Quem é Santo Expedito na umbanda? Sincretismo com o Orixá Logunedé!
Santo Expedito é Logunedé na umbanda!
O sincretismo religioso é o responsável por criar a ligação entre Santo Expedito e Logunedé. Não se tem necessariamente uma explicação clara a respeito do motivo pelo qual os dois passaram a ser comparados, mas há uma explicação que simplifica a relação.
A ligação entre os dois se dá pelo fato de que possuem algumas características de representação muito semelhantes. A história não consegue destacar claramente a respeito dos detalhes da vida de Santo Expedito e da sua morte.
Há um mistério a respeito desses detalhes, indicando que a época em que o santo morreu pode não ser a que estimam. Devido ao mistério da história de Santo Expedito, as comparações pela semelhança e a sua postura, ele e o Orixá Logunedé acabaram sendo sincretizados dessa forma. Confira mais detalhes nesse artigo!
Fundamentos do sincretismo entre Santo Expedito e Logunedé
O motivo central para que o Santo e o Orixá sejam associados é por Santo Expedito ser representado de uma forma que sempre aparece com dois objetos específicos nas suas mãos: uma cruz e um ramo de palmeira. Logunené, por sua vez, aparece sempre com um espelho e um arco e flecha.
Outro fator que relaciona os dois é que o Orixá completa a conhecida trilogia católica: pai, filho e Espírito Santo. Longunedé conta com uma dualidade muito forte e em determinado momento está com a sua mãe, enquanto que em outro está com seu pai. Por isso, ele forma esse triângulo ioruba, que é visto também pela Igreja Católica como a trilogia.
Quer saber mais? Leia a seguir!
■O que é sincretismo?
O sincretismo é uma mistura de doutrinas diferentes que acabam por formar uma nova. Ela possui caráter cultural, filosófico e religioso. A ideia dessa prática é manter as principais características das doutrinas-base que serviram para a criação da nova.
Sendo assim, são mantidos detalhes como superstições, rituais, ideologias e processos, de modo geral. O mais conhecido, nesse caso, é o religioso, que mistura uma ou mais crenças, transformando-as em uma nova doutrina que carrega as características essenciais e principais das doutrinas de origem.
■Relação entre o sincretismo e a colonização
No Brasil, o sincretismo religioso é muito expresso por questões históricas, que se mostram através da colonização e da formação do povo brasileiro. Isso se dá pelo processo histórico complexo pelo qual o país passou, no qual formam inseridas diversas culturas à força.
Sendo assim, essa situação ultrapassa até os limites de tudo o que foi documentado. É também por isso que podem ser observadas várias matrizes religiosas distintas, como o judaísmo, o cristianismo, o islamismo, o budismo, o espiritismo e muito mais.
■Outros sincretismos conhecidos
O sincretismo cultural é um dos mais conhecidos modelos de sincretismo. Ele pode explicar algumas questões, como as sociedades que sugiram na América Latina e nasceram da união de outras culturas, como ameríndias, europeias e africanas.
Também há o sincretismo estético, que é a mistura de várias influências artísticas e culturais, que são o fio condutor para formar um novo movimento artístico. Isso se refere ao período em que está sendo criado e executado um novo movimento artístico, como, por exemplo, o pré-modernismo, da década de 10 no Brasil.
Conhecendo mais sobre Santo Expedito
A história de Santo Expedito conta com algumas lacunas que não foram preenchidas ao longo dos anos e ele passou a ser visto de forma folclórica, porque muito foi repercutido através da sua imagem e das suposições a respeito do santo.
Algumas histórias apontam detalhes da origem, da morte e de outros aspectos a respeito de Santo Expedito, mas não se tem muitas certezas a respeito dele em vida, de fato. Essa falta de informações concretas, inclusive, se tornou alvo de pesquisadores.
Dessa forma, Santo Expedito, apesar de ser cultuado em várias religiões e por diversas pessoas nos dias atuais, conta com todo um mistério à sua volta, por conta da falta de riqueza de detalhes sobre as suas vivências e atuações no mundo.
Conheça mais sobre a história de Santo Expedito e outros detalhes a seguir!
■Origem e história
A história de Santo Expedito ainda é algo muito confuso, mas se sabe que este foi um santo martirizado no século IV em Melitene, na Armênia. A respeito da sua vida, não se tem muitas informações, nem mesmo sobre sua morte e seu sepultamento, algo que é motivo de pesquisas até o presente momento.
Muitas pessoas chegaram a questionar a existência do Santo pela falta de informações, destacando que ele poderia ser apenas uma lenda religiosa. O que se sabe a seu respeito é que Santo Expedito foi um militar que acabou sendo tocado pela graça de Deus e abandonou o exército. Esse é o motivo pelo qual ele foi morto.
