domingo, 31 de julho de 2022

O que é o Sagrado Feminino? Como funciona, benefícios, impactos e mais!

 

O que é o Sagrado Feminino? Como funciona, benefícios, impactos e mais!

Significado geral do Sagrado Feminino

Figura simbolizando o sagrado feminino.

Para aquelas mulheres que conseguiram entender sua importância e se orgulhar de sua condição, o Sagrado Feminino passou a ser uma filosofia de vida. Há muitos séculos este estilo de vida tem sido assumido pelas mulheres de todo o mundo.

Neste estilo de vida as mulheres encontraram ensinamentos sobre o próprio corpo, sobre suas emoções e seus ciclos. Além disso, receberam a orientação de como levar à harmonia os ciclos femininos e a natureza.

Com todo este aprendizado e ganho de percepção as mulheres passaram a entender que ao se desligarem um pouco da rotina e da tecnologia, passam a buscar formas de se conhecerem a si próprias.

No artigo de hoje conheça todas as informações ligadas ao Sagrado Feminino, como suas origens, fundamentos, benefícios, seus impactos em várias áreas da vida, a relação entre as deusas e o perfil da mulher, sua conexão com a natureza, o uso dos cristais para se conectar com o Sagrado Feminino e a relação das fases da lua e a vida da mulher.

Sagrado Feminino, origens funcionamento e benefícios gerais

Duas mulheres simbolizando o sagrado feminino.

O Sagrado Feminino traz um despertar para a consciência renovada sobre si mesma, podendo ser entendido como uma forma de deixar de lado a influência da supremacia patriarcal. Deixando também de seguir regras que são impostas e se voltando para uma vida mais maternal, afetiva, racional e sensível.

Nesta parte do artigo entenda o que é o Sagrado Feminino, como ele funciona e como praticá-lo, quais seus rituais de conexão, de onde surgiu esta filosofia de vida e quais os benefícios que ele proporciona.

O que é o Sagrado Feminino

O Sagrado Feminino está relacionado a um despertar divino da essência feminina, que é a manifestação da vida, da energia que gera vida. Sendo assim, ele está ligado intimamente a atributos femininos encontrados na alma humana, e também nos ciclos femininos.

Assim, a expressão dessa energia vital é entendida como um papel fundamental exercido pelas mulheres. Em civilizações antigas as mulheres eram conhecidas como a Mãe Terra, pois de seu útero era gerada e nutrida a vida.

Por meio do Sagrado Feminino, mulheres de todas as crenças, religiões e classes sociais, passam a entender como se libertar dos padrões impostos pela sociedade patriarcal. Dessa forma, elas aprendem a se aceitar e se amar como são, e assim despertam a deusa que habita dentro de seu ser.

Com esse aprendizado as mulheres passam a ter orgulho de ser aquela que gera vida, dá à luz e nutre essa vida. A partir desse entendimento passam a dar maior valor a seus ciclos, trazendo mais amor e feminilidade para todas as áreas da vida. E mesmo com toda essa feminilidade, sabe que ao mesmo tempo é determinada e guerreira.

Como funciona e como aplicar a sua vida

O Sagrado Feminino é uma filosofia de vida em que mulheres de todas as crenças e culturas conseguem se desvencilhar de padrões impostos pela sociedade com relação a beleza e outras convenções e regras preestabelecidas.

Elas tornam-se capazes de ter amor próprio, aceitação de sua forma de ser e agir e passam a ter maior autoestima e se verem como deusas. Dessa forma, passam a entender e valorizar mais sua menstruação, maturidade, gestação e amamentação.

O ritual do Sagrado Feminino

Há vários rituais para a vivência do Sagrado Feminino, eles são realizados durante encontros de mulheres que podem ser chamados de “círculo de mulheres”, ou "círculo Sagrado Feminino”, ou somente encontro de mulheres.

Essas diferenças estão mais relacionadas aos mestres e suas maneiras de passarem os ensinamentos. Além desses encontros, também são utilizadas danças, músicas, estudos e meditação do Sagrado Feminino, levando a um contato maior com a natureza.

