Quem é Orunmilá? Características, filhos, saudação, comidas e mais!
Significado geral de Orunmilá
Orunmilá é conhecido por ser o chefe conselheiro de todos os outros Orixás existentes. O Ifá fica sob a sua responsabilidade, que é o sistema de adivinhação utilizado para que sejam feitas as consultas aos Orixás.
Devido a isso, ele é considerado como o grande conhecedor destino de todas as pessoas, pois tem acesso a esse sistema. Orunmilá é uma entidade de grande importância e esteve presente na Terra desde o momento da sua criação e também do surgimento da humanidade.
Cultuado tanto na Umbanda quanto no Candomblé, Orunmilá possui o poder da intuição e da vidência, o que faz com que ele faça essa clara leitura dos destinos das pessoas. Devido a esse poder, é um Orixá de grande prestígio, um dos mais altos. Leia mais detalhes a seguir!
Orunmilá, sua história, 16 filhos e características
A história de Orunmilá mostra que ele esteve presente no momento da criação da Terra e da humanidade. Por isso é conhecido por ser um dos Orixás fun-fun. Muito estimado pelas religiões de origem africana, ele se encontra apenas abaixo de Olodumarê, que é considerado como o Deus supremo.
Devido ao fato de consertar tudo aquilo que é imperfeito, Orunmilá ficou conhecido pela sua forma sincretizada através da Igreja Católica, na qual é visto como o Espírito Santo.
Através da sua sabedoria, esse Orixá guia todos a um caminho de conhecimentos, para que percebam que desejar o mal ou se vingar de alguém, por mais que esta pessoa seja seu inimigo e tenha lhe feito mal, é algo que se voltará contra você mais tarde. Continue lendo para conhecer mais sobre Orunmilá!
■A figura de Orunmilá na Umbanda
Na Umbanda, a figura de Orunmilá é de grande importância porque ele representa a criação da humanidade e onde ela habita. Por ser o guardião do Ifá, considerado o livro sagrado dos umbandistas, ele é detentor de muito poder e conhecimento, aliado ao seu forte senso crítico. Isso faz com que Orunmilá consiga exercer seu poder para consertar tudo que for preciso.
Devido a essa característica, esse Orixá é o mais procurado pelas pessoas em momentos de desespero nos quais não sabem mais ao que recorrer. E, sendo assim, ajuda quem quer que seja que o procure em busca de respostas e soluções.
■História
A história de Orunmilá mostra que este teve 16 filhos e cada um deles era responsável por representar uma das características da vida, como amor, ódio, morte e outras. A forma de agir com os seus filhos era muito rígida porque esse Orixá sempre exigiu muito respeito a sua posição.
Outra parte da sua história mostra a sua relação com Obatalá, que planejava entregar para Orunmilá a sabedoria de Babalawo, mas o considerava muito jovem e ainda inexperiente para isso, pois carregaria consigo todo conhecimento do mundo. Colocado à prova, Orunmilá conseguiu impressionar Obatalá com a sua inteligência e esperteza.
■Odus, os 16 filhos de Orunmilá
Orunmilá sempre se mostrou um pai muito rígido com seus 16 filhos e essa característica fazia com que ele exigisse que os seus filhos tivessem respeito por ele. Em certo dia, ele solicitou a presença dos seus filhos e notou que um deles se recusou a se ajoelhar.
Diante disso, o Orixá o confrontou perguntando o motivo para isso e o seu filho o respondeu prontamente que era um rei e que possuía as mesmas riquezas que o pai e que não poderia se curvar a outro. Esse ato causou uma tristeza profunda em Orunmilá, que se retirou para o Orum, deixando a sua missão de aperfeiçoar tudo que fosse criado.
■Características do Orixá
As principais características de Orunmilá são mostradas através da sua vasta sabedoria. Esse é o Orixá mais sábio porque detém todos os conhecimentos do mundo. Sendo assim, ele também é considerado o melhor conselheiro dos Orixás, pois conta com as informações necessárias para ajudar os que precisam do seu auxílio.