■Características visuais
24px; margin: 0px 0px 10px;">A imagem de Santo Expedito mostra um soldado romano com trajes de legionário. Ele aparece usando uma túnica, um manto e uma armadura, o que destaca a respeito da história do Santo e a sua ligação com o exército, corroborando também a sua morte.
Além disso, ele ainda aparece em uma postura marcial, segurando, em uma das suas mãos, a palma do martírio e, na outra, a cruz em que se pode ler a palavra Hodie, que faz uma ligação com a lenda que representa a sua história.
■O que o Santo Expedito representa?
A principal representação de Santo Expedito para os seus fiéis é o fato de ser o santo das causas impossíveis e urgentes. Assim, é aquele ao qual se deve recorrer diante de uma situação que parece não ter solução e que precisa ser resolvida de forma imediata.
Essa atribuição se deve a uma história relacionada ao santo. De acordo com o que conta a história, um corvo apareceu para ele e lhe disse para fazer algo que deveria ser feito somente no dia seguinte. Santo Expedito não ouviu o corvo e retrucou dizendo ‘Hodie’, que significa ‘Hoje’.
■Dia de Santo Expedito
O Santo Expedito, conhecido por ser solucionador das causas urgentes, conseguiu converter diversos soldados para que ouvissem o seu chamado, mas acabou sendo morto no dia 19 de abril, de acordo com o que se sabe a respeito da sua história, que ainda é muito misteriosa.
Devido a esse registro, o dia de Santo Expedito ficou marcado como 19 de abril, no qual o santo é comemorado pelas religiões que celebram a sua existência e contam com diversos devotos que acreditam nos seus feitos em vida.
■Oração a Santo Expedito
A oração mais tradicional para Santo Expedido consiste em um pedido de ajuda dos aflitos, já que este é o santo responsável por ajudar aqueles que estão em uma situação difícil e que precisam de soluções urgentes para os seus problemas.
Em um dos trechos da oração feita para Santo Expedito destaca-se:
“Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes
Socorrei-me nesta hora de aflição e desespero
Intercedei por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo”Logunedé é um Orixá conhecido por ser um dos mais belos, algo que não poderia ser diferente, já que ele é filho de Oxum e Oxóssi. Por isso, herdou dos seus pais algumas características essenciais, como o seu jeito meigo e a graça, que vieram de Oxum, e a felicidade e o seu espírito caçador, vindo de Oxóssi.
Devido a estas influências, Logundé é conhecido pela forma que expressa tanto características femininas quanto masculinas nas suas ações e posturas. Esse modo de agir faz com que ele seja representado como uma figura jovem.
Graças à sua dualidade muito forte, o Orixá divide o seu tempo da seguinte forma: um período com seu pai, no qual o acompanha pelas matas e desenvolve as suas habilidades como caçador, e um período no qual permanece com sua mãe, pelos rios, aprendendo a ser um grande pescador.
Veja mais sobre Logunedé a seguir!
■Origem e história
A história de Logunedé mostra um pouco da forma como Oxóssi e Oxum viveram. Os dois, apesar de se amarem, não conseguiram viver juntos, por conta das diferenças dos seus costumes. Mas, quando Oxum engravidou, Oxóssi lhe propôs cuidar do filho e afirmou que ensinaria tudo o que sabia a ele, para que se tornasse um guerreiro e exímio caçador.
Oxum, entretanto, não queria ficar longe do seu filho e propôs a Oxóssi que Logunedé ficasse com ele por seis meses e que voltasse para ela, para ficar por mais seis. Assim, Logunedé foi criado pelos pais, com essa separação, e aprendeu a ser um grande caçador e o melhor pescador.
■Características visuais
A imagem de Logunedé mostra as suas cores, que são amarelo ouro e azul turquesa. O Orixá é considerado como sem qualidades devido às particularidades que o formam. Isso porque Logunedé tem a capacidade de se transformar no que deseja.
Devido ao fato de se concentrar em 3 energias distintas, a sua, a de Oxum e a de Oxóssi, ele é capaz de conseguir atingir esse feito. Portanto, a sua imagem é a de um guerreiro e um pescador que leva as cores dos seus pais.
■Dia de Logunedé
O dia da semana de celebrar Logunedé nos terreiros de umbanda e candomblé é a quinta-feira, na qual podem ser feitos eventos dedicados ao Orixá, para celebrar a sua força e as suas qualidades.
