Espírito animal: o que é, como descobrir, qualidades animais e mais!
Você sabe qual o seu animal espiritual?
Descobrir qual é o nosso animal espiritual é algo determinante, quando pensamos em nos conectar verdadeiramente com nossa essência, nossa ancestralidade e o universo. Esse animal guia e protetor espiritual nos mostra, além de um caminho ao nosso propósito, nossas principais características.
O animal que rege como seu mentor espiritual e traz em sua energia características que influenciam na sua personalidade e nos comportamentos durante as várias fases da vida. É possível identificar seus padrões de comportamento sendo associados ao comportamento característico de seu animal. Assim, para entender mais, leia abaixo esse guia completo sobre as qualidades dos animais espirituais!
Entendendo mais sobre o espírito animal
O ser humano, desde o seu surgimento, entendeu que precisaria da ajuda dos animais para crescer e se desenvolver, seja da força de um cavalo para ir mais longe, da ajuda do lobo para caçar, ou, ainda mais adiante, da vaca e da galinha para se alimentar. Fato é que o ser humano é uma espécie de animal que, na sua antiguidade, fazia parte do ecossistema da Terra.
Ao longo do tempo, o ser humano foi se descolando de sua natureza e se achou superior à harmonia do planeta, deixando para trás sua interação natural. Mas a verdade é que ainda somos parte de um todo e conhecer as energias animais, vegetais, minerais, aquáticas e etc. pode nos ajudar a ter uma vida muito mais equilibrada e próspera.
Descubra, nos próximos tópicos, um pouco mais sobre essas forças, sobre como descobrir seu espirito animal e quais as qualidades disso!
■O que é?
Na interação com os animais, os antigos povos começaram a observar suas principais características e a aprender com eles. Por exemplo, as técnicas de caça foram aprendidas com os lobos, o ato de procurar alimento na neve foi retirado dos alces e muito mais.
Assim, essa interação criou uma conexão espiritual entre o ser humano e o ser animal. Dessa forma, cada humano passou a manifestar um animal de poder no seu espírito, que lhe guia e lhe protege durante a vida.
O fato mais importante que você precisa entender sobre o tema é que todos nós temos o nosso animal de poder guardião, aquele espírito e aquela energia que nos rege durante nossa passagem pela Terra. Porém existe a energia de outros animais, que podemos acessar para atingir um grau desejado ou uma benção divina.
A união com os animais a fim de acessar suas forças e habilidades existem há milênios, antes mesmo de o ser humano existir como uma sociedade, e perdura até hoje. Na antiguidade, a maioria das famílias nobres tinham no seu brasão um animal protetor e algumas o carregavam até no sobrenome.
■Origem do estudo do espírito animal
Partindo para um ponto de vista do pensamento humano, mais recentemente, o “espírito animal” foi obra de estudo e introduzido em teorias filosóficas, psicológicas e até econômicas. O primeiro uso desta terminologia foi descrito por Descartes e até por Newton, correlacionando a personalidade e a maneira de agir humana com animais, como uma forma primitiva.
■Livro “The General Theory of Employment”
Em 1936, o economista John Maynard Keynes utilizou em seu livro The General Theory of Employment o termo "espírito animal”. Ele o usou para descrever os instintos, as inclinações e as emoções que ostensivamente influenciam e guiam o comportamento humano. Essa teoria é aplicada economicamente, para entender a maneira de consumo e a correlação entre mercados.
■O que o espírito animal revela sobre você?
Descobrir seu espírito animal te ajuda, primeiramente, a se conectar com a energia natural. Essa te coloca em harmonia e equilíbrio com as forças que estão ao seu redor a todo o momento. Além disso, é uma excelente auto reflexão o ato de descobrir seu espírito animal, pois você consegue entender suas principais características e se ajustar a elas.
Assim, imagine que você age a todo o momento como um leão: briga por tudo e quer chamar a atenção e conseguir as coisas através de embates. Porém seu animal de poder, na verdade, é uma coruja: a sua essência não é combativa, mas astuta e sábia.