Onde surgiu

Os estudos relacionados ao Sagrado Feminino surgiram com as bruxas, que mais tarde ficaram conhecidas como Wicca. Na época essas mulheres que se dedicavam a esses estudos foram perseguidas e mortas na fogueira, porém o nome, Sagrado Feminino, só surgiu tempos depois.

Estas mulheres estavam à frente da medicina natural e das forças da natureza à época. Tinham grande sensibilidade a todo tipo de energia, um contato muito próximo com as plantas e com o céu. Além disso, possuíam uma forte conexão com o próprio corpo, de onde traziam tudo que era relacionado à vida.

12px 0px; vertical-align: middle;">■Benefícios gerais do Sagrado Feminino

Os rituais do Sagrado Feminino traz vários benefícios, eles fazem uma conexão entre a mulher e sua natureza, com isso ela recebe o conhecimento de sua essência e bem estar. Além disso, esses rituais trazem um despertar da sabedoria feminina, de sua intuição, energia, dinamismo, empatia e compaixão.


Outros benefícios trazidos pelo Sagrado Feminino são: a melhoria de seu poder criativo, de sua sexualidade, espiritualidade e a capacidade de manter seu interior em silêncio. Portanto, melhoram aspectos muito importantes para a vida da mulher, que foram reprimidos e adormecidos de maneira rotineira.


Outros benefícios trazidos pelo Sagrado Feminino:


  • Redução do estresse;


  • Maior controle emocional;


  • Redução da necessidade de competir com outras mulheres;


  • Não ter mais a necessidade de atender às expectativas alheias;


  • Maior harmonia nos relacionamentos com homens e mulheres;


  • Melhor consciência espiritual;


  • Incentivo à felicidade, alegria e liberdade de expressão para todas as mulheres.

    O impacto do Sagrado Feminino em diferentes áreas da vida

    4 figuras simbolizando o sagrado feminino.

    Os rituais do Sagrado Feminino trazem muitos benefícios para a vida das mulheres, que se tornam mais criativas, empáticas e intuitivas. Mas não são somente esses os benefícios do conhecimento do Sagrado Feminino.

    Nesta parte do artigo entenda outras melhorias relacionadas a áreas como a Autoestima, o amor, a independência, a criatividade e a sexualidade.

    O sagrado Feminino na Autoestima

    O Sagrado Feminino ensina as mulheres a entenderem que não precisam seguir regras e convenções ditadas por uma sociedade patriarcal. Sendo assim, aprendem a ter amor próprio e se aceitando exatamente como são.

    Com a auto aceitação, o reforço de seu amor próprio, estas mulheres se tornam mais seguras de si mesmas, e assim aumentam sua autoestima. Conseguindo assim deixar de lado a necessidade de aprovação de outras pessoas.

    Sagrado Feminino, amor e independência

    No amor e na independência o Sagrado Feminino tem um papel bastante importante, pois ele leva as mulheres a trabalharem seu autoconhecimento, sua autoestima e assim se tornam mais seguras. Com isso, elas passam a entender melhor do que gostam e o querem para suas vidas, portanto têm maior capacidade de amor plenamente sem se deixar levar pela dependência do relacionamento.

    A partir deste conhecimento sobre seus desejos e necessidades, fica mais fácil de encontrar uma pessoa que corresponderá, que será compatível com sua forma de ser e de amar. Fazendo com que o relacionamento seja muito mais feliz e duradouro.

    A relação do Sagrado Feminino e a criatividade

    26px;">

    O Sagrado Feminino tem grande ligação com a criatividade da mulher. Algumas formas de trabalhá-lo é por meio da dança, artes, desenho, escrita, e todas as formas de auto cuidado. Essas também são maneiras com que a mulher aprende a manifestar seu lado criativo.

    Portanto, ao fazer os rituais para trabalhar o Sagrado Feminino e seu autoconhecimento, elas também estão estimulando sua criatividade. Com isso, estimulam as energias curativas trazidas pelo processo criativo.

