Cruz de caravaca: o significado na umbanda, relação com Jesus e mais!
Cruz de caravaca: o significado
A cruz de caravaca é um símbolo não só da religião católica, mas também de muitas outras. Assim, ela tem significados para estas crenças ligados à sua origem e à sua história, que começa na pequena cidade de Caravaca, na Espanha.
Nesse sentido, o significado da cruz de caravaca está ligado aos milagres que ela é capaz de conceder aos que creem na sua história e no seu poder. Portanto, é um dos mais poderosos e importantes símbolos no cristianismo.
Entretanto, ela tem simbologias, uma história peculiar e até quatro tipos de orações diferentes ligadas ao seu potencial milagroso. Por isso, continue a leitura para saber tudo sobre as características dessa cruz. Afinal de contas, nunca é demais ter portas ou caminhos que vão ajudar no contato com o divino e potencializar as suas orações e pedidos de milagres!
A cruz de caravaca e suas nuances
Assim como outros elementos das mais variadas religiões do mundo, a cruz de caravaca também tem diferentes nuances que ajudam seus fiéis a entenderem o seu potencial e a que aspectos ela está relacionada.
Nesse sentido, o primeiro aspecto a ser entendido e estudado é: do que é feita a cruz de caravaca. Seu poder pode estar relacionado às propriedades de que ela é feita ou às condições em que ela foi construída.
Além disso, também é importante entender um pouco sobre a lenda da cruz de caravaca, pois ela vai auxiliar no entendimento do seu significado, como onde foi achada e a que aspectos da religião está relacionada.
Ademais, precisa-se conhecer também seus significados e a simbologia a qual ela está atrelada. Aliás, é exatamente isso o que vai ajudar a compor ainda mais o entendimento sobre esse signo religioso, que atrai tantos fiéis pelos seus milagres.
Por último, deve-se entender que, apesar de ter sua origem em religiões como o cristianismo, a cruz de caravaca também tem seus significados em religiões de matriz africana, como a umbanda, mostrando a sua versatilidade.
Para saber mais sobre todas essas características da cruz de caravaca, continue a leitura com tópicos detalhados abaixo!
■Do que é feita a cruz de caravaca
A cruz de caravaca é feita de madeira, como muitas outras cruzes que são objetos muito comuns no cristianismo, como a Vera Cruz. Mas ela é coberta de ouro e incrustada de pedras e brilhantes.
Entretanto, relacionando as duas histórias, a cruz de caravaca tem fragmentos da Vera Cruz, ou seja, a cruz original da crucificação do filho de Deus, feita na Roma Antiga e relembrada em todos os anos na religião católica.
Assim, é daí que vem o poder da cruz de caravaca e a sua conexão com o milagroso, com o santíssimo e com o divino. Por isso, ela é conhecida e reverenciada, além de estar presente em algumas orações.
■A lenda da cruz de caravaca
De acordo com a lenda da cruz de caravaca, tudo aconteceu na Península Ibérica, na época da reconquista cristã na região. Na cidade de Caravaca, onde havia prisioneiros, o governante Abu Zeyt demonstrou curiosidade sobre o catolicismo.
Assim, um dos prisioneiros, o sacerdote Gines Perez Chirinos, foi ordenado a ministrar uma missa para o governante. Porém, no dia da missa, quando toda a família e a corte estava reunida para assistir ao culto, o sacerdote lembrou-se de que havia se esquecido da cruz.
Inesperadamente, dois anjos entraram voando pela janela, carregando uma linda cruz de ouro cravejada com pedras preciosas. Diante disso, todos os muçulmanos presentes viram-se maravilhados e converteram-se ao catolicismo.
■Simbologias da cruz de caravaca
Assim como outros símbolos da religião católica, a cruz de caravaca também foi exportada para os mais variados cantos do mundo. Dessa forma, foi angariando simbolismos diferentes nesses espaços.
No México, existe a crença de que a cruz de caravaca foi a primeira com a qual os nativos tiveram contato, sendo a primeira experiência com o catolicismo. Lá, ela é conhecida como a cruz que realiza desejos e atende preces.
Já no Brasil, a cruz chegou por meio dos Missionários Jesuítas no sul do país, mais precisamente na região das Missões no Rio Grande do Sul. Nesse sentido, carrega a disciplina, a hierarquia e a religiosidade da Companhia de Jesus.