Esse Orixá é contrário a qualquer tipo de ação envolta por ódio, revolta e vingança. Sempre está a postos para ajudar quem quer que precise da sua ajuda. Mas é preciso que a pessoa seja sincera com os seus sentimentos e também deseje o bem para os demais, pois caso contrário, o seu pedido a Orunmilá não será realizado, visto que ele não tolera os sentimentos ruins.
■Características das filhas e filhos de Orunmilá
Os filhos de Orumilá são pessoas muito calmas e até mesmo tímidas. Quanto à aparência, não costumam ser muito altos e possuem corpos volumosos. Muito vaidosos, gostam de cuidar da aparência, em especial do cabelo, algo que dão muito mais ênfase.
Por mais que sejam pessoas tímidas, não são adeptos de isolamentos e gostam de conhecer novas pessoas e criar amizades. Se destacam pela grande capacidade que possuem de resolver problemas e entender facilmente tudo que faz parte dos seus interesses pessoais.
Por gostarem de contar com ambientes em ordem, estas pessoas tem uma grande tendência a se tornarem autoritárias para conseguirem o que desejam, impondo as suas exigências.
■Jogo de Búzios
A ligação de Orunmilá com os jogos de búzios se dá pelo fato de que ele é detentor do Ifá, que é usado para essas finalidades de adivinhação, assim como os búzios. Isso porque este detém o poder de intuição e vidência e através desse poder pode realizar a leitura dos destinos de todas as pessoas.
Portanto, essa ação se conecta justamente com o que é feito em jogos de búzios, nos quais também são adivinhados os destinos das pessoas às quais o jogo está sendo direcionado, para saber mais dos seus caminhos e o que pode acontecer na sua.
Dia, cores, comida, saudação, oração e outros
Conhecer um pouco mais de Orunmilá é possível através dos seus aspectos, que o diferem dos demais Orixás. Cada um possui o seu dia, comida especial de sua preferência, saudações que são feitas em momentos nos quais são cultuados e outros vários aspectos.
Portanto, para conhecer a fundo a respeito da história e da forma como esse Orixá se mostra e se impõe, também é preciso conhecer essas características da sua personalidade e as suas preferências.
Pois em momentos de celebração na Umbanda ou Candomblé, nos terreiros os Orixás são presenteados com oferendas com as suas comidas preferidas, que levam as suas cores e outros detalhes. Explicaremos a seguir um pouco mais a respeito dessas particularidades de Orunmilá, confira!
■Dia e cores
O dia escolhido para cultuar Orunmilá e celebrar o seu poder é o dia 4 de outubro. Nesse dia, os terreiros de Umbanda e Candomblé podem realizar festas e eventos em comemoração a esse Orixá, usando as suas orações, saudações e todos os pratos aprovados por esse poderoso conselheiro. O dia da semana relacionado a Orunmilá é a sexta-feira.
Já as cores que são ligadas a esse Orixá são o verde, amarelo e branco marfim. Essas são as cores usadas também durante as celebrações para cultuar e homenagear esse poderoso e sábio Orixá, detentor de todo o conhecimento do mundo.
■Comida
Os Orixás possuem comidas específicas da sua preferência que são usadas em geral como forma de agradecimento nas oferendas, principalmente em datas específicas ou para agradecer por algo que foi atendido pelo Orixá em questão.
Para Orunmilá, a comida deve conter fubá ou farinha de milho com mel, inhame cozido, doces finos, camarões, filés de carne e lagostas. Essas comidas devem ser distribuídas de forma específica em pratos na cor branca para que fique do agrado do Orixá.
■Saudação e Oração
Para celebrar Orunmilá no seu dia ou em qualquer momento que esse Orixá é cultuado nos terreiros, a saudação usada é: Epá Ojú Olorún, Ifá Ò! O significado desta frase é “Viva os olhos de Deus, Ele é Ifá”, que vai de encontro com o significado do Orixá.
Mostrando o seu poder e o fato de ser detentor de todo conhecimento do mundo e, assim, ter nas suas mãos também o poder de ajudar todas as pessoas com o que quer que seja, sendo um dos Orixás mais poderosos, ficando abaixo somente de Olodumarê, que é o Deus supremo.