    Impactos na sexualidade

    Problemas relacionados à falta de amor próprio, redução de sua expressão criativa, frustrações em relacionamentos, e todos os sentimentos reprimidos podem causar problemas nos órgãos sexuais, resultando consequentemente em problemas na vida sexual.

    A filosofia do Sagrado Feminino que atua no autoconhecimento, aumento da autoestima trazendo maior segurança, fazem também uma transformação na sexualidade dessas mulheres. E assim, conseguem ter uma vida mais feliz e realizada.

    Vida profissional e relações entre as Deusas e perfil da mulher

    Fases da lua.

    O Sagrado Feminino trabalha o autoconhecimento e a autoestima de suas praticantes, o que as leva a uma maior segurança em relação às suas capacidades. Além disso, leva-as à consciência de seu vínculo com uma deusa interior.

    Neste trecho do artigo veremos qual a relação entre a vida profissional, as deusas e o perfil da mulher, a influência do Sagrado Feminino na profissão, e como é o perfil e a influência de cada deusa nesta área.

    O Sagrado Feminino na vida profissional

    A vida profissional está relacionada à expressão da função que as mulheres revelam ao mundo, independente da área de atuação. Por isso, é importante ter consciência sobre a serventia de seu trabalho, além do sustento financeiro. É preciso entender de que maneira seu trabalho oferece à sua maneira de ser, sua identidade.

    Desta maneira, ao participarem dos rituais do Sagrado Feminino, estas mulheres conquistam autoconhecimento e a busca por uma profissão mais condizente com sua maneira de pensar será mais efetiva. Levando a um desempenho mais produtivo e satisfatório também para si mesmas.

    Relação entre as Deusas e o perfil profissional da mulher

    Além de autoconhecimento e autoestima, o Sagrado Feminino leva as mulheres a entenderem que são fortes e que possuem a energia da deusa em seu interior. Dessa maneira, tornam-se mais confiantes e têm maior condições de enfrentar tudo o que se apresente.

    Para entender melhor como esta força interior pode beneficiar a vida dessas mulheres é importante também conhecer as deusas que podem estar relacionadas a seus perfis. E assim, conseguir aproveitar da melhor forma estas influências para beneficiar sua vida profissional.

    Afrodite

    Para esta deusa, a felicidade está relacionada a busca do amor pela arte e a beleza em seu trabalho. O perfil da mulher Afrodite é voltado para uma constante interação com seus clientes e colegas de trabalho.

    Sendo assim, as mulheres que se identificam com esta deusa, podem ter sucesso trabalhando com arte ou com a área da beleza, por exemplo. Mas o mais importante, elas têm a necessidade de encontrar um trabalho que lhes acenda a paixão.

    Atena

    O perfil da deusa Atena, tem no trabalho um ato de grande prazer, provavelmente se sentirá mais completa em uma profissão voltada à comunicação com o público. Além disso, dá grande importância ao cuidado com a aparência no trabalho.

    Devido a esta preocupação com a aparência, está sempre ligada nas tendências da moda atual, e dessa forma, tem um aumento de seu próprio bem estar.

    Deméter

    A deusa Deméter tem um perfil mais protetor, mais cuidadosa com todos à sua volta, como uma mãe. Portanto as mulheres que se identificam com esta deusa, provavelmente serão bastante protetoras com os colegas de trabalho e com as tarefas que realizam.

    Outra característica das mulheres com este perfil, é de buscar ter um ambiente que lembre seu lar, colocando, por exemplo, fotos da família em sua mesa. Essa é uma forma de se sentirem mais acolhidas no ambiente de trabalho.

    Ártemis

    O perfil da deusa Ártemis, é mais voltado à liberdade, buscando maior autonomia mesmo em suas atividades profissionais. Portanto, as mulheres que se identificam com esta deusa, provavelmente não serão adeptas a cumprir ordens e seguir regras.

    Desta forma, para sentir-se feliz e realizada na profissão, deverá buscar um trabalho em que possa ser livre para se expressar.