■Significado da cruz de caravaca
15px; line-height: 24px; margin: 0px 0px 10px;">No geral, não só em religiões com origem cristã, o significado da cruz de caravaca está associado ao poder e à proteção divina. Assim, ela simboliza a força de Deus sobre os homens e a sua capacidade de sempre olhar pelos seus filhos.
Dessa forma, os Missionários Jesuítas, que trouxeram a cruz para o Brasil na sua missão de evangelização dos nativos, utilizavam a cruz como símbolo de carinho, amor e força de Jesus Cristo e de Deus.
Assim, para os evangelizados, ou seja, os indígenas que habitavam o sul do Brasil, a cruz foi incorporada na sua cultura e ganhou o significado da luta do bem contra o mal.
■A cruz de caravaca na umbanda
Com a influência forte do cristianismo nas características de religiões afro-brasileiras, a umbanda incorpora muitos elementos do catolicismo. Dessa forma, com a cruz de caravaca, isso não é diferente.
Assim, na umbanda, a cruz age na libertação de espíritos e na execução de encantamentos, feitiços e exorcismos. Além disso, a cruz também pode conceder muitas bênçãos e milagres. Seu significado está ligado à devoção dos fiéis e à proteção divina destinada a eles. Ademais, na umbanda, ela também é conhecida como a cruz dos quatro elementos e tem o potencial de cura muito exaltado.
A cruz de caravaca e a devoção
Em todas as religiões em que a cruz de caravaca tem lugar, significado e simbologia, embora ela tenha suas particularidades diferenciadas em cada um, a menção do aspecto da devoção está sempre presente. Dessa forma, a cruz aparece repetidamente como um símbolo máximo da fé no divino e da crença na sua glória e no seu poder infinito. Por isso, é um dos símbolos mais importantes.
Assim, ela é utilizada em muitas orações e rituais, pois traz o elemento forte da crença de que o poder divino é páreo para qualquer coisa no mundo e que irá ajudar o fiel a alcançar coisas inimagináveis, pois ele tem Deus ao seu lado. Confira mais detalhes sobre a devoção a esse símbolo a seguir!
■A cruz de caravaca e Jesus
Com toda a certeza, a relação da Igreja com a cruz é muito clara e conhecida por todos: há a crucificação de Jesus Cristo. Segundo a Bíblia, Jesus foi crucificado em Roma, junto com outros dois ladrões. Essa é uma das histórias mais belas do cristianismo, pois conta sobre a sua crucificação, o seu sepultamento e a sua ressurreição no terceiro dia, com a subida aos céus.
Segundo a lenda da cruz de caravaca, ela é composta por um pedaço da cruz original em que Jesus Cristo foi crucificado. Então, a cruz de caravaca é o último fragmento dessa cruz, sendo um dos signos mais emblemáticos do cristianismo.
■Tradição da aparição
A tradição local da aparição da cruz de caravaca vem de uma pequena cidade na Espanha chamada Caravaca. Segundo a tradição, Deus enviou a cruz por meio de dois anjos, que vieram carregando-a do céu.
Nesse sentido, motivou-se o milagre pelo desespero do sacerdote Gines Perez Chirinos, que temeu pela sua vida ao esquecer-se do principal item para a celebração da missa para o governante da cidade: a cruz.
Assim, Deus enviou o último fragmento da cruz onde foi crucificado Jesus Cristo, cravejando-o com pedras preciosas e cobrindo-o de ouro.
■Origem da devoção à cruz de caravaca
A origem do aspecto da devoção ligado à cruz de caravaca tem significados diferentes, dependendo de qual é o lugar analisado. Portanto, existe o simbolismo oriundo da lenda que começou na Espanha e o novo significado, que nasceu no Brasil.
Assim, a tradição espanhola conta que a devoção do sacerdote que esqueceu a cruz, durante a importante missão de apresentação para o governador, fez com que Deus enviasse uma linda cruz do céu, por meio de seus anjos.
Por fim, existe o novo significado incorporado no Brasil pelos Jesuítas, empenhados em evangelizar os indígenas brasileiros no sul do país, que atribuíram à cruz de caravaca o símbolo da devoção que eles deveriam ter pela santíssima trindade.