■Oferenda
As oferendas para os Orixás devem ser feitas de forma cuidadosa porque cada um deles possui especificações e preferências e alguns não toleram certos tipos de alimentos ou cores. Portanto, é preciso que se tenha conhecimento e caso necessário busque pelo auxílio de uma pessoa mais experiente no assunto.
As oferendas feitas para Orunmilá são muito fáceis de serem preparadas. Mas, em geral, precisam ser entregues em porções pares. São distribuídas através de pratos brancos e dois desses pratos devem conter uma vela em cada. O local no qual será feita a oferenda deve ser forrado com uma toalha branca. Pode ser oferecido ao Orixá bolos de fubá ou farinha de milho, doces, lagostas, mel, flores, vinho doce, camarões e outros.
■Axés e Magias
As energias emanadas por Orunmilá são benéficas para o lado intelectual das pessoas. Portanto, esse aspecto será muito favorecido pela sua influência de modo geral, porque se trata de um Orixá muito sábio e cheio de conhecimentos. No trabalho, a criatividade é algo que se encontrará muito em alta.
Os axés e magias para beneficiar essas questões envolvendo trabalho, amor e outros podem ser feitas da seguinte forma: macere folhas de colônia com duas rosas vermelhas. Em seguida, tome um banho com esse preparo do pescoço para baixo. Logo após, vista uma peça de roupa vermelha e acenda uma velha dedicada a Pomba-gira Maria Padilha do Cabaré.
■Para união
Os axés e magias para garantir a união das pessoas podem ser feitos da seguinte forma: primeiramente escreva o nome da pessoa com um lápis em um papel por 16 vezes. Logo após, escreva o seu nome por cima dos escritos, de forma que seja feito um verdadeiro emaranhado com os nomes escritos.
Após isso, pegue o papel e coloque em cima de uma folha oxibatá (vitória-régia). Em seguida, cozinhe meia xícara de canjica e deixe que ela esfrie. Depois de ter esfriado coloque por cima dos nomes escritos. Em seguida, cozinhe um inhame, descasque e amasse, e faça 16 bolinhos.
Coloque por cima da canjica. Regue tudo isso com mel e arrie numa colina e no momento diga: “Orunmilá, assim como Oxum é única à Oxibatá, faça (nome da pessoa) se unir a mim”.
20px; padding-bottom: 11px; word-break: break-word;">Orunmilá para a limpeza das necessidades
Orunmilá governa todo o conhecimento do mundo e, portanto, carrega consigo tudo que é necessário para ajudar as pessoas que o procuram implorando pela sua ajuda. Esse Orixá é buscado pelas pessoas que não sabem o que fazer e precisam de ajuda de alguma forma.
Assim, vários aspectos da vida podem ser abordados por esse Orixá, visto que ele é um dos mais poderosos de todos e possui o conhecimento necessário para conseguir resolver essas questões.
Mesmo se os problemas forem de fundo emocional, relacionamentos, problemas financeiros, desordem, doenças e outros, o Orixá está disposto a ajudar quem precisar do seu auxílio. Veja a seguir algumas das ordens de Orunmilá!
■Para a falta de lucro
Para se limpar da falta de lucro e dos problemas financeiros em geral, Orunmilá diz que se é a falta de lucros que perturba essa pessoa, ele dá a ordem para que sejam abertas as portas para que a chuva de bondade possa entrar na vida dessa pessoa e ajudá-la. Esse Orixá, com o seu poder, abre os caminhos para que estes problemas sejam resolvidos e para que assim traga paz para a vida da pessoa.
■Para a falta de esposa
Para se limpar de problemas com a falta de esposa: Orunmilá diz que se é falta de esposa o que perturba a pessoa, que ele dá a ordem para que as portas sejam abertas para que a dona chuva traga bondade para que a pessoa possa encontrar sua boa esposa. Dessa forma, Orunmilá também tem força para lidar com essas questões de cunho emocional e guiar os que precisam de amparo.
■Para a falta de filho
Para se limpar de problemas por falta de um filho: Orunmilá diz que se é a falta de um filho que vem perturbando a pessoa, que ele dá a ordem para que sejam abertas as portas para que a chuva de bondade faça com que entre um filho saudável na vida da pessoa. Esse pedido pode ser feito por pessoas que estão em busca de ter um filho e se encontram em desespero por não conseguirem realizar esse desejo.
