O que é o Boiadeiro na Umbanda? Nomes, história, cor, oferendas e mais!
Significado geral do Boiadeiro na Umbanda
Boiadeiro é uma linha da Umbanda, um grau de trabalho da Umbanda. Os boiadeiros são guias que incorporam e como todos os guias são espíritos evoluídos e avançados. Os boiadeiros são guias espirituais que possuem muita sabedoria e uma evolução muito maior do que a nossa (seres humanos).
Na Umbanda, no terreiro eles vêm com um arquétipo, dentro de uma linha de trabalho. Sendo uma linha de limpeza, quebra de magia negra, descarrego, eles são bons em desobsessão. Os boiadeiros representam o arquétipo de um campestre, aquele que vive no campo, que leva as boiadas; anda a cavalo. Eles são mais quietos e vivem mais no mundo deles.
A seguir veremos mais informações sobre os boiadeiros, oferendas, como eles são nos terreiros, o que eles representam na linha da Umbanda, as características deles e muito mais.
Informações sobre o Boiadeiro, oferendas, nos terreiros e outros
Os boiadeiros nos terreiros são espíritos que se incorporam para fazer a limpeza do local. Além disso, ao oferecer uma oferenda aos boiadeiros é válido se atentar ao orixá dele. Como veremos a seguir.
■A história dos espíritos representados na figura do Boiadeiro
Os espíritos representados na figura do Boiadeiro levam o arquétipo do mesmo. Isto é, eles não vêm no terreiro com um padrão de energia, vem com um arquétipo, do boiadeiro. Assim, a história dos espíritos é semelhante à dos boiadeiros porque os espíritos que se manifestam na Umbanda possuem características particulares dos boiadeiros.
Por isso, são valentes e de poucas palavras. No entanto, são de muitas ações. O boiadeiro é a figura mística do peão que vive no sertão e na vida campestre.
Além de saber lidar muito com as adversidades, justamente por lidar com animais como o cavalo, cabra, boi. Então, esses espíritos que vivem uma vida na terra e foram para o plano espiritual são representados na figura do boiadeiro.
■Festividades, dia da semana e fumo para oferendas
As festividades ocorrem nos dias 24 e 29 de junho, que é dia de São João e São Pedro. Assim, ocorre então o sincretismo religioso, na Umbanda com qualidade de Xangô. As festas São Juninas são caracterizadas por serem festas com expressões da vida sertaneja.
Tanto que em seus elementos podemos ver o chapéu de cangaceiro; a camisa xadrez; fogueira; e afins. Além disso, o dia da semana dos boiadeiros são as terças-feiras. Com isso, ao pensar em oferendas se pode pensar nesse dia da semana.
■Frutas, pratos e bebidas para oferendas
Os boiadeiros gostam de arroz tropeiro, feijão tropeiro, carne seca com dendê. No entanto, vale ressaltar que é válido acrescentar elementos do orixá daquele determinado boiadeiro. Por exemplo, se for um boiadeiro que tem como seu orixá Ogum é importante colocar elementos desse orixá, neste caso uma cerveja preta.
Mas no geral, os boiadeiros gostam de comida simples. E as suas frutas preferidas são as brasileiras, como: banana, mamão, laranja, goiaba, caju. Frutas que são fáceis de serem encontradas são vistas pelas estradas sertanejas.
■Como fazer oferendas
Na linha de energia de Logunam é possível oferecer oferendas aos boiadeiros ou boiadeiras no pasto, na campina. Já na energia de Ogum ou Iansã, a oferenda precisa ser colocada em um caminho, principalmente, um caminho de estrada de terra, um caminho onde o gado passa, onde os cavalos passam.
É importante ao fazer a oferenda colocar nesses lugares, mesmo que seja da cidade. Torna-se necessário encontrar uma estrada ou um campo para oferecer a oferenda ao boiadeiro. As velas utilizadas para oferendas para os boiadeiros são vela vermelha; vela bicolor - vermelha e branca; azul Royal – Ogum e amarelo - Iansã.
■O boiadeiro nos Terreiros
Os boiadeiros nos terreiros são muito diretos, destemidos. São ótimos de descarrego. Quando o boiadeiro incorpora o terreiro é limpo profundamente, o médium, ou consulente, quem tiver no terreiro é limpo profundamente.
A partir disso, os boiadeiros estão ligados nessa energia de limpeza. Boiadeiros são guias espirituais, são seres humanos evoluídos que já não encarnam, mas que tem muito conhecimento, muita sabedoria. Por isso, os boiadeiros nos terreiros servem para limpar o ambiente, além disso, eles são espíritos que ajudam a vida humana entrar em harmonia com a flora e fauna, além de atingir o equilíbrio entre todos.