Orações à cruz de caravaca
Assim como outros símbolos da Igreja, a cruz de caravaca também possui algumas orações próprias, como a da cabra preta, a da chave sete, uma oração para momentos de perigo e uma novena. Algumas delas são mais simples, como a maioria das orações para santos, mas as outras pedem comportamentos específicos, que devem ser obedecidos, para garantir o efeito da oração na vida de quem faz a prece.
Portanto, essas diretrizes são muito importantes para o momento da reza e devem ser seguidas com muito rigor, para garantir que os versos repetidos tenham efeito desejado pelo fiel que recorre às orações da cruz de caravaca.
Assim, a seguir, confira como são essas orações, o que elas representam e como você deve fazê-las, para que a cruz de caravaca atenda às suas preces, ajude na sua vida profissional e pessoal e traga calma e proteção para si!
■Recomendações gerais
Com toda a certeza, cada oração serve para uma causa particular e específica, assim como cada pessoa que procura ajuda nessas preces tem um problema diferente para solucionar ou algo especial para pedir. Assim, cada uma das orações à cruz de caravaca tem versos diferenciados e voltados para a sua causa particular. Portanto, devem-se seguir todas as orações, frases e preparações para realizar as preces.
Dessa forma, os pedidos do fiel têm mais chances de realizarem-se, com a ajuda da oração e do Todo Poderoso. Portanto, conta muitos pontos para seguir corretamente cada uma das orações, se quiser sucesso em contatar o divino.
■Oração da cabra preta
A oração da cabra preta é uma das orações mais conhecidas do livro de São Cipriano e, assim como a cruz de caravaca, é acompanhada pela fama dos milagres, sendo conhecida também como Oração da Cabra Preta Milagrosa.
Então, com toda a certeza, essa é uma prece que promete trazer algo que o devoto mais deseja. Nesse sentido, seus versos são repletos de analogias de amarração e atração com o objeto desejado.
Aliás, além de bens materiais, essa também é uma oração que promete trazer a pessoa amada para a sua vida. Assim, é preciso colocar toda a fé e vontade no momento da prece, para que o resultado seja sempre efetivo.
Cabra Preta milagrosa, que pelo monte subiu, trazei-me (nome do desejado), que de minha mão sumiu.
(nome do desejado), assim como o galo canta, o burro rincha, o sino toca e a cabra berra, assim tu hás de andar atrás de mim.
Assim como Caifás, Satanás, Ferrabrás e o Maioral do Inferno, que fazem todos dominar, fazei (nome do desejado) se dominar, para me trazer cordeiro, preso debaixo do meu pé esquerdo.
(nome do desejado) , dinheiro na tina e na minha mão não há de faltar; com sede, tu, nem eu, não haveremos de acabar; de tiro e faca, nem tu, nem eu, não há de nos pegar; meus inimigos não hão de me enxergar.
A luta vencerei, com os poderes da Cabra Preta milagrosa. (nome do desejado), com dois eu te vejo, com três eu te prendo, com Caifás, Satanás, Ferrabrás.
■Oração chave sete
Conhece-se comumente a oração da chave sete como a oração que abre as portas. Com origem em São Pedro, essa prece pede toda a devoção que carrega a cruz de caravaca.
Entre outros propósitos, a oração da chave sete, ou das sete chaves, serve para encontrar oportunidades. Assim, pode ser o que o fiel a procure, se estiver precisando de ajuda na vida profissional ou acadêmica.
Portanto, utiliza-se ela para facilitar o seu caminho até o sucesso, dando aquele empurrão que você precisa. Apesar disso, sem esforço, a oração não adiantará de nada, pois Deus precisa ver também a sua força de vontade.
Glorioso apóstolo São Pedro, com suas 7 chaves de ferro eu te peço, eu te rogo, eu te imploro, abra as portas dos meus caminhos, que se fecharam diante de mim, atrás de mim, a minha direita e a minha esquerda.
Abra para mim os caminhos da felicidade, os caminhos financeiros, os caminhos profissionais, com as suas 7 chaves de ferro e me dê a graça de poder viver sem os obstáculos.
Glorioso São Pedro, tu que sabes de todos os segredos do céu e da terra, ouve a minha oração e atende a prece que vos dirijo. Que assim seja. Amém.