Mas o dia de comemorar, de fato, Logunedé é o dia 19 de abril, o mesmo dia em que se comemora Santo Expedito devido ao sincretismo religioso entre os dois. Nesse dia, Logunedé recebe diversas homenagens através oferendas e orações.
■Relação de Logunedé com outros Orixás
Logunedé sempre foi uma criança ativa e, ao passar pelas águas profundas com a sua mãe, ele sempre era alertado para que não fosse muito longe, porque, ali, vivia Obá, que nutria um ódio muito grande por Oxum.
Ao notar a presença do garoto, Obá tentou afogar a criança, o que deixou Oxum tão desesperada que ela resolveu pedir ajuda de Olorum. Ele salvou o menino, mas o entregou para Iansã, porque achava perigoso que ele ficasse em uma área de confronto entre Oxum e Obá. Iansã, que era esposa de Ogum nessa época, criou Logunedé como se fosse seu filho.
■Oração a Logunedé
O oração feita a Logunedé destaca a respeito da forma jovial que o Orixá é visto e serve para que os devotos possam pedir proteção para esse poderoso guerreiro. Leia a oração feita para Logunedé a seguir:
“Menino Deus, Logunedé, senhor das brincadeiras e as alegrias constantes
Menino Deus das bênçãos da vida e da terra cintilante
Menino Deus do abebé e do ifá que sua atenção sobre mim
Menino Deus do ouro das pedras de arco-íris
Menino Deus do arco e da flecha que aponta o destino
Menino Deus da prosperidade
Menino rei da bondade
Menino Deus guarda os meus passos
Menino Deus me acolhe em seus braços
Menino Deus, senhor do mundo, senhor da esperança, guie os meus passos sob o seu manto amarelo e verde. Saravá Logunedé”Por mais que se tenha o sincretismo entre Logunedé e Santo Expedito, não existe uma explicação clara para que os dois sejam associados. O que se entende é que, devido a algumas questões simbólicas, eles acabaram por ser comparados.
Santo Expedito tem uma história bastante confusa e sem muitos detalhes, mas, ao que se sabe, foi um militar. Sendo assim, um guerreiro que lutou bravamente, antes de receber o chamado divino. Já Logunedé também é um guerreiro, porque aprendeu com Oxóssi desde pequeno.
A simbologia de ambos aponta detalhes das suas representações visuais que os fazem parecidos, além das questões que dão base para que o sincretismo tenha ocorrido. Continue lendo para conhecer mais sobre Logunedé e Santo Expedito!
■Semelhanças
As semelhanças entre Santo Expedito e Logunedé podem ser tanto visuais quanto em relação à forma como eles são apontados nas suas histórias. Quanto à parte visual, ambos aparecem com objetos nas suas mãos. No caso de Expedito, ele carrega uma cruz e um ramo de palmeira.
Enquanto isso, Logunedé carrega consigo um espelho e um arco e flecha, que simbolizam a sua história. A ligação dos dois também se dá pelo fato de serem grandes guerreiros, porque Santo Expedito foi morto pelo exército do qual fazia parte, antes mesmo de poder assumir o seu chamado divino.
■Distanciamentos
Os distanciamentos entre Logunedé e Santo Expedito podem vir das características especiais do Orixá, porque ele herdou muitos detalhes de seus pais, o que faz com que seja visto como um Orixá com ambas características, tanto feminina quanto masculina.
Isso é algo que não se vê em relação aos santos da Igreja Católica e é onde os dois perdem as suas semelhanças.
■Recusas ao sincretismo
O sincretismo entre Logunedé e Santo Expedito ocorre apenas por algumas das semelhanças entre os dois. Por isso, não se tem muitos detalhes a respeito dos motivos que levaram a essa decisão.
A recusa pode ser pelo fato de que não se tem muitas informações a respeito do Santo. Assim, não é possível preencher as lacunas da sua história e ligá-lo à personalidade e à forma de agir de Logunedé, como ocorre entre outros Santos e Orixás, que são conhecidos por compartilharem as suas semelhanças quanto às personalidades e às ações nas suas histórias.
Afinal, o sincretismo entre Santo Expedito e Logunedé é válido?
Por mais que não se tenha muitas informações a respeito dos motivos pelos qual os dois acabaram sendo associados, o sincretismo entre Santo Expedito e o Orixá Logunedé é válido e visto pelas religiões como real.
A forma como os dois se portam e o fato de serem dois guerreiros é o ponto de partida para a ligação entre eles. Além disso, também há os detalhes das suas características visuais e de como são feitas as suas representações.
Devido à forma turva que é contada a história de Santo Expedito, a ligação entre os dois pode ser entendida por esses detalhes. Então, por mais que sejam poucos, foram suficientes para que houvesse a associação.