■Tumulto e desordem
Para limpar a vida de tumultos e desordens, Orunmilá diz que se o que perturba o ambiente da pessoa que pede ajuda é o tumulto e desordem, que a dona chuva venha com a sua bondade entrar na vida dessa pessoa para lhe trazer paz e amor. Esse é um pedido comum feito pelas pessoas que se encontram em situações de desconforto e problemáticas com o local que vivem, por exemplo.
■Doença ou epidemia
Para limpar a vida de doenças e epidemias: Orunmilá dá a ordem de que se é doença ou epidemia o que causa problemas e tem afetado, que as portas sejam abertas pela bondosa chuva para que a saúde possa tomar contas desse ambiente. Esse é um pedido muito abrangente e que mostra o poder e a força de Orunmilá para afastar problemas relacionados a doenças, mesmo que em níveis maiores.
Os orixás na Umbanda e aspectos gerais
Os Orixás são entidades poderosas que regem a humanidade de modo geral. Possuem as suas próprias características pessoais, quanto às suas formas de agir. As atitudes mais comuns a serem tomadas por determinados Orixás, suas posturas e o que esses transmitem para as pessoas que são influenciadas por eles, são seus filhos.
São conhecidos em diversas culturas, mas o ponto inicial onde passaram a ser cultuados são as culturas africanas. Portanto, as religiões de matriz africana são as que cultuam e celebram estes Orixás quanto aos seus poderes, influências e pela forma como protegem a humanidade com seus poderes.
Conhecer os Orixás mais a fundo pode trazer diversas explicações, principalmente pela forma de agir de algumas pessoas, que podem ser filhos destes Orixás em questão, por exemplo. Conheça mais a seguir sobre os Orixás e as suas características!
■O que são os Orixás na umbanda
Na Umbanda os Orixás manifestam as suas energias através de ações. A história da mitologia ioruba indica que existem centenas de Orixás, mas na Umbanda, uma das religiões de matriz africana mais comuns no Brasil, apenas alguns destes são cultuados de modo geral.
São cultuados na Umbanda 9 Orixás e no Candomblé o número pode chegar até 72. Portanto, mesmo que existam milhares de Orixás distintos, as religiões mais comuns praticadas no Brasil não adotam essa postura, mas estes são muito lembrados em outras localidades da África.
■Ogum
Ogum é um Orixá que simboliza as conquistas. Conhecido pelo seu sincretismo na Igreja Católica com São Jorge, pois é um destemido guerreiro, muito corajoso e que não abandona as causas que acredita e seus ideais.
A figura de Ogum é tida como sendo de um comandante supremo. Portanto, ao se sentir ameaçado é por esse Orixá que você deve chamar por ajuda. Durante as suas batalhas, o sangue de Ogum ferve e ele lutará até o fim com todas as suas forças. Filho de Iemanjá e irmão de Oxóssi e Exú.
■Oxum
Conhecida por ser a Deusa do amor, Oxum é a responsável por manter o equilíbrio das emoções. Ela é considerada a mãe gentil dos povos antigos. Por ter recebido o título de Orixá do amor, Oxum é a mais procurada pelas pessoas devido a questões de união e relacionamentos.
Os que procuram por paz e estabilidade nesse setor costumam pedir ajuda e para que a Orixá interceda por eles. Oxum também representa a sensibilidade e a delicadeza feminina. As incorporações dessa Orixá são muito emotivas e, em geral, contam com choros devido à sensibilidade de Oxum, que é transferida para os seus filhos.
■Oxalá
Oxalá é conhecido como pai dos homens e criador da humanidade. Esse é um Orixá muito sábio e benevolente com os seus filhos, pois carrega-os consigo para os caminhos da vitória. Oxalá é o primeiro filho de Olorum, conhecido como o Orixá mais velho de todos.