    Perséfone

    Esta deusa tem um perfil mais voltado para a conquista de benefícios pessoais no ambiente profissional. Portanto, as mulheres que se identificam com esta deusa, desejam aproveitar de algo em seu benefício no trabalho, por exemplo, ao trabalharem em uma livraria, vão querer ler alguns livros que estão à venda.

    Outra característica destas profissionais é a facilidade para trabalharem sozinhas. A solidão as torna ainda mais dinâmicas e produtivas no desenvolvimento de suas funções.

    Hera

    A deusa Hera tem um arquétipo de liderança, sendo assim as mulheres que se identificam com essa deusa, serão muito boas para liderar equipes em seus trabalhos. Além disso, o uso de sua criatividade e facilidade em promover eventos serão mais alguns pontos positivos em sua vida profissional.

    Portanto, trabalhando na produção de eventos, ou em alguma área em que possam deixar sua criatividade fluir, será onde encontrarão sua realização profissional.

    Conexão com a natureza, Slow Food e o Sagrado Feminino

    Sagrado feminino. 10px; max-width: 680px; vertical-align: middle;" />

    Quando as mulheres começam a buscar conhecimento sobre o Sagrado Feminino, descobrem que há uma conexão entre natureza, alimentação e o Sagrado.

    Neste ponto do artigo traremos mais detalhes sobre esta conexão, mostrando a necessidade de atenção com a alimentação, como se dá a conexão entre o Sagrado Feminino e o Slow Food. Além disso, a ligação entre o Sagrado feminino e a diversidade da natureza, o cuidado com o meio ambiente, o cultivo de plantas e a cura.

    Atenção à alimentação

    Um dos pontos de união entre o ser humano e a terra é feito por meio da alimentação, dessa forma é extremamente importante ter atenção a ela. Quando as pessoas deixam de lado alimentos que nutrem e trazem energia para o corpo, é como se elas se distanciassem de si mesmas.

    Sendo assim, é necessário ter atenção para aquilo que se coloca para dentro do corpo, para que não se ingira alimentos apenas para saciar a fome, ou a vontade. Mas sim, que se escolha alimentos que farão realmente diferença na nutrição e bem estar.

    Como o Slow Food se conecta ao Sagrado Feminino

    O Slow Food é uma filosofia que fala sobre alimentos que são bons para quem consome, para quem produz e para o planeta. É a busca por uma forma de se alimentar de maneira mais sustentável, fugindo dos alimentos processados e industrializados, buscando por alimentos mais naturais.

    A conexão entre o Slow Food e o Sagrado Feminino está exatamente na preocupação com a preservação e cuidado com a Mãe Terra. Ambos valorizam a utilização de alimentos que são respeitados em seu tempo de colheita, sem a intervenção humana para uma produção fora de época.

    O Sagrado Feminino e a diversidade da natureza

    O Sagrado Feminino exalta a aceitação das diferenças, partindo do princípio que cada mulher, cada ser humano é único. A diversidade da natureza também é respeitada por esta filosofia de vida, pois entendem que o respeito aos ciclos de produção natural deve ser respeitado, assim como as diferenças entre personalidades e corpos físicos.

    Portanto, o Sagrado Feminino fala sobre o direito de as pessoas terem alimentos diversos oferecidos pela natureza, assim como sobre o dever de todos preservarem a diversidade da natureza. Além de buscarem uma produção mais sustentável.

    Cuidado com o meio ambiente

    Um dos pontos tocados pelo Sagrado Feminino é o cuidado com o meio ambiente, mencionando a fertilidade do corpo feminino e a fertilidade da terra, princípio básico para mantê-la viva. É também um grande incentivador da agro ecologia, como forma de amenizar problemas como mudanças do clima e doenças crônicas.

    A única forma de o ser humano preservar sua saúde e sua vida, é entender que inicialmente é necessário preservar o meio ambiente. Para isso, é preciso buscar informações para um consumo mais consciente, sem desperdícios.

    O papel do Sagrado no cultivo de plantas, flores e alimentos

    Um dos ensinamentos do Sagrado Feminino está voltado ao cultivo de plantas, flores e alimentos, tendo a mulher mais consciente e empoderada no centro das mudanças necessárias nesta área. Buscando fertilizar a terra de forma natural, para o cultivo de plantas medicinais e alimentos.