■Novena à cruz de caravaca
A novena à cruz de caravaca mostra-se como uma forte aliada, quando você precisa que um pedido realize-se. Assim, ela demonstra a sua seriedade e seu poder nos versos e também nas instruções para a reza.
Então, existem algumas recomendações particulares que devem seguir-se na novena da cruz de caravaca, para que ela funcione e ajude o fiel a alcançar seu objetivo. Primeiramente, a novena deve ser rezada de pé, em frente a uma cruz.
Além disso, ela deve iniciar-se pontualmente às três horas da tarde, durante noventa dias consecutivos. Ademais, uma vela também deve ser acesa na frente da cruz, antes do início da reza.
■Oração para momento de perigo
A oração para momentos de perigo da cruz de caravaca foca na fé e na devoção do indivíduo, que teme seu destino e faz a prece. Com toda a certeza, todos já enfrentaram momentos de grande temor na vida. Entretanto, a Bíblia diz que quem crê em Cristo nada deve temer, pois ele está sempre olhando por seus filhos.
Assim, essa oração resgata essa mensagem pela devoção da cruz de caravaca e reforça a proteção divina. Entre todas as orações ligadas à cruz de caravaca, a oração para momentos de perigo não só é uma das mais simples, mas também uma das mais emblemáticas, pelo seu aspecto de proteção.
Pela Santíssima Cruz em que vós, Nosso Senhor Jesus Cristo, padeceste e morreste, salvai-nos.
Estendei sobre mim vossa graça. Dai-me a colher os frutos da cruz, símbolo do Vosso Sacrifício.
A vós suplico proteção, pela Santa Cruz de Caravaca e aos Vossos pés me abrigo.
Valei-me, pela minha fé.
Assim seja, amém.
Mais sobre a cruz de caravaca
Com toda a certeza, elementos religiosos possuem muitas informações importantes, já que, normalmente, são muito antigos e viajaram por todo o mundo.
Portanto, confira mais algumas curiosidades sobre a cruz de caravaca abaixo, como, por exemplo, seu significado no México e seu outro nome!
■Significado da cruz de caravaca no México
A cruz de caravaca foi o primeiro contato que os povos indígenas originários da América Central tiveram com o cristianismo. A lenda da cruz vem da Espanha, da cidade de Caravaca, e é, até hoje, muito forte na Europa.
Assim, quando a Espanha colonizou a América Central e começou o processo de evangelização dos nativos, a cruz de caravaca introduziu-se na cultura indígena. Portanto, ela adentrou a cultura mexicana e adquiriu significado próprio por lá.
No México, conhece-se a cruz por conceder desejos milagrosos aos fiéis. Então, eles a procuram em momentos de desespero, em que precisam de um milagre para que a situação se resolva.
■Cruz de caravaca X Cruz de Lorena
Embora os nomes "cruz de caravaca" e "cruz de Lorena" sejam diferentes, só existe uma cruz. Entretanto, por tratar-se de um objeto com origem em uma das religiões mais populares do mundo, a cruz de caravaca já viajou por muitas culturas.
Dessa forma, pode mudar seu nome em alguns lugares, como é o caso da cruz de Lorena. O nome tem origem na França, mais precisamente em Borgonha, uma região localizada no centro leste do país.
Nesse sentido, a cruz de caravaca e a cruz de Lorena são exatamente a mesma coisa, possuem os mesmos significados, as mesmas orações e servem as mesmas causas. Sendo assim, a mudança só ficou no nome, pela mudança de região.
A cruz de caravaca é mesmo milagrosa?
Em todas as religiões, os milagres aparecem e são o resultado da interferência divina na vida dos fiéis, quando estes pedem e rogam por ajuda. Entretanto, não é só a vontade divina ou o poder que determinam os milagres.
Afinal de contas, o mais importante é a fé de quem pede por eles. Assim, a cruz de caravaca pode ser milagrosa para uns, mas não para outros, pois ela é um símbolo de devoção e fé e só atenderá aqueles que tiverem o bastante dessas duas características para oferecer.
Portanto, não adianta pedir por pedir, pois deve acreditar de verdade na mudança, no poder e no milagre que você precisa na sua vida. Dessa forma, certifique-se de se apresentar em frente à cruz de caravaca, com toda a sua fé e vontade.
Afinal de contas, crer e levar uma vida digna é a única maneira de ter os seus pedidos atendidos nas interseções feitas pela cruz!