Pela posição que ocupa, algumas características mais comuns em Oxalá é o fato de que este se mostra muito perfeccionista e isso faz até mesmo com que seja prepotente nas suas ações. As suas estratégias e capacidade de raciocínio avançada fazem com que ele consiga sempre o que deseja.
■ Iansã
Iansã é a Orixá conhecida por representar os raios, a força dos ventos e o poder da natureza de modo geral. Ela surge quando o céu se precipita em água e ventania, mostrando o seu poder. A Orixá é a representação da força e da independência feminina.
O seu nome tem um forte significado, de forma que ela é tida como Mãe do Entardecer, nome que lhe foi atribuído por Xangô, a grande paixão da sua vida. Essa Orixá se distancia das características das demais devido à sua garra, pois acompanha os mais fortes nas batalhas e não possui características que fazem com seja vista como aquela que permanecerá cuidando do lar.
■Omolú
Conhecido também como Obaluaiê, Omolú é responsável pela terra, fogo e morte. Devido ao seu poder tão grande, ele é muito temido pelos humanos. Nas religiões que é cultuado, como a Umbanda e o Candomblé, ele é conhecido pelo temor que causa, pois ninguém consegue esconder nada desse Orixá e ele consegue enxergar todos os detalhes da vida de uma pessoa.
Omolú é protetor das pessoas doentes e dos pobres e isso vem da sua história porque carregava consigo uma enfermidade e entende o sofrimento das pessoas, querendo assim evitar que as demais passem pela mesma dor que ele passou. Por isso, também está associado com a cura, que fornece aos que dependem dessa ajuda.
■Iemanjá
Iemanjá é conhecida como a Rainha do Mar, uma das mais queridas entidades da Umbanda e do Candomblé devido às suas características. Ela é tida a mãe de quase todos os Orixás e representa a fertilidade. Iemanjá possui muitas características particulares e próprias.
Algumas que fazem com que ela seja vista como um Orixá que gosta dos luxos que lhes são proporcionados e mostram estas características através de seus filhos, que herdam essa personalidade. Por outro lado, também fornece muito equilíbrio emocional, que vem da grande sabedoria que possui.
■Oxóssi
Oxóssi aparece de arco e flecha na mão e é um dos principais Orixás da Umbanda e do Candomblé. Tem uma ligação forte com a natureza e sabe usá-la a seu favor sempre que necessário.
Conhecido também por ser o Orixá da mata, da fartura, dos animais e da caça, Oxóssi é o responsável por prover as refeições de todos. Seu conhecimento das matas e da natureza faz com que este Orixá seja um guerreiro perfeito devido às suas boas aptidões quanto a isso.
■Xangô
Xangô é um dos Orixás mais conhecidos. Ligado ao fogo e aos trovões, ele tem uma imponência na sua postura que o mostra com uma imagem viril, agressiva e violenta. Porém, é um Orixá que promove justiça.
Ele atua na justiça kármica e por isso considera as ações das pessoas em todas as suas vidas e não somente na atual. Xangô também se mostra um verdadeiro conquistador porque tem uma beleza muito grande, além de ser muito vaidoso e sensual. A história conta que poucas foram as mulheres que conseguiram resistir aos encantos desse Orixá.
■Nanã
Nanã é chamada de mãe ou avó. Essa é uma Orixá muito antiga e que esteve presente desde a criação da humanidade. Rainha da lama, onde se originaram todos os humanos, Naná é uma das mais respeitadas Orixás e também uma das mais temidas de todas.
O portal entre a vida e a morte é de sua responsabilidade porque ela é quem faz com que os espíritos passem por uma limpeza para que possam se livrar de todo o sofrimento que passaram nas suas jornadas na Terra e possam assim desencarnar sem esse peso.
Como agradar Orunmilá?
A melhor forma de agradar Orunmilá através das oferendas é garantindo comidas que sejam do gosto desse Orixá. Em geral, as comidas devem ser preparadas de uma forma específica e os preparos são feitos com farinha de milho ou fubá, que são da preferência desse Orixá.
Assim, as formas mais comuns de agradar qualquer que seja o Orixá é através das oferendas, que são de acordo com as suas preferências e também não utilizando as cores que estes não gostam e, principalmente, vestindo as cores que os representam.