Assim, o fato de você estar fora de sua energia vai te fazer cansar e perceber que tudo é mais difícil. Dessa forma, usando a forma do seu espírito animal ou não, você pode chegar ao mesmo lugar, porém a maneira que vai utilizar será diferente e mais fluida para si, se conhecer melhor quem é.
■Quantos guias animais você pode ter?
Você tem um animal que rege o seu espírito e a sua personalidade, porém você não é a mesma pessoa a vida inteira: vai evoluindo e suas necessidades também. Então, dependendo da fase que você está passando na vida, você pode se conectar mais com a energia de um outro animal ou de vários outros animais, conforme a necessidade.
Além disso, você também pode invocar a energia de um animal específico para determinado fim. Se precisa de mais garra, pode invocar o leão; caso precise de mais sabedoria para os estudos, pode invocar o elefante, e assim por diante. Portanto, conhecer a energia e a força dos animais de poder te traz um novo leque de ajuda espiritual.
Totem de 9 animais
Grandes, poderosos, fortes e destemidos. Com certeza, algumas dessas palavras vêm na sua mente, quando vê a imagem de um totem. Estes são representações de uma energia muito maior do que apenas uma decoração ou um enfeite. Os totens representam os 9 animais que algumas culturas acreditam que você carrega junto de si.
Assim, um totem representa a simbologia das forças que estão ali esculpidas e que são usadas como uma forma de visualização e gratidão. Caçadores e guerreiros de civilizações antigas representavam suas presas nas paredes durante as cerimônias, para abençoar e garantir uma boa caça, além de agradecer pelo espírito do animal que estava sendo abatido. A seguir, saiba tudo sobre o totem de 9 animais!
■O que é?
Um totem animal é uma representação dos animais de poder que te acompanham. Em algumas culturas Xamânicas, um indivíduo tem 9 animais que o acompanham durante sua vida. Cada animal assume uma posição no totem e tem seu significado representado pela força e pela área da vida que ele rege, protege e guia.
Assim, a primeira posição é destinada para o seu animal guardião, aquele que te acompanha na sua essência e ancestralidade. Esse animal rege suas emoções e sua personalidade e também comanda todos os outros 8. Na prática, os outros animais vão trazer as suas personalidades e energias, mas sempre dentro do campo do seu animal principal.
■Totem de 9 animais
15px;">Os animais que representam o seu totem têm um motivo para estarem representados em cada posição, pois é através dessas posições que eles representam a área da vida e as energias que regem. Essa representação vem das sete direções: norte, sul, oeste, leste, acima, abaixo e dentro de você. Os outros dois caminham ao seu lado, direito e esquerdo.
Norte: Nos dá o discernimento de quando ouvir e falar e nos lembra de viver em gratidão.
Sul: Responsável por proteger a nossa criança interior e de dar a astúcia de perceber em quem confiar e quando confiar, além de focar na nossa humildade.
Oeste: Traz a confiança no nosso conhecimento interior e atenção em tarefas que tenham metas.
Leste: Está sempre ligado aos desafios espirituais, sendo um guia nesses momentos.
Acima de: Ligado aos nossos sonhos, ele é governante desse campo astral.
Abaixo: Nos guia dentro do seu caminho pessoal, mantendo-nos focados no propósito.
Dentro de: Guia a nós em um caminho pessoal que nos faz felizes. Este é o protetor de nosso “espaço sagrado” ou espaço pessoal - o lugar que nunca é acessado por ninguém, a menos que seja convidado.
Lado direito: Protetor do lado masculino do corpo, que é responsável pela coragem, o foco, a força, a ação, o fazer e a movimentação.
Lado esquerdo: Protetor do lado feminino do corpo, que é responsável pelo fluxo, a recepção, a maternidade, os relacionamentos, o ser e a intuição.