    Outro ensinamento trazido pelo Sagrado Feminino para esta área é a recuperação dos conhecimentos tradicionais sobre as PANCS - Plantas Alimentícias Não Convencionais. Que são plantas que nascem naturalmente e podem ser consumidas pelo ser humano, que possuem grande valor nutritivo, e foram esquecidas com o passar dos anos.

    Sagrado Feminino e a cura

    O Sagrado Feminino está relacionado à cura, principalmente das dores causadas às mulheres durante milhares de anos, pelo desrespeito de sua feminilidade sagrada. Esta cura passa também pela forma de se alimentar, buscando nutrir de forma efetiva seu corpo.

    A partir do conhecimento do Sagrado Feminino, as mulheres tomam consciência de que o alimento tanto pode curá-las, quanto pode adoecê-las. Portanto, não se deixam mais levar por dietas mirabolantes, pois sabem do que seu corpo precisa para ser saudável.

    Cristais para se conectar ao Sagrado Feminino

    Gravura do sagrado feminino.

    Existem alguns cristais que ajudam na conexão com o Sagrado Feminino, ao usá-los as mulheres estão trabalhando para o resgate das forças do Sagrado Feminino e alcançando o equilíbrio com a deusa interior.

    Abaixo deixaremos algumas informações sobre o motivo do uso dos cristais, além de informações sobre cada um deles como: água marinha, esmeralda, pedra da lua, quartzo rosa e jaspe vermelho.

    Por que utilizar cristais para se conectar ao Sagrado Feminino

    O uso dos cristais para se conectar ao Sagrado Feminino está ligado à conexão deles com a Mãe Terra. Pois, desde a antiguidade eles são vistos como fonte de grande poder espiritual, inclusive em áreas do misticismo, eles são conhecidos como representantes do elemento terra. Além disso, alguns desses cristais possuem uma grande ligação com o feminino.

    Desta forma, ao usar os cristais é feito um trabalho de recuperação de forças e equilíbrio interior em vários setores como as emoções, a mente, o físico e o espiritual. Eles podem ser usados em rituais, magias e com terapias com pedras.

    Água Marinha

    Esta pedra está relacionada com tesouros do oceano, ligada às sereias e deusas das águas. Além disso, expressam as emoções, e são fundamentais para uma conexão e comunicação com a intuição, ancestralidade e sensibilidade feminina.

    Esta pedra pode ser usada para afastar sentimentos negativos como frustração, raiva e baixa autoestima, pois ela tem o poder de elevar suas energias e poder feminino.

    Esmeralda

    Esmeralda é conhecida como a pedra da Vênus, deusa do amor e da beleza, ela é bastante importante para cura das emoções e do coração, pois tem o poder de realizar uma nova conexão com sua voz interior.

    Outro benefício trazido por esta pedra é trazer a abundância e fertilidade, o que é benéfico para as relações. Outro ponto favorecido pela esmeralda é no resgate de sua missão divina e a reconexão com o Sagrado Feminino.

    Pedra da Lua

    26px;">

    A Pedra da Lua é o cristal bastante usado no reencontro com o Sagrado feminino e é uma representação da deusa interior. Normalmente usada em rituais, ela proporciona a liberação de emoções.

    Além disso, ela também é muito usada para trabalhar ciclos internos da mulher, e pode ser usada também como um amuleto para atrair a fertilidade e intuição.

    Quartzo Rosa

    O Quartzo Rosa é usado para trabalhar o amor, ele é tido como uma pedra especial para os rituais, por possuir alta frequência de energia. Ela tem o poder de promover o amor próprio, a autoestima e a cura.

    Além disso, consegue liberar aqueles sentimentos reprimidos, trazendo equilíbrio para o amor incondicional e o aumento da auto compaixão.

    Jaspe Vermelho

    Nas culturas antigas o Jaspe Vermelho era muito usado em rituais de passagem femininos, pois sua cor vermelha é tida como a representação do sangue da mulher e suas ancestrais.

