanto devemos respeitar.
Portanto, vamos agora ver mais a respeito desse tema e compreender a forma certa de falar com esse orixá. Isso é importante, já que ele demanda esse respeito, não surtindo efeito essa relação quando feita de maneira errada. Confira!
■Dia e número de Ogum Xoroquê
O dia de Ogum Xoroquê é o 13 de junho, data em que também se comemora o dia de Santo Antônio que, inclusive, é parte dessa entidade tão poderosa e que tanto tem força para abrir os caminhos de seus filhos e dos que o procuram.
Os números de Ogum são 2, 3, 7 e 21 e de Exu são 1, 7 e 11. O número 7 é, portanto, muito forte para Ogum Xoroquê.
■Cores de Ogum Xoroquê
As cores usadas são o azul escuro, vermelho e o preto, muito usadas na guia. Com isso, é bem definido com as cores de Ogum, que são essas. Podem haver outros que relacionam também o verde, o amarelo nas cores desse orixá.
■Símbolos de Ogum Xoroquê
O Ogum Xoroquê tem como símbolo maior a sua espada. Mas também tem como símbolos os itens de ferro e as ferramentas, que são sempre vistas como símbolos de força. Vale dizer também que é o padroeiro dos que são os manejadores dessas ferramentas, ou seja, os que são aqueles que lidam com as ferramentas.
■Ervas e folhas de Ogum Xoroquê
Existem diversas ervas e folhas, dentre elas podemos citar algumas para exemplificar, como por exemplo:
Pau santo;
Sangue de dragão;
Losna;
Cana do brejo;
Tanchagem;
Espada de são Jorge;
Lança de Ogum.
15px; line-height: 24px; margin: 0px 0px 10px;">Existe uma infinidade de plantas e de ervas que são de Ogum Xoroquê, portanto, vale muito a pena conhecer uma lista completa de tudo para que você possa utilizá-la da forma como mais desejar.
■Ponto de Ogum Xoroquê
É muito interessante e importante conhecer o ponto de Ogum Xoroquê, portanto, siga a transcrição a seguir para que você conheça mais a respeito desse ponto ou cantiga dedicada a esse orixá tão poderoso.
“Ô Ogum !!!
Ô Ogunhê, iê, iê!!!
Ô Ogum !!!
Ogum Xoroquê!!!
Ô Ogum !!!
Ô Ogunhê, iê, iê!!!
Ô Ogum !!!
Ogum Xoroquê!!!
Meu senhor, das estradas,
Ogunhê !!
Abra meus caminhos,
Ogunhê !!
Meu senhor da porteira,
Ogunhê !!!
Ele é meu pai, Ogum Xoroquê!!!
Ô Ogum!!!
Sabendo esse ponto você está pronto para saudar a Ogum Xoroquê.
■Saudação a Ogum Xoroquê
A saudação a Ogum Xoroquê é muito importante de se conhecer. O grito de saudação é o “Ogunhê Patacori”, principalmente no Candomblé. Conhecer essa saudação é fundamental e muito importante para se relacionar com este orixá da forma como se deve.
■Oração a Ogum Xoroquê
Conhecer a oração de Ogum Xoroquê é fundamental, já que, para se relacionar bem com esse orixá, saber como se comunicar com ele é algo fundamental e de suma importância. Por isso, vale a pena saber sempre na ponta da língua essa oração.
“Pai que minhas palavras e pensamentos cheguem até Vós em forma de prece, e que sejam ouvidas. Que esta prece corra todo o universo e que chegue até aos necessitados em forma de conforto para as suas dores. Que corra pelos quatro cantos da Terra e chegue aos ouvidos dos meus inimigos em forma de brado ou advertência de um filho de Ogum Xoroquê que sou e nada temo, pois eu sei que a covardia não muda o destino.
Ogum, padroeiro dos agricultores e lavradores, fazei com que minhas ações sejam férteis como o trigo que cresce e alimenta a humanidade, para que todos saibam que sou teu filho(a).
Ogum, Senhor das estradas, fazei de mim um verdadeiro andarilho, e que eu seja sempre um fiel escudeiro do teu exército, e que nas minhas caminhadas só haja vitórias.