■Totem por tipo de animal
Os animais de poder se agrupam dentro de 4 tipos principais, e sua evocação pode ser feita para esses tipos diretamente, em vez de um só animal específico, caso ainda não tenha o conhecimento de qual animal te acompanha ou qual pertence a qual categoria.
A seguir, confira cada uma das categorias:
- Protetores - Estão ligados à força, à energia, ao aviso de perigo e à estratégia. Um animal que representa esse grupo é o leão.
- Professores - Com uma forte energia ancestral, eles estão ligados à necessidade de acessar sua sabedoria interna e à iluminação. A águia é um animal ligado a esse tipo.
- Curandeiros - Ligados à necessidade de cura mental, física, emocional e espiritual. A cobra é um exemplo de animal que representa este grupo.
-
15px;">Conselheiros - Esse tipo são chamados para momentos de escolhas, decisões, caminhos, orientação e direcionamento. Um animal representativo é a raposa.
Como descobrir o seu guia animal
Descobrir seu animal de poder é abrir as portas para um novo entendimento de si. Muitas questões podem ser observadas através do seu animal de poder e do seu totem completo de poder. Além disso, você pode entender como cada uma das circunstâncias em sua vida podem ter ajuda e o auxílio de resolução, para que você invoque um animal específico.
Vale ressaltar que saber qual é o seu animal de poder é um passo, mas a caminhada completa se dá, quando você se alinha energeticamente às forças naturais do universo e se torna parte de um todo em comunhão com o sagrado. Lembre-se de que você faz parte das forças naturais e entregue um pouco de si, para receber em troca.
Assim, a maneira mais efetiva de descobrir qual é o seu animal de poder é através de uma vivência Xamânica, em que o Xamã vai te orientar através de uma jornada espiritual e transcendental, para que você ative seu animal de poder e se conecte com ele. Como isso não é possível para todas as pessoas no momento, existem outras maneiras que podem te ajudar. Confira!■Preste atenção aos seus sonhos
Quando você estiver conectado com a energia universal, ela vai começar a se comunicar com você de diversas formas. Uma das formas mais sutis é o sonho: quando você procurar por respostas, fique atento às mensagens que aparece nos seus sonhos e não encare tudo com 100% de verdade, pois a sua ansiedade em um animal pode influenciar. Então, apenas vá sentindo aos poucos.
■Pense em suas conexões anteriores com os animais
A meditação é um dos melhores caminhos para se encontrar espiritualmente. Portanto, faça uma meditação, tentando puxar em sua memória os encontros com animais espirituais que você teve e que mexeram com você.
Às vezes, esses encontros podem ter sido através de um programa, um desenho, um sonho ou algo presencial. Então, vá lembrando e sentindo cada experiência.■Faça um diário sobre os animais pelos quais você se sente atraído
Em um momento específico de reflexão, pegue uma agenda e comece a imaginar cada espírito animal que você possa se identificar. Em seguida, anote na sua agenda os ensinamentos que cada um desses animais compartilharia com você. Depois disso, deixe essas anotações por um tempo e, quando retornar para ler, veja qual desses ensinamentos mais te toca.
■Faça um teste
Com a facilidade da internet, hoje, você encontra o teste de tudo o que possa imaginar, inclusive para descobrir seu animal de poder. É claro que a eficácia desses testes é baixa, mas você ainda pode medir a sua reação a cada resultado e como isso impacta dentro de si mesmo. Assim, pode aguçar ainda mais a sua intuição, o que te ajuda a chegar na resposta.
Qualidades dos animais espirituais mais comuns
O conhecimento e a intimidade é a maneira mais assertiva de se conectar com os animais de poder. Por isso, sempre que possível, além de vivenciar a experiência espiritual, também dedique tempo aos estudos, pois isso vai te ajudar muito a gerar uma ligação com essa energia.
Veja, abaixo, as qualidades de alguns animais de poder e não se esqueça de que a natureza é vasta e que esses listados nos próximos tópicos são apenas alguns principais, comparados com a variedade existente. Acompanhe!