■Nome de boiadeiros
Nomes comuns de boiadeiros na Umbanda: Boiadeiro da Serra da Estrela; Boiadeiro do Chapadão; Boiadeiro do Rio; Boiadeiro Pastoreio; Boiadeiro Pantaneiro; Boiadeiro do Chicote Bravo. Entre outros nomes: Boiadeiro Romero; Boiadeiro Mineiro; Boiadeiro Violeiro; Boiadeiro Vaqueiro; Boiadeiro de Chapéu de Couro; Boiadeiro do Iangá; Boiadeiro Mineiro; Boiadeiro Zé do Laço.
Ainda entre nomes de boiadeiros estão: Boiadeiro da Jurema; Boiadeiros do Laço Nervoso; Boiadeiro Chico da Porteira; Boiadeiro do Rio Carreiro; Boiadeiro do Lajedo; Boiadeiro do Sertão.
A partir desses nomes, há muitos outros nomes de boiadeiros, estes são apenas alguns.
■O culto aos boiadeiros na Umbanda
O culto aos boiadeiros na Umbanda, por serem espíritos evoluídos, corajosos, humildes e com boas energias. Eles são cultuados exatamente nessa energia. Então, o caboclo boiadeiro é o último a aparecer em um culto na Umbanda. Isso ocorre porque é por meio dele que o ambiente e o terreiro ficam limpos.
Além disso, usam utensílios como o berrante, chifres, as botas de couro, cigarro de palha e são espíritos de limpeza, descarrego e de quebra de magia. Eles são os últimos a serem chamados em um culto, a partir disso quando aparecem fazem uma limpeza profunda do lugar.
■Palavras específicas, cores e saudação aos boiadeiros
As cores dos boiadeiros são: amarelo; azul; vermelho e branco. E sua saudação é: Jetuá, Boiadeiro! Que significa: Salve aquele que possui braço forte, Boiadeiro!
As palavras específicas utilizadas por eles: boi, que significa que o espírito está no caminho incorreto; boiada, que significa que vários espíritos precisam ser resgatados e conduzidos; laçar, quer dizer que é necessário levar os espíritos para dentro da lei divina, espiritual.
Entre outras: laço, o instrumento do tempo, que tem como o orixá Logunan e cavalos, que significa filhos que possuem muito valor.
■Pontos de umbanda dos boiadeiros
Pontos de Umbanda são melodias e cantoria que ocorrem nos terreiros. Por meio dos pontos de Umbanda é possível se obter um ambiente harmonioso com o plano espiritual. Então, os pontos de umbanda dos boiadeiros são cânticos sagrados da própria religião umbandista.
É uma forma também de homenagear uma entidade e convidar a mesma para fazer uma visita. Ponto de umbanda dos boiadeiros – pode ter elementos como o campo, a vida campestre, cavalos, bois, e afins.
O que representam, linha e regência
Os boiadeiros representam espíritos que já viveram na Terra, no entanto ao irem para o plano espiritual se tornaram seres evoluídos. A linha deles é a limpeza. A seguir veremos mais sobre os boiadeiros, sua linha e regência.
■O que os boiadeiros representam
Os boiadeiros representam todos aqueles espíritos que na sua vivência encarnada tiveram uma vida em cima do lombo de um cavalo, como peão de boiadeiro, como todas as manifestações daquele trabalhador do campo, do interior do Brasil.
Eles usam o berrante, a corda, o laço, o lenço. Eles são a representação da realidade do peão de boiadeiro. Aquele que leva uma boiada e atravessa o pantanal durante dias levando toda uma boiada de um lado para outro.
Eles são destemidos, corajosos. No plano espiritual, os boiadeiros representam a energia de limpeza. Limpando, os terreiros e energias ruins e negativas do ambiente e das pessoas.
■O Caboclo boiadeiro e o Peão boiadeiro
15px; line-height: 24px; margin: 0px 0px 10px;">O peão boiadeiro é aquele que leva uma boiada e atravessa o pantanal durante dias levando toda uma boiada de um lado para outro. O caboclo boiadeiro é um desbravador. Passa muito mais tempo no campo, em contato com o animal, como o boi, cavalo, com toda a pecuária, do que com a família dele, do que na casa dele.
Tanto o caboclo boiadeiro como o peão boiadeiro são corajosos, destemidos, práticos. O campo, o gado é a vida deles. Usam berrantes; laços; cordas; lenços; chicotes da boiada. Vivem uma vida campestre e são guias espirituais.
■A linha e regência dos boiadeiros
Na umbanda, é uma linha muito forte de descarrego, os boiadeiros são bons em limpeza, de quebra de magia. Estão ligados a uma energia de limpeza, protege o que há do lado de fora, limpando pensamentos e sentimentos ruins. Quem rege a linha dos boiadeiros é Logunam porque está relacionado ao tempo no pasto, ao ar livre, tocando o gado.