E, mesmo quando aparentemente derrotado(a), eu seja vitorioso(a), pois nós os Vossos filhos não conhecemos a derrota, porque sendo o Senhor o Deus da guerra, nós, Vossos filhos só conhecemos a luta, como esta que travo agora, embora sabendo que é só o começo, mas tendo o Senhor como meu Pai, minha vitória será mais do que certa.
Ogum, meu grande Pai e protetor, fazei com que meu dia de amanhã seja tão bom como o de hoje. Que minhas estradas sejam sempre abertas. Que no meu jardim só haja flores e que meus pensamentos sejam sempre bons, e que aqueles que me procuram sempre conseguem o remédio para seus males.
Ogum, vencedor de demandas, que todos que cruzarem minha estrada, que o façam com o propósito de engrandecer mais ainda a ordem dos cavaleiros de Ogum.
Pai, dê luz aos meus inimigos, pois se eles me perseguem, é porque vivem nas trevas e, na realidade, perseguem a luz que Vós me destes.
Senhor, me livre das pragas, das doenças, das pestes, dos olhos grandes, da inveja e da vaidade que só levam à destruição. E que todos que ouvirem, lerem, e também que tiverem esta prece, estejam livres das maldades do mundo e da vida.
Ogum, que eu sempre possa dizer aqueles que me pedem sua benção: Meu Pai te abençoe!”
Oferenda para Ogum Xoroquê
Para se relacionar bem com o orixá Ogum Xoroquê, além das formas já vistas, é importante conhecer a sua oferenda. Confira agora a maneira de fazer, quais ingredientes são os melhores para se utilizar e o modo de preparar a oferenda. Continue a leitura e confira todos os detalhes relacionados a ela.!
■Quando fazer?
Você deve fazer a oferenda para Ogum Xoroquê quando estiver querendo fazer algum pedido de ajuda por algum motivo qualquer. Isso é importante, já que poderá preparar uma boa oferenda para que ele se agrade e queira lhe ajudar com o que precisa.
Ou seja, o mais importante é que você se concentre nesse preparo correto, para que você agrade o orixá. Não deixe de usar os ingredientes corretos e de fazer sempre quando pedir algo para si.
26px; margin-bottom: 10px; margin-top: 20px; word-break: break-word;">■Ingredientes
Saber os melhores ingredientes para cada entidade é fundamental. No caso do Ogum Xorequê, é mais indicado que você use na sua oferenda o azeite, a batata doce e a cachaça. Pode-se utilizar também, outros ingredientes para que se consiga fazer o preparo, mas esses são a base de tudo.
■Modo de preparo
Detalhando os ingredientes, você poderá então utilizar:
• Batata doce;
• Azeite;
• Cachaça;
• Farinha de mandioca;
• Cebola;
• Gengibre;
• Alguidar;
• Velas brancas.
Corte primeiramente as batatas doces e coloque no alguidar. Depois, deixe pedaços de gengibre, ou o gengibre ralado e também aproveite para adicionar as cebolas. Caso queira, você pode ir cortando-as ao meio para colocar junto.
Com esses ingredientes já devidamente acomodados, então é hora de ir com o azeite regado por cima, a cachaça regada também por cima de tudo logo em seguida e a farinha de mandioca, polvilhada sobre os outros ingredientes. Acenda posteriormente as suas velas brancas. Você terá, agora, uma oferenda perfeita para que use nos seus pedidos.
Ogum Xoroquê é, depois de Exu, a figura mais próxima dos seres humanos!
Ogum Xoroquê é uma figura próxima de humanos em sua forma física, por sua figura que remete a um guerreiro, um lutador, uma figura de homem esguio e de músculos muito bem definidos. Isso é muito importante de se frisar.
Ele oferece muito aos que lhe pedem, sempre dentro do que é justo. Além disso, é uma entidade muito poderosa e que gosta de tudo muito correto e pontual. Assim, o mais importante é que você saiba lidar com essa entidade de maneira correta.
Ogum Xoroquê é poderoso, portanto, conforme dito, não é recomendado que você faça pactos com esse orixá sem saber a maneira correta de fazer. Não o agradar como deve pode trazer consequências adversas para você.