    Ela é conhecida como a pedra que ajuda na sexualidade, além disso ajuda nos ciclos menstruais e proporciona vitalidade, pois desperta um sentimento de beleza e autoestima.

    A mulher e as fases da lua

    Mulher e o sagrado feminino.

    As energias lunares estão bastante ligadas aos ciclos menstruais das mulheres, conforme suas fases, crescente, cheia, minguante e nova. Dessa forma, a ligação entre as mulheres e a lua é bastante forte.

    Nesta parte do artigo você encontrará explicações sobre as influências que as mulheres sofrem segundo as fases da Lua, cheia, crescente, minguante e nova.

    Lua Cheia

    A Lua Cheia está relacionada à terceira semana do ciclo das mulheres, assim este pode ser o momento propício para o ato sexual para algumas delas. Também é o momento de celebração de conquistas, e resultados trazidos por este ciclo.

    Este momento também pode ser usado para analisar suas realizações e aquilo que talvez não tenha dado certo e traçar um novo plano. Além disso, também pode ser um tempo adequado para buscar mais diversão junto aos amigos.

    Lua Minguante

    A Lua Minguante está ligada à quarta semana do ciclo feminino, é o momento da descida do óvulo para o útero. Neste momento pode surgir uma tristeza inexplicável, também pode surgir a necessidade de mudança em alguma área da vida.

    Este período é mais indicado para uma introspecção, olhar para seu interior e avaliar suas ações e o que deu certo ou não. É importante se permitir viver a frustração, entender os motivos desta frustração e então buscar novos caminhos.

    Lua Nova

    A primeira semana do ciclo está relacionada à Lua Nova, neste momento pode surgir o sentimento de incompreensão sobre o que seu corpo está necessitando. Talvez um tempo de afastamento, mesmo que pequeno, de atividades externas possam ajudar a resolver este momento de conflito.

    Busque um espaço só seu para se manter em introspecção, mantendo contato com seu eu interior. Outra atividade que pode ser benéfica neste período é a meditação, que ajuda a acalmar tanto a mente quanto o corpo.

    Lua Crescente

    A Lua Crescente tem ligação com a segunda semana do ciclo, um período bastante propício para realização de atividades físicas, sexuais e que envolvam a criatividade. Neste momento é possível que você sinta um aumento de seu magnetismo.

    Depois de tantos períodos de olhar para o interior, este é o momento de se expandir, se envaidecer e deixar aflorar o sentimento da deusa. Neste período sua mente está mais clara, portanto é um bom momento para fazer planejamentos.

    Como posso praticar o Sagrado Feminino?

    Desenho sobre o sagrado feminino.

    Para colocar o Sagrado Feminino em prática é possível começar observando as fases da Lua, seja olhando-a no céu, ou acompanhando um calendário lunar. Outra ação que faz esta aproximação é elogiar outras mulheres de forma verdadeira, uma amiga, colega de trabalho ou uma conhecida.

    Não se forçando a usar roupas, acessórios e maquiagens que não gosta, apenas para seguir o padrão imposto pela sociedade. Faça um diário, antes de dormir escreva nele alguma atitude sua que lhe causou orgulho. Agradecer pelo corpo perfeito também é algo que leva ao conhecimento do Sagrado Feminino.

    Outra forma de praticar o Sagrado Feminino é ter sororidade por outras mulheres, portanto é importante ter atenção para não fazer críticas a elas. Buscar se colocar na situação em que a outra se encontra e assim ter empatia.

    Toda atitude para consigo mesma e com outras mulheres levam ao entendimento do Sagrado Feminino. Deixamos neste texto muitas informações para o conhecimento do Sagrado Feminino, além de formas para praticá-lo em seu dia a dia. Esperamos que sejam úteis.

  • Autor deste artigo

    Alessandra Lima

    Alessandra Lima, formada em Comércio Exterior, sempre gostou de escrever textos e criar poesias, com esta sua habilidade criou um blog de viagens onde escreve sobre suas experiências desde 2014. Tem prazer em contribuir para o site Sonho Astral e passar informações para seus leitores.