Logunam rege quem está no tempo e não está dentro de casa. A linha dos boiadeiros é especialista em recolher obsessor trevoso e sofredor, então precisa muito dessa regência de Logunam, que é um orixá bastante conhecido na Umbanda sagrada. Em outras casas de Umbanda, ele pode ser regido por Ogum e Iansã, que está no caminho do pastoreio e do gado.
Características do Boiadeiro na Umbanda
As características dos boiadeiros na Umbanda é o estereótipo do homem sertanejo, aquele que vive uma vida campestre, no campo. Junto dos cavalos, bois. Como veremos a seguir:
■Entidades fortes e viris
Os boiadeiros na Umbanda são fortes, destemidos e viris. Justamente porque carregam em seu espírito as vivências de uma vida campestre. Eles são mestiços – queimados pelo sol – porque passou a maior parte do tempo em campos, levando a boiada, andando a cavalo.
Então, são entidades vinculadas a homens que trabalham, sobretudo na condução no campo e no gado. O chicote e o laço são suas “armas espirituais” e vão quebrando e mandando embora as energias ruins e descarregando com sua força e virilidade quem está perto.
■Diversos em suas manifestações
Os boiadeiros são uma manifestação de espíritos que foram acostumados à terra de chão, ao campo, tocando o gado pelas estradas do interior do País. As condições eram complicadas e difíceis, sem nenhuma estrutura.
Mas isso nunca abalou os boiadeiros, eles são entidades que representam a natureza desbravadora, simples e persistente do Sertão. Além disso, são vistos como vaqueiros, boiadeiros, laçadores, peões e tocadores de viola. Por isso, possuem diversas manifestações.
■Especificidade de suas cantigas
Outras características e especificidades dos boiadeiros: são quietos, reservados, tem um mundo muito particular e só deles. No entanto, não se abrem facilmente e são mais brutos em sua forma de agir e falar, são diretos por natureza e práticos.
Em contrapartida, possuem um coração bom e uma energia fluída e boa. Principalmente, porque eles são ótimos para descarrego e limpar a energia do terreiro e do consulente. Além de serem grandes violeiros e suas cantigas representam o campo, o sertão e o homem sertanejo.
26px; margin-bottom: 10px; margin-top: 20px; padding-bottom: 11px; word-break: break-word;">A função do Boiadeiro na Umbanda
A função do boiadeiro na Umbanda é o de utilizar a sua energia para o descarrego; quebra de energias ruins. Como veremos a seguir.
■Preparo de médiuns e fortalecimento da mediunidade
O preparo de médiuns e fortalecimento da mediunidade é importante. O boiadeiro é chamado por último e é cultuado como um espírito evoluído que possui grande sabedoria e conhecimento. Assim, ao ser chamado ele realiza uma limpeza no terreiro, tanto nos médiuns quanto em quem estiver presente nesse ambiente.
Então, em cada religião e casa de Umbanda o preparo de médiuns é bastante cuidado e segue as “regras” de cada casa umbandista.
■Manutenção da disciplina em terreiros
Dentro dos terreiros de Umbanda, existe manutenção da disciplina e também existe organização. Pois, é uma forma também de respeito às divindades, entidades, deuses e afins.
É importante manter o terreiro organizado para receber seus consulentes, indivíduos e os espíritos – entidades -. Sem uma disciplina rígida e séria, a casa de Umbanda não prossegue o seu trabalho sob divindades superiores.
E no plano espiritual isso também ocorre, existe uma organização e disciplina. Assim, tanto o plano terreno, como os terreiros Umbandista e o plano espiritual conseguem entrar em sintonia por meio da manutenção da disciplina.
■Podem trabalhar para orixás?
Sim, os boiadeiros podem trabalhar para os orixás. Mas somente para o orixá que ele rege. Os orixás são divindades que possuem elementos da natureza. Assim, como o boiadeiro então ocorre uma semelhança de elementos entre eles. Por isso, também se torna viável eles trabalharem para alguns orixás. Como Ogum, Logunam e Iansã.
Vale ressaltar a importância de saber qual orixá que rege tal boiadeiro. Em contrapartida, os boiadeiros trabalham mais em terreiros e incorporando para afastar forças que dificultam e atrasam o processo dos seres terrenos e espirituais.
Oração ao Boiadeiro da Umbanda
Ô, Boiadeiro!
Sua valência é admirável.
Invoco a linha dos boiadeiros
Para me protegerem de todas as energias ruins
E que fazem eu me sentir perdido!
Ô, caboclo!
Ô boiadeiro!
Que recolha todos os espíritos sofredores
Que estão me acompanhando ou ligados a mim!
Ô Senhor, Boiadeiro!
Envolva-me em sua vibração
Reequilibrando o meu mental, emocional e espiritual!
Ô, Boiadeiro!
Em ti vejo uma solução, que tua força me reerga
E afaste de mim tudo aquilo que me atrasa.
Jatuá, Boiadeiro!